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sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

E-commerce fatura R$ 44,4 bilhões em 2016, alta de 7,4%

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No entanto, foi o menor crescimento registrado desde o início da série histórica, em 2001. Compras em sites internacionais atingem US$ 2,4 bilhões

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O e-commerce brasileiro fechou 2016 com faturamento de R$ 44,4 bilhões, crescimento nominal de 7,4% ante os R$ 41,3 bilhões registrados em 2015, segundo relatório Webshoppers nº 35, divulgado pela Ebit, empresa de informações sobre o varejo eletrônico nacional. No entanto, foi o menor crescimento registrado desde o início da série histórica, em 2001.

O número de pedidos permaneceu estável, em 106,3 milhões, mas o tíquete médio registrou alta de 8% na comparação entre os períodos, passando de R$ 388 para R$ 417.

Apesar de ser o menor crescimento registrado desde o início da série histórica, em 2001, o CEO da Ebit, Pedro Guasti, considera o resultado positivo. "O comércio eletrônico foi um dos poucos setores a andar na contramão da crise econômica. Além dos preços competitivos na comparação com o varejo físico, o e-commerce também foi beneficiado pela expansão do mercado de smartphones, que trouxe uma enorme gama de novos consumidores", diz.

Aumento de consumidores e renda
O número de e-consumidores ativos cresceu 22% na comparação com 2015, de 39,14 milhões para 47,93 milhões. Houve aumento das vendas via dispositivos móveis (tablets e smartphones), que concentraram 21,5% das transações em 2016, ante 12,5% do ano anterior.

A renda familiar média aumentou 8% na comparação entre 2015 e 2016, de R$ 4.760 mil para R$ 5.142. "Esse movimento mostra o enfraquecimento da classe C nas compras do comércio eletrônico e consequente maior participação das classes mais abastadas nas compras virtuais", ressalta Guasti.

Seguindo a tendência registrada desde julho de 2014, as lojas de e-commerce mantiveram a estratégia de cobrar pelo frete. Em dezembro de 2016, apenas 36% das vendas foram realizadas sem a cobrança adicional pela entrega.

Compras internacionais
Além do relatório Webshoppers 35ª edição, a Ebit divulgou também a 4ª edição da Pesquisa Cross Border, que avalia o comportamento de compra dos consumidores brasileiros em sites internacionais.

Mesmo em um cenário cambial desfavorável, quando o dólar ultrapassou os R$ 4 no primeiro trimestre, os brasileiros gastaram US$ 2,4 bilhões em sites de compra internacionais em 2016, alta de 17% ante os US$ 2,02 bilhões registrados em 2015. O número de consumidores únicos aumentou 21% na comparação entre os períodos, para 21,2 milhões de consumidores únicos.

O site chinês Aliexpress.com permanece como o predileto dos consumidores brasileiros, seguido por Amazon.com, eBay, Deal Extreme e Apple.com. No Cross Border, os indicadores de prazo prometido de entrega e atraso no recebimento dos pedidos apresentam performance bem abaixo se comparado com os dados dos sites nacionais. Assim, comprar fora do Brasil ainda gera muita desconfiança e insatisfação para os consumidores virtuais brasileiros, diz.

Veja as 5 categorias mais vendidas em 2016, em volume de pedidos:

1) Moda e Acessórios - 13,6%
2) Eletrodomésticos - 13,1%
3) Livros/Assinaturas/Apostilas - 12,2%
4) Saúde/Cosméticos/Perfumaria - 11,2%
5) Telefonia e Celulares - 10,3%

As 5 categorias mais vendidas, em faturamento:

1) Eletrodomésticos - 23%
2) Telefonia/Celulares - 21%
3) Eletrônicos - 12,4%
4) Informática - 9,5%
5) Casa e Decoração - 7,7%

As categorias mais compradas em 2016 por consumidores brasileiros em sites internacionais:

1) Eletrônicos - 34%
2) Informática - 25%
3) Moda e Acessórios - 24%
4) Telefonia - 18%
5) Brinquedos - 17%


Retomada do crescimento
Para 2017, o relatório aponta que o e-commerce brasileiro faturará R$ 49,7 bilhões, com crescimento nominal de 12%. O tíquete médio deverá expandir 8%, para R$ 452, enquanto que, para o volume de pedidos, a expectativa é de uma alta de 4%, para 110 milhões.

A Ebit prevê 40% de crescimento das compras feitas por meio de dispositivos móveis no comércio eletrônico. A expectativa é que 32% das transações provenham de smartphones e tablets em dezembro de 2017.

"Além da migração de consumidores do varejo físico, o crescimento do e-commerce deverá ser impulsionado pelo aumento de preços e também pela participação das vendas de categorias de produtos de maior valor agregado, tais como eletrodomésticos, smartphones, eletrônicos, acessórios automotivos e casa e decoração", avalia Guasti. 
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Pagani Huayra Roadster é um superconversível que custa R$ 7,4 milhões

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Produção limitada a 100 unidades já está esgotada, antes mesmo da estreia no Salão de Genebra, segundo a fabricante.

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Pagani Huayra Roadster (Foto: Divulgação)
Pagani Huayra Roadster (Foto: Divulgação)

Seis anos depois de apresentar no Salão de Genebra o Huayra Coupé, a Pagani apresentará no evento suíço deste ano a versão conversível do superesportivo. Mas não é apenas uma "versão", é uma evolução.

O superconversível é empurrado por um motor 6.0 V12 biturbo feito pela Mercedes-AMG especialmente para a Pagani. Ele rende 34 cv a mais que o Huayra Coupé, atingindo 764 cv a 6.200 rotações por minuto, com torque de 101 kgfm.

Com apenas 1.280 kg, o Huayra Roadster será 80 kg mais leve que o cupê, contrariando a regra de que as versões conversíveis são geralmente mais pesadas, para manter a rigidez do chassis sem o teto fixo.

O feito foi alcançado com o uso de uma combinação de fibra de carbo e titânio, chamado de Carbo-Triax HP52, que oferece 52% a mais de rigidez, segundo a fabricante.
Pagani Huayra Roadster (Foto: Divulgação)
Pagani Huayra Roadster (Foto: Divulgação)

O Huayra Roadster virá com 2 tipos de teto: um é rígido, feito em carbono e vidro, e o outro de tecido, que pode ser guardado no porta-malas. Os dois devem ser colocados ou retirados manualmente.

A produção será limitada a 100 unidades, com preço inicial de € 2,28 milhões (cerca de R$ 7,4 milhões). A notícia ruim é que todas as unidades já foram vendidas, antes mesmo da estreia mundial no Salão de Genebra, em março.
Pagani Huayra Roadster (Foto: Divulgação)
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Pagani Huayra Roadster (Foto: Divulgação)
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