Total de visualizações de página

sábado, 30 de julho de 2011

Usuários de Internet Explorer têm QI menor, diz estudo

TECNOLOGIA




DIGITAL & MÍDIA


O Globo
 
 



||\\||=:=||//|| RIO - Um estudo de uma empresa canadense sustenta que os usuários de Internet Explorer (IE) têm quociente de inteligência (QI) inferior ao dos que usam outros navegadores.
A pesquisa da AptiQuant se chama "Quociente de inteligência e uso de navegadores" e relaciona os QIs de 101 mil pessoas aos seus browsers favoritos.

A compilação concluiu que os usuários do navegador da Microsoft têm, em média, QI de pouco acima de 80 (IE 6) a pouco mais de 90 (IE 8). Quem acessa a Web por meio de Chrome e Firefox é mediano, com quociente por volta de 110. Os mais inteligentes são os usuários dos programas Opera e Camino.
"As pessoas classificadas na parte mais baixa da escala de QI tendem a resistir a mudar/atualizar seus navegadores", diz a pesquisa.

Se o polêmico achado do estudo for mesmo verdade, conclui-se que o número de pessoas pouco inteligentes está caindo rapidamente no mundo. Segundo a firma de estatísticas de tecnologia StatCounter, a participação de mercado de todas as versões do Internet Explorer caiu de 59% para 44% em dois anos. A do Chrome, por exemplo, subiu de 2.8% para 20,7% no mesmo período.
Com informações de Mashable e Bussiness Insider.

Filme sobre Bin Laden tem estratégia para ser indicado ao Oscar, diz site

 

CINEMA


POP & ARTE


Longa de Kathryn Bigelow ('Guerra ao terror') sairá em outubro de 2012.
Sony Pictures teria escolhido lançamento para repetir 'A rede social'.



Do G1, em São Paulo
                   

A cineasta Kathryn Bigelow, vencedora do Oscar por 'Guerra ao terror' (Foto: Reuters)
A cineasta Kathryn Bigelow (Foto: Reuters)


[/*/*-*\\*] O filme da diretora Kathryn Bigelow ("Guerra ao terror") sobre a caçada a Osama bin Laden será lançado em 12 de outubro de 2012. Segundo a revista "Variety", a Sony Pictures definiu a data com objetivo de conseguir uma indicação ao Oscar de melhor filme.
De acordo com a publicação, a estratégia do estúdio seria parecida com a do longa "Rede Social", sobre a criação do Facebook.

Ainda sem título, a produção se baseia na missão secreta para capturar o líder da rede Al-Qaeda, morto por uma força especial de soldados americanos no início de maio, numa casa da cidade paquistanesa de Abbottabad. A diretora e seu parceiro Mark Boal têm desenvolvido o projeto desde 2008, e puderam incorporar os últimos episódios envolvendo a morte de Bin Laden.

««««««««««««««««««««««««««««««_»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Ronaldinho Gaúcho volta a desequilibrar e Flamengo bate o Grêmio

 

ESPORTES - Futebol -- Brasileirão 2011





Plantão | Publicada em 30/07/2011 às 20h27m

O Globo
 
Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves comemoram na vitória sobre o Grêmio (Jorge William)

//=\o//-%!! RIO - Após a épica vitória sobre o Santos, na quarta-feira, o Flamengo voltou a campo neste sábado, para enfrentar o Grêmio. O show da Vila Belmiro não se repetiu, mas Ronaldinho Gaúcho foi novamente decisivo e, em dois lances, matou o jogo. Ele deu o passe para o gol de Thiago Neves e marcou o segundo, após falha bisonha de Victor, na vitória por 2 a 0. E o time dirigido por Vanderlei Luxemburgo segue como o único invicto no Brasileirão, para alegria dos torcedores que foram em peso ao Engenhão.
No intervalo do jogo, perguntado sobre o reencontro com o Grêmio, clube que o revelou, o camisa 10 do Flamengo disse:

- Normal, nada de especial.

Até sofrer o gol, foram do Grêmio as duas melhores chances do primeiro tempo. Aos oito minutos, o argentino Escudero entrou em velocidade na área, driblou dois e chutou por cima do gol de Felipe. Quator minutos depois, Escudero tocou para Leadnro

Ronaldinho levantou o público pela primeira vez aos 4 minutos, quando, da lateral esquerda, lançou Léo Moura, do outro lado do gramado.

O maior erro do time gaúcho na etapa incial foi marcar Ronaldinho à distância, aos 28 minutos. Mário Fernandes foi fintado e assistiu ao passe preciso do camisa 10 da Gávea. Passe esse que Thiago Neves agradeceu de cabeça, abrindo o placar. E a torcida, que ensaiava algumas vaias, foi â loucura com o cruzamento de Ronaldinho e o gol de do camisa 7.

Com a torcida empurrando, o time de Vanderlei Luxemburgo tentou partir pra cima do rival, após o gol. Mas, nos acréscimos, o Grêmio poderia ter empatado. Leandro foi derrubado na área por Júnior César, mas o juiz ignorou o pênalti.

Aos 8 minutos, outra jogada genial de Ronaldinho. Ronaldinho dá o drible da vaca em Mário Fernandes na área, é derrubado, pede pênalti, mas árbitro nada marcou.

O Grêmio ainda chegou com perigo aos 21, com um chute cruzado de Lúcio, que Felipe espalmou para escanteio.

Mas o time dirigido por Julinho Camargo não aprendeu a lição de que não se pode bobear com Ronaldinho Gaúcho. Aos 27 minutos, Victor tentou driblar o artilheiro do Brasileiro, na área. Resultado? O camisa 10 da Gávea roubou a bola e tocou para o fundo da rede, marcando o nono gol na competição. E a festa no Engenhão só fez aumentar.

Aos 35 minutos, Williams levou o terceiro cartão amarelo e não enfrentará o Cruzeiro, na próxima rodada. Três minutos depois, Thiago Neves, muito aplaudido, deixou o jogo, e foi substituído pelo estreante atacante Jael.

Daí até o final, o Flamengo só administrou a vantagem para comemorar a sétima vitória em 13 jogos no Brasileirão.

FICHA TÉCNICA
Estádio: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho (SP)

Renda e público: R$ 780.450,00 / 24.467 pagantes / 28.793 presentes

Cartões amarelos: Saimon e Fábio Rochemback (GRE); Welinton e Willians (FLA)

FLAMENGO: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Aírton (Fierro 35'/2ºT), Willians, Renato e Thiago Neves (Jael 38'/2ºT); Ronaldinho e Deivid (Bottinelli 24'/2ºT) - Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

GRÊMIO: Victor, Saimon, Mário Fernandes, Rafael Marques e Lúcio; Gilberto Silva, Adílson (Marquinhos 34'/2ºt), Fábio Rochemback e Escudero (Mithyuê 34'/2ºT); Leandro (Lins 24'/2ºT) e André Lima - Técnico: Julinho Camargo

Isso sim...É amor!!!!

[**] ENTENDER A VONTADE DE DEUS PARA NÓS, NEM SEMPRE É FÁCIL, MAS CRER QUE ELE ESTÁ NO COMANDO E QUE TEM UM PLANO PRA NOSSA VIDA, FAZ A CAMINHADA VALER A PENA!!!



O que realmente pode ajudar um casal a ser feliz?!

DINHEIRO(?)
*SENSUALIDADE(?)
*CRIATIVIDADE(?)
*CORPO BONITO(?)
*CARINHO(?)
*PRESENTES(?)
VEJA AGORA O amor dos teus sonhos!!!
Já imaginaste um dia alguém te amar
de VERDADE assim??!!!
te mostro agora um exemplo de amor de verdade
!!!


Click Here To Join Now

Click Here To Join Now


Click Here To Join Now



Click Here To Join Now



Click Here To Join Now



Click Here To Join Now



Click Here To Join Now



Click Here To Join Now



Click Here To Join Now



Click Here To Join Now



Click Here To Join Now



Click Here To Join Now



Click Here To Join Now



Click Here To Join Now
Viu ? Não importa sua raça, crença, se é branco, preto, roxo, se você tem os braços, as pernas ou não ...
O que importa é o amor primeiramente em si mesmo! Depois, é ter a capacidade de amar o próximo com todas as suas diferenças.
Aí sim você terá a capacidade de subir aos céus ... de amar e ser verdadeiramente amado !!!!!!!!!!!!

Passe a diante esta historia de vida ... Todos nós temos uma chance de sermos felizes !

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

As bolinhas vão rolar, na Marina da Glória, neste sábado

 

ESPORTES - - - FUTEBOL -\ Copa do mundo de 2.014




Eliminatórias para copa 2.014  -- \ sorteio



Fábio Juppa
 
A Marina da Glória, onde será o sorteio das Eliminatórias da Copa do Mundo (Gustavo Stephan)

!!=//*|:|*\\=!! RIO - Até ontem, a Copa do Mundo de 2014 se resumiu a decisões sobre construção e reforma de estádios, questionamentos quanto ao cronograma e valor das obras, e à desconfiança sobre a capacidade de o Brasil cumprir o prometido em relação à infraestrutura. A partir desta tarde, o futebol entra em cena e passa a dividir as atenções do mundo com os preparativos do evento que promete deixar como legado um país melhor para os brasileiros e mais atraente aos investidores estrangeiros. O sorteio dos grupos das eliminatórias, com início previsto para às 15h, na Marina da Glória, é o pontapé inicial de um sonho que, 61 anos depois do "Maracanazzo", dará à seleção brasileira a chance de amenizar a dor do capítulo mais triste de sua história.

Ao custo de R$ 30 milhões, divididos entre os governos estadual e municipal, o sorteio foi concebido como uma grande festa, com duração aproximada de duas horas e audiência estimada em 500 milhões de pessoas. O evento será aberto com um vídeo sobre o país, seguido por um pronunciamento da presidente Dilma Roussef, que desembarcará no Aeroporto Internacional Tom Jobim e seguirá em comboio até a Marina.

Confrontos europeus por último

Como anfitrião, o Brasil está classificado. As outras 31 vagas serão disputadas por 166 países. O sorteio por continentes será entremeado com números musicais. Estão programados um dueto entre a cantora Ana Carolina e o compositor e pianista Ivan Lins; outro de Daniel Jobim, seguido de vídeo do encontro histórico entre Tom Jobin e Frank Sinatra, e, para encerrar, Ivete Sangalo cantará acompanhada pelo Orquestra Sinfônica de Heliópolis.

Cerca de 38 técnicos de seleções nacionais são esperados. Por ter o maior número de países participantes, a Europa será a exceção do sorteio feito por ordem alfabética. A maior expectativa é pelo destino da França, que mesmo tendo sido campeã do mundo, não é cabeça de chave, podendo cair no grupo de Espanha, Alemanha, Itália ou Holanda.

Um time de estrelas de várias gerações foi formado para sortear as bolinhas. Participarão Cafu, Neymar, Zico, Lucas, Bebeto, Michel Bastos, Lucas Piazon, Zagallo, Paulo Henrique Ganso e Ronaldo. E como quem foi rei nunca perde a majestade, a organização confirmou a presença de Pelé. Afinal, com a bola, ninguém foi melhor do que ele, entende?
===============================================================================

Partidos não estão longe de acordo sobre teto da dívida, diz Obama

 

ECONOMIA  -- NOTÍCIAS


 

Presidente dos EUA fez novo apelo a democratas e republicanos no sábado.
Ele disse que problema do déficit tem muitas saídas, mas há pouco tempo.

 

 


Do G1, com agências internacionais







[%*]$_$[*%] O presidente dos EUA, Barack Obama, voltou a pedir neste sábado (30) que democratas e republicanos cheguem a um acordo rápido para elevar o teto do endividamento do país, lembrando que há "áreas significativas" de concordância para isso.

"Vejam, os partidos não estão tão longe disso", disse Obama em sua fala semanal por rádio e internet. Assista no site da Casa Branca (em inglês).

"Estamos diante de uma dura discussão sobre quando gasto precisamos cortar para reduzir nosso déficit", disse. "Estamos de acordo com um processo para encarar uma reforma fiscal e uma reforma da ajuda social. Há muitas saídas para esse problema. Mas há muito pouco tempo", disse.

Na noite de sexta-feira, o Senado dos Estados Unidos da América, dominado pelos democratas, rejeitou um plano aprovado horas antes pela Câmara dos Representantes, de maioria oposicionista republicana, para reduzir o déficit orçamentário do país e elevar o limite de endividamento do governo federal.
O projeto havia sido proposto pelo líder republicano John Boehner.

O prazo para que os dois partidos rivais cheguem a um acordo sobre o tema termina nesta terça-feira (2) , data em que o governo federal pode começar a ficar sem recursos para pagar suas dívidas.

O presidente dos EUA, Barack Obama, fala sobre as negociações nesta sexta-feira (29) na Casa Branca (Foto: AP)O presidente dos EUA, Barack Obama, fala sobre as negociações nesta sexta-feira (29) na Casa Branca (Foto: AP)
 
O líder democrata no Senado, Harry Reid, planeja apresentar um projeto próprio no fim de Semana. Ele disse que espera que o líder da minoria republicana na casa, Mitch McConnell, ajude a chegar a um acordo. Mas ainda não havia promessa disso.

Obama voltou a advertir que qualquer solução para evitar o default deve ser bipartidária.

"Está claro agora que qualquer solução para evitar o default deve ser bipartidária", disse.

"Há muitas formas de resolver o problema. O Congresso deve encontrar pontos em comum sobre um plano que consiga o apoio de ambos os partidos na Câmara e no Senado. E deve ser um plano que eu possa assinar antes de terça-feira."

A economia dos EUA alcançou o teto do endividamento, de US$ 14,3 bilhões, em 16 de maio, e continuou operando graças a ajustes de contabilidade e a um aumento do ingresso de impostos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------

Imbatível no tiro curto, Cielo voa nos 50m livre e vira bicampeão mundial

ESPORTES - - AQUÁTICO -- \ Natação


 

Brasileiro brilha na piscina de Xangai; jovem Bruno Fratus fica fora do pódio



Por Lydia Gismondi Direto de Xangai, China
                

]=*//+\\*=[ Não importa se é o no Cubo d’Água, no Foro Itálico ou no Centro Esportivo Oriental.

Entre os seres vivos sem escamas ou barbatanas, Cesar Cielo continua sendo o mais veloz do planeta dentro d’água. Na final dos 50m, neste sábado, o brasileiro só precisou de 21s52 para engolir sete adversários de uma vez no Mundial de Xangai. No penúltimo dia de um mês tenso, que o obrigou a trancar as braçadas dentro de um terno enquanto se defendia da acusação de doping, foi buscar o ouro na prova favorita, o seu segundo na competição chinesa. Com ou sem supermaiô, ainda está para surgir alguém capaz de se mover mais rápido dentro de uma piscina.

Cesar Cielo ouro nos 50m livre Mundial de Xangai natação (Foto: Reuters)Cesar Cielo olha para o placar e confirma: ainda é o homem mais rápido das piscinas (Foto: Reuters)
 
Dono do melhor tempo da semifinal, o brasileiro Bruno Fratus, de apenas 22 anos, não conseguiu alcançar o pódio e bateu em quinto lugar. A prata ficou com o italiano Luca Dotto, que sequer ameaçou Cielo com 21s90. O terceiro degrau do pódio é do francês Alain Bernard, que tinha passado raspando com o oitavo tempo da semi, mas se recuperou na final e cravou 21s92.

Os 50m livre eu nado dormindo, se precisar. É a confiança que tenho de olhar para o fundo, saber a metragem em que eu estou, se vou aguentar passar sem respirar ou não. Então é uma prova bem mais tranquila, um cenário bem mais relaxado. Mesmo assim, a adrenalina da final pega bem forte"
Cesar Cielo, bicampeão mundial nos 50m livre.
 
Assim que bateu em primeiro, Cielo olhou para o placar. Não festejou tanto como no ouro dos 50m borboleta, que quebrava o gelo do julgamento por doping. Naquela primeira vitória, o brasileiro sentou na raia, gritou, chorou compulsivamente. O ouro era surpresa, numa prova que não é sua especialidade. Desta vez, apenas sorriu e foi cumprimentar Fratus, que vinha na raia ao lado. Tirou a touca e os óculos, saiu da piscina, apontou para o céu e acenou para a torcida. Com a tranquilidade de quem está se acostumando com a glória.

- A prova de 50m borboleta é mais tensa, não tenho experiência nela, nunca tinha nadado em campeonato internacional. Os 50m livre eu nado dormindo, se precisar. É a confiança que tenho de olhar para o fundo, saber a metragem em que eu estou, se vou aguentar passar sem respirar ou não. Então é uma prova bem mais tranquila, um cenário bem mais relaxado. Mesmo assim, a adrenalina da final pega bem forte – explicou o bicampeão mundial.

Cesar Cielo ouro nos 50m livre Mundial de Xangai natação (Foto: Reuters)
Cielo cumprimenta Fratus após a prova: a dobradinha de semifinal não se repetiu (Foto: Reuters)
 
No pódio, ele segurou firme a briga contra o choro. Levantou os dois braços, sorrindo, e recebeu a medalha de Coaracy Nunes, presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. Cumprimentou Bernard e Dotto antes de dar um grande suspiro para ouvir o hino. Ainda na introdução, olhou para os dois lados e deu um tchauzinho para alguém na arquibancada. Cantou a parte final do hino com um sorriso no rosto e os olhos cheios d’água. Ao deixar o pódio, ainda imitou os olhos puxados dos chineses, mostrando que estava em casa.

Final - 50m livre

Tempos
1. Cesar Cielo (BRA) 21s52
2. Luca Dotto (ITA) 21s90
3. Alain Bernard (FRA) 21s92
4. Nathan Adrian (EUA) 21s93
5. Bruno Fratus (BRA) 21s96
6. Krisztian Takacs (HUN) 21s99
7. George Bovell (TRI) 22s04
8. Gideon Louw (RSA) 22s11

Supremacia no tiro curto
É a terceira vez seguida que Cielo vence os 50m livre nas grandes competições. Conquistou o ouro em Pequim-2008, Roma-2009, e agora Xangai-2011. Para completar, é o dono do recorde mundial da prova, com 20s91, na piscina do Clube Pinheiros, em São Paulo, em dezembro de 2009, pouco antes da proibição dos supermaiôs.

O bicampeão admitiu que a ausência de Fred Bousquet, eliminado na semifinal, facilitou sua tarefa neste sábado. Ele estava preocupado com o tempo de Bruno Fratus, o melhor da semi. O jovem de 22 anos, que nadou novamente com a bermuda emprestada por Cielo, após ver a sua rasgada na sexta-feira, não conseguiu repetir a performance na decisão, mas saiu satisfeito com a experiência e não vê a hora de cair na piscina de novo nas Olimpíadas de, em 2012.

- O tempo que fiz ontem dava para ter ficado em segundo. Mas valeu a experiência, é meu primeiro Mundial. No ano que vem, nas Olimpíadas, as coisas vão ser mais simples de lidar. Quero nadar de novo esta prova. Talvez tenha pesado um pouco o fato de estar na raia 4. Eu precisava que a bermuda rasgasse de novo – brincou Fratus.

Cesar cielo luca dotto alain bernard pódio mundial de natação 50m livre (Foto: Agência Reuters)Dotto, Cielo e Bernard: mais uma vez, o brasileiro está no alto do pódio nos 50m livre (Foto: Agência Reuters)
 
É a quarta medalha de ouro do Brasil em Xangai. Ana Marcela Cunha abriu os trabalhos vencendo a maratona aquática de 25m; o próprio Cielo bateu em primeiro nos 50m borboleta; e Felipe França faturou o ouro nos 50m peito. A vitória de Cesar neste sábado é a primeira "olímpica" do país, já que as outras três provas não fazem parte do programa dos Jogos.

----------------------------------------------------------------------------------
_________________________________________________

Brasil decepciona na estreia e fica apenas no empate com o Egito

ESPORTES -- Mundial sub 20 -- -- Notícias



por ESPN.com.br com Agência Gazeta Press
 
 
*-\\o//-\\o//-* A seleção brasileira decepcionou e ficou apenas no empate com o Egito, por 1 a 1, nesta sexta-feira à noite, em sua estreia no Mundial sub-20, na Colômbia. O lateral Danilo, do Santos, balançou a rede para o Brasil, mas falhou no gol egípcio de Gaber, no duelo na cidade de Barranquilla.

O Brasil encarou o rival mais forte da chave e, apostando em seu 'futebol operário', não conseguiu vencer. Com bons valores e bem montado taticamente, o time africano não se abateu com o gol sofrido e reagiu. Os dois times ainda tentaram, mas o gramado molhado e as defesas bem postadas evitaram um placar mais movimentado.

Com a igualdade, as quatro equipes do Grupo E ficam empatadas com um ponto na classificação, já que Áustria e Panamá ficaram no 0 a 0 nesta sexta.

Na próxima rodada, segunda-feira, os comandados do técnico Ney Franco encaram a Áustria, às 22h (de Brasília), também em Barranquilla. Já o Egito pega o Panamá, no mesmo local, às 19h.

O brasileiro Oscar tenta passar pela marcação do egípcio Aly Fathyy
O brasileiro Oscar tenta passar pela marcação do egípcio Aly Fathyy
Crédito da imagem: Efe
 
 
O Jogo
O Egito começou bem a partida, dando trabalho para o Brasil principalmente pelo lado direito da defesa canarinho. Em pelo menos duas oportunidades, Salah chegou bem, mas foi mal na hora da finalização. Mas foi justamente do lateral direito brasileiro que veio o gol inaugural.

Em cobrança de escanteio, aos 11 minutos, Philippe Coutinho alçou a bola na cabeça do santista Danilo, que testou firme, para o chão, sem chances para o goleiro El Shenawi. Engana-se, porém, quem pensa que os africanos sentiram o gol.

Cinco minutos depois, Hamdy perdeu grande chance. O meio-campista apareceu de surpresa na área da seleção e bateu firme. Gabriel, atento, fez boa defesa e afastou o lance de perigo. Logo depois, Salah voltou a dar trabalho, mas, para variar, pecou na finalização.

E não tardou muito para o gol egípcio sair. Após jogada pela direita, Danilo furou na hora de cortar o cruzamento e a bola sobrou limpa para Gaber. O atacante dominou e bateu rasteiro. Gabriel quase defendeu, mas a bola passou embaixo do goleiro brasileiro e balançou a rede, aos 26 minutos.

Após o empate, o jogo caiu de intensidade. Os dois times passaram a se estudar mais, e até o intervalo apenas mais duas chances apareceram, ambas com Oscar. Na primeira, ele cruzou fechado e quase enganou El Shenawi. Na segunda, ele bateu cruzado e a bola passou raspando a trave direita.

Na etapa final, Ney Franco colocou Negueba no lugar de Alan Patrick, tentando dar mais profundidade ao ataque da seleção. A mudança, porém, não mudou muito o panorama da partida, que seguiu sem grandes lances.

O Brasil até chegou a marcar, com Willian José, aos 11 minutos, mas Negueba, que cruzou para o centroavante são-paulino, estava impedido. Aos 25, já impaciente com a pouca produção ofensiva, o treinador tirou o volante Casemiro e colocou o meia Dudu.

Um minuto depois, Negueba quase balançou a rede. Ele aproveitou sobra da defesa e bateu. A bola desviou e quase enganou o goleiro egípcio, que só olhou. Na resposta, o Egito ameaçou em duas bolas cruzadas na área, mas Gabriel, seguro, saiu bem do gol nos dois lances.

Ainda antes do fim, um lance assustou a todos os presentes. Após jogada de Negueba, Henrique dividiu com El Shenawi e acabou acertando o rosto do goleiro adversário. O arqueiro ficou no chão e, desacordado, causou preocupação no departamento médico. Porém, antes de ser substituído, o egípcio já se mexia e dava sinais de que o episódio não havia sido tão grave.

Os brasileiros ainda tentaram, outra vez com Henrique e, no fim, com Negueba, mas não conseguiram tirar a igualdade do marcador.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
FICHA TÉCNICA:
 
BRASIL 1 x 1 EGITO

Local:
Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla (Colômbia).
Data: 29 de julho de 2011, sexta-feira
Horário: 23 horas (de Brasília)
Árbitro: Cuneyt Cakir (Turquia)
Assistentes: Tarik Ongun e Bahattin Duran (ambos turcos)
Cartões Amarelos: Juan e Danilo (Brasil); El Neny, Gaber, Hegazi e Hamdy (Egito)
Gols: BRASIL; Danilo, aos 11 minutos do primeiro tempo
EGITO: Gaber, aos 26 minutos do primeiro tempo

BRASIL: Gabriel; Danilo, Juan, Bruno Uvini e Gabriel Silva; Casemiro (Dudu), Fernando, Alan Patrick (Negueba), Philippe Coutinho e Oscar; Willian José (Henrique)
Técnico: Ney Franco

EGITO: El Shenawi (Awwad); Fatah, Talfik e Hegazi; Ibrahim (Gomaa), Sobhy, El Neny, Fathy e Salah (Nabil); Gaber e Hamdy
Técnico: Diaa El Sayed 
 
===================================================

Aberta a temporada de contratos para Copa do Mundo de 2014

 

 -\\o//-


Oportunidades


ECONOMIA  & NEGÓCIOS


-- Carolina Dall'Olio, do Estadão PME --

 
||**=+=**|| Preparativos para os jogos e o fluxo de turistas no País renderão R$ 142,39 bilhões.

O sorteio das chaves das Eliminatórias da Copa do Mundo, que acontece neste sábado (30) no Rio de Janeiro, abre o calendário de eventos oficiais do torneio do Brasil. Daqui até julho de 2014, os preparativos para receber os jogos e o fluxo de turistas no País renderão à economia brasileira R$ 142,39 bilhões. A estimativa faz parte de um estudo realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), a pedido do Sebrae, para tentar dimensionar os ganhos que pequenas empresas podem ter com a Copa.

Marcos de Paula/AE
Marcos de Paula/AE
 
Obras no estádio do Maracanã para a Copa do Mundo
O levantamento, realizado em duas etapas, mapeou na primeira fase as oportunidades de negócios que podem surgir para empresas da construção civil, tecnologia da informação, turismo e produção associada ao turismo. As receitas podem ser geradas por contratos com governos, comitê organizador, patrocinadores do evento e, é claro, com o atendimento aos turistas. 

“Na construção civil, vamos ter oportunidades na obras de infraestrutura e de transportes, como aeroportos e metrôs. No setor de turismo, atividades como artesanato e gastronomia vão ter destaque. E os serviços de telefonia e internet vão ser muito requisitados na área de tecnologia da informação”, enumera Luiz Barreto, presidente do Sebrae. “Para concretizar os negócios, entretanto, as pequenas terão de se ser competitivas e atender as exigências dispostas nos contratos.”

Segundo o estudo da FGV, um dos principais requisitos a serem cumpridos por fornecedores que quiserem abocanhar contratos da Copa é apresentar uma documentação completa, atualizada e regularizada.  Além disso, ter uma gestão profissional e adotar práticas de sustentabilidade são fatores importantes, que podem ser considerados critérios eliminatórios ou classificatórios, a depender do contratante.
Também foram mapeadas as principais dificuldades a serem enfrentadas pelas pequenas empresas na disputa por contratos da Copa.

 Nos setores de tecnologia da informação e construção civil, por exemplo, muitas empresas estrangeiras já têm parcerias com grandes fornecedores nacionais – o que impede a entrada de outras empresas nessas negociações. “Quando as atividades a serem executadas são muito complexas, do ponto de vista técnico, a participação de micro e pequenas empresas também pode ser dificultada”, indica o estudo.

Mas há o outro lado da moeda. As pequenas empresas têm, por exemplo, algumas vantagens em relação às demais nas licitações do governo. Para contratos de até R$ 80 mil, elas possuem exclusividade de venda. Há outros contratos de maior valor que também podem exigir a subcontratação de MPEs, desde que o percentual máximo do trabalho a ser subcontratado não exceda a 30% do total. 

Participar dessas licitações e de outros grandes contratos requer preparo, em especial nos quesitos mais burocráticos. Mas pode valer a pena. “A Copa possibilita o desenvolvimento empresarial” e outros “benefícios de longo prazo”, diz o estudo. Ao trabalhar para grandes empresas, para o governo ou para turistas estrangeiros, a pequena empresa vai se deparar com clientes muito exigentes e criteriosos. “E o aumento do grau de exigência força um maior preparo das MPEs, profissionalizando-as”, ressalta o estudo.


====================******************************===================