Total de visualizações de página

sábado, 2 de julho de 2011

Alô Bahia... ::







• Por Vicente de Paula Sábado, 02/07/2011 - 18:54
Foto
::*&.&*:: Hoje é 2 de julho, data histórica que deveria há muito tempo estar inserida no currículo escolar, passando ao largo de políticos nativos preocupados em amealhar fortunas, erguer monumentos para falsos líderes e apadrinhados, relegando a segundo plano os verdadeiros heróis dessa guerra travada pela consolidação de fato da independência do Brasil.

Por esse descaso dos políticos baianos de ontem e de hoje, quase paguei um MICO em 1978, logo que cheguei a Salvador, vindo de São Paulo. Trabalhando em A TARDE (meu primeiro emprego na Bahia), quatro dias antes do 2 de julho lembrei ao pauteiro Tito a data do suicídio do escritor americano Ernest Hemingway, prêmio Nobel de Literatura em 1954, com O Velho e o Mar, baseado na história do pescador cubano Gregódio Fuentes.

Hemingway suicidou-se com um tiro de espingarda de caça embaixo do queixo, estourando os miolos, em 2 de julho de 1962, em sua casa em Ketchum, nos Estados Unidos. Tinha 61 anos e uma coleção de sucessos literários. Depois de viver quase 30 anos em Cuba teve de deixar o país após a vitória de Fidel Castro, pressionado pelo governo americano.

Tito agradeceu a lembrança e passou uma pauta sobre os festejos do 2 de julho. Fiquei sem entender nada e segui a recomendação de começar a matéria pelo Largo da Lapinha, na casa do Caboclo, que também não conhecia. Tremendo grilo! Não dei o braço a torcer e fui à luta.

Na Lapinha procurei a casa do Caboclo porque não conhecia a história. Só diziam que o caboclo (foto) estava sendo preparado pra festa. Mas que festa? Minha salvação foi o aparecimento do padre Barros, saindo da Igreja da Lapinha. Contei-lhe a minha agonia de forasteiro com a data e ele prontamente salvou a minha pele discorrendo detalhadamente sobre o significado do 2 de julho.

Achei um absurdo o 2 de julho não constar na literatura escolar, apesar de por várias vezes tentarem torná-la data nacional, sem sucesso. Na redação, questionaram o fato de ter colocado que o general Pedro Labatut, militar mercenário que comandou os baianos à vitória, ter sido contratado pelo imperador D. Pedro I e não pelos senhores de engenho do Recôncavo.

Desta vez tive o socorro de Berbert de Castro argumentando inclusive que os jornais de Salvanor omitiam esse fato por pura falta de informação. Prevaleceu o argumento de Berbert e a matéria saiu ilesa, ou melhor, sem cortes.

A participação do general Labatut na vitória do 2 de julho teve importância capital. Os baianos comerciantes, principalmente os de Cachoeira, juntando os escravos e caboclos tinham a força, mas não tática de guerra. E Labatut, num primeiro momento relutou em aceitar a contratação sem o aval do imperador, o que foi providenciado em tempo hábil permitindo que estrategicamente comandasse a guerra.

Hoje, o 2 de julho transformou a festa do povo numa vitrine para os políticos exibirem a sua vaidade e demagogia, esquecendo a principal reivindicação de direitos legítimos à data como o resgate do nome ao Aeroporto Internacional de Salvador, tirado TIRANICAMENTE por seguidores de Antônio Carlos Magalhães, usurpadores e bajuladores que continuam fazendo um grande mal à Bahia.

Portanto, a data 2 de julho exige muita reflexão (e decisão) por parte dos baianos, especialmente os estudantes. 

Brasileiras descobrem por que células com câncer não envelhecem

 

Ciência e Tecnologia

Pugilista persiste no boxe após quase morrer no ringue

ESPORTES OLÍMPICO


:]=[:Fábio Garrido vivia o auge da carreira quando acabou ficando em coma depois de sofrer um nocaute...



Do Esporte Fantástico

{{**}} O pugilista brasileiro Fábio Garrido vivia o auge de sua carreira, em 2004, quando levou o pior golpe de sua vida. Campeão brasileiro dos meio-pesados, e sul-americano da categoria cruzador, Garrido quase morreu após perder uma luta contra Mário Soares. O lutador bateu a cabeça no ringue que, segundo ele, não tinha proteção adequada e desmaiou.


Fábio Garrido ficou em coma e passou 11 dias no hospital, sendo cinco deles na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Dez dias após receber alta, o pugilista retornou aos treinos. Garrido voltou a lutar nove meses depois, em grande estilo, vencendo Lourival Cowboy por nocaute técnico no terceiro round. No entanto, essa vitória acabou tendo um efeito negativo para a carreira de Garrido.


Lourival Cowboy alegou ter ficado com medo de desferir golpes em Garrido, colocando a carreira do adversário em risco novamente. Após isso, os patrocinadores desapareceram, e Fábio teve que trabalhar como segurança em um supermercado.
Mesmo com todas as dificuldades, Fábio Garrido voltou a lutar. O Esporte Fantástico deste sábado (2) mostrou como o pugilista superou os momentos ruins e persistiu em busca de sucesso no boxe.


Confira a reportagem na íntegra 




Programa de computador busca autores da Bíblia e aponta diferentes estilos nos textos sagrados

 CIÊNCIA


Inteligência artificial


O Globo (ciencia@oglobo.com.br)
Judeu ortodoxo escreve últimas palavras em cópia da Torá: software joga nova luz nos estudos sobre autoria da Bíblia. Foto: AP / Dan Balilty
|.|>:<|.| JERUSALÉM - Um programa de computador desenvolvido por uma equipe israelense está jogando uma nova luz sobre o que os especialistas acreditam ser os múltiplos autores da Bíblia. O software usa, pela primeira vez, elementos de inteligência artificial para analisar o estilo e a escolha de palavras de forma a determinar as partes do texto escritas por diferentes vozes narrativas. Embora tenha variadas aplicações potenciais, o Livro Sagrado acabou tornando-se um tentador caso de teste para os criadores do programa.

Para milhões de judeus e cristãos, a crença de que Deus é o autor dos textos no núcleo do Antigo Testamento - conhecidos como a Bíblia Judaica, Torá, Pentateuco ou os Cinco Livros de Moisés - está na base de sua fé. Mas desde o advento dos modernos estudos bíblicos, os acadêmicos acreditam que eles foram escritos por vários autores diferentes que podem ser distinguidos pelas suas inclinações ideológicas, estilos linguísticos e nomes que usam para se referirem a Deus.

Em poucos minutos, trabalho de séculos

Atualmente, os estudiosos dividem esses textos em duas vertentes principais. Uma parte teria sido escrita por um indivíduo ou grupo conhecido como autor "sacerdotal", por causa de sua aparente ligação com o Templo de Jerusalém. Já a outra é classificada simplesmente como "não-sacerdotal" e há décadas os acadêmicos buscam separar que partes pertencem a que vertente. Quando o programa de computador analisou o Pentateuco, ele encontrou a mesma separação, concordando com a divisão acadêmica tradicional em 90% dos casos, isto é, recriando em poucos minutos os trabalho de séculos de diversos estudiosos, afirma Moshe Koppel, professor de ciências da computação da Universidade de Bar Ilan que liderou o grupo de pesquisadores.

"Desde então, fomos capazes de recapitular vários séculos de um difícil trabalho manual com nosso método automático", informou a equipe em um artigo apresentado na semana passada durante a conferência anual da Associação de Linguística Computacional em Portland, nos EUA. As passagens em que o programa discorda da interpretação acadêmica tradicional podem indicar pistas interessantes para os estudiosos da Bíblia. O primeiro capítulo do livro Gênesis, por exemplo, é atribuído a um autor "sacerdotal", mas o software indicou que não. Da mesma forma, o livro de Isaías geralmente é visto como tendo sido escrito por dois autores distintos, com o segundo assumindo a partir do capítulo 39. O programa concordou que o texto pode ter dois autores, mas sugeriu que o segundo começou a trabalhar seis capítulos antes, no 33.

As diferenças "têm o potencial de gerar discussões frutíferas entre os estudiosos", reconheceu Michael Segal , do Departamento de Bíblia da Universidade Hebraica e que não está envolvido no projeto. Na última década, programas de computador têm sido usados pelos estudiosos da Bíblia na busca e comparação dos textos, mas o novo software parece ter a habilidade de pegar os critérios desenvolvidos por eles e aplicá-los por meio de uma ferramenta tecnológica mais poderosa que a mente humana, disse Segal.

Antes de aplicar o programa no Pentateuco e outros livros da Bíblia, os pesquisadores primeiro tiveram que montar um teste objetivo que demonstrasse que o algoritmo criado por eles poderia distinguir corretamente um autor de outro. Para isso, eles misturaram passagens dos livros de Ezequiel e Jeremias em um único texto. O software separou o texto embaralhado em suas partes componentes "quase perfeitamente", anunciou a equipe.

O programa reconhece escolhas de palavras repetidas, como os usos dos equivalentes hebraicos de "se", "e" e "mas", e também percebe sinônimos. Em alguns trechos, por exemplo, a Bíblia usa a palavra "makel" para se referir a um cajado, enquanto em outros é usado o termo "mateh" para o mesmo objeto. O software então separa o texto em vertentes que acredita terem sido o trabalho de pessoas diferentes.

O que o algoritmo não poderá responder, no entanto, é se a Bíblia é humana ou divina, admitem os pesquisadores. Três dos quatro envolvidos no seu desenvolvimento, inclusive Koppel, são judeus devotos que de uma forma ou de outra creem que a Torá foi ditada a Moisés por um único autor: Deus. Já para os acadêmicos, a existência de diferentes estilos na Bíblia indicam uma autoria humana. Para a equipe de pesquisadores israelenses, seu artigo não aborda "como e porquê essas distinções existem".

"Para aqueles que é uma questão de fé que o Pentateuco não é uma composição de múltiplos escritores, a distinção investigada aqui pode ser vista como uma multiplicidade de estilos", escreveram. Em outras palavras, não há razão pela qual Deus não possa ter escrito o livro com vozes múltiplas.
- Nenhuma pesquisa será capaz de resolver essa questão - resumiu Koppel.


Morre o ex-presidente Itamar Franco

NOTÍCIA



O ex-presidente estava com 81 anos e morreu com leucemia.



Itamar Franco morreu aos 81 anos neste sábado Foto: Agência Brasil !*+*! O ex-presidente da República Itamar Franco, morreu na manhã deste sábado aos 81 anos. Itamar Franco estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, que fica em São Paulo.

Ele estava na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em estado grave com leucemia linfocítica aguda. Segundo o hospital, o tratamento quimioterápico contra a doença surtiu efeito, mas, posteriormente, o senador contraiu uma pneumonia, o que agravou seu caso.

Nesta sexta-feira, um boletim médico divulgado pelo hospital dizia que o estado de saúde de Itamar era grave e que o senador respirava com ajuda de aparelhos.

Trajetória
O engenheiro Itamar Augusto Cautiero Franco assumiu a Presidência da República em 2 de outubro de 1992, logo depois do impeachmeant de Fernando Collor de Mello. Ele permaneceu no cargo por mais de dois anos.

O ex-presidente nasceu no dia 28 de junho de 1930 à bordo de um navio. Ele foi registrado em Salvador, na Bahia, mas sua família residia em Minas Gerais.

Depois de governar o Estado de Minas, Itamar foi senador por 16 anos, prefeito de Juiz de Fora e embaixador do Brasil na OEA (Organização dos Estados Americanos), em Portugal e na Itália.

Na Presidência, foi responsável pela implantação do Plano Real, que estabilizou a moeda e moderou a inflação. Nesta época, Fernando Henrique Cardoso era o ministro da Fazenda e ajudou Itamar na tarefa.

Itamar tentou concorrer nas eleições presidenciais de 2002 e 2006, mas perdeu a indicação do partido novamente para outros candidatos. Em 2009, ele anunciou a sua filiação ao PPS e, no ano seguinte, disputa as eleições para o Senado.

Polícia caça ladrão que filmou roubo e pôs vídeo no YouTube

NOTÍCIA --Fatos policiais







O ladrão que filmou roubo e pôs vídeo no YouTube está sendo procurado pela polícia
Sábado, 02/07/2011 - 10:22
!=":"=! A Justiça decretou nesta sexta-feira (1º) a prisão de Renei de Sá Santos, 19 anos, que aparece em um vídeo postado no YouTube assaltando um casal de turistas em uma praia de Arraial D'Ajuda, em Porto Seguro. As informações são do Radar 64.

A polícia chegou a cercar a casa onde o suspeito vive com os pais na manhã de hoje, mas Renei conseguiu fugir. Na fuga, ele abandonou em um matagal duas sacolas com roupas, três máquinas fotográficas, óculos escuros e um relógio. A polícia acredita que os objetos são frutos de roubos na região.

Também foram encontrados R$ 360 em dinheiro, a identidade do assaltante e um par de tênis onde estava escondido o revólver de calibre 38, possivelmente o mesmo usado nos assaltos. O adolescente que filma as imagens ainda não foi identificado pela polícia. “Renei já vinha sendo investigado e a imagem dele na internet auxiliou a polícia a localizá-lo", disse o delegado Ricardo Feitosa, da Delegacia Especializada de Proteção ao Turista de Porto Seguro (Deltur). Segundo ele, o jovem é responsável por outros crimes do tipo na região.

Facebook lançará chat por vídeo em parceria com o Skype, dizem sites



Publicada em 01/07/2011 às 18h53m
O Globo

{+[.:.]+} RIO - Mark Zuckerberg adiantou que o Facebook fará um lançamento surpreendente na próxima semana. Agora, sites especializados já dão como certo que a novidade anunciada será uma ferramenta de bate-papo por vídeo por meio da plataforma do Skype.
Os sites TechCrunch e Mashable afirmam que a funcionalidade está sendo preparada pela equipe do Facebook baseada em Seattle, mas há poucos detalhes sobre o produto.

O que se sabe é que a ferramenta deve concorrer com o novíssimo Google+ Hangouts, que permite chats por vídeo na recém-lançada rede social da Google.

Facebook e Skype não comentaram a notícia.
A Microsoft, que comprou o Skype há alguns meses, é acionista do Facebook.

Bolívia surpreende Argentina com empate na Copa América

ESPORTES - - Futebol


A Bolívia saiu na frente com gol do brasileiro naturalizado boliviano Edivaldo Rojas  
Agência France Presse



>^::^< La Plata - A Bolívia arrancou um empate por 1 a 1 contra a Argentina na noite de sexta-feira, 1º, na partida inaugural da Copa América-2011, disputada no Estádio Ciudad de La Plata, 60 km ao sul de Buenos Aires, pelo Grupo A do torneio.
O primeiro gol da competição foi marcado pelo brasileiro naturalizado boliviano Edivaldo Rojas, aos dois minutos da etapa final. O empate saiu dos pés do argentino Sergio 'Kun' Agüero, aos 30 minutos.

A Argentina jogou mal e Lionel Messi, considerado o melhor do planeta, voltou a sentir o peso da camisa azul e branca e não brilhou.

A Bolívia estabeleceu um esquema defensivo ordenado e conseguiu anular o perigoso ataque local, que pouco ameaçou durante os 90 minutos.
A primeira rodada do Grupo A será concluída neste sábado, 2, com o choque entre Colômbia e Costa Rica, na cidade de Jujuy.

Na segunda rodada, Argentina enfrenta a Colômbia, no dia 6 de julho, em Santa Fé, enquanto Bolívia pega Costa Rica, em Jujuy.

Quadrilha amarra explosivo em mulher para tentar roubar banco


SÃO PAULO -- NOTÍCIAS



||/*\|| Grupo criminoso também amarrou explosivos em pais da mulher.
Polícia frustou roubo e prendeu dois integrantes da quadrilha.

Carlos GiffoniDo G1, em São Paulo
*#=#* Um cinturão com explosivo controlado à distância foi amarrado a uma tesoureira de banco durante ação de uma quadrilha que planejava roubar uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) em São Paulo nesta sexta-feira (1º). A polícia frustrou a ação criminosa e prendeu parte do grupo em Carapicuíba, na Grande São Paulo, que mantinha reféns os pais da tesoureira.
explosivo (Foto: Carlos Giffoni/G1)A quadrilha obrigou a tesoureira da agência bancária em SP a vestir essa camiseta com explosivo e um detonador, presos ao seu corpo com fitas adesivas. (Foto: Carlos Giffoni/G1)
A ação da quadrilha começou com dois homens disfarçados de entregadores de correspondência. Com uniformes dos Correios, eles foram à casa da tesoureira e dominaram seus pais na noite desta quinta-feira (30).
O casal foi levado a um cativeiro em Carapicuíba e amarrado a explosivos. Uma foto do homem de 67 anos e da mulher, 65, serviu para chantagear a tesoureira, que foi orientada a ir à agência bancária onde trabalha, em Barueri, também na região metropolitana, e entregar ao grupo um malote com cerca de R$ 300 mil reais que a funcionária iria receber na manhã desta sexta.
A quadrilha amarrou um cinturão com explosivo monitorado à distância na mulher que tinha um celular como detonador. Segundo a Polícia Federal (PF), um detalhe técnico - provavelmente desconhecido pelos próprios criminosos - impediria que a detonação funcionasse.
Ao entrar na agência, a tesoureira avisou um segurança. Além da PF, a Divisão Antissequestro (DAS), o Grupo Especial de Resgate (GER) e o Esquadrão Antibombas foram acionados. Durante a tarde, a tesoureira ganhava tempo com os criminosos, por telefone, dizendo que o carro-forte estava atrasado. Enquanto isso, os policiais, que já haviam libertado a vítima da camiseta com explosivo, buscavam os criminosos.
A investigação conjunta levou à prisão de dois homens. Os detidos, que tinham 28 e 29 anos, foram localizados em Carapicuíba. Eles apontaram o local do cativeiro dos pais da tesoureira e ordenaram a sua liberação. O casal foi libertado sem ferimentos e os criminosos que cuidavam do cativeiro fugiram.
Dois homens estão presos na sede da PF na capital paulista, mas quatro integrantes da quadrilha permaneciam foragidos, dos quais dois já foram identificados com base nos arquivos da PF.