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domingo, 10 de abril de 2011

Thiago Neves brilha no clássico e garante a vaga do Fla na semifinal

""Meia é decisivo e faz os dois gols da vitória rubro-negra sobre o Botafogo, neste domingo, no Engenhão. Vítimas de Realengo são homenageadas.""

No Rio de Janeiro o Flamengão é o Rei...
##= Thiago Neves decidiu. Oportunista, o meia fez os dois gols da vitória do Flamengo sobre o Botafogo, neste domingo, no Engenhão, pela 7ª rodada da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca. Com o resultado, o Flamengo garantiu uma vaga na semifinal. O Vasco também já está classificado no Grupo A. Agora, os dois rivais disputam na última rodada quem vai ficar com o primeiro lugar. O Rubro-negro, que tem 15 pontos, enfrenta o Macaé. Os Cruz-maltinos, que lideram com 16, encaram o Olaria, que ainda está na briga pela classificação.

Já o Botafogo se complicou. Com 11 pontos, caiu para o terceiro lugar no Grupo B e agora precisa vencer o rebaixado América e torcer por derrotas do Fluminense ou do Olaria (que têm 14 pontos) na última rodada para decidir a vaga no saldo de gols. O Tricolor tem seis gols de saldo, o Olaria está com cinco e o Alvinegro, três. O Fluminense vai jogar contra o Nova Iguaçu. As partidas vão acontecer no próximo domingo, às 16h.

O Flamengo chegou a 21 partidas de invencibilidade, ultrapassando a última grande série invicta do clube. Em 1999, sob o comando de Carlinhos, o time ficou 20 jogos sem perder entre fevereiro e maio. Contando os amistosos contra Londrina e América-MG, além do empate com o Santos na última rodada do Brasileiro do ano passado, o time está com 15 vitórias e seis empates desde que perdeu para o Cruzeiro no dia 28 de novembro de 2011. A vitória também acabou com um jejum de seis partidas contra o Botafogo pelo Campeonato Carioca. Eram duas vitórias alvinegras e quatro empates.


Homenagem às vítimas da tragédia de Realengo

Antes de o clássico começar, um momento de reflexão e homenagem às 12 crianças mortas por Welligton Menezes de Oliveira na Escola Municipal Tasso da Silveira, na última quinta-feira, em Realengo. O menino Iago Dias, que sobreviveu à chacina, entrou em campo de mãos dadas com Ronaldinho Gaúcho vestindo uma camisa branca do Flamengo, com os nomes das 12 crianças assassinadas no massacre escritos nas costas. A torcida do Flamengo estendeu faixas pretas nas arquibancadas em sinal de luto.


O Glorioso entrou de camisas pretas. Os jogadores rubro-negros entraram em campo com uma faixa com a mensagem: "Alô, Alô Realengo! Aquele abraço solidário do Flamengo", inspirada em uma música de Gilberto Gil. O árbitro Wagner do Nascimento Magalhães respeitou um minuto de silêncio, com os atletas de mãos dadas e cabeças baixas no círculo central.


Ficha técnica:

BOTAFOGO 0 X 2 FLAMENGO
Jefferson, Alessandro, João Filipe, Antônio Carlos e Somália (Guilherme); Marcelo Mattos, Arévalo, Bruno Tiago (Lucas) e Everton (Caio); Herrera e Loco Abreu. Felipe, Léo Moura, Welinton, David Braz e Rodrigo Alvim; Maldonado, Willians (Fierro), Renato Abreu e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid (Diego Maurício).
Técnico: Caio Júnior. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Gols: Thiago Neves aos 35 minutos do primeiro tempo e aos 43 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Willians, Welinton, Maldonado, David Braz, Ronaldinho Gaúcho, Felipe (Flamengo); Somália, Everton, Arévalo, João Filipe, Herrera, Loco Abreu, Antônio Carlos, Caio (Botafogo).
Público: 17.524 pessoas (21.422 pagantes). Renda: R$ 487.905,00
Estádio: Engenhão. Data: 10/04/2011. Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
. Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés e Luiz Antônio Muniz de Oliveira.

O sucesso em olimpíadas científicas leva um jovem brasileiro a Harvard University

Parabéns a você, Jovem...você merece!...seja um exemplo de caráter e de persistência nos estudos, para todos os que acreditem em si mesmos e lute para isto também...

"Rapaz foi aprovado em outras duas das melhores universidades dos EUA.
Principais competições do gênero reúnem milhares de estudantes
."

 
Luis Henrique Pimentel Bennaton Usier, de 17 anos, largou o curso de relações internacionais para o qual acabou de ser aprovado na Universidade de São Paulo (USP) e se prepara para conhecer três universidades americanas para as quais também foi selecionado, Harvard, Princeton e Columbia. O sucesso em um dos vestibulares mais concorridos do país e a aprovação em três das melhores instituições de ensino superior do mundo se devem à dedicação aos estudos e também, ressalta o estudante, à sua participação em olimpíadas científicas.
O jovem, que mora em Guararema, no interior de São Paulo, começou a participar de olimpíadas no final do ensino fundamental. Gostou tanto que fez parte de equipes de física, química, matemática e robótica. Destacou-se em biologia e chegou à competição internacional em 2010. Foi medalha de bronze na Coréia do Sul.

Agora, planeja a viagem aos Estados Unidos com a escolha da universidade praticamente feita. Até agora só pensa em Harvard. “Quero me tornar um bioquímico, um cientista, mas também quero estudar política, porque adoro”, afirmou. Vai estudar com bolsa de estudos oferecida pela própria instituição.

Quero me tornar um bioquímico, um cientista, mas também quero estudar política, porque adoro"
Luis Henrique Pimentel Bennaton Usier, estudante

As olimpíadas científicas são sucesso entre jovens dedicados aos estudos como Luis. São promovidas por entidades como as sociedades brasileiras de cada área, universidades e com apoio e patrocínio de empresas. Cada uma tem sua particularidade, mas a maioria tem mais de uma fase, parte delas é feita na própria escola e outra parte em grandes eventos com provas teóricas e práticas. As competições brasileiras servem como seletivas para olimpíadas internacionais.

Com 200 mil participantes em 2010, a Olimpíada Brasileira de Física, por exemplo, é a maior do mundo, segundo o coordenador geral, professor Euclydes Marega. “Na Índia, tem 30 a 40 mil estudantes”, disse. O sucesso, para o professor, ocorre porque a competição já faz parte do calendário de atividades extracurriculares das escolas. “As escolas entenderam o objetivo da olimpíada, de fazer com que todos se mobilizem”, disse.

A olimpíada de química começou com 186 participantes em 1995. No ano passado, teve 15 mil inscritos. No início, os prêmios eram em dinheiro, com o tempo passaram para medalhas e certificados. "Os estudantes dão muito mais valor", disse o coordenador nacional do Programa Nacional de Olimpíadas de Química, professor Sergio Melo, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

No caso da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a ideia é interagir com professores que ensinam os temas nas escolas, segundo o presidente da competição, João Canalle. “Damos ideias de atividades práticas, experimentos, observações noturnas”, afirmou. Na olimpíada, há atividades divertidas, como o lançamento de foguetes com refrigerante, vinagre e fermento. Os melhores ganham uma viagem para participar de uma competição nacional da categoria em Minas Gerais.

Ótimo em matemática
Franco Matheus de Alencar Severo, de 15 anos, faz o primeiro ano do ensino médio em uma escola particular do Rio de Janeiro. Estudou até o oitavo ano em escola pública. No ano seguinte, depois de participar de uma prova, ganhou bolsa integral em uma escola particular.

Hoje, divide seu tempo entre as aulas normais da escola e o treinamento para olimpíadas de matemática. “Antes, não imaginava que existia matemática de tão alto nível e divertida. É legal resolver problemas, exige criatividade. É interessante”, disse o adolescente. O jovem participa das últimas seletivas para as olimpíadas internacionais. “Quero muito ir”, afirmou. Estuda durante o dia e à noite, em casa.

A mãe dele, a diarista Valéria Xavier de Alencar, de 46 anos, disse que teve ajuda do filho para terminar o ensino médio no ano passado. “É o meu maior orgulho. Meu bebê intelectual. Ele é muito esforçado”, disse.

Luciano (Foto: Arquivo pessoal)O diretor de ensino Luciano Guimarães Monteiro de
Castro liderou equipe em olimpíada no ano passado
(Foto: Arquivo pessoal)

Auto-estima
O diretor de ensino do Sistema Elite de Ensino, Luciano Guimarães Monteiro de Castro, de 38 anos, também já foi um medalhista das olimpíadas de matemática. Começou a competir aos 15 anos depois de ver um cartaz na parede da escola. “Tinha certeza absoluta que não era capaz, mas fui porque gostava de matemática”.

Um ano e meio depois de começar a resolver os problemas apresentados pelos professores, passou a ser premiado no Brasil e no exterior. Um de seus prêmios foi uma bolsa de estudos para fazer a graduação na Espanha. Ganhou ainda um doutorado no Canadá. Para se destacar, chegava à escola às 7h e saía às 20h. Não via TV, mas aproveitava os finais de semana para sair e namorar. “Não era obrigação ou sacrifício. Eu gostava”, disse.

Hoje, além de dirigir a própria escola no Rio de Janeiro, treina novos candidatos a medalhistas nas olimpíadas. “Quando o aluno começa a acreditar, tem um salto na qualidade”, disse.

Apaixonado pela matemática, Luciano aponta seu sucesso nas competições como o motivo do aumento de sua auto-estima e o que o ajudou a tomar decisões importantes na vida. Quando foi estudar na Espanha, aos 20 anos, resolveu se casar com a namorada de 16 anos. Enfrentou a preocupação da família. “Estamos juntos até hoje”, disse.

O mesmo ocorreu quando decidiu abrir sua escola com amigos. Começaram com duas salas de aula e hoje tem mais de oito mil alunos. “Tem tudo a ver com minha auto-estima. Quando percebi que podia resolver coisas que antes achava que eram impossíveis. Virou uma chave na minha cabeça”, afirmou.

Brasil já tem 1 carro para cada 6 habitantes...

"Frota chega a 32,4 milhões de veículos e tem idade média de 8 anos e 8 meses!..."
...O QUE SERÁ DO FUTURO DE NOSSAS GRANDES METRÓPOLIS,SE NÃO HOUVER GRANDES INVESTIMENTOS EM PLANEJAMENTO  E INFRAESTRUTURA DE RODOVIAS!???




Se os governantes destas metrópolis não pensarem a longo prazo,e começarem desde já,a se prepararem e construir grandes e largas avenidas e rodovias,o efeito disto será,num curto espaço de tempo,um verdadeiro caos urbano e em vias de acesso no que diz respeito aos grandes e conturbados engarrafamentos e com isto...problemas jamais imaginados para a população e condutores de transportes de massa...Esperemos para ver o resultado deste crescimento constante e acelerado desta frota brasileira!




Cleide Silva, de O Estado de S.Paulo

##= SÃO PAULO - Há um carro para cada seis habitantes no Brasil, paridade que vem diminuindo a cada ano. O fenômeno do crescimento econômico, do crédito farto - e agora mais caro - e da ascensão da classe média levou a frota brasileira a registrar aumento de 61,3% em uma década, atingindo 32,4 milhões de veículos em 2010. No mesmo período, a população aumentou 12,3%, para 190,7 milhões de pessoas.
Num cálculo mais preciso, o País tem 5,9 habitantes por veículo, incluindo na conta automóveis e comerciais leves (94% da frota total), caminhões e ônibus. Em 2000, a proporção era de 8,4 habitantes por veículo. A vizinha Argentina tem entre 4,5 e 5 habitantes por carro.

Além de maior, a frota brasileira está mais jovem, concentrada e mais lenta nas grandes metrópoles. Dos veículos em circulação, 42% têm até cinco anos de uso. Ainda circulam pelo País 1,3 milhão de veículos com mais de 20 anos, idade que as empresas consideram crítica em termos de manutenção, desempenho e emissão de poluentes.
Estudo concluído na semana passada pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) mostra que a idade média da frota é de 8 anos e 8 meses. Até 2007, esse indicador estava acima de 9 anos. "A renovação é lenta porque ainda há muitos veículos antigos em circulação", diz Antônio Carlos Bento, conselheiro do Sindipeças. Da frota total, 23% têm entre 11 e 20 anos.
Apenas cinco Estados (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul) concentram 70% dos veículos que rodam pelo território nacional. A expansão para cidades do Norte, Nordeste e Centro-oeste é um fenômeno recente.
Para realizar o estudo anual, o Sindipeças leva em conta o sucateamento que ocorre com a retirada de veículos velhos de circulação, acidentes com perda total e roubos sem recuperação, fatores que não são considerados nos dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que contabiliza frota muito superior, até porque muitos motoristas não dão baixa nos registros.
"A motorização no Brasil está ocorrendo de forma mais rápida que em outros países emergentes", diz o diretor da consultoria Kaiser Associates, David Wong.
Vilão. O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini, vê a modernização da frota como positiva para segurança o meio ambiente, pois carros novos poluem menos por terem sistemas mecânicos mais modernos. A maioria dos automóveis também está saindo de fábrica com motor flex, que incentiva o uso do etanol quando está mais barato que a gasolina.
Hoje, 39% dos veículos que rodam pelo País são multicombustível, participação que era de apenas 2% em 2004. Nesse período, a frota abastecida com gasolina diminuiu de 72% para 52% e a que rodava apenas com álcool caiu de 16% para 5%. Modelos a diesel tiveram participação reduzida de 10% para 4%. O aumento da frota não é acompanhado em ritmo igual por melhorias na infraestrutura, ressalta Wong. Os constantes congestionamentos nas grandes cidades atestam a falta de transporte público e obras viárias, como a ampliação das pistas.
"O que o País precisa é aumentar o transporte de massa, principalmente para as pessoas irem e voltarem do trabalho, o que faria do automóvel uma alternativa, e não o vilão", diz Belini.
Bento, do Sindipeças, concorda que há muito a ser feito, como estradas melhores para atender essa frota, que também é mais internacional. A frota brasileira é composta por 11,3% de veículos fabricados fora do País, contra 8,9% em 2005. "Antes, notadamente a maior parte dos carros importados vinha da Argentina, mas nos últimos anos há crescimento significativo da presença de veículos de outras origens", explica.
Em relação a 2009, o crescimento da frota foi de 8,4%. O segmento de automóveis cresceu 7,9% (25,8 milhões), o de comerciais leves 11,3% (4,78 milhões), o de caminhões 10,1% (1,49 milhão) e o de ônibus 4,6% (331,9 mil).
Outro segmento que tem mostrado fôlego é o de motocicletas, cuja frota passou de 9,4 milhões de unidades, em 2009, para 10,6 milhões, no ano passado.

Ativistas se jogam no mar e impedem estudo da Petrobrás na Nova Zelândia

"Isto é um ato de defesa de nossas terras e águas ancestrais', disse porta-voz de uma tribo maori."
TRIBO MAORI - Nova Zelândia

Guerreiros da Tribo Maori...Nova Zelândia.

##= SIDNEY - A Petrobrás suspendeu neste domingo, 10, a prospecção do fundo marinho ao norte da Nova Zelândia após vários ativistas saltarem na água para impedir a passagem do barco que realiza o estudo, segundo a imprensa local.
A Petrobrás havia iniciado na semana passada uma exploração para localizar reservas de gás e petróleo em cerca de 12 mil quilômetros quadrados na bacia de Raukumara, à frente do Cabo do Leste, após receber no ano passado a autorização do governo neozelandês.
Desde então, uma frota de cinco embarcações com 50 ativistas a bordo, entre eles membros do Greenpeace e de uma tribo maori que vive no Cabo do Leste, estão navegando pela região.
Os manifestantes mergulharam na frente do barco Orient Explorer, que recebeu ordem da companhia para suspender a exploração ao considerar que os trabalhos seriam muito perigosos.
"Isto não é um protesto. É um ato de defesa de nossas terras e águas ancestrais que nos tem sustentado durante várias gerações", disse o porta-voz maori, Rikirangi Gage.
O porta-voz da Petrobrás, Mark Blackham, minimizou o impacto do protesto na operação da companhia, que deveria durar cerca de dois meses.

Arte da Cultura Maori.