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domingo, 3 de fevereiro de 2013

Concorrência barateia banda larga mais rápida

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  • Pacotes por fibra óptica já custam R$ 59,90 por 35Mb
  • Tecnologia está disponível em alguns bairros do Rio

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Bruno Rosa (Email)
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Alta conexão. No Leblon, o casal Marcelo Farias e Ticiana Szapiro pesquisou as ofertas e aderiu a um pacote de 50Mb para assistir a filmes pela internet
Foto: Leo Martins / O Globo

Alta conexão. No Leblon, o casal Marcelo Farias e Ticiana Szapiro pesquisou as ofertas e aderiu a um pacote de 50Mb para assistir a filmes pela internetLeo Martins / O Globo

RIO — Com os investimentos das empresas de telefonia em fibra óptica, os pacotes de internet fixa ultrarrápida, com velocidades entre 35 megabytes (Mb) e 100Mb, começam a ganhar espaço entre os usuários, principalmente pelo preço. Em alguns casos, a banda larga de maior capacidade pode sair mais barata que os modelos tradicionais, de até 15Mb.

A TIM, por exemplo, oferece 35Mb de internet fixa a R$ 59,90. Na GVT, a banda larga de 5Mb sai a R$ 94,80. Na Oi, a de 15Mb custa R$ 79,90. Na Net, o preço é de R$ 129,90 para 10Mb. Já Net, Oi e GVT apostam nos combos, reduzindo o valor do mega pela metade. É que as companhias aproveitam a fibra óptica para trafegar conteúdo de TV, permitindo recursos como a interatividade. É a chamada IPTV.

— A fibra óptica permite maior velocidade em relação aos cabos de cobre. Mas a internet ultrarrápida ainda é limitada a alguns bairros. Com a tecnologia, quanto maior a rede, menor o preço por mega. Fica mais econômico trafegar tudo pela mesma rede — diz Hermano Pinto, especialista em telecomunicações.


Segundo dados do setor, o preço por mega já caiu 67,7% desde 2010: passou de R$ 7 para R$ 2,28, no início deste ano. Apesar dos preços em queda, ainda é preciso mais investimentos, dizem especialistas. Hoje, de acordo com dados da consultoria Teleco e do Ibope, 58,6% dos assinantes têm internet de até 2Mb.


A TIM chegou ao mercado carioca discretamente em setembro. Com a marca Live TIM, a empresa já soma 18 mil vendas no Rio e em Caxias. Hoje, a companhia oferece internet de 35 mega e 50Mb.


— Queremos universalizar a banda larga. Estamos em bairros como Tijuca, Estácio, Meier, Rio Comprido. Na Zona Sul, nossa rede vai do Jardim Botânico à Urca. E estamos em algumas regiões da Barra — diz Flavio Lang, diretor de Marketing da TIM Fiber.


Competição derruba preço

A Oi também lançou rede de fibra óptica em dezembro no Rio, oferecendo 50Mb e 100Mb na Barra e em bairros da Zona Sul. Passou a vender também TV por assinatura via IP. No caso da TV com 90 canais e internet de 50 mega, o preço é de R$ 169,90 por mês, para quem já tem telefone fixo. Só internet sai a R$ 189,90. Já o combo de 100Mb, com 121 canais de TV, custa R$ 209,90.
— Com essas novas tecnologias, conseguimos oferecer mais banda — diz Marco Dyodi, diretor de Fibra da Oi.

A Net, que tem internet de dez, 20 e cem megabytes, estuda a criação de novos pacotes. Márcio Carvalho, diretor de Produtos e Serviços da Net, lembra que nos combos o preço da internet é menor. O cliente que comprar TV de 131 canais, telefone fixo (sem franquia mínima, na qual paga-se pelas ligações feitas para outras empresas) e internet de 20Mb arca com R$ 199,90 — sendo que a internet representa R$ 99,90 do valor. Sem o combo, a banda larga custa R$ 199,90.


— Hoje, a maior parte da demanda é de conexões entre 10Mb e 20Mb — diz Carvalho.

Uma das responsáveis em baixar os preços no Rio e em elevar as velocidades, a GVT oferece internet de até 100Mb em bairros como Centro, Botafogo, Lagoa, Gávea, Jardim Botânico, Flamengo e Tijuca. A empresa também aposta em combos. O pacote de 50Mb, telefone fixo básico e TV de 83 canais sai a R$ 369,70 — sendo R$ 199,90 a banda larga. Se o cliente optar só pela internet, vai pagar R$ 289,70. No mesmo combo com 100Mb, o valor é de R$ 569,70.

— O aumento de escala da fibra e a competição derrubam o preço do megabyte — diz Marco Lopes, vice-presidente de Marketing da GVT.

No Leblon, o casal Ticiana Szapiro e Marcelo Farias decidiu comprar um combo com 50Mb.

— Tínhamos 20Mb e essa velocidade ficou baixa, pois vemos muitos filmes pela internet. O plano de 50Mb é mais caro, mas vale a pena quando se precisa de conexão rápida — afirma Ticiana.


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Conheça as respostas para as seis dúvidas mais comuns de clientes de bancos


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  • Questões como a obrigatoriedade sobre contratação de pacotes e outros produtos para manutenção de contas são esclarecidas pelo Procon-SP

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Dúvidas relacionadas a roubo de cartão estão entre as mais frequentes
Foto: FOTO: Alaor Filho/Arquivo
Dúvidas relacionadas a roubo de cartão estão entre as mais frequentesFOTO: Alaor Filho/Arquivo
RIO — Mesmo presente no dia a dia, os serviços bancários ainda geram dúvidas na cabeça dos consumidores. Por isso, o Procon-SP selecionou algumas das perguntas mais frequentes que chegam nos comentários do blog Educação para o Consumo da entidade para esclarecê-las. Confira.


1. Os bancos podem exigir a aquisição de outros produtos ou serviços para manter uma conta?
Procon-SP - Não. Essa prática é a denominada "venda casada", considerada abusiva e proibida pelo artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor.

2. O consumidor é obrigado a contratar um pacote de tarifas?
Procon-SP - Não. Dependendo da quantidade de serviços utilizados o consumidor pode fazer uso do “Pacote de Serviços Essenciais”, que dá direito a:
– Cartão com função débito;

– Receber a segunda via do cartão de débito, exceto nos casos decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente;
– Realização de até quatro saques, por mês, em guichê de caixa, inclusive por meio de cheque ou de cheque avulso, ou em terminal de autoatendimento;

– Realização de até duas transferências de recursos entre contas na própria instituição, por mês, em guichê de caixa, em terminal de autoatendimento e/ou pela internet;
– Dois extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos 30 dias por meio de guichê de caixa e/ou terminal de autoatendimento;

– Realização de consultas mediante utilização da internet;
– Receber, até 28 de fevereiro de cada ano, do extrato consolidado, discriminando, mês a mês, os valores cobrados no ano anterior relativos a tarifas;

– Compensação de cheques;
– Dez folhas de cheques por mês, desde que o cliente reúna os requisitos necessários à utilização de cheques, conforme a regulamentação em vigor e condições pactuadas;
– Prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos.

3. Como fazer para encerrar uma conta corrente?
Procon-SP - Para encerrar uma conta corrente o consumidor deve:
- Preencher o formulário de encerramento, que é fornecido pelo próprio banco;
- Providenciar a assinatura de todos os titulares ou representantes legais no pedido, caso a conta seja conjunta;

- Devolver todas as folhas de cheques e cartões ao banco;
- Verificar se todos os débitos autorizados e cheques emitidos já foram lançados na conta; cancelar as autorizações para futuros débitos automáticos.

Portanto, a conta não é encerrada automaticamente por falta de movimentação.Veja mais sobre o tema em “Procon-SP orienta: encerramento de conta corrente”.

4. O consumidor pode ser responsabilizado pela movimentação de terceiros no caso de roubo, furto ou extravio do cartão?
Procon-SP - Os bancos têm o dever legal de zelar pela segurança de seus serviços, impedindo que terceiros façam mau uso de cartões dos correntistas. Os contratos assinados com os bancos normalmente estabelecem que toda e qualquer utilização do cartão e respectiva senha são de responsabilidade do consumidor. Essa cláusula é abusiva, pois os bancos respondem de forma objetiva pelos prejuízos causados ao correntista por falhas na segurança do serviço nos termos do Código de Defesa do Consumidor. Para evitar problemas futuros é recomendável que a comunicação sobre a perda, furto ou roubo seja feita o mais rápido possível ao banco e às autoridades policiais, através de qualquer meio hábil. A orientação também é aplicável para casos envolvendo talões de cheques.

5. Os bancos são obrigados a realizar a portabilidade de crédito?
Procon-SP - O Banco Central não obriga uma instituição financeira a comprar dívida de outra. Por isso, informe-se sobre a possibilidade de fazer a portabilidade junto ao banco escolhido para transferir o débito.

6. A empresa em que eu trabalho paga o meu salário em um banco e eu desejo transferir meus vencimentos para outra instituição financeira sem pagar taxas, eu tenho esse direito?
Procon-SP -Sim. Para isso, o consumidor que tiver interesse em usufruir da conta salário deve procurar a agência na qual possui conta e informar para qual banco quer que o dinheiro passe a ser transferido. O pedido deve ser feito por escrito ao banco, com a informação da conta em que o valor passará a ser creditado. A mudança tem que ser realizada em até cinco dias úteis após a solicitação do cliente.
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