Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Objeto que caiu do céu no MA seria tanque de foguete, diz Marcos Pontes

GIPOPE - SOLUTIONS.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
BRASIL --\\-- MARANHÃO -- CIDADES


'É a possibilidade mais plausível', diz astronauta brasileiro sobre esfera.
Moradores de povoado dizem que objeto caiu do céu na quarta-feira (22).


*** PUBLICIDADE || Gipope® - Gariba's. 2.012


||---------------------------------XX---------------------------------------------------XX---------------------------------||

         
                 *** 15 anos de bom atendimento e qualidade de combustível shell ***

Xx._______ _._________..____________.......____________.._________ _________.xX

Rosanne D'Agostino Do G1, em São Paulo

Objeto metálico foi encontrado após moradores ouvirem barulho (Foto: Max Mauro Garreto/Arquivo Pessoal)
Objeto foi encontrado após moradores ouvirem
barulho (Foto: Max Mauro Garreto/Arquivo Pessoal)

[|$-.::.-$|] Um objeto que caiu do céu e assustou moradores de duas cidades do Maranhão na quarta-feira de Cinzas é provavelmente um tanque de um foguete utilizado para lançar satélites ao espaço, afirmou ao G1 o astronauta brasileiro Marcos Pontes.


O globo metálico foi encontrado por moradores de um povoado de Anapurus, a 280 km de São Luís, onde caiu a 6 metros de uma casa. A FAB (Força Aérea Brasileira) informou que vai investigar a origem do objeto.


O G1 consultou especialistas em engenharia aeroespacial que afirmam haver grande possibilidade de a peça ser lixo espacial, assim como um pesquisador espacial ouvido pela agência russa Ria Novosti. Um centro de estudos espaciais americano previa a reentrada de um fragmento de foguete no dia 22 de fevereiro na atmosfera terrestre, próximo ao local onde a peça foi encontrada.


Segundo Pontes, que viu as imagens, "pelo tamanho, pelo aspecto, parece um tipo de um balão, um reservatório de algum tipo de combustível para controle de atitude [posição] de foguete ou de satélite", avalia o primeiro brasileiro a viajar para o espaço, em março de 2006. "Foguete é mais provável ainda. É a possibilidade mais plausível."
    Segundo Pontes, "os tanques de nitrogênio [material usado para movimentar as válvulas de controle de combustível para foguetes de propulsão líquida] quase todos têm esse formato. Um globo é o mais lógico para manter pressão alta, como uma bolha de sabão, que fica esférica, com pressão para todos os lados. É a melhor forma de distribuição de energia", explica.


    A Aeronáutica informou na tarde desta sexta-feira (24) que técnicos do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, foram até o local buscar a peça.


    Alvoroço
    O objeto, encontrado por um morador do povoado de Moraes, provocou alvoroço também entre os 10 mil habitantes de Mata Rosa, município vizinho. José Valdir Mendes, 46 anos, afirmou que a peça, do tamanho de um botijão de gás, com mais ou menos 30 kg, é oca e deixou um buraco de cerca de 1 metro em seu quintal.



    “Escutei o barulho, tremeu até a perna. Fui olhar o que era. Pensei que era um avião que tinha caído, ou um terremoto”, contou. “Foi um alvoroço enorme aqui. Alguns com medo e receio com aquela história de 2012. Outros dizendo que era ‘alien’. Mas creio que é uma peça de satélite que caiu do espaço mesmo”, afirmou o professor Max Mauro Garreto, 25, morador de Mata Roma.


    Internautas do G1 também enviaram suas hipóteses para o mistério: seria a bola um babaçu gigante, comum no estado? Uma bola que caiu da árvore de Papai Noel? A barriga da falsa grávida do interior paulista ou um ovo de coruja? Uma bola de um gol perdido do jogador Deivid ou um pênalti batido por Elano na Copa América? Alguns reclamaram ainda que o objeto errou o alvo e deveria ter caído em Brasília e muitos têm a mesma opinião de especialistas: seria um tanque de combustível de um foguete.


    Lixo espacial
    A agência de notícias russa Ria Novosti repercutiu o caso nesta sexta (24) e, segundo um especialista ouvido, a peça pertenceria a um foguete da família Ariane do consórcio espacial europeu Arianespace, responsável também pelo russo Soyuz e o italiano Vega. O foguete é lançado da base de Kuru, na Guiana Francesa, para colocar satélites em órbita.



    A informação foi divulgada no site em francês da agência, que entrevistou o pesquisador espacial Igor Lissov. "Pode-se afirmar com alto grau de probabilidade que o balão esférico descoberto no estado do Maranhão é um fragmento do terceiro estágio do lançador europeu Ariane-4 lançado em 1997 do centro espacial de Kourou", disse Lissov. Segundo ele, comunicados entre pesquisadores norte-americanos confirmam a informação.


    Trajetória.
    A possibilidade de a peça pertencer a um foguete se explica, segundo Marcos Pontes, também pelo local onde o objeto metálico caiu e pelo estado em que foi encontrado. "A trajetória dele fica mais para o norte, ou seja, a peça teoricamente cairia no meio do oceano Atlântico. Seria mais provável. Mas pela proximidade, pode até ser de ele chegar por ali, no Maranhão", diz Pontes.



    Além disso, explica ele, o foguete "sai do zero e passa por diferentes velocidades na atmosfera". "Esses objetos que estão no espaço em órbitas baixas, com o tempo vão perdendo velocidade e começam a reentrar. Sendo de um foguete, ele teria menos chance de queimar totalmente nessa entrada."
    Tanque de combustível do Ariane 5 (Foto: Divulgação/Formtech)
    Tanque de combustível do Ariane 5
    (Foto: Divulgação/Formtech)

    No Brasil, especialistas em engenharia aeroespacial afirmam que é difícil ter certeza absoluta sobre a origem da peça, mas que se trata, pelas circunstâncias, de lixo espacial. Segundo o coronel aviador da reserva Sebastião Gilberti Maia Cavali, que foi chefe da Divisão de Projeto Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da Aeronáutica, não é uma peça de avião.


    “De avião não é. Há várias hipóteses de ser um lixo espacial. É um reservatório de alguma coisa, de combustível, isso é certeza. Pode ser um lixo espacial de satélite ou de foguete, ou também podia estar em um balão, pode ter caído de algum outro equipamento”, diz.


    De acordo com a Agência Espacial Europeia, os foguetes Ariane possuem tanques de combustível de titânio com um propelente chamado Hidrazina (N2H4). A imagem à esquerda é de um tanque do Ariane 5, um foguete que substituiu o Ariane 4. O G1 entrou em contato com a Arianespace para saber se a peça pertence ao foguete, mas ainda não obteve retorno.


    O astronauta brasileiro afirma que a hidrazina é um dos combustíveis utilizados em propulsão mais fina, de foguetes pequenos, e poderia estar presente na esfera encontrada. "Mas é improvável, porque essa substância é usada geralmente só no espaço para mudar nesses foguetes. Se fosse, seria extremamente tóxica. Se quem mexeu não começou a ter reações sérias na pele em 15 minutos, provavelmente não é."


    Local de queda
    Segundo um centro de estudos americano especializado em lixo espacial, havia previsão de que fragmentos do foguete Ariane 4 readentrassem a atmosfera terrestre no dia 22 de fevereiro às 5h22 (horário de Brasília de verão) em qualquer um dos pontos nas linhas azul e amarela do mapa:

    Segundo o centro de estudos americano especializado em lixo espacial, havia previsão de que fragmentos do foguete Ariane 4 readentrassem a atmosfera terrestre no dia 22 de fevereiro às 5h22 (horário de Brasília de verão)  (Foto: Reprodução/Center For Orbital and Reentry Debris Studies)
    Linha mostra pontos prováveis em que peça teria readentrado a atmosfera terrestre (Foto: Reprodução/Center For Orbital and Reentry Debris Studies)

    A Nasa possui um programa específico de monitoramento do lixo espacial e um manual em seu site alertando sobre esse tipo de material (veja aqui em inglês). Segundo a agência, existem hoje milhares de objetos orbitando em torno da Terra e outros milhões muito pequenos para serem rastreados, uma verdadeira poluição espacial. A grande maioria se deteriora ao retornar à atmosfera, outros objetos, não.
      No Brasil, outra bola metálica caiu no município de Montividiu, em Goiás, em março de 2008, a 150 metros de uma casa. Dias depois, outro objeto despencou do céu, dessa vez na Austrália. E em dezembro de 2011, uma esfera caiu em uma região desabitada na Namíbia, país no sul da África.
      Segundo a agência espacial americana, porém, a chance de ser atingido por um desses objetos de uma em um trilhão.
      Esfera metálica que caiu no sudeste da África, segundo a Nasa (Foto: Divulgação/NASA Johnson Space Center)Esfera metálica que caiu no sudeste da África (Foto: Divulgação/NASA Johnson Space Center)

      Em janeiro de 2001, o motor de titânio do PAM-D, um módulo assistente de lançamento do foguete Delta 2, readentrou a atmosfera e caiu na Arábia Saudita (Foto: Divulgação/NASA Johnson Space Center)
      Em janeiro de 2001, o motor de titânio do PAM-D, um módulo assistente de lançamento do foguete Delta 2, readentrou a atmosfera e caiu na Arábia Saudita (Foto: Divulgação/NASA Johnson Space Center)
      ...---------------==------------------_-------      ---------------__------------_------------------------==--------------...

                           RAUL  MATERIAL  DE  CONSTRUÇÃO - Rua Antônio Edil, 34 - Valente - Bahia.
      Telefone. 075 - 3263 - 3207Celular. 075 - 8119 - 7076
      Tudo para sua Construção com o melhor preço da Cidade!...
      .__________________________________________________________________________________________________________.
      Gipope 
      ®
       
      -----------------_--------_--------------------2.012 -- 2.012-----------------------___-------------------------------
       
      -s'abiraG

      Banco Mundial anuncia aliança para salvar os oceanos

      GIPOPE - OPINIÃO.

      NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
      CIÊNCIAS & ECOSSISTEMA --\\-- [ OCEANOGRAFIA ]


      Instituição promete ao menos US$ 300 milhões para ajudar a montar esforço global


       *** PUBLICIDADE || Gipope® - Gariba's. 2.012
      Quem pesquisa compra aqui!
      Rua Antônio Edil , 34 - Valente - Bahia



      Contato: 075 - 3263 - 3207 --\\-- 075 - 8119 - 7016

      ||____________._____________-_______ __________$.$_______________-______ ______________________||

      *** TUDO PARA SUA CONSTRUÇÃO COM O MELHOR PREÇO DA CIDADE! ***
      ||Xx.___________________ ___ __...______ .. _______....--....______ .. _______ ... ____ ___ ____________________________.xX||

      Nascer do Sol junto ao arquipélago de Wakatobi, na Indonésia: é preciso estabelecer valor para recursos e serviços ambientais prestados pelos oceanos
Foto: AFP
      Nascer do Sol junto ao arquipélago de Wakatobi, na Indonésia: é preciso estabelecer valor para recursos e serviços ambientais prestados pelos oceanos AFP

      |L]=-=[L| RIO - O Banco Mundial anunciou nesta sexta-feira a criação de uma aliança mundial para melhor gerenciar e proteger os oceanos do planeta, sob a ameaça da pesca exagerada, poluição e mudanças climáticas. O presidente da instituição, Robert Zoellick, lembrou que os mares são o sangue da vida da Terra e da economia global, mas sofre com a superexploração, costas degradadas e seus corais e recifes estão em risco.
      - Precisamos de um novo SOS: salvem nossos mares (em inglês, “save our seas”) - pediu durante conferência sobre a conservação dos oceanos em Cingapura.


      Segundo Zoellick, a ideia é unir países, centros científicos, organizações internacionais e não governamentais, fundações e o setor privado em um parceria ampla. Já o Banco Mundial auxiliaria o esforço com seus já existentes programas de apoio à preservação dos oceanos e na obtenção de financiamento, ajudando a desenvolver um mecanismo para dar um valor aos benefícios fornecidos pelos mares. A princípio, a instituição comprometeria pelo menos US$ 300 milhões na formação da aliança.


      - Mas trabalhando com os governos, a comunidade científica, a sociedade civil e a iniciativa privada, pretendemos levantar até US$ 1,2 bilhão para apoiar o uso sustentável dos oceanos – acrescentou.


      Milhões de pessoas dependem dos oceanos para trabalhar e se alimentar e essa dependência vai crescer a medida que o mundo caminha para uma população de 9 bilhões de pessoas, o que destaca a necessidade de seu melhor gerenciamento. De acordo com Zoellick, um dos principais focos para isso é compreender o valor total das riquezas e dos serviços ambientais prestados por eles. Os oceanos são a principal fonte de oxigênio do planeta, ajudam a regular o clima e as suas formações costeiras protegem áreas povoadas de tempestades e outros desastres naturais, benefícios geralmente tidos como certos.


      - Qualquer que seja o recurso, é impossível montar um plano para gerenciá-lo e desenvolvê-lo sem saber o seu valor – destacou o presidente do Banco Mundial.


      Outro objetivo da aliança é ajudar a reconstruir os estoques pesqueiros do planeta, já que cerca de 85% das áreas de pesca dos oceanos estão classificadas como totalmente exploradas, superexploradas ou até mesmo esgotadas.


      - É preciso aumentar os ganhos líquidos da pesca para entre US$ 20 bilhões e US$ 30 bilhões anuais. Atualmente, estimamos que a indústria pesqueira opera com um prejuízo econômico de US$ 5 bilhões por ano – indicou Zoellick.

      ...---------------==------------------_-------      ---------------__------------_------------------------==--------------...

      GIPOPE™ - Marketing® - Ʃ Logística & Solutions with Intelligence 
       Rua Men de Sá, 652 - centro - Valente - Bahia.



      CELULAR 
      -- 075 - 9989 - 9970

      Anuncie aqui a sua Empresa!... Sua logomarca é forte!
      Ela merece visibilidade e reconhecimento.



      O sucesso da sua Empresa!... Nossa maior satisfação!
      .__________________________________________________________________________________________________________.
      Gipope 
      ®
       
      -----------------_--------_--------------------2.012 -- 2.012-----------------------___-------------------------------
       
      -s'abiraG

      Adolescente morre após acidente em parque de diversões no interior de SP

      GIPOPE - LOGÍSTICA.

      NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
      BRASIL --\\-- SÃO PAULO -- CIDADES


      Problema ocorreu no brinquedo 'La Tour Eiffel' nesta sexta (24).
      Hopi Hari interditou atração e encerrou atividades 
      mais cedo.

      *** PUBLICIDADE || Gipope® - Gariba's. 2.012



















      ||-----------------_---------------XX------------------------.-----------------------XX-----------------_----------------||

      *** - Cercando melhor e com qualidade a sua Fazenda e o seu Curral. - ***
      Estacas e Mourões Vitória.
      Xx.____________-__________.__________.-.-._________._________-____________.xX

      Do G1 Campinas e Região
      24/02/2012 12h30 - Atualizado em 24/02/2012 17h35



      *|||-:-|||* Uma adolescente de 14 anos morreu nesta sexta-feira (24) após ser socorrida com ferimentos causados por um acidente dentro do parque de diversões Hopi Hari, em Vinhedo, no interior de São Paulo.


      A morte da garota foi confirmada pelo hospital Paulo Sacramento, que fica na cidade de Jundiaí, na mesma região. Ela foi levada para o hospital por uma unidade do Corpo de Bombeiros, mas, segundo o hospital, chegou morta e com sinais de traumatismo craniano.
      Brinquedo do parque de diversões Hopi Hari, em Vinhedo, SP (Foto: Isabela Leite/ G1 Campinas)
      Brinquedo do parque de diversões Hopi Hari, em
      Vinhedo, SP (Foto: Isabela Leite/ G1 Campinas)

      A assessoria de imprensa do parque de diversões informou que o acidente aconteceu às 10h20. A adolescente estava no parque acompanhada dos pais. Em nota, o Hopi Hari lamentou o incidente. "O parque lamenta profundamente o ocorrido, está prestando toda a assistência à família da vítima e apoiando os órgãos responsáveis na investigação sobre as causas do acidente", aponta o texto.


      Por volta das 13h, os frequentadores começaram a ser avisados que o parque seria fechado na parte da tarde. O brinquedo no qual a garota se acidentou, conhecido como La Tour Eiffel, foi interditado após o acidente. De acordo com delegacia de Vinhedo, o delegado Álvaro Santucci Noventa Junior estava no local por volta das 12h30 e acompanhava o trabalho da perícia.


      Brinquedo
      A atração na qual a garota estava é definido pelo parque como uma réplica da Torre Eiffel, um elevador de 69,5 metros de altura, com assentos que sobem a 5 metros por segundo. Os visitantes ficam parados por dois segundos na altura de um prédio de 23 andares e, em seguida, um tranco no assento e o visitante despenca em queda livre, chegando a 94 km/h.

      Parque Hopi Hari, em Vinhedo, SP (Foto: Isabela Leite/ G1 Campinas)
      Parque encerrou atividades mais cedo após morte de
      garota (Foto: Isabela Leite/ G1 Campinas)

      Íntegra da nota

      Veja abaixo a íntegra da nota divulgada pelo parque de diversões:

      "COMUNICADO
      O Hopi Hari informa que por volta das 10h20 de hoje houve um acidente envolvendo uma visitante de 14 anos que estava no brinquedo La Tour Eiffel. A visitante foi socorrida e levada para o Hospital Paulo Sacramento, na cidade de Jundiaí, aonde chegou em óbito. O parque lamenta profundamente o ocorrido, está prestando toda a assistência à família da vítima e apoiando os órgãos responsáveis na investigação sobre as causas do acidente.
      "
      Adolescente morre após acidente em parque de diversões (Foto: Otávio Gomes Curcino/G1)
      Imagem registra momento após o acidente no Hopi Hari (Foto: Otávio Gomes Curcino/G1)

      ...---------------==---------------------------------------------------------------------------------------==--------------...
      LÊU PIZZARIA - Rua Pedro Álvares Cabral, 477 - Bairro Cidade Nova -Valente - Bahia.
      Celular. 075 - 8263 - 0193Celular. 075 - 8123 - 1082
      Pioneirismo e Qualidade Conservando a Tradição do Sabor Caseiro!
      .__________________________________________________________________________________________________________.
      Gipope 
      ®
       
      ------------------------__  --------------------2.012 -- 2.012-----------------------___------------------------------
       
      -s'abiraG