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sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Tripulação qualificada, assentos fortes e asas que se soltam: como passageiros sobreviveram a acidente aéreo no Canadá

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Especialistas disseram não ser 'tão surpreendente' que todos os ocupantes da aeronave tenham sobrevivido. Acidente aconteceu na segunda-feira (17), em Toronto
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TOPO
Por Associated Press

Postado em 21 de Fevereiro de 2.025 às 08h00m

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Vídeo mostra momento em que avião vira de cabeça para baixo após pouso no Canadá

Imagens que mostram um jato da Delta Air Lines pegando fogo após sofrer um acidente em Toronto, no Canadá, correram o mundo nesta semana. Apesar do incêndio e da aeronave ter parado de cabeça para baixo, todos os ocupantes conseguiram sobreviver. Veja no vídeo acima.

Especialistas em aviação disseram que não foi tão surpreendente que todos os 76 passageiros e quatro tripulantes tenham saído vivos do desastre de segunda-feira (17). Ao todo, 21 pessoas sofreram ferimentos leves e apenas uma ainda estava hospitalizada na quarta-feira (19)

Segundo os especialistas, os avanços no design de aeronaves, bem como a execução perfeita do plano de esvaziamento da aeronave pela tripulação estão entre os fatores-chave que salvaram os passageiros.

Quando vi a aeronave de cabeça para baixo, pensei: Como isso pode acontecer? E como alguém poderia sobreviver a isso? disse Michael McCormick, coordenador do programa de gerenciamento de tráfego aéreo na Embry-Riddle Aeronautical University.

Foi absolutamente impressionante ver as pessoas realmente saindo.
Design da aeronave
Avião da Delta de cabeça para baixo após pouso no aeroporto de Toronto — Foto: Transportation Safety Board of Canada via AP
Avião da Delta de cabeça para baixo após pouso no aeroporto de Toronto — Foto: Transportation Safety Board of Canada via AP

McCormick e outros especialistas disseram que o fato de haver apenas ferimentos leves mostra que o design e a engenharia das aeronaves de passageiros melhoraram consideravelmente ao longo do tempo.

Ele explica que os tanques de combustível são armazenados nas asas. Por este motivo, elas são projetadas para se soltar em caso de acidente, diminuindo as chances de uma explosão grave.

Além disso, a cauda de uma aeronave, conhecida como estabilizador vertical, se quebra facilmente. Isso significa que uma aeronave que virou de cabeça para baixo pode permanecer plana no chão, permitindo que os passageiros e a tripulação saiam.

A aviação é, e continua sendo, a forma de transporte mais segura", disse McCormick, acrescentando que não foi um acaso que 80 pessoas tenham conseguido sair do acidente em Toronto. "Isso acontece porque a segurança na aviação está constantemente melhorando.

Jeff Guzzetti, consultor de segurança aérea e ex-investigador da Administração Federal de Aviação dos EUA e do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes, disse que os assentos e os cintos de segurança também ajudaram a evitar fatalidades.

Ele observou que as poltronas das aeronaves comerciais são projetadas para suportar impactos de até 16 vezes a força da gravidade. Além disso, os cintos de segurança mantiveram os passageiros presos, mesmo de cabeça para baixo, enquanto o avião deslizava até parar.

As chances de se ferir ou morrer em um acidente aéreo comercial são muito menores do que dirigir seu carro, disse Guzzetti.

Passageiro filma evacuação de avião que se acidentou no Canadá

Especialistas também elogiaram a tripulação, que calmamente e rapidamente ajudou muitos passageiros a saírem do avião antes mesmo que as equipes de emergência chegassem ao local.

Deborah Flint, CEO da Autoridade Aeroportuária da Grande Toronto, chamou a tripulação de voo de heróis. Já o CEO da Delta, Ed Bastian, elogiou a resposta da equipe como um "testemunho da segurança que está incorporada nos sistemas.

"Viajar de avião nos Estados Unidos é a forma mais segura de transporte e viagem. Ponto. E isso ocorre porque treinamos para eventos como esse", afirmou o executivo.
Como foi dentro da cabine?
Investigador analisa aeronave que se acidentou no Canadá — Foto: Transportation Safety Board of Canada via AP
Investigador analisa aeronave que se acidentou no Canadá — Foto: Transportation Safety Board of Canada via AP

O voo 4819 de Minneapolis para Toronto, operado por uma subsidiária da Delta, sofreu um acidente ao aterrissar por volta das 14h30 de segunda-feira. Os vídeos mostram o avião batendo forte na pista, pegando fogo, deslizando pelo asfalto e virando de cabeça para baixo.

"Foi muito desconfortável, uma experiência realmente intensa e desconfortável. Um impacto forte", disse Peter Carlson, um paramédico que estava entre os passageiros do avião. "A única missão era sair."

Carlson foi premiado durante uma conferência de paramédicos por suas ações corajosas e meritóriasao ajudar outros passageiros. O certificado diz que as ações dele "preservaram vidas, reduziram lesões e proporcionaram calma".

Tenho uma laceração, escoriações, alguns hematomas nas pernas, alguns hematomas nas costelas, mas estou vivo," disse Carlson. "Todo mundo está vivo. Não sei se mereço entrar na categoria de milagre, mas é incrível.
Passageiros agem
Montagem acidente de avião em Toronto — Foto: Reprodução
Montagem acidente de avião em Toronto — Foto: Reprodução

Alguns passageiros que foram prejudicados como resultado do acidente contrataram o escritório de advocacia Rochon Genova, segundo Vincent Genova, chefe do Grupo de Litígios Aéreos da empresa.

Nossos clientes, assim como muitos outros passageiros, sofreram lesões pessoais graves que exigiram atendimento hospitalar, disse Genova em um comunicado.

Com a nossa participação, esperamos alcançar uma resolução rápida e justa para esses clientes e outros que entrarem em contato conosco.

Um porta-voz da Delta confirmou que ofereceu a cada passageiro US$ 30.000 e está informando aos clientes que esse gesto não tem condições secundárias e não afeta os direitos dos passageiros.

Um investigador canadense se recusou a comentar teorias sobre as causas do acidente. Por outro lado, especialistas disseram à Associated Press que o caso, provavelmente, foi motivado por condições climáticas, erro humano ou falha na aeronave.

Neste momento, é muito cedo para dizer qual pode ser a causa deste acidente, disse Ken Webster, um investigador sênior do Conselho de Segurança no Transporte do Canadá.

Webster afirmou que os investigadores irão examinar os destroços e a pista. As gravações da cabine de comando e os dados de voo também estão sendo analisados.

As autoridades anunciaram que as equipes estavam movendo os destroços da pista para um hangar para exames adicionais.

Canadá

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Quanto ganham os trabalhadores no Brasil? Média de SP é quase o dobro do que no Maranhão, diz IBGE

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Rendimento médio das pessoas ocupadas no país cresceu 3,7% em 2024, mas essa não é a realidade de todos os estados brasileiros. Maior salário é de trabalhadores do DF, por causa do setor público.
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Por Júlia Nunes, g1

Postado em 21 de Fevereiro de 2.025 às 06h00m

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Trabalhadores brasileiros receberam cerca de R$ 3.225 por mês em 2024 — Foto: Adriano Toffetti/Ato Press/Estadão Conteúdo
Trabalhadores brasileiros receberam cerca de R$ 3.225 por mês em 2024 — Foto: Adriano Toffetti/Ato Press/Estadão Conteúdo

Os trabalhadores brasileiros receberam, em média, cerca de R$ 3.225 por mês em 2024. Esse foi o rendimento real habitual de todos os trabalhos registrado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do IBGE.

O valor é 3,7% maior do que o estimado em 2023. E, frente a 2012, quando o IBGE começou a calcular esses dados, houve um aumento de 10,1%.

Esse avanço, porém, não é realidade em todos os estados brasileiros. No Amazonas e em Roraima, por exemplo, o rendimento dos trabalhadores diminuiu de 2023 para 2024. Nesses locais, os maiores valores da série foram registrados ainda no início da pesquisa. (veja o gráfico abaixo)

Por outro lado, 13 estados tiveram o maior rendimento médio de toda a série histórica no ano passado.

Isso ocorreu em Rondônia, Tocantins, Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Espírito Santo, além de todos os estados do Sul e do Centro-Oeste.

Os trabalhadores do Maranhão seguem ganhando menos do que em qualquer outro estado brasileiro, apesar do crescimento em 2024.

O valor (R$ 2.049) é pouco mais da metade do registrado em São Paulo, que tem o segundo maior rendimento (R$ 3.907) do país, atrás apenas do Distrito Federal.

  • 🔎 Todos os valores usados na reportagem são referentes ao rendimento médio real (descontada a inflação) recebido habitualmente pelas pessoas ocupadas por todos os trabalhos que elas tinham na semana de referência da pesquisa.

Segundo o economista Rodolpho Tobler, do FGV IBRE, os baixos rendimentos registrados no Norte e Nordeste podem ser explicados, em parte, pelo grande número de trabalhos informais, que costumam ser associados a salários menores.

Em 2024, sete estados brasileiros registraram taxas anuais de informalidade maiores que 50%: Pará, Piauí, Maranhão, Ceará, Amazonas, Bahia e Paraíba — todos do Norte e Nordeste.

"Também tem a ver com a estrutura da atividade econômica nessas regiões, mais centrada em serviços e com menos indústrias, que geralmente proporcionam um salário mais elevado", explica o especialista.

O alto rendimento no Distrito Federal, por sua vez, está relacionado ao trabalho no setor público. "É onde fica o governo federal, tem os ministérios, muitas estatais, com empregos associados a pessoas de maior escolaridade", aponta o economista da FGV.

Assim, apesar de importantes para o mapeamento do mercado de trabalho no Brasil, as médias nacionais de rendimento, desemprego e ocupação não refletem a realidade de todo o país.

Para Tobler, é necessário desenvolver políticas públicas com um "olhar regional".

"Considerando que o Brasil é um país de tamanho continental, tem muita desigualdade. E nem sempre uma política pública pensada no nível nacional funciona no nível regional", completa.

Brasil fecha 2024 com a menor taxa de desemprego da história

  • Como o desemprego é calculado?




Entenda como o desemprego é calculado no BrasilFGV

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