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quarta-feira, 27 de julho de 2011

Descoberta pode mudar história das aves

CIÊNCIA



Archaeopteryx era considerado o primeiro ancestral até a descoberta da Xiaotingia zhengi
 
 

Xiaotingia zhengi (foto) derrubou o mito da Archaeopteryx como primeiro ancestral das aves Foto: Nature/AFP
 
 

][#+||+#][ O Archaeopteryx foi considerado durante 150 anos como o primeiro ancestral das aves, mas na realidade não era mais que um simples dinossauro com aspecto de pássaro, segundo estudo que se volta, agora, para um parente seu, semelhante a um frango, encontrado recentemente na China.

Desde que foi descoberto o primeiro espécime de Archaeopteryx, na Baviera, em 1861, a maioria dos especialistas em evolução consideravam esse dinossauro com penas a forma de pássaro primária mais antiga.

Na árvore filogenética, que traça os graus de parentesco das espécies, com toda a lógica o haviam colocado na base do ramo das aves primitivas que culmina com os pássaros atuais.

No decorrer do tempo, alguns cientistas começaram a alimentar dúvidas, uma vez que algumas das características típicas das aves primitivas que o Archaeopteryx apresentava (penas, esporão, garras com três dedos) também podiam ser observadas em outros dinossauros terrestres.

Mas, ante a falta de provas formais, o antepassado prosseguia imperturbável em seu posto de primeiro ancestral.

Foi, então, que o professor Xing Xu, renomado especialista em paleontologia da Academia de Ciências chinesa, interessou-se por um fóssil banal de dinossauro com penas, de apenas 800 gramas, descoberto na província de Liaoning.

A nova espécie, batizada Xiaotingia zhengi, é muito próxima ao Archaeopteryx, mas sua morfologia deixa-o mais vinculado, sem dúvida a um ramo paralelo dos dinossauros com penas, os "Deinonicossauros", explicaram os cientistas chineses em estudo publicado nesta quarta-feira na revista Nature.

O Xiaotingia zhengi derrubou o Archaeopteryx, que foi parar na base de um ramo paralelo dos "Deinonicossauros", quando o professor Xu e sua equipe introduziram as características do novo fóssil no computador, permitindo construir a árvore filogenética.

"Em outras palavras, o Archaeopteryx deixou de ser um pássaro", resumiu o biólogo americano Lawrence Witmer, em um comentário anexo.
Embora o professor Xu se mantenha prudente e destaque que atualmente só dispõe de poucos dados para apoiar sua nova "hipótese filogenética", este resultado não faz mais que confirmar as presunções surgidas nos últimos anos, na medida em que se descobriam novos fósseis.

"Talvez chegue a hora de aceitar a ideia de que o Archaeopteryx era apenas um pequeno dinossauro carnívoro com penas como os outros, que passeava durante o Jurássico", entre 145 e 200 milhões de anos atrás, estimou Laurence Witmer.

O primeiro espécime de Archaeopteryx foi descoberto menos de dois anos depois de Darwin publicar "A Origem das Espécies".

Com suas características de meio réptil e meio ave, este dinossauro ilustra a evolução, influindo na maneira de trabalhar dos cientistas, destacou o biólogo.

"Centenas de publicações baseiam-se no Archaeopteryx para formular e avaliar hipóteses sobre as aves", admitiu Witmer.

Qual seria, então, o ancestral comum dos pássaros?

Segundo análise do professor Xu, teria que buscá-lo entre o Epidexipteryx, o Jeholornis e o Sapeornis.
Todas essas espécies foram descobertas há muito pouco tempo e constituem, portanto, um "novo território, até para os especialistas", informou Lawrence Witmer.

Brasil tem serviço de telefonia mais caro




NOTÍCIAS  --- TELEFONIA MÓVEL E FIXA



*$$-+-$$* O Brasil possui um dos serviços telefônicos mais caros do mundo. Além da concentração que impede a concorrência no setor, os impostos pesam na conta paga pelo consumidor. Outro problema - no caso da telefonia fixa - é a cobrança da assinatura básica - mesmo para quem não faz nenhuma ligação.

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Novo sistema Windows Phone 'Mango' é mostrado em celular no Japão

 

TECNOLOGIA  &  MÍDIA





O Globo
  
  
Celular da Fujitso Toshiba com Windows Phone Mango. Foto: AFP $*<<..>>*$ RIO - Foi revelado nesta quarta-feira, em Tóquio, o primeiro smartphone com o novo sistema operacional Windows Phone 7.5, chamado de "Mango". A plataforma é a mais recente esperança da Microsoft para tentar sair da lanterna no concorrido mercado de mobilidade, atualmente dominado por Google e Apple.

O celular mostrado é o IS12T, da Fujitsu Toshiba, o primeiro modelo japonês com sistema operacional Microsoft. O aparelho tem tela de 3,7 polegadas, câmera de 13.2 megapixels e 32GB de capacidade. Seu processador é Qualcomm MSM8655, de 1GHz. O dispositivo também é à prova d'água. Seu lançamento no mercado japonês está previsto para setembro.

TESTAMOS: Windows Phone 7 é um bom concorrente de Android e iOS, mas tem pontos a melhorar

Em post publicado na terça-feira, o chefe da divisão Windows Phone, Terry Myerson, informou que a nova versão do sistema operacional já está disponível para os fabricantes de celulares e operadoras de telefonia móvel. Nessa etapa, a indústria pode fazer alterações e adaptações no software para ajustá-lo aos seus aparelhos, o que significa que o "Mango" está bem próximo de chegar às mãos dos consumidores.

A Microsoft anunciou o "Mango" no final de maio . À época, afirmou que o novo sistema abarcaria 500 novos recursos. Entre eles está o primeiro fruto da compra do Skype pela Microsoft: o "Mango" já virá com o programa de comunicação on-line (inclusive com versão em português brasileiro). O sistema como um todo, aliás, será também traduzido para a língua do Brasil, exceto a função de navegação por voz.

Haverá também uma versão do Internet Explorer 9 como navegador para celulares com suporte a HTML 5. Quanto às redes sociais, o software terá feeds do Twitter e LinkedIn integrados a cartões de contato, verificações automatizadas de Facebook.

Ossada humana é encontrada em pacote dos Correios no Ceará

Susto

 

CIDADES -- NOTÍCIAS


Funeral via correios!... Se esta moda pegar!



O Globo
 

[=:]{*+*}[:=] SÃO PAULO - Um pacote despachado pelos Correios, no Rio de Janeiro, para o município de Viçosa do Ceará, no Ceará, continha uma encomenda inusitada: uma ossada humana. Além dos ossos, havia uma ordem de exumação emitida pela Prefeitura do Rio de Janeiro. A Polícia Civil fez contato com o remetente que informou que a ossada era de uma pessoa que morava no Rio de Janeiro, mas cuja família morava no Ceará.

Segundo o remetente contou à polícia, foi a própria família que solicitou que os restos mortais do parente fossem enviados ao Ceará. Sem saber que os Correios não realizam transporte de restos mortais, o amigo da família postou a carga. Como não passou por raio-x no Rio de Janeiro, a encomenda seguiu viagem. Só não chegou ao destino por uma ironia do destino.

O caminhão dos Correios que transportava os restos mortais, além de outras encomendas, foi assaltado no Ceará. Os bandidos levaram vários pacotes, mas deixaram alguns para trás. O veículo foi encontrado e as encomendas largadas pelos ladrões passaram por um equipamento de raio-x. Entre elas, estava o pacote com a ossada.

Segundo a polícia, como foi constatado que o remetente não sabia que os Correios não transportavam restos mortais, o caso não foi tratado como um crime e o homem não será processado.
A ossada foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) e a família foi buscar os restos mortais. Segundo a assessoria de comunicação dos Correios, o transporte de restos mortais deve ser sempre realizado por empresas funerárias.

Após erro em máquina, empresa se inspira em ilha para criar marca

 

ECONOMIA  &  NEGÓCIOS




Da ilha de Phuket, na Tailândia, veio inspiração para as meias Puket.
Nomes curtos e fáceis de lembrar também são indicados por especialistas.




Gabriela Gasparin Do G1, em São Paulo
                   

Ficha como escolher o nome da empresa (Foto: Editoria de Arte/G1)

#=||.-.||=# Foi da paradisíaca ilha de Phuket, na Tailândia, que veio a inspiração para o nome das coloridas meias Puket, criadas há 23 anos em São Paulo pelos irmãos e sócios Adolfo e Cláudio Bobrow. Hoje presente em 5 mil pontos de venda e com 92 franquias de lojas em todo o país, não dá para imaginar que a marca, contudo, foi decidida às pressas em dois dias, após um equipamento chegar errado e mudar o rumo da companhia, que havia sido planejada para a fabricação apenas de meias infantis, com o nome 'João e Aninha' e o logotipo de uma joaninha.

(Para ajudar futuros empreendedores, o G1 publica, ao longo desta semana, uma série com 5 etapas para abrir uma empresa.)

Em 1988, para colocar a ideia inicial em prática, os empresários esperavam apenas a chegada da máquina de confecção das meias para crianças, encomendada da Itália, para iniciar a produção. Quando o equipamento chegou, contudo, ambos levaram uma surpresa ao verem que o fornecedor enviara, por engano, uma máquina para fabricação de meias para adultos.

“Mandaram uma [máquina] que só fazia diâmetro grosso, tinha que fazer meia soquete para mulher (...). Não dava para mandar a máquina de volta, ia ser uma burocracia enorme e a gente tinha contas a pagar”, revela Cláudio.

Com o equipamento errado em mãos, os dois optaram por fazer um novo plano de ação e resolveram apostar em meias femininas para adultos, diz o empresário. O nome, contudo, precisou mudar. “Meu irmão tinha acabado de estar na ilha de Phuket, que é super linda, tem um astral legal (...), passa toda a energia positiva da marca. Foi um pouco da sorte do acaso”, afirma.

O caso de sucesso das meias Puket revela o quanto ter uma “inspiração” pode ajudar na hora de escolher o nome da empresa. A dica de especialistas é que a palavra seja, de preferência, curta e fácil de ser lembrada pelos clientes.

Posicionamento

Para José Roberto Martins, da Global Brands, o principal antes de estabelecer o nome é definir o posicionamento da empresa e quais espaços de mercado ela irá preencher. “O que ajuda muito na escolha é focar os benefícios”, diz.


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Solte a criatividade

Posicionamento da empresa (Foto: Editoria de Arte/G1)
Posicionamento da empresa O nome deve refletir o conceito, a "alma do negócio". Ele pode ser inspirado nos benefícios ofertados pela empresa ou em seu diferencial frente aos concorrentes, ou seja, transmite a razão de ser do negócio, seu posicionamento no mercado
Grafia e pronúncia (Foto: Editoria de Arte/G1)
Grafia e pronúncia É preciso ter em mente qual é o público alvo e pensar em palavras de fácil absorção pelos clientes. Tanto a grafia quanto a pronúncia devem ser de fácil entendimento e memorização
Simplicidade (Foto: Editoria de Arte/G1)
Simplicidade Palavras curtas e objetivas são mais fáceis de serem lembradas. O mercado possui cada vez mais opções e dificilmente nomes complicados serão lembrados se o negócio não for de fato bom e revolucionário. Um exemplo é o nome Coca-Cola que, apesar de ser amplamente conhecido, é usualmente chamado pelos consumidores de Coca ou Coke
Modismos (Foto: Editoria de Arte/G1)
Sem modismos É preciso tomar cuidado com modismos "datados", que remetem a uma época e podem não evoluir com a marca no decorrer dos anos. Exemplos vulneráveis citados são sufixos ou prefixos como “tec", "tel", "digi"
Foco nos negócios (Foto: Editoria de Arte/G1)
Foco no negócio De nada adianta um bom nome se o produto ou serviço não for equivalente. Apesar de tudo, o que determina as chances de sucesso de um nome, na verdade, é o quanto a oferta é diferenciada e melhor que as alternativas existentes
logotipo (Foto: Editoria de Arte/G1)
Logotipo A construção de uma imagem a ser usada com o nome é indicada para a definição da marca. O logotipo pode ajudar o consumidor a fixar ainda mais o nome da empresa
durabilidade (Foto: Editoria de Arte/G1)
Durabilidade O nome e logotipo não são definitivos e, por isso, podem ser mudado ao longo dos anos, conforme muda também o posicionamento e andamento dos negócios. Se a empresa crescer, por exemplo, é possível fazer estudos e aprimoramentos para melhorar cada vez mais a marca
registro (Foto: Editoria de Arte/G1)
     
Registro Nome e marca da empresa precisam ser registrados. Há dois tipos de nomes: o que identifica a pessoa jurídica, que deve registrado nas juntas comerciais, e o que identifica a marca, que deve ser registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Nos dois casos, é preciso fazer uma pesquisa para saber o nome está disponível ou se alguma outra empresa já não o registrou. Ter um nome igual ou parecido com o de outra empresa pode gerar problemas judiciais e o possível cancelamento da marca

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O consultor Adir Ribeiro, da Praxis Education, reforça a dica. “O nome tem que ser consequência do conceito de negócio, a razão de ser da empresa. Deve espelhar esse posicionamento, afirma. É o caso da Puket, como revela Cláudio Bobrow, ao explicar que o nome da ilha paradisíaca veio a calhar com a ideia da marca, de produtos alegres e coloridos.

A grafia e pronúncia das palavras também devem ser levadas em consideração e avaliadas de acordo com o público alvo, diz o consultor Ribeiro. Também foi o que fizeram os sócios da Puket, que optaram por tirar o ‘h’ entre o ‘p’ e o ‘u’ para simplificar o nome.



Outra dica de Martins é que a palavra seja curta, até mesmo para que os clientes possam memorizá-la com facilidade. “Nomes curtos são tendência, pois os consumidores têm cada vez mais ofertas de marcas em todas as categorias de produtos e serviços. Ninguém vai se dar ao trabalho de memorizar nomes compridos ou complicados se não se tratar de uma oferta realmente revolucionária, explica.

O especialista da Global Brands alerta, ainda, que é preciso tomar cuidado com modismos "datados". Exemplos vulneráveis citados por ele são sufixos ou prefixos como “tec", "tel", "digi". “Tudo muda e a marca deve evoluir”, diz.

Planejamento

Martins lembra, contudo, que de nada adianta um bom nome se o produto ou serviço não for equivalente. “O que determina o tamanho do nome e as suas chances de sucesso, na verdade, é o quanto a oferta é diferenciada e melhor que as alternativas existentes. O nome Coca-Cola existe há mais de um século e as pessoas o chamam de Coca ou Coke, afirma.

O empresário não deve, ainda, ficar preocupado que o nome deverá ser eterno; pelo contrário, se necessário, é possível criar um novo nome ou até mesmo adaptá-lo. “Se a empresa muda totalmente, ou entra em uma nova frente de negócios, pode ser necessário criar um novo nome”, sugere Martins.

Registro do nome e da marca


 
De acordo com Martins, a criação de um nome “invariavelmente leva à criação de um logotipo”. Ambos constituirão uma marca que precisa ser registrada para ser considerada um ativo (intangível) da empresa.

Isabel Ribeiro, assessora da superintendência do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae-BA), alerta, contudo, que há dois tipos de nomes que devem ser registrados pelas empresas: aquele que identifica a pessoa jurídica, que deve ser feito nas juntas comerciais dos estados, e aquele que identifica a marca (muitas vezes chamado nome fantasia), que deve ser feito no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

Ninguém vai se dar ao trabalho de memorizar nomes compridos ou complicados se não se tratar de uma oferta revolucionária"
José Roberto Martins, da Global Brands.
 
“Uma coisa é o nome de nascimento empresarial. A outra coisa é a marca. Eu posso ter um nome completamente distinto da marca, que é como quero ser visto no mercado”, explica.

De acordo com Isabel, contudo, nos dois casos é preciso fazer uma pesquisa para saber se tanto o nome comercial quanto o nome da marca estão disponíveis ou se alguma outra empresa já não o registrou. Cláudio, da Puket, afirma que, na época, chegou a encontrar um empresário que atuava em outro segmento e trabalhava com a marca. “Uma fábrica de bolsas tinha registro da marca, mas a empresa não viu nenhum problema de a gente registrar para a categoria de vestuário”, explica.

Isabel, do Sebrae afirma, contudo, que nem todas as empresas aceitam o registro da mesma marca por outra e, muitas vezes, a questão pode ser levada à Justiça. De acordo com ela, as palavras não podem sequer ter grafias ou pronúncias muito parecidas. No caso dos logotipos, a imagem também não pode lembrar outra marca, além de não ser permitido brasões e símbolos nacionais, diz.

"A qualquer momento, uma pessoa pode acha que você está usando a marca parecida por desconhecimento ou má fé pode pedir para cancelar”, diz, levando todo o trabalho por "água abaixo".

Menino nasce com 34 dedos na Índia

 

INTERNACIONAL - - NOTÍCIAS



Akshat Saxena tem 7 dedos em cada mão e 10 em cada pé.
Nascido em Uttar Pradesh, ele tem passado por uma série de cirurgias.

 

 

Do G1, em São Paulo

*//://\\:\\* Um menino indiano Akshat Saxena, hoje com um ano, nasceu com 7 dedos em cada mão e 10 em cada pé, totalizando 34 dedos.

Akshat é visto com o pai antes de uma operação para amputar dedos sobressalentes (Foto: Reprodução/Courier Mail)Akshat é visto com o pai antes de uma operação para amputar dedos sobressalentes (Foto: Reprodução/Courier Mail)
 
Nascido em Uttar Pradesh, no norte da Índia, a criança tem passado por uma série de cirurgias para amputar os dedos sobressalentes. Akshat nasceu sem polegares, e os médicos agora tentam reconstruir os dedos opositores usando os dígitos a mais.

A condição, conhecida como polidactilia, resulta de uma desordem genética passada dos pais para o filho, e ocorre mais comumente com apenas um dedo sobressalente em cada membro, ao lado do mindinho.

Nesta semana, o garoto foi oficializado recordista pelo Livro Guinness dos Recordes.

Segundo Amrita Saxena, mãe de Akshat, foi um amigo da família quem apontou para o possível recorde que o menino havia batido. Ao pesquisar na internet, eles descobriram que o recorde anterior era pertencente a um chinês de seis anos de idade, que possuía 15 dedos nas mãos e mais 16 nos pés.

Trem desgovernado descarrila e mata três ao invadir prédio na Polônia

 

INTERNACIONAL  --  -- NOTÍCIAS



Calçada e parede lateral de edifício ficaram destruídas após acidente.
Trem de carga saiu dos trilhos na pequena comuna polonesa de Zwierzyn.




Do G1, em São Paulo
                   
 

Um trem de carga desgovernado saiu dos trilhos e se chocou contra um edifício nesta quarta-feira (27) em Zwierzyn, na Polônia, deixando três mortos, de acordo com a mídia local. (Foto: Daniel Adamski/Reuters/Agencja Gazeta)
Um trem de carga desgovernado saiu dos trilhos e se chocou contra um edifício na noite desta terça-feira (26) em Zwierzyn, na Polônia, deixando três mortos, de acordo com a mídia local (Foto: Daniel Adamski/Reuters/Agencja Gazeta)
 
O acidente ocorreu na comuna de Zwierzyn, que fica no oeste polonês e tem menos de 5 mil habitantes (Foto: Daniel Adamski/Reuters/Agencja Gazeta)
O acidente ocorreu na comuna de Zwierzyn, que fica no oeste polonês e tem menos de 5 mil habitantes. O motivo ainda não foi esclarecido, mas as investigações iniciais apontam para falha humana (Foto: Daniel Adamski/Reuters/Agencja Gazeta)
 
 
Bombeiro empurra carrinho de mão com destroços da calçada e da parede lateral do edifício, que ficaram destruídas após o acidente (Foto: Daniel Adamski/Reuters/Agencja Gazeta)Bombeiro empurra carrinho de mão com destroços da calçada e da parede lateral do edifício, que ficaram destruídas após o acidente (Foto: Daniel Adamski/Reuters/Agencja Gazeta)
 

Beetle, o Fusca em sua melhor forma

      

AUTOMOBILISMO -- ESPORTIVOS


  

Categoria: Volkswagen

 

 TIÃO OLIVEIRA


]^*--*^^[ Berlim – Käfer, na Alemanha, Vocho, no México, Maggiolino, na Itália, Beetle, nos EUA, Fusca, no Brasil. Entre as novidades da segunda geração, o Volkswagen poderá receber o emblema com o nome pelo qual é conhecido em cada um dos mercados em que será vendido. Aqui, o hatch chegará entre o fim de 2012 e o início de 2013 com motor 2.0 16V com injeção direta de gasolina e turbo, que gera 200 cv. Depois, terá opção 8 válvulas flexível.

O carrinho produzido em Puebla, no México, está maior, mais esperto, gostoso de guiar e equipado. Ganhou 15,2 centímetros no comprimento, 2,2 cm na distância entre os eixos e 8,4 cm na largura. Por outro lado, a altura foi reduzida em 1,2 cm. O resultado é que as linhas ficaram mais esguias e próximas às do Fusca original, criado no final dos anos 30.

Com esse estica e puxa, o porta-malas também cresceu. Tem capacidade para 310 litros, ante os 209 litros do compartimento do modelo anterior.

Outras novidades na carroceria são os faróis, que podem ser bixenônio e ter LEDs, e as lanternas traseiras. As do modelo anterior, redondas, deram lugar à outras, espichadas.

Por dentro, o formato do porta luvas também remete ao carro da primeira geração. No painel não há mais o vasinho para flores, mas o acabamento ficou caprichado. Entre os novos recursos, há tela multifuncional de 6,5 polegadas sensível ao toque que comanda os sistemas de som e navegação.

Agora, o VW pode ter os mesmos dispositivos de entretenimento dos “irmãos” maiores Golf, Jetta e Passat. Na versão de topo, Sport, que marcará a volta do carrinho ao Brasil, o sistema de áudio, da marca Fender, tem entradas USB e SD, além de disco rígido com 30 Gb de capacidade de armazenamento de dados. Para outros mercados, como Europa e EUA, há ainda as opções Beetle, de entrada, e Design.

Entre os recursos do modelo estão o controle de tração e estabilidade, além de freios ABS. Há ainda airbags frontais, laterais e para as cabeças dos ocupantes dos bancos dianteiros.

Mecânica é o destaque do carrinho



Se parado o novo Fusca chama a atenção até nas ruas de Berlim, é rodando que ele revela as maiores virtudes. O destaque é o ótimo trem de força, que inclui motor 2.0 turbo e câmbio automatizado de seis marchas – o mesmo do Jetta Turbo, feito na mesma planta mexicana da Volks.

Com força de sobra para impulsionar os pouco mais de 1.300 quilos do carro, esse conjunto proporciona acelerações vigorosas. Ao pisar fundo no acelerador, o corpo é projetado para trás e o ponteiro do velocímetro sobe rapidamente. O estampido do motor nas passagens de marcha convida a acelerar.

Durante a avaliação, que incluiu trechos urbanos, estradas secundárias e rodovias sem limite de velocidade, foi possível chegar perto dos 200 km/h. Rodando acima dos 150 km/h surgiram os dois únicos pontos negativos do modelo: o ruído causado pelo vento ao passar pela carroceria e uma certa instabilidade quando o carro é atingido por ventos laterais.

Nenhum desses aspectos foi capaz de diminuir a ótima primeira impressão causada pelo carro. Resta saber como ficará seu preço no País, já que a versão anterior, bem mais simples e menos potente, era oferecida por cerca de R$ 65 mil.

*Viagem feita a convite da Volkswagen

Com números expressivos, Fifa apresenta o palco para o sorteio das eliminatórias da Copa de 2014

ESPORTES - - FUTEBOL -- COPA DO MUNDO - 2.014




O Globo
 


Palco do sorteio das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, que será realizado neste sábado na Marina da Glória - Foto: Jorge William




!-[+]-[+]-! RIO - Ainda faltam três anos para o pontapé inicial da Copa do Mundo, mas para os 203 países que sonham estar no Brasil em 2014 o Mundial terá início neste sábado, com o sorteio dos grupos das eliminatórias das seis confederações continentais, que será realizado na Marina da Glória, no Rio. E no seu primeiro evento oficial na terra da próxima Copa, a Fifa não mediu esforços - nem dinheiro - para deixar sua marca registrada: grandiosidade em todos os aspectos.

A começar pelo orçamento: R$ 30 milhões, financiados com recursos da Prefeitura do Rio e do Governo do estado. Segundo a diretoria-executiva do Comitê Organizador Local da Copa 2014, Joana Havelange, o valor foi captado pela empresa contratada para organizar o sorteio, a GEO, e o alto custo se justifica pelo tamanho das exigências da Fifa para a realização do sorteio.

- Nós contratamos a empresa, e ela foi buscar os patrocínios. Este orçamento foi feito com base nos requerimentos da Fifa - observou ela.

Os números impressionam. O palco de 740m quadrados foi dividido em três partes, para abrigar os múltiplos sorteios e os artistas que vão se apresentar durante o evento - Ivan Lins com Ana Carolina, Daniel Jobim e, por fim, Ivete Sangalo -, sem falar dos cinco telões distribuídos no fundo, nas laterais e dentro das duas estruturas semicirculares que servem de palco auxiliar.

As imagens serão geradas para cerca de 200 países, com audiência estimada entre 500 e 600 milhões de pessoas em todo o mundo. São esperados na plateia os representantes de cada país que disputará as eliminatórias, além de técnicos de 38 seleções, incluindo o espanhol Vicente del Bosque e o francês Laurent Blanc.

Duas confederações - Ásia e Concacaf - já estão realizando jogos eliminatórios para definir as últimas vagas no sorteio dos grupos. A partir da cerimônia deste sábado, serão disputados 824 jogos durante dois anos e cinco meses, que aponterão os 31 países que se juntarão ao Brasil na Copa de 2014. A corrida pelas vagas, que começou em junho de 2011, terminará apenas em novembro de 2013.

Fifa anuncia datas da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014


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Confirmado

 


ESPORTES  -- FUTEBOL - - COPA DO MUNDO 2014




Plantão | Publicada em 27/07/2011 às 10h01m

Jorge Luiz Rodrigues
 


*=*//+\\*=* RIO - A Fifa anuncia nesta quarta-feira que seus dois maiores eventos já têm datas para acontecer no Brasil. A Copa das Confederações será realizada de 15 a 30 de junho de 2013, no Brasil, como evento-teste para o maior torneio, a Copa do Mundo-2014, marcada para começar a 13 de junho e terminar em 13 de julho de 2014.



TUDO PRONTO: Fifa apresenta palco para sorteio das Eliminatórias no sábado

Também está definido que um grande concerto musical vai inaugurar o megaevento, no dia 12 de junho de 2014 - Dia dos Namorados -, celebrando a paixão pela futebol e pela vida. Este musical é considerado pela FIFA como o primeiro dia do Mundial-2014.



O anúncio oficial será feito pelo presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, e pelo secretário-geral da Fifa, o francês Jérôme Valcke, na Marina da Glória, comunicando as decisões tomadas pelo Board (Conselho) que dirige a Copa do Mundo do Brasil.



De 15 a 30 de junho de 2013, a Copa das Confederações, com oito seleções, é um evento-teste e será disputada num período de 15 dias em quatro ou cinco cidades brasileiras, escolhidas até 21 de outubro próximo pelo Comitê Executivo da Fifa.

O Brasil (país-sede), o Uruguai (atual campeão da Copa América) e a Espanha (campeã mundial) já são três das oito seleções confirmadas. Haverá também os campeões da Europa, da Ásia, da Oceania, da Concacaf e da África.

Internet 'verde' dá visibilidade a Iniciativas que instigam o cidadão a mudar não só os hábitos, mas a sociedade

 

 *>\*  Ativismo ambiental ganha a web



PLANETA - - AUTOSSUSTENTABILIDADE



         
Leandro Quintanilha - O Estado de S. Paulo
#*||=::=||*# Blogs, sites, portais, enciclopédias, redes sociais e mecanismos de busca especializados tornaram a internet um fórum sem precedentes para a divulgação e o debate de questões ambientais. É muito e não é só. Hoje, a internet também convida o usuário a agir. Na rede, o ativismo ambiental se propaga e se fortalece.

Sérgio Neves/AE
Sérgio Neves/AE
Natália Garcia, cicloativista que mantém um blog para registrar boas práticas de urbanismo

Desde fevereiro, um grupo de ambientalistas se prepara para criar a primeira escola online de ativismo ambiental de que se tem notícia, sob coordenação geral de Marcelo Marquesini, ex-integrante do Greenpeace. Um curso básico já foi formulado e será ministrado, a princípio, em São Paulo, Brasília e Manaus. Além das aulas pela internet, haverá também imersões presenciais de uma semana.

A administração financeira da escola é de responsabilidade do Instituto SincroniCidade para a Interação Social, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), e o projeto já conta com apoio de outras 13 entidades. "Nossos pilares são a cultura de paz e a sustentabilidade", resume o coordenador.

No plano internacional, uma das maiores iniciativas de ativismo na internet é a Avaaz (pronuncia-se avaz), uma organização global. Ela funciona colaborativamente em quatro continentes e 14 idiomas, mas tem sede em Nova York. Juntamente com a França, o Brasil é o país com mais membros na entidade – são mais de 1,3 milhão. O sucesso da Avaaz está relacionado à facilidade de adesão a suas campanhas. Basta se cadastrar para recebê-las por e-mail. E, para assinar uma petição, só é preciso informar seu e-mail e clicar em enviar.

A palavra avaaz significa voz ou canção em diversas línguas da Ásia, do Oriente Médio e da Europa. Para a ativista Brianna Cayo Cotter, responsável pela divulgação da ONG, só a web é capaz de mobilizar tanta gente a ponto de realmente fazer diferença.

Popularidade

"É uma ética de interdependência global", diz Brianna. "E as causas ambientais são surpreendentemente populares, no Brasil e no mundo." Recentemente, ela conta, 500 mil pessoas aderiram – em apenas 48 horas – a uma carta dirigida à presidente Dilma Rousseff contra o "esvaziamento" do Código Florestal aprovado pela Câmara dos Deputados (no total, foram mais de 700 mil signatários). "O mundo precisa que o Brasil seja um líder mundial no segmento."

O Greenpeace também aproveita bem o potencial de mobilização da internet. A organização tem site, blog e contas no Facebook, no YouTube, no Flickr, e no Twitter. "Além disso, usamos ferramentas de transmissão ao vivo de eventos e protestos", acrescenta Eduardo Santaela, coordenador de assuntos de internet da organização.

Mas como funciona? Santaela exemplifica: "Lançamos petições por e-mail, incentivamos nossos seguidores a enviarem mensagens de protesto e pedimos que o nosso conteúdo seja compartilhado", resume. Outra estratégia é apresentar suas campanhas antes para formadores de opinião – em geral, blogueiros. A entidade também incentiva debates em sites públicos e privados.

"No Brasil, não são as entidades que começaram a usar a internet, mas a rede que se desenvolveu a partir de uma exigência de articulação da sociedade civil", afirma o ativista Roberto Smeraldi, presidente da entidade Amigos da Terra, que trabalha pela proteção da Amazônia.

Antes das ferramentas hoje disponíveis, e antes mesmo da internet, Smeraldi já usava recursos pioneiros de contato eletrônico, algo rudimentares, como o emprego de caixas de som no escritório do correio de Altamira, no Pará, para viabilizar o contato com tribos indígenas.

Para o jornalista e professor Leonardo Sakamoto, a internet não é apenas um meio de divulgação e informação. É sobretudo um veículo para a articulação entre pessoas e instituições. Ele é presidente da ONG Repórter Brasil, especializada em reportagens sobre direitos humanos e meio ambiente – e gosta de compartilhá-las pelo mundo.

Criada há dez anos, a Repórter Brasil conta com dezenas de organizações parceiras e mantém trabalhos in loco em 43 cidades, de seis Estados. As reportagens, pesquisas e metodologias educacionais da ONG têm sido usadas por lideranças do poder público, do setor empresarial e da sociedade. E também como inspiração de pautas para a grande imprensa.

Vida real

Para a maioria dos ciberativistas, as mobilizações online e offline precisam de retroalimentação. "Trabalhamos com iniciativas de investigação, denúncia e confronto, que podem ser desenvolvidas no mundo virtual, mas precisam ser levadas ao plano dos acontecimentos físicos para mudar realidades", afirma Santaela, do Greenpeace.

"Não se pode ter ilusão de que engenhocas substituam a estratégia – para usá-las bem, tem de haver planejamento", frisa Smeraldi, da Amigos da Terra.

De fato, alguns eventos organizados pela internet fracassaram. Dois exemplos emblemáticos são as hashtags "#parebelomonte" e "#codigoflorestal", que, apesar da adesão no Twitter, culminaram em encontros minguados. Um protesto contra o financiamento público para a Usina de Belo Monte, no Pará, reuniu só 9 pessoas em São Paulo e 20 no Rio, onde fica a sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para Marquesini, além de partir para a prática, também é preciso exercitar formas mais efetivas de engajamento. "Gosto muito de marchas, mas sozinhas elas não mudam realidades complexas." Até o fechamento desta edição, o nome da escola de ativismo ainda não havia sido confirmado, assim como a data exata do lançamento, nos próximos dias. Mas o endereço será este aqui: www.ativismo.org.br. O primeiro curso deve ocorrer a partir de 22 de agosto. Ficou interessado? Então, veja só, tudo começa com a sua iniciativa de visitar o site para ver se já ele está funcionando.
Alô Bahia::




Bahia só executou 6,2% do orçamento do PAC
 
!#=^*^=#! A execução das principais obras estruturantes previstas para o primeiro semestre de 2011 na Bahia é realizada em ritmo lento. Dos R$ 2,04 bilhões previstos no orçamento geral da União para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), apenas R$ 127 milhões foram executados, o que representa 6,2% do total de recursos.

Os dados são do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). Das 15 obras da alçada do Ministério dos Transportes, envolvido em denúncias de corrupção, apenas quatro tiveram despesas pagas este ano.

A responsável pelo acompanhamento das obras do PAC na Bahia, a secretária da Casa Civil do Estado, Eva Chiavon, disse que prefere aguardar o balanço oficial do Ministério do Planejamento para se manifestar.

Já o deputado federal oposicionista Antônio Imbassahy (PSDB-BA) critica a baixa execução de recursos e atribui isso “à inoperância do governo federal associado ao desinteresse do Estado”.(A Tarde)
 

Mala suspeita faz estação de trem da capital da Noruega ser temporariamente esvaziada


Susto


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O GloboCom agências internacionais
 

A polícia isolou uma das entradas da principal estação de trens de Oslo - Foto: Reuters
#:*=->-=*:# OSLO - A estação central de Oslo foi esvaziada e todos os serviços de trens e ônibus foram suspensos por três horas na madrugada desta quarta-feira depois da descoberta de uma maleta suspeita. Nesta manhã, no entanto, a polícia norueguesa informou que a pasta encontrada num ônibus não apresenta perigo.

- Nada foi encontrado que tenha interesse para a polícia - disse o chefe superintendente da polícia, Tore Barstad.

Ele acrescentou que a maleta não tem nenhuma relação com a bomba e o ataque a tiros que mataram 76 pessoas na sexta-feira passada.
- Até onde sabemos não há conexão - disse Bastard.

Todas as viagens de trem e de ônibus foram canceladas e não foi permitida a entrada de ninguém na estação durante horas.

A agência de notícias norueguesa NTB informou que alguém aparentemente teria colocado uma maleta em um ônibus, que iria para o aeroporto, e depois foi embora.

Uma testemunha disse que a estação estava cercada por carros da polícia e caminhões de bombeiros, e que tinha sido isolada uma grande área do lado sul da estação, perto do Thon Opera Hotel.
Uma recepcionista do hotel informou que o hotel não tinha recebido instruções da polícia para ser esvaziado.