Total de visualizações de página

domingo, 5 de junho de 2011

Estudo não afirmou que celular causa câncer, diz pesquisador

!*{}*! O que aconteceu é que a radiação dos celulares foi classificada em nível 2B em uma escala de risco que vai de 1 a 4. Além das radiações dos celulares, o cafezinho também está nessa categoria.




 
 
 
!@{}@!Pela primeira vez, cientistas dizem que celulares podem aumentar risco do aparecimento de alguns tipos de câncer para quem usa o telefone durante mais de meia hora por dia ao longo de pelo menos 10 anos.

Esta semana, a Organização Mundial da Saúde, a OMS, soltou um alerta que deixou muita gente preocupada. Haveria uma possível ligação entre o uso do celular e o surgimento de tumores no cérebro. O Fantástico ouviu os maiores especialistas do mundo para você entender o que a ciência tem a dizer sobre esse alerta e ainda preparamos um serviço completo para você usar seu telefone celular sem medo.

Estamos cercados de radiação e não podemos fugir dela. A maior fonte é o sol. Antenas de rádio, como o nome diz, emitem radiação. Assim como as de TV e de celulares. Redes de transmissão sem fio, telefones sem fio - a maioria dos aparelhos do nosso dia a dia emite algum tipo de radiação.

Esta semana, um grupo de especialistas ligados à Organização Mundial da Saúde decidiu analisar todos os estudos já feitos até agora sobre a radiação emitida pelo celular. Pela primeira vez, os cientistas dizem os celulares possam aumentar o risco do aparecimento de alguns tipos de câncer para quem usa o telefone durante mais de meia hora por dia ao longo de pelo menos 10 anos.

Um deles é o glioma, um tumor maligno no cérebro, outro é o meningioma, o câncer na membrana que envolve o cérebro e o neuroma acústico, que se forma perto do ouvido, não é maligno, mas pode causar surdez.

Há um tipo de radioatividade a ciência conhece bem: é a que vem da tecnologia nuclear. Essa radiação pode matar e certamente provoca câncer. Mas também pode ser usada para tratar câncer, a radioterapia ou para fazer exames médicos. E não é a mesma radiação dos celulares, que vem de ondas eletromagnéticas. Tomógrafos e a radioterapia usam radiação ionizante. Celulares, não-ionizante.

Entenda a diferença: a ionizante tem ondas de alta frequência que chegam até o átomo, a menor partícula na formação de todos os tecidos, e mexe na estrutura dele, provocando a formação do câncer. Já a não-ionizante é de baixa freqüência, agita os átomos, produz calor, mas não altera a matéria.

A Organização Mundial da Saúde agora quer mais estudos para compreender melhor os efeitos desses raios no corpo humano. Em Chicago, nos Estados Unidos, o repórter Flávio Fachel repercutiu o assunto com alguns dos maiores especialistas em câncer do planeta.

Para entender o significado desse estudo divulgado pela Organização Mundial de Saúde que faz alertas sobre o uso do celular, Flávio Fachel foi até Chicago, onde está acontecendo um dos congressos mais importantes do mundo que trata sobre o estudo do câncer. Trinta mil médicos e pesquisadores de vários países discutem todos os tipos de câncer que existem e suas causas. No local,ninguém deixou de usar o aparelho, como sempre, só por causa dos alertas dados pela Organização Mundial de Saúde.

Fantástico: Se alguém chegar ao consultório e perguntar: ‘Doutor, posso usar o celular?’ Qual é a resposta?
Gilberto Amorim, oncologista clínico: Pode e não vai deixar de utilizar por causa disso. A gente esse é apenas um sinal para os cientistas, mas, em termos populacionais, isso não vai mudar. A gente vai continuar utilizando os telefones, eu, os pacientes, e essa pergunta já chegou ao consultório.

O doutor David McCormick foi um dos pesquisadores que participou do estudo. Ele esclarece: em nenhum momento a pesquisa afirmou que o uso de celular causa câncer. O que aconteceu é que a radiação dos celulares foi classificada em nível 2B em uma escala de risco que vai de 1 a 4. O 4 indica nenhum risco. No nível 2B, não há evidências de perigo, mas também não dá para descartar o risco.

Além das radiações dos celulares, o cafezinho também está nessa categoria. O nível 1, onde estão o fumo e o amianto, por exemplo, é usado para substâncias que comprovadamente causam a doença.

No caso dos celulares, o doutor McCormick explica de onde vem a preocupação da OMS. Ele mostra que, ao usar o aparelho perto do ouvido, as células dessa região da cabeça recebem um bombardeio de ondas eletromagnéticas de alta frequência muito parecidas com as emitidas pelos aparelhos domésticos de microondas.

O problema, diz o doutor, é que se essa radiação realmente provoca câncer, nós ainda não temos ideia de como isso acontece.

“Eu acho que o aviso é a necessidade de que novos estudos sejam feitos e não de que esse seja um assunto encerrado. Não é uma comprovação formal, simplesmente uma ideia de que possa haver um risco aumentado, mas isso não está comprovado ainda”, pondera o médico pesquisador do Inca Daniel Herchenhorn.

Pelo menos nos próximos dez anos, os cientistas terão muito trabalho até conseguir chegar a uma conclusão sobre as consequências do uso do celular na saúde da gente.

No Brasil, o doutor Gláucio Siqueira é especialista em as ondas eletromagnéticas, explica que a quantidade de radiação dos celulares é regulada em lei e é muito baixa para causar danos. Ele levou um sensor de radioatividade para fazermos testes com vários aparelhos.

Encostando os telefones no sensor, como no ouvido, ou afastando. “Essa é a mais sensível que você possa imaginar. Se a gente andar com o celular pelo ambiente, a gente vai ver que o nível de energia é da ordem de um milésimo, dois milésimos, três milésimos. Mas se você trouxer um dos seus aparelhos colado na antena e fizer uma atualização de dados”, explica o doutor Gláucio.

Subiu para 600, 900, 1400 está variando bastante. Afastando um pouquinho, cai para 0,2.

Com outro aparelho mais simples, mesmo perto, o aparelho marcou 1. “O aparelho mais simples, que não transmite dados, transmite menos energia”, explica o doutor.

Outro telefone, quando aproxima, marca a mesma coisa, chega até 6. Agora, quando chega longe, na distância de 40 centímetros, que é a mesma distância que botar no fone de ouvido, fica praticamente nula a radiação.

Então, atenção: a maioria dos celulares vem com fone de ouvido. Use! Um estudo americano, que influenciou a decisão do painel de cientistas, mostra que o campo eletromagnético do celular aumenta a atividade elétrica do cérebro, elevando também a temperatura local.

A pesquisadora Ubirani Otero, chefe do setor de câncer ocupacional do Inca, alerta: “A radiação esquenta o cérebro. Esses efeitos térmicos já tão bem descritos. Como alguns estudos já citam: perda da memória, dificuldade de aprendizagem”.

Crianças têm o crânio mais fino, o cérebro em formação. O calor penetra mais fundo. Daí a necessidade de ter mais cuidado com elas.

Algumas precauções que podem ser tomadas, segundo os especialistas:

- Evite o uso de celulares por crianças;
- Não deixe o celular sob o travesseiro nem use como despertador. Assim seu corpo não recebe radiação durante o sono;
- Evite carregar o telefone no bolso ou pendurado no cinto: use bolsa ou mochila;

Quando puder, mande mensagens de texto. É mais barato e você usa afastando o telefone para escrever.

Lembrando que tudo isso é precaução. Até agora, o único uso de celular que certamente faz mal para a saúde é no trânsito. Dirigir falando ou mesmo lendo e escrevendo mensagem, aumenta em quatro vezes o risco de acidente.

O Papa defende a família tradicional diante de multidão na Croácia

INTERNACIONAL



400 mil pessoas se reuniram em Zagreb para ouvir o papa



Foto: Vincenzo Pinto/AFPZoomBento 16 destacou a necessidade de medidas legislativas que apoiem as famílias
Bento 16 destacou a necessidade de medidas legislativas que apoiem as famílias

Da AFP

 

^*»«*^ O papa Bento 16 pediu neste domingo aos católicos que não aceitem a desintegração da família tradicional e pediu "medidas legislativas" para ajudar a instituição em sua tarefa de "formar e educar as crianças", durante uma missa para uma multidão em Zagreb, na Croácia.

"Infelizmente, não temos mais remédio a não ser reconhecer que a secularização, que culmina com a exclusão de Deus da vida e a crescente desintegração da família, está se difundindo, em particular na Europa", disse o papa.

"Queridas famílias, tenham valor! Não se rendam ante a mentalidade secularizadora que lhes propõe viver juntos para preparar o casamento, ou inclusive para substituí-lo!", afirmou para a multidão, que segundo o Vaticano chegou a 400.000 pessoas.

O papa também pediu aos fiéis a afirmação de que "a vida humana é inviolável, desde a concepção até a morte natural, e que a família baseada no matrimônio tem um valor insubstituível".

Bento 16 destacou "a necessidade de medidas legislativas que apoiem as famílias na tarefa de formar e educar as crianças". "Todos sabemos muito bem que a família cristã é um sinal especial da presença e do amor de Cristo e que terá que cumprir um papel específico e insubstituível na evangelização". "A família cristã sempre foi o primeiro caminho para transmitir a fé", afirmou o Pontífice.

"Graças a Deus, muitas famílias cristãs vão tomando cada vez mais consciência de sua vocação missionária", completou. A missa aconteceu no mesmo local que a celebrada em 1994, durante a guerra dos Bálcães, por seu antecessor João Paulo II.

No segundo e último dia de sua visita à Croácia, o papa também se reunirá com os bispos croatas e rezará diante do túmulo do cardeal Alojzije Stepinac, que foi beatificado por João Paulo II em 1998, apesar de seu papel, que para alguns historiadores, foi o de cúmplice do regime croata pró-nazista dos Ustasha. Mas Bento 16 afirmou no sábado que Stepinac "defendeu os judeus, os sérvios e os ciganos perseguidos pelo regime".

Também no primeiro dia de visita, defendeu a entrada da Croácia na União Europeia (UE) e pediu aos croatas que ajudem os europeus a valorizar sua "riqueza espiritual". A conservadora Igreja Católica croata é muito influente no país, que é chamado por alguns de "Polônia do sul".

No adeus de Petkovic, Corinthians empata com Fla e vira líder

ESPORTES -- Futebol - Brasileirão | 2.011


THIAGO BRAGA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA



#*--*# Em um jogo muito disputado, Flamengo e Corinthians empataram por 1 a 1, no Engenhão, no Rio. Com o resultado, o time paulista passou a liderar o Campeonato Brasileiro.

A partida ainda marcou a a despedida dos gramados do sérvio Dejan Petkovic. Foram 172 jogos e 57 gols com a camisa rubro-negra, sendo um deles histórico, contra o Vasco na final do Campeonato Carioca de 2001, aos 43min do segundo tempo. Tento que valeu o tricampeonato carioca ai Flamengo.

Com o empate, o Corinthians chegou aos 7 pontos e passou o Palmeiras graças ao número de gols marcados. Ambos times têm a mesma pontuação e o mesmo saldo de gols (2), mas a equipe alvinegra marcou 5 gols contra 3 do rival. Os clubes paulistas, porém, ainda podem ser ultrapassados por Atlético-MG e São Paulo, que finalizam a terceira rodada na próxima quarta-feira, em Minas.




Com menos de 1min o Corinthians quase marcou. Liedson aproveitou a bola mal rebatida por Felipe, mas cabeceou mãos do arqueiro rubro-negro. Cinco minutos depois, Danilo lançou Jorge Henrique. O camisa 7 invadiu a área, mas chutou para fora.

O Flamengo conseguiu equilibrar a partida, mas esbarrava da força defensiva do Corinthians, que jogava nos erros do adversário. Depois de perder duas ótimas chances no começo do jogo, o Corinthians marca o seu gol, curiosamente, quando o Flamengo estava melhor na partida.


Mauricio Val/Divulgação
O meia Petkovic (esq.) em ação durante o seu último jogo como profissional
O meia Petkovic (esq.) em ação durante o seu último jogo como profissional


Weldinho foi até a linha de fundo e cruzou. Willian se antecipou à zaga flamenguista e chutou forte, sem chances para Felipe. Corinthians 1 a 0 Flamengo, aos 19min. O Flamengo só ameaçava nos lampejos de Petkovic ou de Ronaldinho.

Assim, o empate rubro-negro só sairia em uma jogada individual ou em uma bola parada. Aos 40min, Renato cobrou a falta por cima da barreira, no ângulo de Júlio César e empatou. No intervalo, Petkovic recebeu uma placa comemorativa e deu uma volta olímpica no Engenhão.

"Foi um jogo difícil, contra um grande time, mas estamos bem em busca dos três pontos. Obrigado à torcida que compareceu. Estou muito satisfeito com o meu rendimento físico. O resultado não foi o que queremos, mas tenho certeza que vamos virar no segundo tempo", disse o sérvio, ainda no gramado.

Na segunda etapa, o Flamengo voltou melhor. E passou a pressionar o Corinthians desde o início. Júlio César salvou em cabeçada de Renato. Liedson, com dores no joelho esquerdo, pediu para sair. Vendo que a marcação do seu time tinha enfraquecido, Tite optou por colocar o volante Edenilson no lugar do camisa 9.


Mauricio Val/Divulgação
Renato (esq.) e Danilo lutam pela bola durante o jogo disputado no Engenhão
Renato (esq.) e Danilo lutam pela bola durante o jogo disputado no Engenhão


Conseguiu diminuir o ímpeto rubro-negro, mas o problema para criar jogadas continuava. Emerson fez a sua estreia com a camisa alvinegra, mas pouco participou. O Flamengo, por sua vez, tentou até o fim o gol que lhe daria a vitória.

A melhor chance foi com Ronaldinho, que acertou a trave de Júlio César. Mas a última chance real de gol foi paulista. Leandro Castán cabeceou à queima-roupa, mas Felipe fez ótima defesa. Na próxima rodada, o Flamengo pega o Atlético-PR e o Corinthians o Fluminense.

Alemanha diz que brotos de vegetais podem estar por trás do E.coli

INTERNACIONAL  -- Saúde Pública



Reuters

 
!!&*&!! HANOVER, Alemanha - Uma autoridade alemã disse neste domingo que brotos de vegetais cultivados localmente podem ser a "mais convincente" causa do surto mortal de E.coli que matou 22 pessoas e deixou mais de 2 mil doentes em toda a Europa.
O ministro da agricultura no estado de Lower-Saxony, próximo a Hamburgo, Gert Lindemann, disse em uma coletiva de imprensa que uma empresa na região de Uelzen tinha sido fechada e os resultados dos testes eram previstos para segunda-feira.

- Havia uma trilha muito clara (para esta empresa) como a fonte da infecção - disse Lindemann em uma conferência transmitida pela N-TV. Ele pediu que os consumidores do norte da Alemanha não comam nenhum tipo de broto. - É a mais convincente(...) fonte para a doença E.coli - acrescentou.

Mais cedo, uma autoridade do governo havia afirmado à Reuters que investigadores haviam identificado brotos como a possível origem da bactéria. A autoridade disse que funcionários conseguiram rastrear precisamente as rotas de abastecimentos desses brotos.

Autoridades têm corridos para encontrar a origem do patógeno, que infectou pessoas em 12 países -sendo que todos haviam viajado para o norte da Alemanha. Muitos deles desenvolveram a Síndrome Urêmica Hemolítica (HUS), uma complicação potencialmente fatal que ataca os rins.

O tipo raro de E.coli tem a capacidade de furar a parede do intestino, onde libera toxinas, o que causa às vezes diarréia com sangue e problemas renais. Alguns pacientes necessitam de cuidados intensivos, como diálise.

Em comunicado, o ministério afirmou que os brotos de feijão da companhia foram entregues a restaurantes e empresas que prestam serviços de alimentação nos estados de Hamburgo, Schleswig-Holstein, Mecklenburg-Vorpommern, Hesse e Lower Saxony.

(Reportagem de Hans-Edzard Busemann)

EUA tem 4 casos suspeitos de contaminação por bactéria E. coli

INTERNACIONAL -- Saúde Pública

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS



+*=*+ O número de casos suspeitos envolvendo a mortífera bactéria Escherichia coli (E. coli), que deixou milhares de doentes na Europa, chegou a quatro nos Estados Unidos, segundo informou o Centro de Controle de Doenças do país neste domingo.

"Neste momento, não há relatos de quaisquer outros casos suspeitos adicionais" nos Estados Unidos, segundo disse a porta-voz do órgão, Lola Russell.

Todos os quatro pacientes visitaram a cidade de Hamburgo, na Alemanha, recentemente.

O surto raro de E. coli infectou pessoas em 12 países --e já matou 22, além de deixar mais de 2.000 doentes.

Brotos de feijão e de outros alimentos podem ser a fonte da infecção bacteriana, segundo informaram autoridades alemãs.

Não há indicações de que o fornecimento de alimentos dos EUA seja afetado pela bactéria, segundo informou o governo norte-americano.

Como medida de precaução, no entanto, o país deve aumentar a vigilância sobre alimentos frescos oriundos de locais ou áreas preocupantes. Mas as autoridades acrescentaram que a União Europeia não é uma fonte significante de produtos perecíveis para os EUA.

INFECÇÃO EM NÚMEROS

O Instituto Robert Koch (IRK) divulgou neste domingo que o número de mortes por complicações causadas pela bactéria subiu para 22 (21 na Alemanha e um na Suécia) e que os casos confirmados somam 2.200, e autoridades disseram que a fonte do surto pode estar em brotos de feijão.

Gero Breloer/Associated Press
Autoridades alemãs disseram que a fonte do surto da bactéria _Escherichia coli_ pode estar em brotos de feijão
Autoridades alemãs disseram que a fonte do surto da bactéria Escherichia coli pode estar em brotos de feijão

Mais detalhes sobre as investigações devem ser anunciados numa coletiva de imprensa na noite deste domingo. Gerth Hahne, porta-voz da secretaria de Agricultura do Estado da Baixa Saxônia, adiantou ao jornal britânico "Guardian" que um alerta seria enviado imediatamente para que as pessoas evitem comer brotos de feijão na Alemanha.

Reinhard Burger, diretor do IRK, disse que do total de infectados, 627 sofrem da síndrome hemolítico-urêmica, ou HUS e que os casos de contaminação podem subir a 2.500 --caso outras suspeitas sejam confirmadas.

Em coletiva, o ministro da Saúde alemão, Daniel Bahr, defendeu a gestão da crise e disse que Hamburgo reagiu mais rápido e de forma mais eficiente do que em outros surtos de E. coli já registrados em outros países.

A oposição, no entanto, acusa o governo e diz que a crise poderia estar sendo controlada de forma mais enérgica.

Também neste domingo especialistas disseram ao jornal "Welt am Sonntag" que a bactéria pode ter se espalhado a partir de uma unidade de biogás. Durante o processo de fermentação de biogás, frequentemente novas bactérias se desenvolvem.

"Elas se cruzam e se fundem", disse Bern Schottdorf. "Até agora não foi pesquisado o que acontece depois disso."

HOSPITAIS ALÉM DO LIMITE

Mais cedo, o ministro da Saúde disse que os hospitais da Alemanha estão tendo dificuldades para lidar com o enorme fluxo de vítimas da bactéria.

Os hospitais de Hamburgo, epicentro do surto que começou há três semanas, têm dispensado pacientes com doenças menos graves para poder atender às pessoas atingidas por uma cepa rara e extremamente tóxica da bactéria Escherichia coli (E. coli).

Marcus Brandt/Efe - 30.mai.2011
Imagem mostra zona de isolamento de hospital UKE, em Hamburgo; surto de bactéria já matou 19 pessoas na Europa
Imagem mostra zona de isolamento de hospital UKE, em Hamburgo; surto de bactéria já matou 19 pessoas na Europa

"Estamos enfrentando uma situação tensa em relação aos cuidados com os pacientes", disse Bahr ao jornal "Bild am Sonntag", no domingo. Ele acrescentou que hospitais fora de Hamburgo podem ser utilizados para compensar a "falta de leitos" na segunda maior cidade da Alemanha.

Um porta-voz do hospital Regio Clinics, o maior hospital particular do Estado de Schleswig-Holstein, que fica perto de Hamburgo, disse que a crise estava usando os recursos até o limite.

Ele disse ainda que "cirurgias para doenças não fatais estão sendo remarcadas. No entanto, parece que a situação está melhorando, já que agora temos apenas 60 pacientes que precisam ficar isolados, comparados com os 109 na sexta-feira."

GRUPOS

O Hospital Universitário de Hamburg-Eppendorf (UKE), que a Folha visitou anteontem (3), centraliza o atendimento aos casos mais graves da região.

"É uma situação que nunca confrontamos no passado", conta Jörg Debatin, diretor do UKE.
"É muito difícil fazer qualquer tipo de previsão quanto à epidemiologia. No fim de semana passado, vimos uma diminuição de infectados, só para sermos surpreendidos com um novo pico há alguns dias", afirma.


De acordo com Carolina Vila-Nova, enviada especial da Folha a Hamburgo, o hospital passou a dividir os pacientes em grupos, segundo a gravidade do quadro clínico. Dos cerca de 700 casos confirmados, o UKE acompanha entre 200 e 250.

O caso mais preocupante é o de 105 pessoas que desenvolveram a chamada síndrome hemolítico-urêmica, ou HUS, apresentando danos renais e neurológicos severos (como falência dos rins e ataques epilépticos) considerados irreversíveis.

Um terço está em unidades de tratamento intensivo e total isolamento. Respiram com a ajuda de aparelhos ou estão em coma. Um segundo grupo, com diarreia sanguínea e outras complicações, tem condições de internamento tradicionais, com diálises e transfusões.

Um terceiro grupo está em casa e tem a evolução da doença monitorada diariamente. O monitoramento é essencial: Hamburgo teve o caso trágico do paciente liberado por uma clínica e que morreu dias depois, em casa.

RESTAURANTE

O proprietário de um restaurante alemão cuja comida pode ter sido contaminada pela bactéria disse neste sábado que ficou devastado ao saber que muitos de seus clientes foram infectados.

Registrado na Europa, o surto da bactéria E. coli já causou 22 mortes até o momento.

Fabian Bimmer/Reuters
Alemanha tem o maior número de casos de contaminação pela bactéria _Escherichia coli (E. coli)_, que já matou 19 pessoas
Alemanha tem o maior número de casos de contaminação pela bactéria Escherichia coli (E. coli), que já matou 19 pessoas

"Foi como um golpe na cabeça quando eu ouvi a notícia", disse Joachim Berger em entrevista na cozinha de seu restaurante, em Lüebeck, a 60 quilômetros da cidade de Hamburgo, epicentro da doença.

"Nós fizemos todos daqui fazerem exames e tudo foi desinfetado. Eu mesmo paguei pelos exames, porque segurança é importante para os nossos clientes e funcionários", disse.

O jornal "Lübecker Nachrichten" noticiou que cientistas haviam identificado o restaurante local como um possível foco, de onde a bactéria foi transmitida após a morte de uma pessoa e o adoecimento de 17, incluindo um grupo de fiscais tributários alemães, turistas dinamarqueses e uma criança do sul da Alemanha.

"O restaurante não tem culpa nenhuma, mas é possível que a cadeia de fornecedores possa ajudar a determinar como o germe patogênico entrou em circulação", declarou o microbiólogo Werner Solbach, da Clínica Universitária de Lübeck, ao jornal.

Leitor filma momento da implosão de cervejaria no Centro do Rio

COTIDIANO

O objetivo é ampliar o Sambódromo, no Centro do Rio.
"Tinha bastante gente acompanhando", diz o leitor.



Paulo Roberto Nunes de Oliveira Internauta, Duque de Caxias, RJ

*((+-+))* Foi implodido na manhã desde domingo (5) o prédio de uma antiga fábrica de cervejaria. Eu fui lá acompanhar e gravei. Cheguei por volta das 7h30, estava programado para começar às 8h e foi na hora certa. Durou cerca de 30 segundos e logo após, os escombros começaram a ser retirados. Tinha bastante gente acompanhando. Algumas pessoas passaram mal e foram atendidas pelos bombeiros no local.

Nota da redação: com o objetivo de ampliar o Sambódromo, no Centro do Rio, foram implodidos, às 8h04 deste domingo (5), quatro prédios da antiga fábrica de uma cervejaria. Doze ruas e avenidas próximas à Marquês de Sapucaí foram interditadas às 6h30.
De acordo com a prefeitura, o Sambódromo terá novos camarotes e arquibancadas. A obra vai resgatar o projeto original de Oscar Niemeyer, que previa um equilíbrio entre os dois lados da Marquês de Sapucaí.

Além disso, a reforma atende também ao compromisso da cidade com os Jogos Olímpicos de 2016 e prevê adaptações para a realização das provas de maratona (chegada) e tiro com arco. Com a ampliação, a capacidade de público do vai aumentar de 60 mil para 77.688 pessoas.

Rosinery Mello, a fogueteira do Maracanã, sofre morte cerebral no Rio

FUTEBOL -- Notícia




por ESPN.com.br com agência Gazeta Press


[*&&*] Aos 45 anos, Rosinery Mello do Nascimento teve constatada morte cerebral neste sábado à noite após sofrer um aneurisma e não resistir a uma intervenção cirúrgica no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro. Ela ficou conhecida no mundo do futebol como a "Fogueteira do Maracanã".

Em 1989, Rosimery atirou um sinalizador no gramado durante o jogo entre Brasil e Chile, no Maracanã, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo da Itália. O objeto caiu próximo ao goleiro Roberto Rojas, que se atirou no gramado com a alegação de que havia sido atingido.

O arqueiro chileno deixou o campo do Maracanã com um corte na região do supercílio, situação que determinou o fim do jogo aos 24 minutos da etapa final, quando o Brasil vencia por 1 a 0. Depois das investigações, a verdade foi desvendada: Rojas simulou o corte com uma lâmina.

O caso trouxe uma série de suspensões aos chilenos, que não puderam disputar nem sequer as Eliminatórias de 1994. Rojas foi banido dos gramados ao lado do treinador Osvaldo Aravena e do médico Daniel Rodríguez. Mais tarde, o ex-goleiro voltou ao futebol nas funções de técnico e preparador de goleiros - trabalhou até no São Paulo. Também houve um gancho de quatro anos a outro atleta: Fernando Astengo.

Por conta do episódio, a Fogueteira do Maracanã chegou até a posar nua para uma revista masculina, no fim de 1989, mas logo caiu no esquecimento. Aos 45 anos, ela deixa três filhos. Nas próximas horas, a família deve liberar a doação dos órgãos de Rosinery,

Leitora mostra Bariloche coberta por cinzas de vulcão chileno

/*/--\\* Cidade argentina foi afetada pelo Puyehue, que entrou em erupção.
Prefeito convocou polícia e Defesa Civil para criar comitê de emergência.


Danusa Campos Internauta, San Carlos de Bariloche, Argentina
 

[Colaborativo](24055)Chuva de cinzas no lago Nahuel Huapi, em Villa La Angostura, Argentina-2 (Foto: Danusa Campos / VC no G1)
Lago Nahuel Huapi, em Bariloche, coberto pelas cinzasdo vulcão chileno Puyehue, que entrou em erupção (Foto: Danusa Campos / VC no G1)
 
 
[Colaborativo](24055)Chuva de cinzas no lago Nahuel Huapi, em Villa La Angostura, Argentina-3 (Foto: Danusa Campos / VC no G1)Prefeito da cidade na província argentina de Rio Negro convocou polícia e Defesa Civil e criou comitê de emergência (Foto: Danusa Campos / VC no G1)
 
 
[Colaborativo](24064)Fotos de Villa La Angostura. Chuva de cinzas-0 (Foto: Danusa Campos / VC no G1)Carro ficou coberto por cinzas (Foto: Danusa Campos / VC no G1)
 
 
[Colaborativo](24064)Fotos de Villa La Angostura. Chuva de cinzas-2 (Foto: Danusa Campos / VC no G1)
Pier sobre o lago Nahuel Huapi, em Bariloche, na Argentina (Foto: Danusa Campos / VC no G1)
 
 
[Colaborativo](24055)Chuva de cinzas no lago Nahuel Huapi, em Villa La Angostura, Argentina-1 (Foto: Danusa Campos / VC no G1)Piscina de hotel na cidade turística de San Carlos de Bariloche, na Argentina (Foto: Danusa Campos / VC no G1)
 

Tropas de Israel matam pelo menos 20 pessoas na fronteira com a Síria

INTERNACIONAL  -- Palestina



Publicada em 05/06/2011 às 17h33m
O Globo AP 

Tropas de Israel lançam bombas de gás contra manifestantes palestinos na fronteira com a Síria / Foto: Reuters

--#=#-- Colinas de Golã (AP) - Tropas israelenses mataram pelo menos 20 pessoas e deixaram centenas de feridos durante confronto com um grupo de manifestantes pró-palestinos que tentava atravessar a fronteira da Síria com as Colinas de Golã, no segundo surto de violência na região em menos de um mês.

O fato dos confrontos terem ocorrido no aniversário de 44 anos do fim da Guerra dos Seis Dias levou a acusações israelenses de que a Síria teria organizado o ato para desviar a atenção sobre a dura repressão a protestos da oposição em territótio sírio. Os manifestantes, que convocaram e organizaram o protesto através do Facebook, passaram por postos avançados da Síria e da ONU em seu caminho para o enfrentamento com tropas israelenses.

- O governo sírio está tentando criar uma provocação - dissse o porta-voz militar de Israel, Brigadeiro-general Yoav Mordechai. - Essa fronteira foi tranquila durante décadas, mas só agora, com toda a agitação nas cidades da Síria, há uma tentativa de chamar a atenção para a fronteira.

Grupos de direitos humanos dizem que as forças do presidente Bashar al-Assad mataram pelo menos 25 pessoas no norte da Síria no final de semana, e outros 65 militantes foram mortos no centro da cidade de Hama, na sexta-feira, quando os protestos anti-governo se espalharam por todo o país, exigindo a demissão do presidente.

Não houve comentário da Síria sobre por que os manifestantes foram autorizados a atravessar a fronteira, mas a agência estatal do país classificou o acontecimento como uma revolta espontânea dos jovens palestinos de um campo de refugiados nas proximidades.

O protesto começou por volta de 11h, com o que parecia ser várias dezenas de jovens trazidos em ônibus, e ganhou força ao longo do dia. Ao anoitecer, a multidão tinha aumentado para mais de 1.000 pessoas, que circulavam, oravam e cantavam slogans, observados à distância por tropas israeneses. O Exército reforçou suas posições, com o deslocamento de uma dúzia de veículos blindados e jipes ao longo da estrada de fronteira.

Um pequeno grupo de jovens conseguiu passar através da cerca de arame farpado e tomaram posições em uma vala no interior de uma zona tampão de 20 metros, no fim da fronteira. Soldados israelenses abriram fogo.

Como o impasse se estendeu até a noite, as forças israelenses dispararam gás lacrimogêneo para dispersar a multidão. Centenas de pessoas fugiram da região em pânico. Ao cair da noite vários manifestantes permaneciam no local, realizando rituais de oração à luz de fogueiras, indicando que o impasse continuaria.

Israel prometeu uma resposta dura depois de ser pego desprevenido nas manifestações do mês passado, quando as tropas mataram mais de uma dúzia de pessoas em confrontos ao longo das fronteiras síria e libanesa. Na Síria, centenas de manifestantes desarmados conseguiram romper a fronteira, permanecendo em território controlado por Israel durante horas.

PIADAS ENGRAÇADAS

Piadas do Dia. = 62\2011





Corno ingênuo.
 
 
 
 
Ao chegar mais cedo em casa, o marido encontrou a
mulher nua na cama prostrada, respirando ofegante.

- O que houve, querida? Você não está passando bem
- perguntou preocupado.

- Acho que é um ataque do coração... Respondeu ela.
Ao ouvir isso, o marido correu feito um louco para o
telefone para chamar um médico. Enquanto tentava
discar, o filho chegou perto dele e avisou:

- Paiê, tem um homem pelado no banheiro.
O marido foi até lá, abriu a porta e deu de cara com o
melhor amigo.

Ficou indignado:

- Pelo amor de Deus, Alfredo! Minha mulher está tendo
um enfarte e você fica por aí assustando as crianças!



Profissões 

 
Em uma escola do ensino fundamental a professora perguntava para as crianças se elas sabiam o que era o dia do trabalho e se sabiam a profissão do pai:
-joãozinho, qual a profissão do seu pai?
-Médico.
-parabens joãozinho.
-E vc pedro, qual a profissão do teu pai?
-advogado.
-parabens pedro.
No fundo da sala tinha uma criança envergonhada se escondendo da professora.
-E voce felipe? porque se esconde? qual a profissão do seu pai?
-Meu pai é traficante pela manhã, ladrão de carro a tarde e a noite gerencia uma casa de prostituição.
A professora ficou assombrada, não sabia o que fazer, só pesava no absurdo que era criar uma criança nestas condições. Ao final da aula a professora diz:
-Felipe gostaria de conversar com voce no final da aula.
Apos o toque do sinal, Felipe se aproxima da professora e ela diz:
-Felipe tudo o que voce disse sobre o seu pai é verdade?
-Não.
-Então porque vc mentiu para mim?


-É que meu pai é JOGADOR DO PALMEIRAS e eu sempre fico morrendo de vergonha dele.

O cachorro matador
 
Um sujeito carrega um caixão em direção ao cemitério, um cachorro acompanhando e uma fila de 2 Km atrás deles. Passa um curioso e pergunta: José o que aconteceu? ele responde: Comprei esse cahorro de gozação pois me disseram que ele matava sogra. E não é que ele matou mesmo! Me empresta ele?

É só entrar na fila!


Livro desaparecido 
 
Sabrina está há horas revirando em baixo de móveis, abrindo armários, pondo estante abaixo de um livro. O marido pergunta:
-Qual é o livro que você tanto procura querida?
-O título dele é "Como viver cem anos" , sabe aquele que eu comprei ontem; de capinha amarela...
E o marido:


-Ah....Eu guardei na gaveta da cômoda pra sua mãe não ler!!


A pena do genro...
 
E o delegado, para o genro da vítima:
- Eu não consigo entender como é que o senhor ao
ver um homem agredindo a sua sogra, pôde
permanecer de braços cruzados!

- Pois é, doutor! Eu até que estava com vontade
de fazer alguma coisa, mas...

- Mas, o quê?

- Achei que dois caras batendo numa velhinha
seria muita covardia!


Português educado 

 
O Português deu um peido no elevador e o cara que estava com a pessoa dentro achou ruim
-Como é que o senhor tem coragem de peidar na frente da minha esposa?
o português disse:


-Desculpe-me, não sabia que era a vez dela!!


Uma Questão de impacto!


Exposição no Museu da Casa Brasileira discute o que é ser sustentável...

 


Marina Pauliquevis - 
O Estado de S. Paulo
 
 
+//&\\+ Muito se fala em sustentabilidade, mas o que de fato podemos consumir de forma sustentável? Para o designer Christian Ullmann, nada. "Em sentido amplo, nada é sustentável hoje", afirma. E olha que o trabalho dele tem tudo a ver com o tema. Ullmann, argentino radicado no Brasil desde 1996, presta consultoria a várias comunidades carentes, ajudando a desenvolver peças para casa. "O que podemos fazer é procurar algo que tenha sido produzido com o menor impacto ambiental e maior impacto social possível", diz. 


Gilberto Jr./AE
Gilberto Jr./AE
 
A cadeira xaT foi montada com ferro e corda de poliéster
Algumas dessas peças estão no Museu da Casa Brasileira, na mostra Produtos Imperfeitos. Na coleção xaT, cadeiras e mesas são formadas por estrutura de ferro e cordas. As luminárias Casulo surgiram do trabalho com uma associação de mulheres do sertão baiano que tinham à disposição resíduos da mineração de pedras brasileiras. Em um remanescente de quilombolas a 80 km de Macapá nasceram outras luminárias, das Louceiras de Maruanum. "A técnica primitiva que já era usada por indígenas aparece em contraponto à iluminação com LED, que é o que há de mais novo no setor", ressalta Ullmann.

Ele acredita que a mostra é uma oportunidade para discutir padrões de comportamento de consumo, ao tratar de questões como reaproveitamento de materiais e mesmo sobre "o tempo das coisas". "Todos queremos algo imediato, sem pensar que tudo tem seu tempo, a sustentabilidade requer tempo. É só pensar em quanto demora para as mulheres do Amapá fazerem cada uma de suas luminárias de argila."

A exposição, aberta até 3 de julho, faz parte da Virada Sustentável, evento que discute o tema neste fim de semana em eventos culturais por toda a cidade. Entre outras mostras, no Museu de Arte Moderna, no Ibirapuera, Razão e Ambiente apresenta trabalhos pioneiros da arquitetura brasileira no uso de soluções ecológicas. No Mube, Sérgio Fabris montou a instalação Revendo o Resto com madeira descartada.







Nordeste é hoje região mais violenta do país

COTIDIANO




85% dos assassinatos em Natal envolvendo jovens estão relacionados com o crack.
 
 

#%*&*%# O Nordeste é hoje a região mais violenta do Brasil. Em dez anos, o número de assassinatos aumentou mais de setenta por cento; entre jovens de 15 a 24 anos, as estatísticas são ainda mais assustadoras: quase a metade do número de mortos entre os jovens na região teve como causa o homicídio.

Segundo estudos, Alagoas é o Estado mais violento e o que tem o menor índice de desenvolvimento humano no Brasil. Alguns lugarejos do interior e da zona metropolitana são tratados como zona de guerra e recebem o apelido de Iraque, Coreia ou Vietnã.

A arte de apreciar o silêncio

  COMPORTAMENTO


SUZANE G. FRUTUOSO


A contadora Cristina Veloso, que não conseguia se desligar na meditação: oito meses depois, diz ter aprendido a valorizar as pequenas coisas (Foto:Evelson de Freitas/AE)


"*&&*" O céu azul, o sol e o tempo friozinho, em meio a um jardim amplo de encher os olhos, faziam daquele o dia perfeito para se distanciar do estresse cotidiano. E lá foi o JT, acompanhar, em um sábado de maio, uma prática de meditação no Templo Zu Lai, espaço budista em Cotia, Região Metropolitana de São Paulo. O retiro, das 9h às 17h, incluía manter silêncio absoluto. Zero barulho. Ruídos muito ao longe. Som só o da natureza.

Para quem se animou, um aviso: focar em não pensar em nada e não abrir a boca, além de ficar imóvel em muitos momentos, não é fácil. Pode ser até frustrante, quando se percebe que o nirvana não está logo ali e a mente custa a desligar. E doloroso, já que a posição de lótus não é para quaisquer joelho e coluna despreparados.

Nada disso, porém, parece assustar uma legião de paulistanos ávidos por encontrar um caminho que os ajude a aliviar as tensões de quem vive na metrópole. “No primeiro retiro de um dia que organizamos, em abril, vieram 39 pessoas. Agora, foram 70 participantes”, diz a mestra Miao You. Vinda da Malásia e vivendo no Zu Lai há cinco anos, foi ela quem conduziu a prática. “Meditação, silêncio, é duro, não confortável.”

Os retiros mais longos, que duram até quatro dias e são marcados em feriados, recebiam cerca de cem pessoas em 2010. Este ano, no carnaval, os interessados chegaram a 140. Foi necessário criar uma lista de espera. Não significa que todos os que começam terminam. No segundo dia, surgem as primeiras desistências. “Tem gente que implora pelo celular de volta. Outros choram.”

A prática de um dia nasceu justamente considerando essas dificuldades. Mesmo assim, a monja Coen, do Templo Soto Zen Budista Tenzuizenji, no Pacaembu, zona oeste, não o recomenda aos iniciantes. “Pode desencorajar o indivíduo. Meditação e silêncio exigem paciência e a compreensão de que tudo é transitório. A postura precisa se tornar familiar. Ninguém entra numa corrida de 10 quilômetros sem preparo.”

O curso de meditação, com aulas de alguns minutos que crescem gradativamente, é o mais indicado. Ela afirma que recebe cerca de 60 pessoas por semana querendo conhecer a meditação, uma média de dez a mais do que no ano passado. Mas só 30% dos interessados continuam.

O estresse é o principal fator que leva à procura da meditação. Aumentou, porém, o incômodo específico com os ruídos da cidade. Mais carros, construções, aviões, gente falando ao celular ou ouvindo música sem se preocupar com o outro. É a reclamação contínua de quem chega pedindo ajuda. “Contudo, somos nós que estamos fazendo barulho. Ninguém lembra”, diz a monja Coen.

Para o monge Guen Kelsang Odro, professor do Centro de Meditação Kadampa Mahabodhi, na Vila Madalena, zona oeste, se a mente aprende a silenciar, nenhum ruído ao redor é capaz de atrapalhar. “Temos que mudar a mente, mudar nossa maneira de pensar a vida, os problemas e as dificuldades.”

Ataque de Israel mata 4 palestinos nas colinas de Golan, diz TV síria

INTERNACIONAL

Oito pessoas ficaram feridas ao tentar escalar cercas na fronteira.
Exército e polícia de Israel estão em alerta por dia de protestos.




Da AFP
 
 

!!«»!! Pelo menos quatro pessoas morreram e oito ficaram feridas em uma ação do Exército de Israel contra jovens palestinos que tentavam escalar as cercas de arame farpado para entrar na colinas de Golan, ocupadas por Israel, informou a a imprensa estatal síria.
De acordo com o canal de televisão estatal, uma criança teria morrido.

Palestinos carregam manifestante ferido pelo ataque israelense neste domingo (5) nas colinas de Golan (Foto: AFP)Palestinos carregam manifestante ferido pelo ataque israelense neste domingo (5) nas colinas de Golan (Foto: AFP)
 
O Exército e a polícia israelenses estavam em alerta máximo neste domingo ante a possibilidade de manifestações palestinas no 44º aniversário da "Naksa", a derrota das forças árabes para Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967.

Explosão fere 28 na capital do Quênia

Incidente ocorreu em área residencial de Nairóbi.
Polícia ainda não sabe se se tratou de ataque terrorista.
Do G1, com agências internacionais
 

Moradores cercam local de explosão em área residencial de Nairóbi, capital do Quênia, neste domingo (5). Pelo menos 28 pessoas ficaram feridas, segundo a polícia. Aparentemente, uma explosão ocorreu em uma loja de ferragens, e o fogo espalhou-se atingindo bombas de um posto de combustível. Ainda não se sabia se o caso tinha relação com terrorismo. (Foto: AP)Moradores cercam local de explosão em área residencial de Nairóbi, capital do Quênia, neste domingo (5). Pelo menos 28 pessoas ficaram feridas, segundo a polícia. Aparentemente, uma explosão ocorreu em uma loja de ferragens, e o fogo espalhou-se atingindo bombas de um posto de combustível. Ainda não se sabia se o caso tinha relação com terrorismo. (Foto: AP)
 

Explosão em ponto de ônibus deixa seis mortos no Paquistão

*»» Segundo a polícia, bomba foi ‘plantada’ no ponto de ônibus.
Explosão também deixou ao menos dez feridos.


 


Do G1, com agências internacionais *
 


"*»«*" Ao menos seis pessoas morreram e outras dez ficaram feridas neste domingo (5), após a explosão de uma bomba num ponto de ônibus no Paquistão, informou a polícia local.
 
Segundo o inspetor Raheem Khan, a bomba foi “plantada” em um ponto de ônibus que fica perto de um mercado da localidade de Matani, a 20 km da cidade de Peshawar, numa região de fronteira com o Afeganistão.

Policiais paquistaneses examinam local onde bomba explodiu. (Foto: Mohammad Sajjad / AP Photo)Policiais paquistaneses examinam local onde bomba explodiu. (Foto: Mohammad Sajjad / AP Photo)
 
Militantes do Talibã têm realizado uma série de atentados no país para vingar a morte de Osama bin Laden, ex-chefe da al-Qaeda. O grupo já atacou cadetes paramilitares, comboio do consulado dos Estados Unidos, uma base naval, entre outros alvos.

(*) Com informações das agências de notícias France Presse e Reuters