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segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Mascote oficial da Copa do Mundo de 2014, tatu-bola já tem nome: Fuleco


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Fuleco supera Amijubi e Zuzeco em eleição com a torcida pela internet

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25/11/2012 23h21 - Atualizado em 25/11/2012 23h40
Postado em 26 de novembro de 2012 -- às 18h18
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Revelado em setembro como mascote oficial da Copa do Mundo de 2014, o tatu-bola foi batizado neste domingo: Fuleco. O anúncio foi feito durante o "Fantástico". O nome recebeu 48% dos mais de 1,7 milhão de votos na eleição feita pela internet. Zuzeco (31%) e Amijubi (21%) eram as outras opções.

Segundo a Fifa, Fuleco significa a mistura das palavras futebol e ecologia, "dois componentes fundamentais da Copa". A entidade explicou ainda que o nome "mostra como essas duas palavras combinam perfeitamente e ainda incentivam as pessoas a ter mais cuidado com o meio ambiente".

Pela primeira vez, a Fifa decidiu batizar o mascote e a bola oficial do Mundial com a ajuda da torcida. No início de setembro, Brazuca recebeu 77,8% de 1.119.539 votos e superou Bossa Nova (14,6%) e Carnavalesca (7,6%) como substituta da Jabulani em 2014.
 Tatu-bola, mascote oficial da Copa de 2014 Brasília  (Foto: Glauber Queiroz / Portal da Copa)Vários mascotes foram colocados nas cidades-sedes para promover a votação (Foto: Glauber Queiroz)
Fuleco é fã de Ronaldo e Pelé
Mascote Copa do Mundo 2014 evento (Foto: EFE)
Segundo a Fifa, Fuleco nasceu em 2000 e é fã
de Ronaldo e Pelé (Foto: EFE)
Em seu site oficial, a Fifa criou uma página com a biografia de Fuleco. O texto conta que o tatu-bola nasceu no dia 1º de janeiro de 2000, no Nordeste, e terá 14 anos quando a Copa for disputada no Brasil. A carapaça serve para protegê-lo e tem a cor azul para representar o céu e a água do país.

Além disso, Fuleco gosta de jogar futebol e comemora seus gols com a "Dança do Tatu". De acordo com a Fifa, os ídolos do mascote são Pelé e Ronaldo Fenômeno.

Ideia do tatu-bola nasceu no Ceará
A ideia de ter o tatu-bola ("Tolypeutes tricinctus") como símbolo da Copa no Brasil surgiu no Ceará e foi apresentada apenas em fevereiro ao Ministério do Esporte e ao (COL) pela ONG Associação Caatinga, criadora do projeto.

No texto da campanha, a Associação Caatinga explica que o "Tolypeutes tricinctus" é o tipo de tatu mais ameaçado do Brasil e que a caça já o fez desaparecer de muitos estados. 

Para defender a escolha da mascote, a ONG lembrou que o nome original do tatu-bola foi dado devido à habilidade de curvar-se sobre si mesmo para se proteger quando ameaçado, ficando no formato de uma bola.

Desde a Copa de 1966, a Fifa passou a usar mascotes em Copas do Mundo. No Mundial da África do Sul, o animal escolhido para representar o país foi um leopardo de cabelo verde, batizado de Zakumi.
Mascotes Copa do Mundo  (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

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Primeiras impressões: Nissan Frontier '10 anos'


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26/11/2012 08h26 - Atualizado em 26/11/2012 10h31
Priscila Dal Poggetto Do G1, em Vinhedo (SP)
Nissan Frontier comemora 10 anos com edição especial  (Foto: Divulgação)Nissan Frontier comemora 10 anos com edição especial (Foto: Divulgação)
As dez velinhas de aniversário da Frontier “brasileira” não foram assopradas por um modelo totalmente novo para bater as concorrentes Ford Ranger, Chevrolet S10 e VW Amarok. Com os investimentos da montadora concentrados nos modelos da plataforma “V” (March e Versa) – carros com maior volume de vendas -, a boa e velha Frontier continua boa e velha. Para o aniversário não passar em branco ela oferece agora a série especial “10 Anos”, alguns retoques no visual e mais equipamentos.Concorrentes; Nissan; Frontier (Foto: G1)
As versões na edição especial são, na verdade, complementações na linha: 10 anos SV Attack 4X2 (R$ 95.990), 10 anos SV Attack 4X4 (R$ 104.190) e 10 anos SL AT 4X4 (R$ 124.990). Todas as versões são equipadas com motor turbodiesel 2.5 16V, de 163 cavalos e 41,09 kgfm de torque, no caso da 4X2, ou 190 cavalos e 45,8 kgfm, nas 4X4.

As duas SV vêm de série com direção hidráulica com ajuste de altura, ar-condicionado, rodas de liga leve aro 16’’ com novo desenho, faróis de neblina, computador de bordo, rádio MP3, SD Card, entrada auxiliar, chave presencial, alarme com telecomando, freios ABS e EBD. Já a SL traz ainda controle de estabilidade (VDC), ar-condicionado de duas zonas, conector para USB, 6 alto-falantes, câmera traseira com visualização no console central, rodas de liga leve aro 18 com novo desenho, acabamento interno cromado e piloto automático (controle de velocidade).

Visual mais simpático
Não que se percebam rapidamente as mudanças visuais da Frontier “10 anos”, mas, ao olhar com mais atenção, nota-se as lanternas com máscara negra, as rodas diferenciadas, a cor “titanium” no centro do para-choque, frisos na carroceria e a logomarca “10 anos”.

Frontier superou subida íngrime durante teste (Foto: Divulgação)
Frontier superou subida íngrime durante teste
(Foto: Divulgação)
Mas é no interior da picape que as mudanças estão nítidas, com um acabamento bem melhor em relação às versões “normais”. Somente a SL tem detalhes cromados e ar-condicionado de duas zonas, mas todas vêm com novos desenhos da direção, do painel de instrumentos e do console central. A picape ganhou mais “classe” no acabamento, mas ainda fica atrás das principais concorrentes. Pode-se dizer que ela supera a Toyota Hilux, empata com a Amarok e perde de Ranger e S10.

Barro até o teto
O G1 avaliou a convite da Nissan as duas opções com tração nas quatro rodas, sendo a SV com câmbio manual e a SL automática. O trecho foi pequeno, mas em um circuito feito especificamente para “brincadeiras” off-road em um hotel fazenda em Vinhedo, no interior de São Paulo. O objetivo era testar os novos equipamentos de segurança, assim como o comportamento da tração 4X4, por isso, não era qualquer carro que superava as irregularidades.


A primeira versão testada foi a SV, que não tem o sistema eletrônico de controle de estabilidade (VDC). Diversos obstáculos passaram pelo caminho da Frontier, entre eles, subidas extremamente íngremes, troncos de árvores (que forçam os pneus a perder contato com o solo), poças fundas de água com bastante lama, pedregulhos etc.

Por causa das pedras, a picape SV dançou um pouco, o que foi imperceptível na versão SL, mas nada que prejudicasse a condução. O mais legal desta versão, inclusive, é o câmbio manual que garante uma presença maior do motorista nas, digamos, tomadas de decisão.
Novo sistema de estabilidade na Frontier aumenta a segurança no off-road (Foto: Divulgação)
Novo sistema de estabilidade na Frontier aumenta
a segurança no off-road (Foto: Divulgação)
A tração 4X4 aguentou sozinha, sem o sistema de estabilidade, todos os pontos críticos. Com a 4X4 reduzida ligada (as mudanças na tração são feitas por um botão), naturalmente, na subida extrema foi preciso uma aceleração maior, mas nada sofrível. Já no trecho de inclinação, a picape se deparou com uma erosão profunda na saída (os chamados “facões”). Para sair da armadilha, foi preciso manobrar com a ajuda da marcha à ré para o carro voltar a ter tração.

A bordo da SL, que tem um sistema eletrônico bem complexo para “pegar a picape no colo”, o passeio off-road foi tranquilo e não reservou surpresas. Esse sistema VDC, engloba diversos equipamentos, como o TCS (ele impede que as rodas girem em falso durante arrancadas), ABLS (aplica o freio e manda tração para a roda que não está no buraco) e ESC (impede que o motorista perca o controle do carro, ele é composto por um sensor em cada roda, um no ponto central do veículo e outro na direção e freias as rodas certas no momento certo). Em outras palavras, a Frontier não atola e não perde a estabilidade.

Conclusão
O pacote especial torna a Frontier mais interessante, mas não que isso tire a necessidade de uma renovação de verdade, já que concorrentes como Amarok, S10 e Ranger têm seus principais atrativos nas novas plataformas, bem mais modernas. Mesmo assim, é uma ótima picape para quem brinca no off-road ou usa o veículo para trabalhar em zonas rurais. Ela é forte e tem bom desempenho no asfalto, o que reflete hoje em 11% de participação nas vendas de picapes no país.


Previsão para renovação, por enquanto, não há, mas 2014 seria uma boa data para a Nissan, quando terá os benefícios do novo regime automotivo com a abertura da fábrica no Rio de Janeiro. Um ano, aliás, que indica ser mais importante para a montadora do que novembro de 2002, quando as primeiras Frontier saíram da fábrica no Paraná. Tanto é que a Nissan quer ser a marca asiática mais vendida no Brasil e pretende consolidar o investimento com a chegada da marca de luxo Infiniti, confirmada no último sábado (24).
Interior da Frontier ganhou novo desenho na edição '10 Anos' (Foto: Divulgação)Interior da Frontier ganhou novo desenho na edição '10 Anos' (Foto: Divulgação)
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Fumo 'apodrece' cérebro, diz estudo britânico


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Estudo diz que cigarro e maus hábitos afetam a memória e o aprendizado.

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26/11/2012 06h03 - Atualizado em 26/11/2012 07h40
Postado às 09h10
Da BBC
Cigarro pode afetar o cérebro em longo prazo, diz estudo (Foto: BBC)
Cigarro pode afetar o cérebro em longo prazo, diz
estudo (Foto: BBC)
O cigarro "apodrece" o cérebro ao danificar a memória, o aprendizado e o raciocínio lógico, segundo um estudo feito por pesquisadores da universidade King's College London, na Inglaterra.

A pesquisa feita com 8,8 mil pessoas com mais de 50 anos mostrou que alta pressão sanguínea e estar acima do peso também afetam o cérebro, mas não na mesma medida.
Cientistas envolvidos na pesquisa afirmam que as pessoas precisam perceber que o seu estilo de vida afeta tanto a mente quanto o corpo.
A pesquisa foi publicada na revista científica "Age and Being".

Os pesquisadores investigaram o elo entre o cérebro e as probabilidades de ataque cardíaco e derrame.
Os voluntários da pesquisa -- todos com mais de 50 anos -- participaram de testes de memorização de novas palavras. Eles também eram instigados a dizer o maior número de nomes de animais em um minuto.
Os mesmos testes foram realizados após quatro anos e depois oito anos.

Os resultados mostraram que o risco de ataque cardíaco e derrame "estão associados de forma significativa com o declínio cognitivo". As pessoas com maior risco foram as que mostraram maior declínio.
Também foi identificada uma "associação consistente" entre fumo e baixos resultados no teste.

"O declínio cognitivo fica mais comum com o envelhecimento e para um número cada vez maior de pessoas interfere com o seu funcionamento diário e bem-estar", diz Alex Dregan, pesquisador que trabalhou no estudo.

"Nós identificamos uma série de fatores de risco que poderiam ser associados ao declínio cognitivo, e todos eles podem ser modificados. Nós precisamos conscientizar as pessoas para a necessidade de mudanças de estilo de vida por causa do risco de declínio cognitivo".

Para Simon Ridley, pesquisador da entidade Alzheimer's Research UK, o declínio cognitivo ao longo dos anos pode levar a doenças como demência.

Outra entidade britânica de estudo do Alzheimer -- a Alzheimer's Society -- emitiu uma nota na qual elogia o estudo da King's College London.

"Todos sabemos que cigarro, alta pressão sanguínea, altos níveis de colesterol e alto índice de massa corpórea fazem mal ao coração. Essa pesquisa acrescenta vários indícios de que isso pode fazer mal à cabeça também".

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