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quarta-feira, 4 de junho de 2014

Produção da indústria recua 0,3% em abril, diz IBGE

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Quedas partiram dos ramos de metalurgia e vestuário.
Frente a abril de 2013, setor teve queda de 5,8%, a maior desde 2009.

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04/06/2014 08h59 - Atualizado em 04/06/2014 12h43
Postado às 16h15m
Anay Cury e Cristiane Cardoso Do G1, em São Paulo e no Rio
Evolução da indústria (Foto: Editoria de Arte/G1)
A produção da indústria nacional registrou recuo de 0,3% em abril, na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Frente ao mesmo período de 2013, a indústria teve retração de 5,8%, a mais intensa desde setembro de 2009 (quando houve queda de 7,3%), influenciada fortemente pela redução de mais de 20% na produção de veículos. Nos quatro primeiros meses do ano, o setor acumula baixa de 1,2%. Em 12 meses, a alta acumulada é de 0,8%.

"O setor automobilístico, em função da redução de demanda , tem prejuízos em relação ao mercado internacional e dificuldade de exportação. 

De alguma forma, vem diminuindo o ritmo da produção industrial e, consequentemente, observa-se impacto nos bens de capital (caminhões) e bens duráveis (carros)", explicou o gerente da pesquisa do IBGE, André Luiz Macedo.
"No resultado desse mês, além da diminuição no ritmo de produção, observa-se a influência do efeito calendário, uma vez que abril de 2014 teve dois dias úteis a menos do que igual mês do ano anterior", disse o IBGE, em nota.

Na análise das categorias de uso, a produção de bens de consumo duráveis (como os carros) caiu 1,6%; o de bens de capital (máquinas), 0,5%; e o de bens intermediários (matérias-primas), 0,2%. O segmento de bens de consumo semi e não duráveis (roupas, por exemplo) foi o único que apresentou avanço, de 0,4%.

Em abril, em relação a março, a atividade fabril apresentou queda de 0,5%. De março para abril, caiu também a produção dos ramos de produtos de madeira (-3,2%), metalurgia (-2,7%), móveis (-2,3%), confecção de artigos do vestuário e acessórios (-1,6%), produtos de minerais não metálicos (-1,5%) e produtos de borracha e de material plástico (-0,9%).

Entre os setores que mostraram aumento na produção, estão os de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (4,9%); sabões, detergentes, produtos de limpeza, cosméticos, perfumaria e higiene pessoal (3,1%); e produtos alimentícios (2,6%).

Comparação com 2013
Na comparação com abril do ano passado, a produção de veículos foi a que registrou a maior queda (de 21,3%) e mais importante influência na taxa da índústria como um todo. 


Também tiveram contribuições negativas os desempenhos da fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-15,1%), de produtos de metal (-10,8%), de máquinas e equipamentos (-9,9%), de outros produtos químicos (-9%), de metalurgia (-6,2%) e de produtos alimentícios (-4%).

Quanto aos setores, a retração foi generalizada. Ainda no confronto com igual mês do ano anterior, os bens de capital (-14,4%) e bens de consumo duráveis (-12%) assinalaram, em abril de 2014, os recuos mais acentuados entre as grandes categorias econômicas. 

Os segmentos de bens intermediários (-4,5%) e de bens de consumo semi e não duráveis (-3,9%) também registraram resultados negativos, mas em intensidade menor que a média nacional (-5,8%).

Mudança na metodologia
De acordo com o IBGE, esse é o segundo resultado da Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física nacional após sua reformulação metodológica. A partir da divulgação de março, o levantamento passou a incorporar novos produtos – como tablets e biodiesel – e perder outros.

Com isso, a série composta a partir de 2010 do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de tudo o que é produzido no país, será recalculada, segundo o IBGE.
A reformulação da pesquisa de produção industrial vai levar à atualização dos dados desde janeiro de 2012. 

A mudança ocorre para incorporar a Classificação Nacional de Atividades Econômicas 2.0 (CNAE) e atualizar a amostra de setores, produtos e informantes, a estrutura de ponderação dos índices e a infraestrutura tecnológica dos instrumentos de coleta, apuração e análise dos indicadores.

A CNAE padroniza os códigos de atividade econômica dos órgãos da administração tributária do país e é elaborada pela Receita Federal com orientação técnica do IBGE.

De acordo com nota técnica publicada no site do instituto em 22 de abril, os índices de produção industrial calculados na pesquisa mensal buscam apontar as "alterações das quantidades de bens e serviços produzidos ao longo do tempo".

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Google traz ao Brasil aparelho que leva conteúdo de apps e de PCs à TV


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Chromecast chega às lojas por R$ 200; nos EUA, o preço é de R$ 80.
Do tamanho de um pen-drive, aparelho faz TVs normais virarem 'smart'.

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04/06/2014 00h01 - Atualizado em 04/06/2014 00h01
Postado às 0855m
Helton Simões Gomes Do G1, em São Paulo


Chromecast leva para a tela da TV o conteúdo de aplicativos e de PCs. (Foto: Helton Simões Gomes/G1)Chromecast leva para a tela da TV o conteúdo de aplicativos e de PCs. (Foto: Helton Simões Gomes/G1)

O Google passa a vender a partir desta quinta-feira (4) no Brasil um aparelho do tamanho de um pen-drive que transmite às TVs o conteúdo de aplicativos instalados em celulares ou tablets, além de mostrar o que está na tela de computadores e notebooks.

Com o Chromecast, o Google quer um espaço na sala de estar das pessoas. Na briga, estão o Xbox (Microsoft), Apple TV (Apple), PlayStation (Sony). A atenção dessas gigantes da tecnologia ocorre porque a TV é o aparelho que mais possui usuários em todo o mundo, a despeito do avanço dos celulares inteligentes e dos tablets. 

Segundo a consultoria KPCB, são 5,5 bilhões de usuários, à frente dos smartphones (1,6 bilhão), dos notebooks (790 milhões), dos desktops (743 milhões) e dos tablets (439 milhões).

Mais simples que seus rivais, o Chromecast transforma TVs em aparelhos conectados. Ainda assim, o Google diz que não deve competir com as TVs inteligentes, mas oferecer um dispositivo complementar a elas.

Na TV
O Chromecast deve ser conectado à entrada HDMI das TVs e ser configurado com um aplicativo, disponível por enquanto para iOS e Android. Feito isso, é possível exibir na TV o conteúdo dos aplicativos para smartphone ou do tablet que forem compatíveis –no alto da tela, um ícone similar a uma TV indica aqueles que possuem suporte. 


Já é possível fazer essa transmissão, por exemplo, com os apps do Netflix, YouTube e Rdio. Celulares e tablets passam a funcionar como controle remoto: aumentam o volume e escolhem outros vídeos.

Para os computadores, o Chromecast funciona como um espelho: mostra o que estiver sendo exibido no Chrome. Como basta ter o navegador instalado, o dispositivo é compatível com os sistemas Windows (a partir do 7), Mac OS (a partir do 10.7) e Chrome OS. Antes, é preciso instalar uma extensão no browser.
Chromecast leva para a tela da TV o conteúdo de aplicativos e de PCs. (Foto: Helton Simões Gomes/G1)
Chromecast leva para a tela da TV o conteúdo de
aplicativos e de PCs. (Foto: Helton Simões
Gomes/G1)

Enquanto ocorre a transmissão, os usuários podem mexer em outros aplicativos presentes no celular ou tablet sem que isso comprometa a execução do filme ou da música na TV. Nos computadores, apenas o conteúdo de uma aba selecionada irá para a TV, o que permite que outros programas e sites sejam acessados normalmente.

O Chromecast será vendido pelos sites Ponto Frio, Extra e Casas Bahia por R$ 200. O preço é duas vezes e meia mais caro do que o cobrado nos Estados Unidos, onde o dispositivo sai por US$ 35, o equivalente a R$ 80. Segundo a empresa, a diferença ocorre porque o aparelho é importado.

Aplicativos
Nem todos os aplicativos hospedados nas lojas de Google e Apple possuem suporte ao Chromecast. Isso ocorre porque a criação ou adaptação dos aplicativos para o Cast começou em fevereiro deste ano, quando o kit de desenvolvedores foi liberado. 


O ciclo de criação de um app adaptado ao aparelho leva, em média, três meses, diz a companhia. Para o lançamento, o Google vai mostrar uma seleção dos apps compatíveis. O primeiro app brasileiro da lista deve ser o da Galinha Pintadinha, segundo o Google.

Agora, o Google quer que os desenvolvedores pensem também nas TVs quando criarem apps para smartphones e tablets. “Assim como criamos o ecossistema do Android, queremos construir um ecossistema para o ‘Cast’”, diz o gerente de parcerias do Google, Newton Neto. Por enquanto, são 3 mil desenvolvedores.
Chromecast leva para a tela da TV o conteúdo de aplicativos e de PCs. (Foto: Helton Simões Gomes/G1)Chromecast leva para a tela da TV o conteúdo de aplicativos e de PCs. (Foto: Helton Simões Gomes/G1)

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