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segunda-feira, 9 de junho de 2025

Brasil pode perder 18% do PIB até 2050 com crise climática, diz estudo

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Relatório reforça que o custo da inação climática é muito superior ao custo da ação
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Vinícius Murad, da CNN, São Paulo - 
09/06/25 às 18:07:34 | Atualizado 09/06/25 às 18:07:34
Postado em 09 de Junho de 2.025 às 20h00m

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Brasil pode perder 18% do PIB até 2050 com crise climática, diz estudo  • BCG analysis
O Brasil está em segundo lugar na lista de regiões mais vulneráveis economicamente às mudanças climáticas, segundo projeção divulgada no relatório Landing the Economic Case for Climate Action with Decision Makers, publicado pela Universidade de Cambridge e o Boston Consulting Group (BCG), em março de 2025. A estimativa é de que o país poderá perder 18% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2050 caso a atual trajetória de aquecimento global — estimada em 3 °C até o fim do século — não seja revertida.

A projeção coloca o Brasil atrás apenas do Oriente Médio, que lidera o ranking global com perda estimada de 19% do PIB. O levantamento considerou dados do NGFS (Network for Greening the Financial System) e avaliou os impactos econômicos diretos e indiretos da elevação da temperatura média global em cada região.

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Ranking global de perdas estimadas de PIB até 2050:

  1. Oriente Médio: –19%
  2. Brasil: –18%
  3. Índia: –17%
  4. Ásia: –16%
  5. África: –16%
  6. Austrália: –15%
  7. América Latina: –14%
  8. China: –14%
  9. Estados Unidos: –10%
  10. Europa: –9%

O relatório destaca que os danos econômicos decorrem principalmente da perda de produtividade e da redução da acumulação de capital, mais do que da destruição física causada por desastres naturais. Setores como agricultura, infraestrutura e indústria serão especialmente impactados em países tropicais e emergentes.

Os autores alertam que os efeitos já são perceptíveis antes de 2050, e que as perdas econômicas tendem a se intensificar. Segundo o estudo, limitar o aquecimento global a menos de 2 °C, conforme o Acordo de Paris, pode reduzir drasticamente essas perdas — mas para isso seriam necessários investimentos significativos e urgentes em mitigação e adaptação.

O relatório reforça ainda que o custo da inação climática é muito superior ao custo de agir. A estimativa é que deixar de agir resultará em perdas de até 27% do PIB global acumulado até 2100, enquanto as ações necessárias para conter os danos custariam entre 1% e 2%.

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SUV da chinesa Changan é flagrado em Santos e sinaliza retorno da marca ao Brasil

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Uni-T tem motor 1.5 turbo de 177 cv, câmbio automatizado e design moderno com maçanetas escamoteáveis e painel digital. Não há previsão de chegada ao Brasil.
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Por André Fogaça, g1 — São Paulo

Postado em 09 de Junho de 2.025 às 19h00m

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Changan Uni-T é flagrado em Santos (SP) — Foto: Tassio Ricardo/g1
Changan Uni-T é flagrado em Santos (SP) — Foto: Tassio Ricardo/g1

Após a chegada da GAC, uma nova marca chinesa se prepara para estrear no Brasil: a Changan. Um de seus modelos, o Changan Uni-T, foi visto em testes na cidade de Santos (SP) e as imagens foram cedidas pelo leitor Tassio Ricardo.

O Changan Uni-T apresenta um design típico dos modelos chineses mais modernos. A luz de rodagem diurna (DRL) é longa e separada dos faróis, enquanto as maçanetas são escamoteáveis.

Sob o capô, o Changan Uni-T vendido na China vem equipado com um motor 1.5 turbo de 177 cv de potência e 30,5 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de dupla embreagem. O modelo é movido exclusivamente a gasolina, sem sistema híbrido.

Por dentro, o Uni-T conta com um painel digital de 12,3 polegadas e uma central multimídia de 12,8 polegadas, equipada com GPS integrado e sistema de reconhecimento de voz.

O veículo é um SUV cupê com 4,51 metros de comprimento, de dimensões semelhantes a um Chery Tiggo 7 (4,50m) ou Kia Sportage (4,52m).

Changan Uni-T

Changan Uni-T

Changan Uni-T

Changan Uni-T

Changan Uni-T

Changan Uni-T — Foto: divulgação/Changan

Changan Uni-T — Foto: divulgação/Changan

Changan Uni-T — Foto: divulgação/Changan

Changan Uni-T — Foto: divulgação/Changan
Changan Uni-T — Foto: divulgação/Changan

Quem é a Changan?

A Changan não é inédita no Brasil. A marca comercializou veículos comerciais leves entre 2006 e 2016, sob o nome de Chana Motors. Em 2011, passou a adotar o nome Changan, antes de encerrar suas atividades no país.

O retorno da marca já vinha sendo especulado no mercado, mas até o momento não há confirmação oficial da própria empresa ou de qualquer representante (como ocorre com a parceria entre Caoa e Chery).

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VÍDEO: chinesa Yadea mostra moto que anda sozinha em evento em SP

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Marca chinesa estreia no Brasil com modelos entre R$ 13 mil e R$ 28 mil. Scooter autônoma, que ainda está em fase de testes, roubou a cena no Festival Interlagos.
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Por Vinicius Montoia, g1 — São Paulo

Postado em 09 de Junho de 2.025 às 06h00m

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Yadea estreia no Brasil com moto autônoma e desafia gigantes como Honda e Yamaha
Yadea estreia no Brasil com moto autônoma e desafia gigantes como Honda e Yamaha

A Yadea, uma das maiores fabricantes de motos elétricas do mundo, apresentou na semana passada, durante o Festival Interlagos, sua primeira scooter autônoma.

O modelo ainda está em fase de testes e não há previsão de lançamento comercial. No entanto, chamou a atenção do público por sua capacidade de se locomover sozinha, mesmo sem condutor.

De acordo com executivos da marca, o protótipo já está em fase de testes em países como Tailândia, China e México.

A scooter é equipada com um sistema de giroscópio com auto balanceamento, que permite que ela permaneça em pé sozinha. Pode se mover para frente e para trás por meio de comandos enviados via aplicativo, seja pelo celular ou computador.

O sistema não serve como modo de pilotagem, apenas para pequenas manobras. De acordo com a Yadea, a tecnologia facilita o encaixe em espaços reduzidos e pode ser especialmente útil em grandes centros urbanos, como São Paulo.

Yadea autônoma, a scooter elétrica chinesa que anda sozinha — Foto: André Fogaça | g1

A Yadea não é pioneira nesse tipo de inovação. Em 2017, a Honda apresentou o conceito assistente de pilotagem, voltado à prevenção de quedas. Já em 2018, a BMW revelou sua primeira moto autônoma, com foco em segurança e controle em situações de emergência.

Mais recentemente, em 2023, a Yamaha apresentou o conceito Motoroid2, capaz de manter o equilíbrio mesmo com um piloto a bordo — algo que a scooter da Yadea ainda não é capaz de fazer.

Todos esses modelos seguem em fase de desenvolvimento.

Enquanto a scooter autônoma ainda é um conceito, outros modelos da Yadea já têm lançamento confirmado no Brasil.

Um deles é a Keeness, uma moto elétrica do tipo naked, com design agressivo e assento elevado na parte traseira. O modelo chegará ao mercado em agosto, com preço inicial de R$ 28.900.

A Keeness entrega desempenho comparável ao de uma moto a combustão de 125 cilindradas. Equipada com um motor de 11 kW, pode atingir até 100 km/h e oferece torque de 30 kgfm. A energia é fornecida por duas baterias de lítio de 72V, que garantem autonomia de até 129 km.

Yadea Keeness será vendida a partir de agosto por R$ 28.900 — Foto: Divulgação | Yadea
Yadea Keeness será vendida a partir de agosto por R$ 28.900 — Foto: Divulgação | Yadea

Entre os recursos de segurança e conectividade, estão os freios combinados (sem ABS), chave digital compartilhável, desbloqueio via aplicativo e conexão Bluetooth.

Outro modelo que será lançado é a Owin, um veículo autopropelido que não exige CNH nem emplacamento.

Com design inspirado na clássica Piaggio Vespa, a Owin será vendida por R$ 13.900 a partir do fim de junho, na primeira concessionária da marca no Brasil, localizada no bairro do Butantã, em São Paulo.

Yadea Owin será vendida a partir desse mês por R$ 13.900 — Foto: Divulgação | Yadea
Yadea Owin será vendida a partir desse mês por R$ 13.900 — Foto: Divulgação | Yadea

A Owin conta com dois modos de condução (Eco e Sport) semelhantes aos da Yamaha Neo’s. Sua bateria de 60V proporciona autonomia de até 71 km, com recarga completa em cerca de cinco horas. O modelo tem garantia de dois anos.

Escolher o Brasil como mercado de estreia desses modelos reforça nosso compromisso com soluções de mobilidade mais inteligentes, seguras e sustentáveis, afirmou He Dongsheng, diretor-geral de marketing da Yadea para a América do Sul.

A Yadea conta com uma rede global de mais de 40 mil pontos de venda e planeja inaugurar mais de 300 unidades no Brasil nos próximos três anos. Desde abril, a empresa já produz motos e acessórios na Zona Franca de Manaus.

Motos chinesas no Festival Interlagos
Motos chinesas no Festival Interlagos

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