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quarta-feira, 7 de junho de 2017

Grupo da USP São Carlos aperfeiçoa veículo elétrico que pode percorrer o país com R$ 5

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Alunos da Escola de Engenharia querem melhorar protótipo que detém recorde na Shell Eho-Marathon.

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Faísca foi construído pelos alunos da USP São Carlos em 2013 (Foto: Fabio Rodrigues/G1)Faísca foi construído pelos alunos da USP São Carlos em 2013 (Foto: Fabio Rodrigues/G1)

Alunos da Escola de Engenharia da USP São Carlos (EESC) trabalham no aperfeiçoamento de um protótipo automotivo de altíssima eficiência movido a energia elétrica. Segundo os estudantes, o veículo seria capaz de atravessar o país carregando uma pessoa, do Oiapoque ao Chuí, com apenas R$ 5.

Em 2013, os alunos construíram o Faísca, que detém o recorde nacional e segundo lugar no mundo na Shell Eho-Marathon, competição organizada nos Estados Unidos para estudantes. Agora, os futuros engenheiros da USP desenvolvem um novo protótipo, o Venturo.

A ideia é deixá-lo ainda mais leve para rodar mais com menos combustível. O projeto, cujo valor aproximado é de R$ 20 mil, deve ser concluído até o início de julho.
Alunos da USP trabalham no aperfeiçoamento do protótipo (Foto: Fabio Rodrigues/G1)Alunos da USP trabalham no aperfeiçoamento do protótipo (Foto: Fabio Rodrigues/G1)

Carro elétrico
O Faísca é um carro de três rodas impulsionado por um motor de indução instalado diretamente na roda traseira para evitar perdas na transmissão da potência. Ele é movido a energia elétrica provida por uma bateria de íon-lítio, instalada atrás do banco do piloto. 

O veiculo é carregado por um cabo que é ligado em qualquer tomada padrão, 110V ou 220V. O procedimento demora cerca de duas horas e o carro consegue rodar aproximadamente uma hora e meia a uma velocidade de até 20 km/h.
Estudantes da USP São Carlos com o protótipo Faísca (Foto: Fabio Rodrigues/G1)Estudantes da USP São Carlos com o protótipo Faísca (Foto: Fabio Rodrigues/G1)

Eficiência
Tanto o Faísca quanto o Venturo são protótipos de eficiência energética, mas de gerações diferentes. As maiores vantagens competitivas do novo modelo, inteiramente em fibra de carbono, são os estudos aerodinâmicos e de rigidez estrutural, evitando perdas.

Para transformar os veículos em protótipos urbanos, para que pudessem circular pelas ruas por exemplo, seria necessário equipá-los com acessórios e enquadrá-los às leis de trânsito brasileiras. O maior problema, entretanto, seria autonomia de rodagem e a demora para recarregar a bateria.

"Uma solução para esse problema seria uma rede de postos onde as baterias funcionariam como 'garrafas retornáveis'. O motorista entrega uma bateria vazia e recebe uma cheia. Há algumas iniciativas do tipo sendo testadas pelo mundo", explicou o estudante João Guilherme Cabeça.
Projeto do Protótipo Venturo deve ser concluído no próximo mês (Foto: Fabio Rodrigues/G1)Projeto do Protótipo Venturo deve ser concluído no próximo mês (Foto: Fabio Rodrigues/G1)

Venturo
Venturo significa futuro, que simboliza a nova identidade da equipe. O grupo é formado por 40 alunos divididos em seis equipes, explicou o diretor da equipe, Hermano Esch, aluno do terceiro ano de engenharia mecânica.


Os alunos utilizam o laboratório do Núcleo de Manufatura Avançada da USP (Numa) e captam dinheiro com as comissões de graduação. A maior parte das ajudas extrauniversidade tem sido com produtos e serviços e ajuda técnica. O grupo tentam parcerias que envolvem cursos e conhecimento técnico.

"Nosso foco na universidade é gerar pessoas conscientes e gerar conhecimento também. Estamos preocupados com a sustentabilidade e no modo como pensamos e construímos o carro, o quanto ele impacta de fato no ambiente. A ideia é um veículo que agrida cada vez menos", disse Esch.
Alunos do curso de engenharia da USP São Carlos (Foto: Fabio Rodrigues/G1)Alunos do curso de engenharia da USP São Carlos (Foto: Fabio Rodrigues/G1)

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