Total de visualizações de página

sábado, 3 de setembro de 2011

Periguete, blogar, tuitar: já no dicionário

 
Enviado por Carolina Barbosa -
 
BRASIL  -- NOTÍCIAS.
 
 
"Cultura neolinguística do mundo da web...Modismo de internautas adolescentes...as novas tendências das tribos 2.0..."






|.|*>>.<<*|.| O que era apenas gíria, agora ganhou espaço no dicionário. Lançado na 15ª edição da Bienal do Livro, o novo "Aurélio Júnior", da Editora Positivo, traz, em suas 992 páginas, o significado para o termo periguete, por exemplo. Na obra, a palavra está definida como "moça ou mulher que, não tendo namorado, demonstra interesse por qualquer um".

- A função deste manual é definir estes conceitos para os estudantes dos ensinos fundamental e médio. Sempre tem aqueles que têm vergonha de perguntar o significado de alguma palavra e, por isso, acabam procurando no dicionário.


Quando o livro esclarece que periguete é uma gíria, o aluno aprende que não é uma palavra muito adequada para se usar em uma redação, por exemplo. Ele vai saber que, em uma linguagem mais formal, vai ter que procurar um termo substituto - explicou a editora dos dicionários da Editora Positivo, Valéria Zelik.

Aluna do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Professor Daltro Santos, em Bangu, Fernanda Gomes, de 17 anos, se surpreendeu ao folhear o livro.

- Nunca imaginei que tivesse gíria no dicionário. É interessante, porque muitos jovens falam uma palavra e não sabem o significado certo - contou.

A amiga Kerollyn Lopes, também de 17 anos, aprovou o novo livro.

- Ele fala a língua do adolescente. Isto acaba incentivando a gente a ler mais o dicionário - disse ela.

Com a onda tecnológica, palavras e expressões do mundo virtual também foram acrescentadas ao dicionário. Baixar, por exemplo, significa "fazer download de arquivos, dados".


Blogar e tuitar ganharam uma versão em português para o ato de postar algo em blog ou no Twitter, respectivamente. Pen drive, ecobag, ecojoia, bullying e blu-ray disc são outros termos que fazem parte do manual, que traz ainda rubricas que indicam a área do conhecimento em que a palavra é usada, além de orientações para produção de textos, resumo gramatical, símbolos e unidades de medidas, formas de tratamento, entre outras.

O "Aurélio Júnior" custa R$ 38,50 e, por enquanto, só está à venda na feira de livros. A previsão é de que a obra chegue às livrarias no fim do mês.

==_________________....______....___________________==

Atlético-MG derrota Avaí e sai da zona de rebaixamento

03/09/2011 às 20:40
 

 

ESPORTES -- BRASILEIRÃO 2011 -- Série A

Agência Estado


 
O Atlético-MG derrotou o Avaí por 2 a 0, na noite deste sábado, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG), pela 21ª rodada do Brasileirão. E, com a segunda vitória consecutiva - tinha vencido o Atlético-PR na última rodada -, o time mineiro comprovou a sua reação, conseguindo sair da zona de rebaixamento do campeonato.

O bom resultado em Sete Lagoas levou o Atlético-MG aos 21 pontos, agora em 15º lugar, dando um pouco de tranquilidade ao trabalho do técnico Cuca. O Avaí, por sua vez, segue com os mesmos 20 pontos, depois de ver acabar a sua boa sequência de três jogos sem derrotas - duas vitórias e um empate.

O time mineiro dominou a primeira etapa do jogo, com destaque para a atuação do atacante Neto Berola. Saiu dos pés dele a jogada que resultou no primeiro gol atleticano, ao acertar um cruzamento rasteiro que o zagueiro Arlan desviou para dentro da rede, marcando contra, aos 27 minutos. 

No segundo tempo, o Avaí tentou reagir, mas a deficiência do seu ataque ficou evidente. O time catarinense não conseguia finalizar. O Atlético-MG preferiu apostar nos contra-ataques para chegar ao segundo gol, que veio aos 35 minutos, com o meia Daniel Carvalho, que estava em dia inspirado. 

Depois da vitória, bastante comemorada pela torcida atleticana, o técnico Cuca disse que a fase ruim dá sinais de que ficou definitivamente para trás. Ele destacou que o Atlético-MG jogou com personalidade neste sábado e ainda agradeceu o apoio dos torcedores na Arena do Jacaré. 
___________________________________________
FICHA TÉCNICA:

Atlético-MG 2 x 0 Avaí

Atlético-MG - Renan Ribeiro; Mancini, Réver, Leonardo Silva e Richarlyson; Pierre, Fillipe Soutto, Bernard (Triguinho) e Daniel Carvalho; Neto Berola (Guilherme) e André (Magno Alves). Técnico: Cuca.

Avaí - Felipe; Arlan, Dirceu, Gustavo Bastos e Romano; Acleisson, Diogo Orlando (Dinélson), Pedro Ken e Lincoln (Caíque); Robinho e Rafael Coelho (Cleverson). Técnico: Toninho Cecílio.
_____________________________________________________
Gols - Arlan (contra), 28 minutos do primeiro tempo; Daniel Carvalho, aos 34 minutos do segundo tempo.
Árbitro - Paulo César Oliveira (SP).
Cartões amarelos - Mancini, Diogo Orlando, Acleisson e Robinho.
Renda - Não disponível.
Público - 9.761 pagantes 
Local - Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG).
_______________________________________________________________________
 
 

Cauteloso, comércio adia encomendas

ECONOMIA & NEGÓCIOS.



Com o desaquecimento da economia, as lojas projetam movimento mais modesto no fim do ano, com alta de no máximo 5% nas vendas



03 de setembro de 2011 | 16h 12

Márcia De Chiara, de O Estado de S. Paulo


||:.:=-=:.:||SÃO PAULO - O comércio decidiu adiar as encomendas de fim de ano às indústrias e projeta um Natal moderado, com crescimento de 5% sobre o de 2010, que foi o melhor da década. Apesar de positivo, o acréscimo é bem menor que o registrado em 2009 e 2010, quando a taxa foi de dois dígitos (15%). O desempenho também está aquém da projeção inicial da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que era de 7% e foi reduzida para 5%.

A cautela do varejo se mantém mesmo após o Banco Central (BC) ter cortado na semana passada em 0,5 ponto porcentual os juros básicos, hoje em 12% ao ano. Estoques elevados nas fábricas, perda de fôlego no consumo em julho e agosto e o acirramento da crise nos Estados Unidos e na Europa aumentaram as incertezas em relação aos volumes de pedidos para o Natal.

"As lojas vão esperar até o último momento para fechar as encomendas", diz o economista da ACSP, Emílio Alfieri, relatando depoimentos feitos por varejistas em recentes reuniões.

Ele observa que, apesar de os números ainda serem positivos, houve uma forte desaceleração das vendas nos últimos dois meses. Em julho e agosto, a média de consultas para vendas à vista e a prazo cresceu 2,6% em relação a igual período de 2010. No primeiro e no segundo trimestres deste ano, as taxas anuais de crescimento tinham sido de 7,7% e 5,7%, respectivamente. "Foi uma queda forte", observa o economista.

Ele ressalta que a correlação entre as vendas no varejo e o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) é grande e que a desaceleração é o primeiro estágio da recessão. Observando esses sinais, provavelmente, diz ele, o BC decidiu cortar os juros agora para evitar que a variação do PIB seja nula ou negativa no primeiro trimestre do ano que vem.

Estoque O enfraquecimento no ritmo de vendas fez o estoque subir nas lojas e nas indústrias. No mês passado, 9,5% de 1.184 indústrias consultadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a sondagem industrial informaram que estavam com estoques excessivos. Em julho essa fatia era de 6,6% e em agosto de 2010, de 7,5%. "Esse é o maior porcentual de indústrias com estoques indesejáveis desde julho de 2009, quando esse índice era de 10,6%", afirma o responsável técnico pela pesquisa, o economista Jorge Ferreira Braga.

De 14 segmentos industriais pesquisados, 11 apresentaram elevação de estoques em agosto, quase o dobro do registrado em julho, quando seis segmentos tinham tido alta de estoques. Entre os mais estocados, estão a indústria automobilística, com 23,4% das montadoras com volume excessivo de produtos, vestuário e calçados (16,5%), têxtil (16,1%), produtos farmacêuticos (18,3%), alimentos (15,9%) e metalurgia (12,9%).

Braga explica que os estoques estão pesando na indústria porque a demanda doméstica por industrializados se retraiu e atingiu em agosto o nível mais baixo desde setembro de 2009. "A sondagem indica que a perspectiva de produção e de contratações entre agosto e outubro, quando as fábricas estão a todo vapor por causa do Natal, não será nada brilhante como nos últimos anos", observa Braga.

A pesquisa mostra que 36,5% das indústrias esperam aumento da produção entre agosto e outubro, ante 43,7% em 2010. Quanto às contratações, 22,6% vão admitir funcionários nesse período, ante 30,6% em agosto de 2010. É o terceiro recuo consecutivo da fatia de indústrias que vão contratar funcionários.

"Pensar na indústria em expansão neste semestre parece meio difícil", afirma o economista-chefe da MB Associados, Sergio Vale. Ele argumenta que o setor continua prejudicado pela concorrência dos importados e pela perda dinamismo nas exportações.

Mas Vale acredita que o cenário doméstico ainda será muito favorável, principalmente por conta do mercado de trabalho, com ganhos de renda e emprego em alta. "O mercado de trabalho garantirá um resultado positivo no final do ano", prevê.
_____________________----_____________________________

Santos vende Neymar para o Barcelona

 

ESPORTES  -- FUTEBOL -- NOTÍCIAS.




Presidente santista conduz negociação e gera rompimento do jogador com empresário



03 de setembro de 2011 | 18h 21
         
Luís Augusto Monaco - Jornal da Tarde
 
 
[[*#-||-#*]] SÃO PAULO - Neymar é do Barcelona. O Santos assinou contrato com o clube espanhol, que tem como Lionel Messi seu principal jogador. Pelo documento, o atacante se apresenta em janeiro de 2013. O Santos tomou frente nesta transação sem consultar o empresário do atleta, Wagner Ribeiro, e convenceu o jogador e seu pai a se juntarem a ele. Neymar agora só precisa acertar seu salário com o clube catalão.

Neymar treina em Londres com a camisa da seleção - Divulgação
Divulgação
 
Neymar treina em Londres com a camisa da seleção
O Santos vai embolsar bem mais do que os 45 milhões de euros (R$ 104,8 milhões) estipulados na multa rescisória. O Santos, por meio de seu presidente, Luís Álvaro, conduziu toda a negociação com os dirigentes do Barcelona, que estiveram no Brasil somente para isso. O valor negociado é de 60 milhões de euros (R$ 139,8 milhões).

E como não bastasse a inveja provocada pelas seguidas conquistas do Barcelona na Europa, a diretoria do Real Madrid também tomou chapéu e terá de engolir a humilhação de ter sido passada para trás pelo maior rival. O craque santista, cuja chegada ao Santiago Bernabéu em 2012 era dada como certa, vai se juntar a Messi e companhia no Camp Nou.

Quem também se valeu indiretamente do negócio assinado pelo Santos foi a Nike, parceira de Neymar e também do Barcelona - o Real Madrid tem acordo com a Adidas.



A reviravolta, que foi costurada pelas diretorias de Santos e Barcelona, não atingiu apenas o clube merengue. Também provocou o rompimento entre o atacante e Wagner Ribeiro, que era seu empresário há quase sete anos. Wagner, que tem bom relacionamento com o presidente Florentino Perez desde que Robinho foi para o Real em 2005, queria ver Neymar na capital da Espanha.

Além disso, ele entrou em conflito com a cúpula do Barça durante a Copa América por achar que o clube catalão estava mais interessado em torpedear a ida do garoto para o rival do que em contratá-lo. Diante do novo quadro, comunicou esta semana ao pai do garoto que era melhor cada um seguir o seu caminho. Wagner não negocia mais por Neymar.

Depois do amistoso que o Brasil disputou em Stuttgart, contra a Alemanha, em agosto, o agente e o pai de Neymar passaram alguns dias em Madri e deixaram acertado com Florentino que o jogador se incorporaria ao elenco depois da Olimpíada de Londres. Ficou acertado que Neymar receberia 5 milhões de euros pelo contrato. E ficaria com 100% do montante que entra de seus patrocinadores antigos. Para os novos patrocinadores, os valores seriam divididos em partes iguais entre ele e o clube madrilenho. No Santos, Neymar recebe salário de R$ 1,3 milhões, sendo que fica com 70% de seus patrocinadores - o Santos fica com os outros 30%.

Ocorre que o Barcelona entrou na jogada e colocou por terra tudo o que havia sido apalavrado com o empresário do jogador e o Real Madrid. Pelo acordo, o Barça também se compromete a vir ao Brasil ano que vem para enfrentar o Peixe num amistoso que fará parte das celebrações de seu centenário.

]**[ Leia a reportagem completa nas edições deste domingo do Estadão e do Jornal da Tarde.
_________________________________________________



Tempestade para 60% da produção de petróleo no Golfo do México



ECONOMIA -- NOTÍCIAS e INFORMAÇÃO.




Plantão | Publicada em 03/09/2011 às 17h57m

Reuters/Brasil Online
|||*$--$--$*||| HOUSTON (Reuters) - Sessenta por cento da produção de petróleo e mais da metade da produção de gás natural foi interrompida neste sábado nas áreas do Golfo do México reguladas pelos Estados Unidos enquanto a tempestade tropical Lee atingia a costa de Louisiana, disse o governo norte-americano.


O Escritório de Administração de Energia Oceânica dos EUA disse que 844.190 barris por dia (bpd), ou 60,3 por cento, da produção de petróleo do Golfo estava interrompida, após companhias terem retirado os trabalhadores das plataformas offshore, na sexta-feira.


Os trabalhadores começaram a retornar às plataformas neste sábado, mas a produção ainda não havia sido retomada.
Além disso, 2.896 milhões de pés cúbicos por dia da produção de gás natural, ou 54,6 por cento, foi interrompida a partir de sábado.


*-*  (Reportagem de Erwin Seba)  
........_____________________._________________________........