Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de junho de 2015

Vendas do comércio recuam 0,4% em abril, diz IBGE

Gipope - Mercado & Solutions®.
NOTÍCIAS & INFORMAÇÕES.
Brasil -.:.- Economia & Mercados - Recessão & Crises - Inflação & Juros - }{ Estatística & Números }{

Em relação a abril de 2014, queda foi de 3,5%, pior para o mês desde 2003.
Na comparação mensal, é o terceiro mês consecutivo de resultado negativo.

\\.=.|$|.__________=.=.=________ ____________________________________________=.=.=___________.|$|.=.//
.|%|__=========================......================......============================___|%|.
\\.=.|$|._____  ____=.=.=__________ _______________________   __________________=.=.=___________.|$|.=.//

Cristiane Caoli e Marta Cavallini Do G1, no Rio e em São Paulo
16/06/2015 09h00 - Atualizado em 16/06/2015 10h58
Postado às 21h45
]:[ -.-**.*.** -*- **.*.**-.- ]:[
]:[ -.-**.*.** -*- **.*.**-.- ]:[

As vendas do comércio varejista brasileiro seguem em queda. Em abril, na comparação com março, o indicador recuou 0,4%, segundo dados divulgados nesta terça-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Na comparação mensal, é o terceiro mês consecutivo de resultado negativo.
Em relação a abril de 2014, a queda foi de 3,5%, pior resultado para o mês desde 2003, quando o recuo foi de 3,7%.
Comércio vai abrir na quinta-feira, feriado estadual de São Jorge (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos)
Varejo tem o pior abril desde 2003
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos)

Em comparação com março, também foi o pior abril desde 2003, quando a queda foi de 0,4%. No acumulado do ano, de janeiro a abril, a queda é de 1,5%.

“Claro que o comércio está passando por dificuldade. O comércio vem refletindo a dificuldade da economia, por preços que estão subindo, e a renda que está comprometida. [A queda de] 3,5% [na comparação com abril de 2014] reflete mais o resultado do comércio.

Quando coloca ampliado [varejo mais veículos, motos e peças], a queda é maior ainda por causa dos veículos que vêm em queda livre”, analisou Juliana Vasconcellos, gerente de Serviços e Comércio do IBGE.

VENDAS NO VAREJO
Na comparação com o mês anterior; em %
Created with @product.name@ @product.version@0,3-0,8-1,31,20,40,91,6-2,80,3-0,4-1-0,4mai/14jun/14jul/14ago/14set/14out/14nov/14dez/14jan/15fev/15mar/15abr/15-4-3-2-1012
Fonte: IBGE
Segundo Juliana, a última vez em que o comércio teve três quedas consecutivas foi em 2003: março, com recuo de 2,4%, abril, com -0,4%, e maio, também -0,4%.

“Abril [a queda de 3,5% em comparação com 2014] é claramente a conjuntura. A renda está caindo, o orçamento das famílias está comprometido, há restrição orçamentária muito grande, crédito está caindo”, explica a gerente do IBGE.

“Apesar de a Páscoa ter sido em abril, este ano as vendas foram concentradas em março porque foi bem no início de abril”, complementa.

A especialista do IBGE afirma que dois setores “estão sobrevivendo” ao momento de queda do comércio. “Farmácias e os setores de equipamento e informática. No comportamento deles, tem recuperação e tendência de subida”, afirma.


Atividades
Em abril, 7 das 10 atividades do estudo tiveram resultados negativos nas vendas: combustíveis e lubrificantes (-0,1%), livros, jornais, revistas e papelaria (-0,2%), material de construção (-1,2%), móveis e eletrodomésticos (-3,1%), tecidos, vestuário e calçados (-3,8%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-5,1%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-12,2%).

Por outro lado, cresceram as vendas de veículos e motos, partes e peças (4,4%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,9%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,3%).

Na comparação entre abril deste ano e do ano passado, 6 das 8 atividades do comércio varejista tiveram queda: móveis e eletrodomésticos (-16%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,3%), tecido, vestuário e calçados (-7,5%), combustíveis e lubrificantes (-2,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,6%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-9,1%).

Por outro lado, as atividades que exerceram impactos positivos na composição do resultado do varejo foram artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (6,2%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,7%).

De acordo com o IBGE, móveis e eletrodomésticos registraram o maior impacto negativo. No acumulado do ano e dos últimos 12 meses, as taxas foram de -8,9% e -3,9%, respectivamente. 

As razões seriam a retirada gradual dos incentivos, como redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) direcionados à linha branca, como refrigeradores e máquinas de lavar, redução da massa de rendimento (-3,8% sobre abril de 2014, segundo a PME) e menor ritmo de crescimento do crédito.
Veículos e material de construção

No índice do varejo ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção, em relação a abril de 2014, a queda nas vendas foi de 8,5%, no ano foi de -6,1% e em 12 meses, de -4,1%. É o quinto mês negativo consecutivo e a menor variação na comparação entre abril e igual período do ano anterior desde 2009, quando caiu 0,8%, segundo Juliana Vasconcellos.

De acordo com o IBGE, isso ocorre em função do desempenho negativo de veículos, motos, partes e peças, cujo resultado em abril foi de -19,5% na comparação com mesmo mês de 2014 (pior abril desde início da série, em 2005), de -16% no acumulando no ano e de -12,6% em 12 meses.


A renda está caindo, o orçamento das famílias está comprometido, há restrição orçamentária muito grande, crédito está caindo"
Juliana Vasconcellos, gerente de Serviços e Comércio do IBGE.

A redução das vendas no segmento foi decorrente, entre outros fatores, da gradual retirada dos incentivos via redução do IPI, do menor ritmo na oferta de crédito e da restrição orçamentária das famílias.

“O setor de veículos foi durante muito tempo um setor que o governo investiu para que o comércio ampliasse. Agora, com a distribuição do crédito e a expectativa das famílias e a incerteza do futuro e a restrição orçamentária, o consumo diminuiu bastante”, explica Juliana.

Material de construção também teve queda no volume de vendas, de -5% na comparação com abril de 2014, de -4,5% no ano e de -2,6% em 12 meses.

Regiões
Das 27 unidades da Federação, 22 tiveram queda no volume de vendas na comparação com abril de 2014, com destaque para Goiás (-11,2%); Paraíba (-11,0%); Mato Grosso (-10,5%) e Amapá (-9,2%).


Quanto às maiores participações negativas na composição da taxa do varejo, as variações foram de -3,4% em São Paulo, -3,9% no Rio de Janeiro e -2,8% em Minas Gerais.

Post.N.\6.266
.__-______________________________________________________________________________________-__.
       .<<.<<.. |||::|||        Atendimento Personalizado com recepção Vip!       |||::||| ..>>.>>.
.__-______________________________________________________________________________________-__.
Rua Décio Monte Alegre, 20 
Bairro Santa Cruz -Valente - Bahia -Brasil.
Funcionamento:das 10:30 às 00:30 
----------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------

     |||---------------________--_____________--------------------------__--------- ------------------------|||
Gipope® - Gariba's ™ // Bar & Lanches.       ._._._._._._|:|:|
|||--------------------------------------------------------_________________________________________------ ------_----------------------------------||| : =.=:=.=.|:|
.__-______________________________________________________________________________________-__.
|||::||| Celular.-:) 075 - 9830 - 7582 -.- 9989 - 9970 -.- 8299 - 8117 -.- 9163 - 9259 |||::||| *
.__-______________________________________________________________________________________-__.

Astronauta posta foto de ‘lugar mais azul do mundo’; saiba onde fica

Gipope - Logística & Opinião®.
NOTÍCIAS & INFORMAÇÕES.
Internacional -.:.- Ciências & Tecnologia - Fatos & Fotos - Natureza & Panorama - {{ Pesquisas & Projetos }}


Americano Scott Kelly, em sua segunda missão na Estação Espacial Internacional, selecionou as fotos de lugares 'mais azuis' que fotografou para sua conta no Twitter.

\\.=.|$|.__________=.=.=________ ____________________________________________=.=.=___________.|$|.=.//
.|%|__=========================......================......============================___|%|.
\\.=.|$|._____  ____=.=.=__________ _______________________   __________________=.=.=___________.|$|.=.//

Da BBC
16/06/2015 06h20 - Atualizado em 16/06/2015 11h06
Postado às 13h15m
]:[ -.-**.*.** -*- **.*.**-.- ]:[
]:[ -.-**.*.** -*- **.*.**-.- ]:[
 Foto do lago Cuo Womo, tirada a 400 quilômetros de altura (Foto: Nasa) Foto do lago Cuo Womo, tirada a 400 quilômetros de altura (Foto: Nasa)

"Esse lago no nordeste do Himalaia parece o lugar mais azul do mundo visto da Estação Espacial Internacional", escreveu o astronauta americano Scott Kelly em sua conta no Twitter.

E a foto que acompanha o comentário mostra uma massa de água em forma de coração de um azul tão brilhante que parece modificado pelo Photoshop ou outro programa de edição de imagens. 

É uma foto do lago Cuo Womo, também chamado de Co Ogma ou simplesmente lago Womo, e o astronauta não mexeu nem um pouco nela – o lugar é simplesmente assim.
 Astronauta americano se propôs a encontrar 'lugar mais azul do planeta'  (Foto: Nasa) Astronauta americano se propôs a encontrar 'lugar mais azul do planeta' (Foto: Nasa)

O lago, com o comprimento máximo de sete quilômetros e uma área de 22 quilômetros quadrados se encontra a 4.970 metros de altitude em Rikaze, uma região praticamente despovoada no Tibete.

A água dele vem do escoamento da água da chuva que escorre das montanhas ao redor.
Não chove muito naquela área (300 litros por metro quadrado), mas a temperatura fria, com uma média anual de 2 °C, ajuda na conservação da água.

E a forma como ele absorve radiações do sol é o que dá a esse lago sua cor particular.
 Costa de Fortaleza vista do espaço  (Foto: Nasa) Costa de Fortaleza vista do espaço (Foto: Nasa)

O astronauta da Nasa Scott Kelly, também engenheiro e capitão aposentado da Marinha dos Estados Unidos, é um veterano de missões espaciais.

Esse é seu terceiro 'passeio' para além da estratosfera. Em março deste ano, chegou à Estação Espacial Internacional (EEI), mas não era a primeira vez que entrava no centro de pesquisa a 400 km da Terra, que percorre a órbita terrestre a 28 mil km/h.

Já entre 26 de novembro de 2010 e 16 de março de 2011, ele havia comandado uma missão na estação, com participação da Nasa, da Agência Espacial Europeia (ESA na sigla inglesa) e das agências espaciais da Rússia, Canadá e Japão.
Dessa vez, ele se propôs a encontrar o lugar mais azul do planeta e compartilhá-lo nas redes sociais.

Revisando as imagens que colocou em sua conta do Twitter (@StationCDRKelly), não foi só em Cuo Womo que encontrou um azul tão intenso.
 Ilhas que Scott Kelly fotografou, mas não descreveu a localização  (Foto: Nasa) Ilhas que Scott Kelly fotografou, mas não descreveu a localização (Foto: Nasa)

Pela hashtag #YearInSpace, Scott Kelly compartilhou imagens de vários pontos da Terra vistos do espaço que também têm a cor azul bastante intensa, como o lago no Tibete.
Como por exemplo uma ilha que ele não identificou, sobre a qual disse: "É o azul do nosso mármore azul."
A costa de Fortaleza também aparece com azul marcante vista do espaço. Assim como o Mar da China Meridional, onde estão construindo ilhas artificiais, ou as águas que rodeiam Honolulu, no Havaí.

Mas ainda que tenha se proposto a encontrar o lugar mais azul do planeta, Scott Kelly não se limitou a essa cor.

Ele compartilha frequentemente imagens com um verde intenso, como o dos campos do sudeste asiático, um tom que, segundo ele, aparece timidamente, mas cada vez com mais frequência nos desertos.

Outra cor retratada por ele é o vermelho forte da terra, como o que predomina na África, continente "bonito e diverso", como descreveu o astronauta.

Post.N.\6.265
.__-______________________________________________________________________________________-__.
       .<<.<<.. |||::|||        Atendimento Personalizado com recepção Vip!       |||::||| ..>>.>>.
.__-______________________________________________________________________________________-__.
Rua Décio Monte Alegre, 20 
Bairro Santa Cruz -Valente - Bahia -Brasil.
Funcionamento:das 10:30 às 00:30 
----------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------

     |||---------------________--_____________--------------------------__--------- ------------------------|||
Gipope® - Gariba's ™ // Bar & Lanches.       ._._._._._._|:|:|
|||--------------------------------------------------------_________________________________________------ ------_----------------------------------||| : =.=:=.=.|:|
.__-______________________________________________________________________________________-__.
|||::||| Celular.-:) 075 - 9830 - 7582 -.- 9989 - 9970 -.- 8299 - 8117 -.- 9163 - 9259 |||::||| *
.__-______________________________________________________________________________________-__.