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sexta-feira, 27 de novembro de 2015

RAM 2500 Laramie 2016: Primeiras impressões

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Única picape grande do Brasil exige CNH para dirigir caminhões.
Modelo tem força para rebocar 7 toneladas e interior de SUV de luxo.

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Peter Fussy
27/11/2015 12h03 - Atualizado em 27/11/2015 12h05
Postado às 21h00m
Gipope-Marketing

É biscoito ou bolacha? Caminhão ou picape? Embora a legislação determine que é de fato um caminhão, a sensação dentro da RAM 2500 é de estar em uma picape das mais luxuosas, graças à versão Laramie que retorna ao mercado brasileiro depois de quase 2 anos de ausência.
Com 6 metros de comprimento, 1,97 metro de altura e entre-eixos do tamanho de um Fiat Uno, a picape grande vai competir com as médias mais equipadas do mercado brasileiro, oferecendo maior espaço, potência e tecnologia.

Mas para colocar as botinas dentro dessa "nave" será preciso desembolsar pelo menos R$ 249.900 - um preço que reflete seus números superlativos. São 330 cavalos de potência, 7,75 toneladas no reboque e 117 litros no tanque de combustível.

Neste patamar, a RAM, que faz parte do grupo Fiat Chrysler (FCA), quer emplacar a picape/caminhão como uma espécie de "limusine rural" e espera ver as botinas de fazendeiros pisarem o carpete de 1 mil unidades até o final de 2016.
Tabela de concorrentes - RAM 2500 (Foto: Arte/G1)
Mudanças
A RAM 2500 apareceu pela primeira vez no Brasil em 2005, ainda parte da linha Dodge. A separação começou em 2009, seguindo um plano estratégico global, mas a importação parou 3 anos depois.

As últimas unidades do modelo 2012 foram vendidas no início de 2014. Agora, a picape chega já em versão 2016, ou seja, pulando 4 "anos" de vida, que trouxeram avanços mecânicos e de conforto.
RAM 2500 Laramie (Foto: Divulgação)
Motor Cummins de 6.7 litros (Foto: Divulgação)

Força bruta
A principal diferença é no motor Cummins de 6.7 litros e 24 válvulas, que ficou mais poderoso, despejando 330 em vez de 310 cavalos de potência, com um torque expressivo de 104 kgfm disponível a partir de 1.600 rpm - um aumento de 23,8% com relação aos 84 kgfm da última versão.

Aliado ao câmbio automático de 6 marchas e tração 4x4 com opção de reduzida, o conjunto é capaz de rebocar nada menos que 7.750 kg, ou cerca de 41% a mais que os 5.500 kg de antigamente.

Neste quesito, a modelo importado do México se mostra mais parecido com um caminhão mesmo, ainda mais com sistemas de freio motor, que alivia os freios a disco nas 4 rodas, e de transmissão, que evita trocas de marchas desnecessárias com carga.
RAM 2500 Laramie (Foto: Divulgação)Extensor de caçmba é venido como acessório (Foto: Divulgação)

Conforto de SUV
No entant, até mesmo os mais brutos vão amolecer quando entrarem na cabine. O acabamento é similar ao de SUVs de luxo, com revestimentos em couro, carpete macio no chão, ar-condicionado de 2 zonas com saída na segunda fileira, aquecimento e ventilação nos bancos.

Até mesmo o vidro vigia traseiro é acionado eletronicamente, assim como os ajustes dos bancos dianteiros e dos retrovisores externos. Também são novidades o sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8,4 polegadas e o painel de instrumentos com tela TFT colorida de 7 polegadas.

No entanto, em nome do conforto, o banco dianteiro que permitia levar até 3 pessoas na frente deu lugar a apenas 2 assentos com um console central generoso no meio, que lembra sedãs premium.

Por outro lado, a mudança abriu espaço para mais porta-objetos no interior e na caçamba, que conta com 2 compartimentos de 132 litros cada um nas laterais. As chamadas Ram Box possuem fechaduras e dreno, para quem quiser levar bebidas geladas ou a carne do churrasco.
RAM 2500 Laramie (Foto: Divulgação)RAM 2500 Laramie tem acabamento do interior refinado (Foto: Divulgação)

Na direção
De fora do veículo, é possível dar a partida com 2 toques em um botão da chave. O motor de 6.7 litros solta o "berrante", e as portas se destravam ao se aproximar. Como em caminhões, os estribos não são acessórios, mas essenciais para escalar ao banco do motorista sem muito esforço.

Sem habilitação de categoria "C", exigida para veículos de carga com peso bruto total (PBT) acima de 3,5 toneladas, foi possível testar a RAM 2500 apenas em circuito fechado no interior de São Paulo. Para sair, a alavanca do câmbio fica próxima à mão direita, atrás do volante.

A picape/caminhão sai facilmente do repouso, sem trancos, e surpreende o motorista receoso de controlar 3,4 toneladas em ordem de marcha (4.536 kg de PBT). Mesmo quando começa a escapar na curva, os controles eletrônicos de estabilidade e tração atuam rapidamente para corrigir a trajetória e dar tranquilidade ao condutor.
RAM 2500 Laramie (Foto: Divulgação)
As RAM Box são compartimentos de 132 litros na lateral da caçamba (Foto: Divulgação)

Limitações
A exigência de carteira de habilitação do tipo "C" é uma barreira que antecede a compra da RAM 2500. Os interessados em mudar a categoria da CNH devem ter a do tipo "B" (de carros de passeio) há pelo menos 1 ano e não ter cometido infração grave, gravíssima ou ser reincidente em infração média nos últimos 12 meses.

Além disso, dirigir um caminhão exige também mais atenção aos limites de velocidade diferenciados para veículos de carga em vias expressas e rodovias. Em zonas urbanas, é preciso ficar atento também a restrições de circulação.

O tamanho, que é um dos pontos fortes, pode ser ainda uma limitação, caso a ideia seja andar dentro de cidades. Poucas ruas e estacionamentos estão preparados para seus 6 metros de comprimento e 2 metros de largura.

Na comparação com as picapes médias que dominam o segmento, a RAM 2500 só perde com a falta de alguns itens, como a capota marítima, de série na Chevrolet S10 High Country.
Nas versões anteriores, a diferença de preços para as médias não era tão grande, mas agora chega a quase R$ 90 mil. Seja para quem gosta de caminhão ou de picape, é um valor alto.
RAM 2500 Laramie (Foto: Divulgação)RAM 2500 Laramie (Foto: Divulgação)

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Maior Mini à venda, Clubman chega ao Brasil por R$ 179.950

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Perua é também a mais completa e cara da marca no país.
Modelo traz motor 2.0 turbo de 192 cv e tração dianteira.

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André PaixãoDo G1, em São Paulo
27/11/2015 08h08 - Atualizado em 27/11/2015 08h30
Postado às 15h15m
Gipope-Marketing
Mini Clubman (Foto: Divulgação)
Mini Clubman (Foto: Divulgação)

A Mini inicia ainda no final de novembro a importação de mais um modelo para o Brasil. A novidade da vez é a perua Clubman. Ela chega em versão única, Cooper S, por R$ 179.950. Sob o capô, o já conhecido motor de 2 litros turbo que equipa o Mini hatch.
São 192 cavalos e 28,6 kgfm de torque, que empurram a perua da imobilidade aos 100km/h em apenas 7,1 segundos, com máxima de 228 km/h. Por outro lado, há novidades em relação ao hatch.

Por ser maior, o Clubman divide plataforma com os BMW Série 2 Active Tourer e X1, e por isso, conta com tração dianteira. Com a força sendo enviada para as rodas da frente, a transmissão também mudou.

Saiu a automática de seis marchas, fornecida pela Aisin, e entrou uma de mesma operação, mas de 8 velocidades, da mesma fornecedora. A caixa, de acordo com a montadora, é específica para modelos de tração dianteira.
Mini Clubman (Foto: Divulgação)
Mini Clubman (Foto: Divulgação)

Na trena, o Clubman é, com sobras, o maior Mini à venda no país. São 4,25 m de comprimento e 3,67 m de entre-eixos. A largura é de 1,80 m. Para se ter uma ideia do porte da perua, ela tem praticamente o mesmo comprimento e largura do Volkswagen Golf, porém, no entre-eixos, é 4 cm mais espaçosa.

No porta-malas, vão 360 litros, ou 47 litros a mais do que o Volkswagen.
Outra boa comparação é com o Mini Countryman, crossover de cinco portas. São 14 cm a mais no comprimento, 7 cm a mais no entre-eixos e 15 litros a mais no compartimento de bagagens. 

Em relação ao hatch de 5 portas, o abismo é ainda maior. O Clubman é 27 cm mais comprido e com espaço interno 9 cm maior. Para as malas, são 82 litros a mais.
Mini Clubman (Foto: Divulgação)
Mini Clubman (Foto: Divulgação)

O Clubman tem uma generosa lista de itens de série. Há ar-condicionado digital de duas zonas, seis airbags, controles de tração e estabilidade, 3 modos de direção, bancos de couro, e dianteiros com ajustes elétricos e memória (para o motorista), teto solar panorâmico, central multimídia com GPS e HD interno de 20 Gb, sistema de som Harman/Kardon, rodas de 18 polegadas, faróis de LED, abertura do porta-malas automática com movimento das pernas, head up display, acesso e partida sem a necessidade de chaves nas mãos.

Ainda há um pacote de opcionais, que custa R$ 4 mil, e inclui câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e assistente de estacionamento. Além disso, é possível escolher entre 10 cores de carroceria, 4 cores de teto, 4 cores de revestimento interno e 2 cores de rodas.
Mini Clubman (Foto: Divulgação)
Mini Clubman (Foto: Divulgação)

Mini Clubman (Foto: Divulgação)
Mini Clubman (Foto: Divulgação)

Mini Clubman (Foto: Divulgação)
Mini Clubman (Foto: Divulgação)

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Amazônia tem aumento de 16% no desmatamento em relação a 2014

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Sistema Prodes detectou 5.831 km² de devastação.
MT, AM e RO puxaram aumento no ritmo das derrubadas.

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Do G1, em São Paulo
26/11/2015 19h20 - Atualizado em 26/11/2015 21h37
Postado às 10h00m
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Imagem divulgada pelo Ministério do Meio ambiente mostra as principais áreas de desmatamento da Amazônia (Foto: Ministério do Meio Ambiente/Divulgação)Imagem divulgada pelo Ministério do Meio ambiente mostra as principais áreas de desmatamento da Amazônia (Foto: Ministério do Meio Ambiente/Divulgação)

O Ministério do Meio Ambiente divulgou na tarde desta quinta-feira (26) os dados oficiais do desmatamento da Amazônia do sistemas Prodes, medidos entre agosto de 2014 e julho de 2015 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Houve aumento de 16% em comparação ao ano anterior (crescimento de 5.012 km² para 5.831 km²), e os estados de  Amazonas (54%), Rondônia (41%) e Mato Grosso (40% de aumento) foram os que mais puxaram para cima esse aumento.

Segundo a ministra Izabella Teixeira, há ilegalidades acontecendo em determinadas regiões do Amazonas e a pasta estuda a criação de novas unidades de conservação para conter as derrubadas.
Prodes 2015 (Foto: Editoria de Arte/G1)
O Pará, que é o estado que mais desmata a Amazônia em números absolutos, manteve seu índice estável em relação ao ano anterior, ainda que em um patamar alto (1881 km²). A ministra disse que notificará os governos de MT, AM e RO para darem explicações sobre o que está acontecendo.

O anúncio do aumento do desmatamento acontece às vésperas da Conferência do Clima da ONU, a COP 21, em Paris, onde o Brasil participará das negociações por um acordo global de redução das emissões dos gases de efeito estufa.

O desmatamento, historicamente, é o maior fator causador de emissões no Brasil. Somente este ano anunciou-se que a geração de energia pode ter chegado ao mesmo patamar da devastação.

Diferenças entre sistemas
Existem diferentes sistemas de monitoramento do desmatamento da Amazônia. Todos eles são feitos por técnicos que observam imagens de satélite seguindo diferentes metodologias. O Prodes, divulgado nesta quinta, é o dado oficial anual, mais preciso. 


O Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real) é produzido mensalmente pelo Inpe e, como é mais rápido, não se destina a medir áreas, mas detectar focos de derrubadas de floresta para que as autoridades sejam acionadas a tempo.

Cerrado desmatado
Na quarta-feira, foram divulgados pelo governo os dados do Terraclass Cerrado 2013, projeto destinado ao mapeamento do uso da terra e da cobertura vegetal desse outro bioma, também com dados coletados pelo Inpe. 


Os resultados revelam que 54,5% do cerrado mantém sua vegetação natural. As áreas de pastagens ocupam 29,5% do bioma, enquanto a agricultura anual representa 8,5% e as culturas perenes, 3,1%, totalizando 41,1% do uso da terra.
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Equipes de fiscalização têm encontrado áreas abertas na mata com toras de madeira extraída ilegalmente da reserva (Foto: Fiscalização/Divulgação)Fiscalização de desmatamento em Mato Grosso (Foto: Fiscalização/Divulgação)

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