Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de junho de 2011

Vírus brasileiro se espalha por chat do Facebook, Twitter e Orkut

TECNOLOGIA & Games



Ladrão de senhas se conecta ao serviço de mensagens 'eBuddy'.
Com popularização, ataques irão se concentrar no Facebook, diz analista.



Altieres Rohr Especial para o G1
 

Mensagem enviada pela praga digital via Facebook para contaminar contatos da vítima (Foto: Reprodução)
Mensagem enviada pela praga digital
via Facebook para contaminar contatos
da vítima (Foto: Reprodução)
 
 
!>:<_>* Uma nova praga digital foi criada por brasileiros para se disseminar no Facebook, Twitter, Orkut e Google Talk, segundo uma descoberta da fabricante de antivírus Kaspersky Lab. Quando o vírus é executado no computador, ele baixa vários componentes, entre eles um ladrão de senhas bancárias – comum no Brasil – e também outro que rouba as senhas do usuário nas redes sociais e depois faz o login nos serviços para contaminar os contatos da vítima.

A praga é capaz de se conectar no serviço de mensagem instantânea eBuddy ou na versão “mobile” do Facebook para realizar suas atividades. O link enviado é acompanhado do texto “kkkk comedia demais, vc viu o vídeo do bebado?”. Caso o usuário clique no link, a página tentará infectar o computador por meio de um applet malicioso do Java.

Vírus no Facebook

O analista de vírus Fabio Assolini, da Kaspersky, acredita que outras pragas digitais atacando o Facebook vão aparecer. “A popularização da rede fará com que os ataques passem a ser concentrados no Facebook. Esse será o primeiro de muitos outros que virão”, afirma.

Os vírus brasileiros começaram a se espalhar pelo Orkut em 2006 e pelo MSN em 2005. Diferentemente de algumas das pragas daquela época, que enviavam os links maliciosos diretamente do navegador, este novo vírus encontrado pela Kaspersky faz questão de roubar as senhas do usuário para realizar a atividade maliciosa.

De acordo com a Kaspersky, o vírus não se espalhou muito porque o Facebook foi informado do vírus e está bloqueando as mensagens que contém o link infectado.

A carreira de Neymar em fotos

ESPORTES - - - Futebol


*:* O garoto Neymar...uma história de sucesso, contada em fotos!



PIADAS ENGRAÇADAS

 

Piadas do Dia. = 76\2011

 



O menino vidente
 
O Joãozinho chegou no pai e falou:
Pai tive um sonho q o tio vai morrer!
O pai respondeu:
Calma filho isso naum vai acontecer
No mesmo dia o tio morre
No outro dia o Joãozinho fala:
pai sonhei que o vovo vai morrer
O pai responde:
Naum filho isso naum vai acontecer!!!
Então seu vo morre no mesmo dia
O pai fala:
Que moleque filha da mae ele adivinha tudo!!
O menino chega triste no pai e fala:
pai sonhei que voce iria morrer!!
o pai fala:
naum!!!
Ao ir trabalhar o pai fica com muito medo de morrer, chega no fim do dia e ele naum morre, chega em casa tranquilo e ve sua mulher chorando e pergunta:
Por que voce esta chorando amor??
A mulher responde:


O LEITEIRO MORREU!!!


Loira e Joana
 
A loira tinha uma amiga, Joana...a Loira queria ligar pra ela:
(Joana):-Alô!
(Loira):-Por favor a dona Joana!
(Joana):-É a mesma!


(Loira):-Oi dona Mesma.Quero falar com a Joana!


Mineiro no Deserto
 
Mineiro no Deserto
Um mineiro típico de minas gerais estava perdido no deserto há dias, sem água nem comida, então derrepente ele encontrou uma lâmpada mágica e esfregou, assim que esfregou o gênio da lÂmpada saiu e disse:
-você tem direito a três desejos, o que você vai querer?
O mineiro colocou a mão no queixo, pensou, pensou e pediu:
- Eu quero um queijo!!!!
O gênio atendeu o pedido dele prontamente e fez o queijo aparecer,depois perguntou novamente:
- Qual seu 2° desejo?
O mineiro novamente colocou a mão no queixo, pensou, pensou e pediu:
- Eu quero outro queijo!!!
O gênio mesmo estranhando fez aparecer outro queijo e novamente entregou ao mineiro e disse:
- Qual seu 3° desejo?
O mineiro novamente colocou a mão no queixo, pensou, pensou e pediu:
- Eu quero uma mulher loira bem bonita, o gênio estranhando mais ainda os pedidos do mineiro fez a mulher aparecer. E antes de voltar para sua lâmpada mágica não se segurou e perguntou ao mineiro:
- Por que você pediu 2 queijos e uma mulher loira?
O mineiro respondeu:

- Por que eu fiquei com vergonha de pedir outro queijo!!!


• Os sonhos e ideais de Jânio Quadros

CULTURA - - Literatura

 

Questões Manuscritas!...





#*/*\*# No dia 25 de agosto de 2011 completam-se 50 anos daquele que foi talvez o ato mais irresponsável da política brasileira: a renúncia do então Presidente da República Jânio Quadros após apenas 7 meses de governo, naquilo que se percebe agora fora uma tosca tentativa de golpe para aumentar seus poderes. Seu gesto inconsiderado resultou numa crise cujos efeitos modificariam profundamente a história do Brasil. De fato, sem a renúncia de Jânio, o golpe militar de 1964 poderia não ter ocorrido e a eventual volta de Juscelino Kubitschek ao poder em 1965 teria posto o Brasil em outros trilhos. Estaríamos melhor agora? Meu exercício de especulação não vai tão longe.



A carta acima é interessante e reveladora, na medida em que Jânio sempre se recusou a dar explicações para seu ato inexplicável: o máximo que fez foi evocar “forças ocultas” que o teriam obrigado a renunciar. Revelar a verdade sobre seu malogrado e quixotesco golpe seria para Jânio admitir um erro de avaliação grotesco, que resultava de uma instabilidade que a população já percebera, mas que a maioria preferia considerar apenas histriônica.
Por incrível que pareça, quase 18 anos após a renúncia, vivendo então em total ostracismo antes de sua volta à política (com a eleição para a prefeitura de São Paulo em 1985), Jânio ainda teve a surpresa de receber esta carta de um admirador americano da categoria do Dr. Ben Braude. Na verdade, Braude escrevia para quase todo mundo que tivesse qualquer notoriedade e fazia perguntas instigantes na expectativa de receber de volta uma carta com conteúdo interessante para sua coleção. Tinha mais de 80 anos, fora cirurgião e sabia redigir cartas encantadoras que tocavam seus correspondentes, a quem também muitas vezes pedia uma foto autografada. Assim o fez com Jânio, perguntando-lhe sobre a renúncia, e o ex-presidente resolveu abrir-se como nunca o fez em público com aquele correspondente que ele nunca vira:

“Sua carta gentil deixou-me verdadeiramente muito feliz. Por ser tão feio, é obvio que não guardo fotos de mim mesmo. A respeito do outro assunto, sim! Após alguns meses ficou claro para mim que era impossível ser um bom Presidente sem abrir mão de meus sonhos e ideais. Por isso, desisti (...)”

Esta carta, encontrada há pouco, quando da dispersão em leilão dos numerosos papéis do Dr. Ben, traz agora − algumas semanas antes da triste efeméride de 25 de agosto − um raro momento de estudada sinceridade por parte de um personagem que sempre evitou reconhecer o óbvio, senão o da sua própria feiúra.


Sobre o Autor:

Pedro Corrêa do Lago, nascido no Rio de Janeiro em 1958, é mestre em economia pela PUC - Rio. Interessa-se por manuscritos desde os 13 anos e formou a maior coleção brasileira particular de documentos históricos e literários.


58% já tiveram problemas com plano de saúde, diz pesquisa

BRASIL - - Estatística


[**{ Levantamento foi encomendado pelo Conselho de Medicina ao Datafolha.
ANS estabeleceu que consultas devem ser atendidas em até sete dias.



Do G1, em Brasília


!??||??! Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (21) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), realizada pelo Instituto Datafolha, aponta que 58% dos usuários dos planos de saúde vivenciaram no último ano alguma situação negativa com o atendimento das operadoras.

O levantamento foi realizado nos dias 4 e 5 de abril de 2011 e ouviu 2.061 pessoas, maiores de 16 anos, em 145 municípios. Dos entrevistados, 26% responderam que possuem atualmente plano de saúde, seja como titular ou dependente, o que resultou em uma amostra de 545 pessoas. Os dados da pesquisa, conforme o CFM, levam em conta somente o público que tem plano de saúde.

Nesta segunda (20), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão que regula os planos de saúde no Brasil, alterou as regras para consultas básicas. Em 89 dias, quando as mudanças entram em vigor, as operadoras terão que atender os beneficiários em até sete dias quando a consulta for em pediatria, clínica médica, cirurgia geral – incluindo atendimentos odontológicos -, ginecologia ou obstetrícia.

Segundo o levantamento encomendado pela CFM, as reclamações mais recorrentes envolvem fila de espera e demora no atendimento em pronto-socorros, laboratórios e clínicas (26%). Também é alvo de críticas a pouca variedade de médicos, hospitais e laboratórios (21%). 14% dos usuários relataram que precisaram recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS) por conta da negação do atendimento.

Dos entrevistados na pesquisa, 19% relataram dificuldade em marcar consulta e 18% se sentiram prejudicados com o descredenciamento do médico procurado.

Taxa extra

Conforme a pesquisa do Conselho Federal de medicina, 19% dos entrevistados afirmaram que precisaram efetuar pagamento extra para garantir a realização de consultas, exames ou outros procedimentos. Embora seja praticada por médicos, o conselho afirma que a cobrança adicional sempre foi proibida.

No começo de maio, a Secretaria de Defesa Econômica do Ministério da Justiça publicou um despacho sobre a atuação dos médicos e destacou que a cobrança é proibida. Um juiz da Justiça Federal do Distrito Federal suspendeu o despacho do MJ por entender que houve “abuso de poder” por parte do governo ao tentar regular a relação entre médicos, pacientes e planos de saúde. Na avaliação do magistrado, o ministério não tem competência patra atuar nesta área.

Uso do plano

Os dados mostram que, entre os entrevistados, oito em cada 10 pessoas que têm plano de saúde procuraram assistência pelo plano no último ano. A maioria (75%) usou para consulta médica, 32% para pronto-atendimento e 15% usaram para internação hospitalar.

Conforme dados do Conselho Federal de Medicina, em todo o país 45,5 milhões de pessoas têm planos ou seguros de saúde.

COPA AMÉRICA 2.011

ESPORTES - - Futebol  ---- Copa América

     

    Grupo A

    CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
    1
    Argentina
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    2
    Bolívia
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    3
    Colômbia
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    4
    Costa Rica
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    • Sex 01/07/2011 - 21h45 Ciudad de la Plata
      Argentina
      ARG
      BOL
      Bolívia
    • Sab 02/07/2011 - 15h30 San Salvador de Jujuy
      Colômbia
      COL
      CRC
      Costa Rica

    Grupo B

    CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
    1
    Brasil
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    2
    Equador
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    3
    Paraguai
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    4
    Venezuela
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    • Dom 03/07/2011 - 16h00 Ciudad de la Plata
      Brasil
      BRA
      VEN
      Venezuela
    • Dom 03/07/2011 - 18h30 Santa Fé
      Paraguai
      PAR
      EQU
      Equador

    Grupo C

    CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
    1
    Chile
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    2
    México
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    3
    Peru
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    4
    Uruguai
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    • Seg 04/07/2011 - 19h15 San Juan
      Uruguai
      URU
      PER
      Peru
    • Seg 04/07/2011 - 21h45 San Juan
      Chile
      CHI
      MEX
      México
    Classificados
    P pontos J jogos V vitórias E empates D derrotas GP gols pró GC gols contra SG saldo de gols (%) aproveitamento

    Tesouros no fim da trilha

    ECOTURÍSMO


    +**+ Rotas usadas por garimpeiros no passado hoje levam visitantes aos cenários mais fotografados da Chapada Diamantina. Comece em Lençóis - e siga até seus pés cansarem...


     
    Renata Reps / LENÇÓIS - O Estado de S.Paulo
     
     
    *==**=* Todo grande esforço requer uma proporcional dose de recompensa para valer a pena. No meio de uma trilha dura, há momentos de hesitação. Alguns titubeiam, ofegantes, considerando o que vão perder caso deem meia-volta. Outros preferem ir até o fim para não provar o arrependimento que pode ser ainda mais severo que os desafios do caminho. De qualquer forma, o ponto final provavelmente não trará muitas palavras à boca. A falta delas e o olhar vidrado, maravilhado com a magnitude da natureza, costumam ser a reação derradeira. Pelo menos quando o destino é a Chapada Diamantina.

    Nos 152 mil hectares do Parque Nacional da Chapada e em seus arredores, delimitados pelas cidades de Lençóis - principal ponto de partida para as atrações -, Andaraí, Palmeiras, Mucugê e Itaeté, não faltam boas surpresas. Caso do Poço Encantado, que ficou 40 meses fechado pelo Ibama para adaptações ambientais. Reaberto em março, faz o visitante gastar um bom tempo parado e em silêncio antes de entender onde terminam as rochas e começa a água, de um azul de doer os olhos. Para ver o fenômeno, a melhor época é de abril a setembro, quando a gruta recebe mais raios de sol.




    Ter preparo físico ajuda - mas não é preciso ser um atleta. Que o diga a servidora social Marta Balotin, de 58 anos. Apaixonada por ecoturismo, ela conheceu os montes, cachoeiras e grutas da chapada baiana em maio, e ainda pretende visitar o Jalapão (TO) e a Chapada dos Veadeiros (GO) este ano. "Viajo sozinha ou com alguma amiga, compro todos os passeios com antecedência e, quando chego, só preciso preparar a mochila e dormir cedo para manter o pique", diz.

    A motivação para vencer a preguiça vem do meio do mato, mais precisamente, do coração da Bahia. Plantas raras, quedas d’água cinematográficas e espeleotemas milenares. Tudo o que você precisa para chegar até eles é um tênis impermeável. E, claro, muita disposição.

    Silêncio e escuridão

    Há 206 cavernas e grutas catalogadas na região da Chapada Diamantina, mas apenas cinco estão abertas a visitação. Uma delas é a Gruta Lapa Doce, no município de Iraquara. A formação geológica tem mais de 21 quilômetros de extensão catalogados, mas apenas 900 metros podem ser percorridos. Na entrada, grandes gameleiras verde-água recebem os visitantes, que precisam ser liderados por guias (R$ 10 por pessoa se o grupo tiver pelo menos três integrantes) devidamente equipados com lanternas. Os espeleotemas por vezes imitam formas vivas, como o seio de uma mulher ou o corpo de um leão. Esculturas construídas pela natureza durante milhares de anos: um centímetro das estalactites (que surgem do teto) e estalagmites (que começam no chão) leva até 40 anos para se formar. Por isso, a movimentação dentro da gruta deve ser feita com cuidado. Além das pedras, observe os cristais de calcita, que brilham forte quando encontram o feixe de luz artificial.

    Toboágua natural

    O Ribeirão do Meio é um ótimo começo para suas aventuras na Chapada Diamantina. A cerca de 4 quilômetros do centro de Lençóis, tem uma trilha leve e plana que pode ser feita em uma tarde - inclusive a cavalo. Seguindo o Rio Ribeirão por cerca de 40 minutos, chega-se a um tobogã de 30 metros de comprimento, que faz um ângulo de 45 graus com o rio. Vá adiante e suba pelas beiradas até a metade da queda d’água. A partir daí, é pura diversão: como a correnteza não é forte, você vai poder escorregar no toboágua natural com tranquilidade. E, logicamente, vai querer descer de novo. Se estiver com disposição, continue seguindo o curso do Rio Ribeirão por mais meia hora, até a piscina do Ribeirão de Baixo. Lá, recarregue a bateria para a caminhada de volta.

    Por trás da cascata

    O Rio Mucugezinho passa a poucos metros do quilômetro 225 da BR-242. Na beira da estrada, uma lojinha com souvenirs pode reservar os objetos a serem buscados na volta. A trilha de pedras na beira do rio segue fácil até o Poço do Pato, e quem preferir ficar por ali pode almoçar comida regional no bar Dona Pata. Os aventureiros continuam: a corredeira marca que falta apenas um quilômetro até o Poço do Diabo. A descida íngreme tortura um pouco quando vira subida, na volta. E a passagem por trás da queda d’água de 22 metros de altura é de arrancar a roupa do corpo. Emoção garantida.

    Rumo ao ícone

    Para chegar até a Cachoeira da Fumaça é preciso persistência. São 400 metros de subida dura e, depois, seis quilômetros no meio da mata antes de atingir o mirante. Neste passeio, não há banho de cachoeira ou rio. Pelo contrário: a temperatura em cima do morro, na encosta da Serra Larga, exige um casaco. O percurso na trilha que, até 2002 servia para a passagem de gado, é acompanhado de neblina, leve garoa e muitas poças de lama. As adversidades dão um certo desânimo, mas é inacreditável como tudo desaparece ao avistar a Cachoeira da Fumaça, com 380 metros de altura. Para enxergá-la é preciso deitar de bruços na pedra. E, assim, você entende a razão do nome da famosa cascata: a água evapora antes de chegar ao chão.

    A principal parada

    Diz a lenda que um velho escravo namorava escondido a filha de um grande garimpeiro na região da Serra do Sincorá, a principal da Chapada Diamantina. Quando o senhor descobriu, foi à caça do servo, que, em fuga, escalou um grande morro e pulou de lá de guarda-chuva, o que lhe garantiu um pouso seguro. O nome do escravo seria Pai Inácio - e o monte homônimo é o principal símbolo da Chapada. Todo turista precisa conhecer o topo, alcançado após uma subida moderada. A vegetação de campo rupestre, com grandes buracos nas rochas em zigue-zague, parece o chão de outro planeta. Por lá, plantas como bromélias, orquídeas e xique-xiques enfeitam a paisagem. E a vista é de tirar o fôlego - ou o que resta dele. Aberto das 9 às 17 horas, cada condutor leva um grupo de no máximo dez pessoas.

    Como chegar: SP- Salvador-SP: desde R$ 333 na TAM (tam.com.br); R$ 400 na Webjet (www.webjet.com.br); R$ 415 na Avianca (avianca.com.br); R$ 454 na Azul (voeazul.com.br) e R$ 581 na Gol (voegol.com.br). De lá até Lençóis, ida e volta por R$ 433 na Trip (voetrip.com.br) ou R$ 108 de ônibus na Real Expresso (www.realexpresso.com.br)

    Nasa divulga imagens em infra-vermelho, que não são vistas a olho nu, coletadas por telescópio.

    CIÊNCIA E SAÚDE


    \*/*/\* Imagens feitas por telescópio em órbita do sol revelam detalhes do espaço...




    Da BBC
     

    A galáxia Girassol, também conhecida como Messier 63. (Foto: Nasa / JPL-Caltech)
    A galáxia Girassol, também conhecida como
    Messier 63. (Foto: Nasa / JPL-Caltech)
     
    !!*#=#*!! Desde que foi lançado, em 2003, o Telescópio Espacial Spitzer, da agência espacial americana (Nasa), tem registrado belas imagens do espaço. Em órbita ao redor do sol, o telescópio de US$ 800 milhões tem instrumentos que coletam radiação infra-vermelha emitida por nebulosas, estrelas e galáxias.

    Entre as mais recentes imagens captadas pelo Spitzer e divulgadas pela Nasa está a da nebulosa do "anel esmeralda".
    O brilho verde do anel em torno da nebulosa RCW 120, localizada a 4,3 mil anos-luz da Terra, não pode ser visto pelo olho humano, mas representa a luz infravermelha vinda de minúsculos grãos de poeira chamados hidrocarbonetos aromáticos policíclicos.

    Em outra imagem feita pelo Spitzer, é possível ver detalhes de um berçário de estrelas localizado dentro da constelação de Órion. Uma montagem feita com informações coletadas pelo telescópio Spitzer e pelo Galaxy Evolution Explorer também revelou três exemplos de colisões entre galáxias.

    Nebulosa é mostrada em diferentes cores, visíveis ou resultado da interpretação da informação colhida em infravermelho pelo Telescópio Espacial Spitzer. (Foto: Nasa / JPL-Caltech)Nebulosa é mostrada em diferentes cores, visíveis ou resultado da interpretação da informação colhida em infravermelho pelo Telescópio Espacial Spitzer. (Foto: Nasa / JPL-Caltech)
     
     
    Inicialmente, esperava-se que o Spitzer operasse por apenas 30 meses, já que seus instrumentos precisavam ser resfriados por hélio líquido e os cientistas acreditavam que a substância acabaria em 2006.

    Na verdade, o hélio do telescópio durou até maio de 2009, quando a maior parte de seus instrumentos teve de ser desligada. Uma câmera, no entanto, continua a operar e a registrar o universo em infravermelho.

    Imagem mostra a Nebulosa de Órion. (Foto: Nasa / JPL-Caltech / Universidade de Toledo )Berçário de estrelas na constelação de Órion. (Foto: Nasa / JPL-Caltech / Universidade de Toledo )
     

    Inverno será frio e seco em parte do país; estação começa hoje

    COTIDIANO
     

    ESTAÇÃO DO INVERNO COMEÇA HOJE...
     

    DE SÃO PAULO


    *||//:\\||* O inverno, que começa nesta terça-feira, deve trazer dias frios e com poucas chuvas, ocorrências de neblina e nevoeiro e baixa umidade relativa do ar para quem vive nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e em parte da região Nordeste.

    Em São Paulo, os efeitos já começam no primeiro dia da estação. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, a previsão para esta terça é de umidade do ar em torno de 35% e temperatura entre os 13ºC e os 26ºC.

    As temperaturas no inverno deste ano devem ficar dentro do padrão para a estação no Estado de São Paulo, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O instituto afirma que o período deve ser marcado por forte variação de temperaturas, com períodos de frio intenso seguidos de ondas de calor.

    Na capital paulista, o mês de julho deve ser o mais frio, com mínima de 11,6ºC e máxima de 22,1ºC, seguido por agosto e setembro, de acordo com a série histórica.

    A ocorrência de geadas é mais provável até agosto, especialmente na Serra da Mantiqueira (Campos do Jordão e região) e no sul do Estado, além das regiões serradas dos demais Estados do Sudeste e do Sul do país.

    TEMPO SECO

    O mês de julho deve ser mais seco da estação, especialmente nas regiões norte e nordeste do Estado de São Paulo. Em agosto e setembro, a previsão é de chuva um pouco acima do normal, com possibilidades de precipitação bastante acima da média em agosto, diz o Inmet. As chuvas de inverno são provocadas quase sempre pela passagem de frentes frias.

    Com um volume menor de chuvas e a atuação de massas de ar seco, o inverno deve registrar baixos índices de umidade relativa do ar, especialmente no interior do Estado e no período da tarde, podendo chegar a valores abaixo de 30%.

    Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de alerta máximo. Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios.

    O tempo seco atinge também os demais Estados da região Sudeste, a região Sul e o Centro-Oeste do país.

    O CGE destaca uma outra característica do inverno: a ocorrência de inversões térmicas, que causam neblina e nevoeiro. 'Essa condição de tempo é extremamente prejudicial ao tráfego aéreo, causando interrupções em pousos e decolagens. Também reduz a visibilidade nas estradas, elevando o potencial para acidentes automobilísticos', afirma Adilson Nazário, técnico em meteorologia do órgão.

    PELO BRASIL

    A região Sul do país deve ter as mais baixas temperaturas do inverno, podendo chegar a 7ºC negativos, de acordo com o Inmet. Podem haver ocorrências de neve em algumas áreas.

    Além do Sudeste, o Sul também deve ter fortes neblinas e nevoeiros, dificultando o transporte aéreo e rodoviário.

    No Centro-Oeste, as temperaturas devem cair principalmente no início da estação, chegando a 10ºC. A região deve sofrer bastante com o tempo seco e pode registrar umidade relativa do ar de 10%, segundo o meteorologista Manoel Rangel, do Inmet em Brasília.

    A baixa umidade do ar prejudica a saúde e aumenta o potencial para incêndios.

    No Nordeste, o inverno também causa queda nas temperaturas --especialmente na região serrana-- e tempo seco na região entre interior do Maranhão, interior do Piauí e parte da Bahia. Na maior parte do Estado, porém, a estação é de chuva.

    O Norte do país é a região menos afetada pela estação. Deve haver queda de temperatura no sul da região. O extremo norte, porém, continua chuvoso e com temperaturas altas.