Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Prédio na China instala escultura de touro feita com 1 tonelada de ouro



PLANETA ESDRÚXULO.


Peça fica na aldeia de Huaxi, em Jiangyin.
Edifício de 328 m altura foi concluído recentemente.


PUBLICIDADE || Gipope-Garibas.















15 anos de bom atendimento e qualidade de combustível shell.
x>___________..____________......._____________..____________.x



Do G1, em São Paulo

*!!=.-.=!!* Uma escultura de um touro feita com cerca de uma tonelada de ouro 24 quilates foi instalada em um edifício de 328 metros altura na aldeia de Huaxi, em Jiangyin, na província chinesa de Jiangsu. Chamada de aldeia mais rica da China, Huaxi é sede de grandes empresas de ferro, aço e têxtil.

Prédio na China colocou escultura de touro feita com cerca de 1 tonelada de ouro. (Foto: AP)

Prédio na China colocou escultura de touro feita com cerca de 1 tonelada de ouro. (Foto: AP)
___________________________________________________________________________________________

Astrônomos descobrem planeta com dois sóis


Ciência e Tecnologia



NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.



POR AFP

#!-.~:~.-!# Astrônomos americanos anunciaram a descoberta, nesta quinta-feira, do primeiro planeta em órbita de dois sóis, muito similar àquele onde vivia Luke Skywalker, protagonista da série "Guerra nas Estrelas", segundo um estudo publicado na revista científica Science.


No filme, o planeta natal de Skywalker, Tatooine, era quente e desértico, mas este planeta, denominado Kepler-16b, é um mundo congelado, com tamanho similar ao de Saturno, que orbita dois sóis em um círculo quase perfeito, a cerca de 200 anos-luz de distância.


Kepler-16b é o primeiro planeta que orbita duas estrelas
Kepler-16b é o primeiro planeta que orbita duas estrelas
O planeta foi avistado pelo telescópio espacial Kepler, da Nasa, que monitora o brilho de 155 mil estrelas, destacou a pesquisa.


"Esta descoberta é assombrosa", disse o co-autor da pesquisa, Alan Boss, do Departamento de Ciência de Magnetismo Terrestre, da Carnegie Institution.


"Mais uma vez, o que costumava ser ficção científica, virou realidade", afirmou.


Embora astrônomos já tenham detectado planetas que eles acreditavam orbitar duas estrelas, nunca antes um planeta foi visto passando diante de seus dois sóis. Desta forma, esta descoberta traz a primeira prova real.


"O Kepler-16b é o primeiro exemplo confirmado, não ambíguo, de um planeta circumbinário - um planeta que orbita não uma, mas duas estrelas", disse o co-autor do estudo, Josh Carter, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica.


"Mais uma vez, achamos que nosso sistema solar é apenas um exemplo da variedade de sistemas planetários que a natureza pode criar", acrescentou.


Se Kepler-16b fosse habitado, as pessoas poderiam assistir a dois poentes, mas um cenário tal é altamente improvável, por causa da temperatura extremamente fria na superfície do planeta, que oscila entre -73 e -101 graus Celsius.


O clima gelado se deve, provavelmente, ao fato de que mesmo que o planeta tenha dois sóis que ele orbita a cada 229 dias e uma distância de 105 milhões de quilômetros, eles são menores e mais frios que o nosso sol.
Um dos sóis de Kepler-16b tem 20% a massa do nosso e o outro, 69%.


Enquanto o planeta os orbita, os dois sóis dançam um com o outro em uma "órbita excêntrica de 41 dias", destacou o estudo, chefiado pelo cientista Laurance Doyle, do Instituto SETI (sigla em inglês para Busca por Vida Extraterrestre), da Califórnia.
_________________________________________________

Carros importados de fora do Mercosul terão IPI maior, diz Mantega


ECONOMIA -- NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.



Medida vale até dezembro de 2012, informou o ministro da Fazenda.
Segundo Anfavea, aumento do imposto não vale para importados do México.


Alexandro Martello Do G1, em Brasília

Brasil está sofrendo este assédio da indústria mundial"
Guido Mantega, ministro da Fazenda
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quinta-feira (15) que o governo vai aumentar em 30 pontos percentuais a alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os carros importados de fora do Mercosul até dezembro de 2012.


A Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) esclareceu que o aumento do imposto também não vale para as importações do México, com o qual o Brasil possui acordo automotivo.
O objetivo da medida, segundo Mantega, é proteger os fabricantes nacionais em um momento de aumento da concorrência com os produtos importados. A previsão é que a medida englobe de 12 a 15 empresas e que metade das importações tenha seu imposto elevado.


"A partir de amanhã (sexta), estamos elevando o IPI para automóveis e caminhões em todas modalidades no nível de 30% [pontos percentuais]. Os veículos até mil cilindradas, que era de 7% [o IPI], vai para 37%. De mil a duas mil cilindradas, cujo IPI era de de 11% e 13%, vai ficar 41% e 43%. Um aumento de 30% [pontos percentuais] em todas modalidades de automóveis e camihões", declarou ele.


Segundo Mantega, o aumento não vai englobar os produtos nacionais, ou da Argentina, país com o qual o Brasil possui um acordo automotivo, que preencham alguns requisitos. Entre eles, que os carros tenham, no minímo, 65% de conteúdo nacional e regional, e que façam investimento tecnológico no desenvolvimento de novas tecnologias. 


Segundo ele, as empresas que preencherem 6 de 11 requisitos, como montagem do veículo, estampagem, pintura, fabricação de motores, de transmissões, de embreagem, câmbio, no Brasil, não terão o imposto elevado.


"São 11 itens. As que preencherem 6 itens, não terão essa majoração [do IPI]", explicou o ministro. Ele acrescentou que, caso empresas que atuem fora do país desejem ter as mesmas condições, poderão se instalar no Brasil e preencher os requisitos para ter o IPI menor.

    Melhores condições de competição
    Mantega explicou que a medida visa fortalecer a produção brasileira e dar mais condições para que a indústria nacional possa competir em "condições mais sólidas" com a concorrência internacional.



    "As medidas são estímulos para a indústria automobilísta brasileira. Aquela que produz veículos, automóveis e caminhões no Brasil e Argentina. A crise tem diminuído consumidores de veículos no mundo e a indústria automobilistica mundial está com capacidade ociosa. Há uma disputa maior pelos mercados e o Brasil tem mantido as vendas de veículos elevadas", explicou Mantega. 


    O ministro da Fazenda avaliou ainda que há um "desespero" da indústria mundial, pois, em sua avaliação, faltam consumidores. "O Brasil está sofrendo este assédio da indústria mundial. Nosso consumo vem crescendo e este aumento tem sido preenchido fundamentalmente por importações. Portanto, corremos o risco de estar exportando empregos para outros países", disse Mantega.


    A proteção à produção nacional de veículos já havia sido defendida nesta quarta-feira (14) pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Segundo ele, as importações de veículos praticamente triplicaram neste ano, ao mesmo tempo em que os estoques cresceram. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, as contratações da indústria automobilística, em agosto deste ano, somaram 3.366, contra 5.606 vagas formais de emprego criadas em igual período do ano passado.
    _____________________________________________________________________________________________

    Brasil cai duas posições no ranking de tecnologia da informação, revela estudo


    NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.

    DIGITAL & MÍDIA




    Mônica Tavares 

    "*<^:^>*" BRASÍLIA - O Brasil está ficando para trás nos avanços mundiais da área de Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs). O país caiu duas posições, de 62º para 64º lugar, entre as 152 nações que mais cresceram na área no período de 2008 a 2010. O país ficou atrás de Uruguai (54º), Chile (55º) e Argentina (56º), e apenas um ponto à frente da Venezuela (65º). A Coreia é a primeira da lista, seguida por Suécia, Islândia e Dinamarca e Finlândia.


    A avaliação é do Índice de Desenvolvimento das TICs - o IDI (ICT Development Index), da União Internacional de Telecomunicações (UIT), no relatório "Medindo a Sociedade da Informação" ("Measuring the Information Society"), que faz uma ampla análise da situação no mundo.


    Segundo o relatório, os Emirados Árabes Unidos e a Rússia são os melhores das suas regiões, e o Uruguai está no primeiro lugar na América do Sul. Arábia Saudita, Marrocos, Vietnã e Rússia foram os que mais melhoraram entre 2008 e 2010.


    Para a UIT, apesar de a renda ter um papel importante no avanço do setor, as políticas públicas adotadas são fundamentais para o avanço dos países na sociedade da informação.


    Relatório mostra que uso da telefonia fixa vem caindo

    O relatório da UIT também revela que, no fim de 2010, em cada cem habitantes no mundo, 78 tinham telefones móveis, 29,7 eram usuários de internet, 17,2 possuíam telefones fixos, 12,6 tinham acesso a banda larga móvel e 7,6 a banda larga fixa.


    Desde 2005, o uso da telefonia fixa vem caindo, principalmente nos países desenvolvidos. E, nestes países, a telefonia móvel já atingiu um nível de saturação, com penetração acima de 100% e crescimento de apenas 1% no ano passado. Já nos países em desenvolvimento, a telefonia móvel continua se expandindo a taxa de 20% ao ano, sem nenhum sinal de retração.


    Segundo o relatório, existem no mundo atualmente mais de dois bilhões de usuários de internet. Nos últimos cinco anos, esse número duplicou, e as taxas de crescimento nos países em desenvolvimento são altas: 14% entre 2009 e 2010. Os maiores crescimentos foram no Brasil, China, Índia, Nigéria e Rússia.


    Apesar do considerável crescimento da banda larga no mundo, ainda existe uma grande diferença entre os países. No ano passado, em cada cem habitantes do mundo, 29,7 eram usuários de internet - mas, nos países desenvolvidos, esse número subia para 68,8. Já nos países em desenvolvimento, o número de pessoas com acesso ao serviço era muito menor: 21,1 em cada cem.


    Até o fim de 2010, as redes de banda larga de maior velocidade (3G) estavam disponíveis em 154 países. Entre 2009 e 2010, o crescimento de 3G foi de 160%.


    O preço dos serviços de TI em 152 países caíram 18% entre 2008 e 2010. O maior decréscimo foi nos serviços de banda larga fixa, onde a redução média foi de 52%. Mas a UIT alerta que, nos países desenvolvidos, os preços médios dos serviços de TI correspondem a não mais que 1,5% da renda mensal per capita, enquanto nos países em desenvolvimento chegam a 17%. Na África, no fim de 2010, os serviços de banda larga fixa custavam, em média, o equivalente a 290% da renda mensal.
    --.._______________________________________________________________________________________..--

    Chefe do FMI alerta que emergentes não escaparão ilesos de uma recessão


    FMI e BANCO MUNDIAL


    ECONOMIA -- NEGÓCIOS & INFORMAÇÃO.


    O FANTASMA DA CRISE AINDA ASSUSTA!
    {=-=\||/-=-} Uma recessão nos países industrializados, afetados por um "círculo vicioso" econômico, disse nesta quinta-feira a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, advertindo que os países emergentes "não escaparão ilesos".


    "Se não forem tomadas medidas coletivas e enérgicas, existe um risco real de que as principais economias retrocedam ao invés de avançar", explicou Lagarde em um discurso pronunciado no centro de análises Woodrow Wilson, em Washington.


    A crise da dívida na Zona Euro se intensificou, os Estados Unidos continuam mergulhados num debate interno sobre a direção a seguir para reativar o emprego e os países emergentes, que impulsionam a economia mundial, sofrem um superaquecimento, resumiu Lagarde.


    Nos países ricos, "o magro crescimento e os balanços frágeis de governos, instituições financeiras e lares interagem negativamente, e isso gera uma crise de confiança e reprime a demanda, o investimento e a criação de empregos", afirmou Lagarde, faltando uma semana para a assembleia anual do FMI e Banco Mundial.


    "Este círculo vicioso está se acelerando e, verdade seja dita, se viu exacerbado pela indecisão na hora de tomar medidas e pela disfunção política", criticou a diretora-gerente.
    _________________________________________________

    Bombeiros dizem que há mortos em acidente na Imigrantes

    15/09/2011 14h18 - Atualizado em 15/09/2011 15h04


    BRASIL -- NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.

    Cotidiano


    Segundo a Polícia Rodoviária, colisão envolveu cerca de 50 veículos.
    Colisão foi no km 41; uma faixa no sentido SP da via foi liberada às 14h10.



    Do G1 SP



    O Corpo de Bombeiros informou no início da tarde desta quinta-feira (15) que ao menos duas pessoas morreram no acidente ocorrido no sentido São Paulo da Rodovia dos Imigrantes, em São Bernardo do Campo, no ABC. Outras 12 pessoas eram atendidas com ferimentos pela corporação.


    Ao menos 50 veículos se envolveram na batida no km 41, de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual. O acidente ocorreu após um caminhão desgovernado que seguia no sentido litoral da rodovia invadir a pista contrária. Às 14h10, uma faixa do sentido São Paulo foi aberta para liberar o tráfego de carros represado. Entretanto, o acesso à rodovia na Baixada Santista permanecia fechado.



    Imigrantes (Foto: Arte/G1)


    Houve explosões no local do engavetamento. De acordo com a Ecovias, o sentido litoral da Rodovia dos Imigrantes também foi interditado na altura do km 40, onde há a interligação com a Via Anchieta, para facilitar o trabalho de resgate.


    Com isso, quem quiser subir ou descer a serra entre São Paulo e a Baixada Santista deve seguir apenas pela Via Anchieta. A Policia Militar recomenda que os motoristas utilizem as rodovias Ayrton Senna e Mogi-Bertioga para seguir para o Litoral Norte.


    Todos os carros de resgate usavam o acostamento no sentido litoral para chegar ao local do acidente.
    Às 14h15, os bombeiros também combatiam fogo em um caminhão.


    A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) foi acionada pelos bombeiros por volta das 13h30 devido ao vazamento de produto do caminhão. Técnicos foram enviados ao local e isolaram a área.


    Todas as equipes da Polícia Rodoviária das bases da região e da Ecovias seguiam para o local do acidente por volta das 13h25. Oito equipes do Corpo de Bombeiros também seguiam para a rodovia no horário. A corporação informou que foi acionada para um acidente envolvendo vários veículos com vítimas presas nas ferragens.


    Havia muita neblina no trecho, o que dificultava o trabalho do resgate - segundo a Ecovias, a visibilidade era inferior a 30 metros. Com a falta de visibilidade, não era possível utilizar helicópteros para socorrer as vítimas.

    Acidente envolveu cerca de 50 veículos, segundo a Polícia Rodoviária Estadual (Foto: Reprodução/Globo News)Acidente envolveu cerca de 50 veículos, segundo a Polícia Rodoviária Estadual (Foto: Reprodução/Globo News)
    ____________________________________________________________________________________________

    Em solidariedade aos meus amigos... os que foram meus professores,aos que são e aos que serão professores....



    PIADAS DO DIA -- Série 02\2011


    A MAIS PURA REALIDADE, INFELIZMENTE!
    AH... E UM "PEQUENO DETALHE": É A ÚNICA CATEGORIA QUE SE FIZER GREVE, É OBRIGADO A REPOR AULAS AOS SÁBADOS, EM BREVE CRIAM-SE TAMBÉM OS DOMINGOS.



    Jô Soares

    O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!

    Se É jovem, não tem experiência.
    Se É velho, está superado.
    Se Não tem automóvel, é um pobre coitado.
    Se Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.
    Se Fala em voz alta, vive gritando.
    Se Fala em tom normal, ninguém escuta.
    Se Não falta ao colégio, é um 'caxias'.
    Se Precisa faltar, é um 'turista'.
    Se Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.
    Se Não conversa, é um desligado.
    Se Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
    Se Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
    Se Brinca com a turma, é metido a engraçado.
    Se Não brinca com a turma, é um chato.
    Se Chama a atenção, é um grosso.
    Se Não chama a atenção, não sabe se impor.
    Se A prova é longa, não dá tempo.
    Se A prova é curta, tira as chances do aluno.
    Se Escreve muito, não explica.
    Se Explica muito, o caderno não tem nada.
    Se Fala corretamente, ninguém entende.
    Se Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.
    Se Exige, é rude.
    Se Elogia, é debochado.
    Se O aluno é reprovado, é perseguição.
    Se O aluno é aprovado, deu 'mole'.



    É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!

    ATUALIZA AI ... ESTAMOS EM 2011, NADA MUDOU !!

    Esta é para ser repassada mesmo!!!
    |x.|____+____-___________________________________________________________________+___-___|.x| 

    Ipea: 26 milhões de brasileiros saíram da pobreza entre 2004 e 2009




    BRASIL -- NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.

    Economia



    Agência Brasil

    [%-$=$-%] A desigualdade de distribuição de renda no Brasil diminuiu 5,6% e a renda média real subiu 28% entre 2004 e 2009. Os dados constam do comunicado Mudanças Recentes na Pobreza Brasileira, divulgado hoje (15) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).


    Segundo o documento, o percentual de pessoas com renda mensal igual ou maior do que um salário mínimo per capita – consideradas não pobres – subiu de 29% para 42%. Isso significa que o número de pessoas dessa faixa aumentou de 51,3 milhões para 77,9 milhões no período. Na época do levantamento dos dados, o salário mínimo estava em R$ 465.


    O técnico de Planejamento e Pesquisa do do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) , Rafael Guerreiro Osório, durante apresentação estudo
    O técnico de Planejamento e Pesquisa do do Instituto 
    de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) , 
    Rafael Guerreiro Osório, durante apresentação de estudo
    Já a camada considerada pobre, classificação que se refere a famílias com renda per capita, à época, entre R$ 67 e R$ 134, diminuiu de 28 milhões para 18 milhões de pessoas ao longo do período. Os extremamente pobres, com renda per capita inferior a R$ 67, caíram de 15 milhões para 9 milhões.


    “O crescimento da renda e a diminuição das desigualdades foram bastante significativos", avalia o pesquisador da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea Rafael Guerreiro Osório. "O grande estrato que cresce na população é o de não pobres. É uma diferença de 26 milhões de pessoas”, completou.


    Uma das conclusões destacadas pelo pesquisador é que, apesar de bastante abrangente, o Programa Bolsa Família não garante a ascensão social de seus beneficiados. “Embora seja uma cobertura muito abrangente para as famílias extremamente pobres ou pobres, os valores transferidos pelo programa são muito baixos. Com isso, nenhuma família sai desses estratos por causa dessas transferências. Para que isso aconteça, é fundamental que elas tenham uma outra fonte de renda, ainda que de algum trabalho precário”, destacou Osório.


    Ele acrescentou que um estudo do Ipea mostra que, dobrando o orçamento do Bolsa Família destinado às pessoas já atendidas, “seria possível levar a pobreza extrema do país para níveis bem baixos”, podendo inclusive chegar à meta de erradicar a miséria no Brasil. “Em valores, isso corresponde a aumentar de R$ 12 bilhões para R$ 26 bilhões o orçamento destinado ao programa.”


    “Cada vez menos a pobreza é determinada pela baixa remuneração ao trabalho, e cada vez mais é determinada pela desconexão do trabalho”, acrescentou o pesquisador. Segundo ele, 29% das famílias extremamente pobres não têm nenhuma conexão com o mercado de trabalho.


    Entre os pobres, esse percentual é 10%, o mesmo índice identificado na população considerada vulnerável. Na camada de não pobres, o índice cai para 6%. “A explicação para o fato de haver um índice de 6% para famílias não pobres sem conexão com o mercado de trabalho é a Previdência Social”, justificou Osório, ao citar benefícios como a aposentadoria.
    _________________________________________________

    Damião ignora isolamento, humilha argentino e vira unanimidade




    ESPORTES -- FUTEBOL \ Seleção brasileira.



    PUBLICIDADE || Gipope-Garibas.















            TUDO PARA SUA CONSTRUÇÃO COM O MELHOR PREÇO DA CIDADE!
    x>________________________.......________________________.x


    Diego Garcia
    *-.::=||=::.-* Em alta na Seleção Brasileira após ter marcado o gol da vitória por 1 a 0 contra Gana, o atacante Leandro Damião foi novamente o destaque da partida desta quarta-feira, desta vez contra a Argentina. Apesar de não ter balançado as redes, o jogador humilhou o argentino Papa com uma carretilha (lambreta) e quase fez um gol de placa, ignorando o completo isolamento que enfrentou no setor ofensivo verde e amarelo. O Superclássico das Américas (antiga Copa Roca) acabou com empate sem gols.


    Sozinho no ataque brasileiro, o atacante do Inter recebeu apenas seis passes na partida - três de Rever, um de Neymar, um de Ronaldinho e outro de Paulinho - e permaneceu totalmente excluído dos demais companheiros. O fato rendeu até piadas no Twitter, como esta do comentarista Mario Marra, da Rádio CBN: "não perca o mais novo episódio da ilha de Damião. O atacante participa do reality show contra a Argentina e reclama de solidão".
    _____________________________________________________

    _____________________________________________________


    O distanciamento entre Damião e o resto da equipe rendeu ao atleta apenas 16 segundos de posse de bola na partida, o menor do time e número ínfimo se comparado aos outros brasileiros - Neymar, por exemplo, teve 1min52s com a bola nos pés, enquanto Ronaldinho passou mais 1min37s. O camisa 9 ainda deu somente quatro passes para os colegas, sendo três para Neymar e outro para Paulinho.


    Os demais quesitos do jogador ajudam a esboçar ainda mais seu isolamento no ataque brasileiro. Ele finalizou apenas duas vezes, sofreu duas faltas, deu um mísero cruzamento, perdeu a bola em duas ocasiões e errou um passe. Para completar, aplicou apenas um único drible na partida: a carretilha para cima de Papa, completada com um lindo chute de cobertura na trave esquerda do goleiro Órion.


    Foi o bastante para fazer o público argentino aplaudir e o atacante virar assunto principal. O técnico argentino Alejandro Sabella disse que não via um lance parecido há muito tempo e o cumprimentou; Mano Menezes disse que Damião mostrou personalidade e a vítima do drible se rendeu. "Contra isso, não se pode fazer nada no futebol", disse Papa.

    Confira números de Leandro Damião na partida, de acordo com o Footstats:


    Finalizações:
    Passes: 4 certos e 1 errado
    Cruzamentos: 1 certo
    Dribles: 1 certo
    Perdas de Bola: 2
    Posse de bola: 16 segundos
    Faltas recebidas: 2


    ** Com colaboração de Fábio de Mello Castanho
    _________________________________________________

    Floresta Nacional de Brasília tem mais de 3 mil moradores irregulares


    NATUREZA



    BRASIL  --  NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
    Distrito federal


    Número mais do que dobrou em dez anos, diz chefe da unidade.
    Há até casas com piscinas e quadras de esporte dentro da Flona.



    Jamila Tavares Do G1 DF

    [-]:*+||+*:[-] O número de pessoas morando dentro da área da Floresta Nacional de Brasília (Flona) mais do que dobrou nos últimos dez anos. De acordo a chefe da unidade, Miriam Honorata Ferreira, um levantamento feito em 2000 apontou que cerca de 1.500 pessoas habitavam os 9,3 mil hectares da Flona. Esse número saltou para mais de 3.000 neste ano.


    “Não podemos dizer precisamente quantas pessoas moram dentro da unidade. Mas a gente estima que na área 2, que fica mais perto de Taguatinga, há cerca de 2.500 pessoas. Na área 3, mais perto de Brazlândia, há mais 500 pessoas morando. Logicamente nesses 12 anos muita gente foi parcelando chácaras, colocando os filhos para morar, vendendo lotes”, afirma Miriam.


    O que menos tem são pessoas simples. São pessoas que estão ganhando dinheiro com isso, até anunciando lotes em jornal"

    Miriam Honorato Ferreira, chefe
    da Flona de Brasília
    O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) permite a permanência de populações tradicionais dentro dos limites das florestas nacionais. De acordo com Miriam, esse não é o caso das pessoas que estão habitando a Flona de Brasília.


    “Nós não temos populações tradicionais em Brasília. Populações tradicionais são aquelas que vivem da exploração de algum produto extraído ou produzido nas áreas em que elas vivem, como os seringueiros”, afirma a chefe da unidade.


    De acordo com Miriam, do total de pessoas que habitam a Flona apenas dez têm posse do terreno. O perfil dos moradores é variado. “Temos tanto chácaras produtivas como pessoas que estão ali só para morar, como funcionários públicos do GDF, policiais civis. O que menos tem são pessoas simples. São pessoas que estão ganhando dinheiro com isso, até anunciando lotes em jornal”, diz Miriam.


    O coordenador de proteção ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Brasília, Paulo Carneiro, classifica como uma "distorção" a presença de imóveis com quadras esportivas e até piscinas dentro da Floresta Nacional.


    "A existência de casas de maior poder aquisitivo é uma distorção do nosso processo de fiscalização, foi algo que passou e não deveria ter passado. Nós vamos tomar as devidas providências", afirmou.

    Imóveis construídos irregularmente dentro da Floresta Nacional de Brasília têm até piscinas (Foto: Reprodução)Imóvel com piscina e campo de futebol construído em área da Floresta Nacional de Brasília (Foto: Reprodução)
    Apenas dois fiscais

    Neste ano, mais de 80 pessoas foram autuadas por construir irregularmente dentro da Flona. Além da notificação, elas recebem multas que podem chegar a até R$ 200 mil. Os processos administrativos são encaminhados para o Ministério Público para que os invasores respondam criminalmente.


    Para a diretora da unidade, o incêndio que começou na semana passada e consumiu quase 43% da área da Flona foi provocado por pessoas que moram dentro da unidade. “Nós temos fortes indícios de que alguns moradores teriam causado o incêndio”, afirma Miriam.


    Na segunda-feira (12), o presidente do ICMBio, Rômulo Mello, pediu à Polícia Federal que investigue os incêndios que atingiram a Floresta Nacional de Brasília e outras cinco áreas de conservação ambiental no país.


    Nesta terça (13), durante apresentação de dados sobre desmatamento do cerrado, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que o incêndio na Flona de Brasília foi criminoso e já está sob investigação.


    A Floresta Nacional de Brasília é dividida em quatro áreas. A área 2, que concentra o maior número de moradores, era ocupada por um assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) antes da criação da unidade ambiental.


    Atualmente, a área é conhecida como assentamento 26 de Setembro e está dividida em ruas e lotes. De acordo com Paulo Carneiro, grande parte dessas pessoas deveria ter sido retirada do local há mais de dez anos.


    As que teriam o direito de permanecer no local não poderiam fazer alterações significativas nos imóveis, como a construção de piscinas. “O que deveria ter acontecido era que essas pessoas deveriam ter sido indenizadas e removidas, mas isso não foi feito.”

    Miriam conta que a equipe funcionários da Flona atualmente tem 13 pessoas. Desses, dois atuam como fiscais. Há também uma equipe de vigilância terceirizada, que percorre a Flona 24 horas por dia.


    “Nós precisaríamos ter pelo menos um fiscal para cada uma das quatro áreas”, diz a chefe da unidade.


    Carneiro afirma que, quando são detectadas invasões de grande porte, os fiscais do Parque Nacional de Brasília, que está ao lado da Flona, auxiliam na fiscalização. "O Instituto Chico Mendes tem cerca de 900 fiscais em todo país. A equipe da Flona é pequena, mas quando aparece alguma denúncia grande eles pedem ajuda".


    O coordenador de proteção ambiental destaca que, como a unidade está muito perto da área urbana, é mais difícil controlar as invasões. Os limites da Flona fazem fronteira com as rodovias federais 070 e 251 e com a DF-001 e DF-240. "É uma área periurbana e temos que manter vigilância sempre", diz.
    _________________________________________________

    Americano faz escultura gigante com 103.987 palitos de dentes


    PLANETA ESDRÚXULO



    Scott Weaver gastou 3.019 horas para criar a obra.
    Escultura mistura vários monumentos famosos de San Francisco.



    PUBLICIDADE || Gipope-Garibas.















      15 anos de bom atendimento e qualidade de combustível shell.
    x>___________..____________......._____________..____________.x



    Do G1, em São Paulo

    O norte-americano Scott Weaver, de 51 anos, usou 103.987 palitos de dentes para criar uma escultura de 2,75 metros de altura, 2,4 metros de largura e 75 centímetros de profundidade. Ele levou 3.019 horas, ou quase 126 dias, para criar obra que mistura vários monumentos famosos de San Francisco, como a ponte Golden Gate.



    Scott Weaver usou 103.987 palitos de dentes para criar a escultura. (Foto: Scott Weaver/Barcroft USA/Getty Images)

    Scott Weaver usou 103.987 palitos de dentes para criar a escultura. (Foto: Scott Weaver/Barcroft USA/Getty Images)
    ==--...-_____________________________________________________________-...--==