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quarta-feira, 26 de março de 2014

Malásia cruza 4 pistas diferentes em busca de avião que caiu no Índico


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Aviões e navios são mobilizados para recuperar possíveis destroços no mar.
Satélite da Airbus localizou 122 peças no mar que podem ser de Boeing.

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26/03/2014 15h24 - Atualizado em 26/03/2014 15h24
Postado às 23h30m
Da Reuters
Ministro da Defesa malaio mostra imagem de satélite onde estariam os destroços (Foto: AFP)Ministro da Defesa malaio mostra imagem de satélite onde estariam os destroços (Foto: AFP)

Novas imagens por satélite revelaram mais de cem objetos no sul do oceano Índico que podem ser destroços do voo MH370 da Malaysian Airlines, desaparecido há 18 dias, enquanto aviões que vasculham essas gélidas águas na quarta-feira (26) também relataram a presença de possíveis partes do Boeing 777.

"Temos agora quatro diferentes pistas por satélites, da Austrália, China e França, mostrando possíveis destroços", disse o ministro interino de Transportes da Malásia, Hishammuddin Hussein, em entrevista coletiva. "É imperativo agora vincularmos os destroços com o MH370."

Novas imagens capturadas na segunda-feira (24) por um satélite francês da empresa Airbus Defence & Space mostraram 122 possíveis objetos com 1 a 23 metros de comprimento em uma área de 400 quilômetros quadrados de mar, segundo Hishammuddin.

O voo MH370, de Kuala Lumpur a Pequim, sumiu dos radares civis menos de uma hora depois de decolar, e investigadores suspeitam que alguém teria desligado os sistema de localização e comunicação.
vale este mapa malásia MH370 atualiza 24/3   (Foto: Arte G1)
Mas radares militares detectaram que o avião fez uma curva para oeste e voltou a cruzar a península da Malásia, aparentemente sob controle de um piloto capacitado.

O vice-ministro malaio da Defesa, Abdul Rahim Bakri, disse ao Parlamento que nenhuma providência foi tomada quando o avião fez a curva porque se presumiu que ele havia recebido uma ordem para regressar a Kuala Lumpur.

Desde o fim da semana, as buscas se concentram num ponto remoto do oceano Índico, cerca de 2.500 quilômetros a sudoeste de Perth (no oeste da Austrália). As buscas nessa área foram suspensas na terça-feira por causa do mau tempo, mas na quarta-feira foram retomadas, envolvendo uma dúzia de aeronaves da Austrália, Estados Unidos, Nova Zelândia, China, Japão e Coreia do Sul.

Mas até o momento nenhum dos objetos foi recuperado, apesar da gigantesca mobilização internacional, com o envio de 12 aviões, entre eles sete militares, nesta quarta-feira após 24 horas de suspensão das buscas em razão do mau tempo.

Mobilização
A Airbus mobilizou cinco satélites para buscar os restos do avião, segundo a agência EFE. A Divisão de Defesa e Espaço da Airbus informou que são utilizados satélites militares de observação 'Pleiades 1A' e 'Pleiades 1B', do Ministério de Defesa da França; satélites de geo-observação 'Spot-5' e 'Spot-6', explorados comercialmente para oferecer imagens a empresas que solicitam; e o satélite radar 'TerraSAR-X'.


Em declaração pública, a divisão explicou que os satélites foram programados para fazer imagens das regiões onde acredita-se que o Boeing 777 da Malaysia Airlines caiu, e que cobriram uma superfície de 3.099.850 quilômetros quadrados no Índico.
25/3 - Imagem divulgada  por autoridades da Malásia mostra local onde foram detectados objetos do avião  (Foto: Malaysian Remote Sensing Agency/AP)
Imagem divulgada por autoridades da Malásia mostra
local onde foram detectados objetos do avião
(Foto: Malaysian Remote Sensing Agency/AP)

Os resultados foram encaminhados para as autoridades da Malásia e da Austrália através, respectivamente, da Malaysia Remote Sensing Agency (MMRSA) e a Australian Maritime Safety Authority (AMSA).

"Continuamos oferecendo toda a informação possível para ajudar às autoridades em busca do avião", disse o chefe de Comunicação, Inteligência e Segurança da Divisão de Defesa e Espaço da Airbus, Evert Dudok.
Dudok informou ainda que todos os seus especialistas no tema foram mobilizados

Buscas continuam
Os Estados Unidos enviaram para Perth, o ponto terrestre australiano mais próximo de onde possivelmente o avião caiu, um sistema de rastreamento, uma sonda triangular de 35 kg ligada à extremidade de um cabo rebocado por um navio. Além do desafio de localizar as caixas-pretas, os sinais emitidos se limitam a 2 ou 3 km, advertem os especialistas.


Restam ainda duas semanas para tentar captar o sinal, que é emitido pelas caixas-pretas.
O fundo submarino nesta região é 'acidentado, coberto de falhas, pequenas ravinas e sulcos, com pouco sedimento para nivelar, porque é muito jovem' geologicamente, diz Robin Beaman da universidade australiana James Cook.

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Piloto da Malaysia Airlines não estaria em condições de voar, diz jornal


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De acordo com ‘New Zealand Herald’, Zaharie Ahmad Shah sentiu que sua vida estava desmoronando após fim de casamento
SIDNEY — Enquanto investigadores vasculham o Oceano Índico em busca de pistas do avião desaparecido da Malaysia Airlines, novos questionamentos são levantados sobre o piloto e seu estado de espírito no comando do voo MH370.

Um amigo de Zaharie Ahmad Shah, de 52 anos, disse que ele estava passando por uma série de problemas de relacionamento e sentiu que sua vida estava desmoronando, de acordo com informações do jornal “New Zealand Herald”.

O relato sugere que o piloto pode ter assumido o Boeing 777 para sua “última viagem”, fazendo coisas no avião que ele só tinha sido capaz de fazer anteriormente em um simulador de voo.

— Ele é um dos melhores pilotos, e eu não sou nenhum perito médico, mas com tudo o que estava acontecendo, Zaharie não estava em condições de viajar — disse o amigo ao jornal, falando sob condição de anonimato.

A fonte afirmou ainda que o piloto estava “muito chateado” após sua esposa, Faizah Khan, afirmar que estava saindo de casa. O casal tem três filhos e, embora já estivesse separado, continuava morando na mesma residência em Kuala Lumpur, na Malásia.

Segundo o amigo, Zaharie também enfrentava problemas de relacionamento com outra mulher.
A polícia malaia tem investigado a vida de Zaharie e do co-piloto Fariq Abdul Hamid, de 27 anos, além de pressionar ambas as famílias para obter mais detalhes que deem pistas sobre o sumiço do avião.

Parentes e amigos dizem que não há nada em suas personalidades ou passado que indiquem que eles tenham cometido um crime.
— Eu nunca o vi perder a paciência. É difícil acreditar em qualquer das especulações feitas contra ele — disse Peter Chong, um amigo de Zaharie, que o descreveu como disciplinado e consciente.

O tabloide britânico Daily Mail afirmou que os investigadores trabalham na hipótese de sabotagem da aeronave em uma tentativa de suicídio cuidadosamente planejada. 

De acordo com fontes ouvidas pelo “Telegraph”, a mudança de rota do avião e o desligamento do sistema de comunicação teria sido um ato deliberado, afastando a tese de que a aeronave tenha sofrido incêndio ou falha mecânica.

Agência de risco rebaixa nota de 13 instituições financeiras brasileiras


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Itaú, BB, Bradesco, BNDES, HSBC e Santander tiveram redução.
Rebaixamento segue o corte na nota do Brasil, feito na segunda-feira (24).

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26/03/2014 09h29 - Atualizado em 26/03/2014 11h35
Postado às 13h25m
Do G1, em São Paulo
A agência americana de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) rebaixou, nesta quarta-feira (26), as notas de crédito de 13 instituições financeiras brasileiras – entre elas, grandes bancos estatais e privados, seguradoras e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A perspectiva de rating foi colocada como "estável", ou seja, não estão previstos novos rebaixamentos no curto prazo.

Ao todo, as avaliações globais de outras 17 instituições financeiras e os nacionais de 26 foram colocados em observação com implicações negativas, o que significa que ainda podem ser rebaixados.

Tiveram suas notas reduzidas pela S&P: Banco do Brasil (BB), BNDES, Caixa Econômica Federal, Itaú-Unibanco, Itaú BBA, Bradesco, Santander, HSBC, Banco do Nordeste do Brasil, Citibank, Allianz Global, SulAmérica e SulAmérica Companhia Nacional de Seguros.

O rebaixamento das notas das instituições segue o corte no rating do Brasil. Na segunda-feira (24), a agência americana baixou a classificação do país de "BBB" para "BBB-", a faixa mais baixa da categoria "grau de investimento".


No dia seguinte, a S&P indicou que não vê perspectiva para um novo rebaixamento do Brasil, destacando que isso só acontecerá se os indicadores externos tiverem forte deterioração e se o governo do país romper seu compromisso com as políticas pragmáticas.
"Reduzir os ratings de novo é realmente um cenário que nós não estamos contemplando.

Estamos confiantes com o Brasil dentro da categoria de grau de investimento", disse, na ocasião, a analista da Standard & Poor's Lisa Schineller, em conferência telefônica com analistas e jornalistas. Segundo Lisa, os parâmetros da economia brasileira "ainda estão no lugar".


Menor transparência e subsídios para energia
Entre os dados citados para redução da nota do país, a analista da agência americana também falou sobre uma menor transparência do governo na execução fiscal. Além disso, a dinâmica do setor elétrico, com subsídios para adiar uma alta nas contas de luz, pesou na decisão.

De acordo com Lisa, a redução da nota do Brasil reflete a deterioração fiscal vista nos últimos anos, em um cenário de menor crescimento econômico e sustentação baseada em fatores temporários de arrecadação.

"A credibilidade sobre a política fiscal perdeu força recentemente", disse.
A analista da Standard & Poor's ainda lembrou que recentemente o governo brasileiro anunciou cortes no orçamento, mas afirmou que "não será fácil atingir o superávit formal" pretendido sem recurso a algum tipo de ajuste, dado o baixo crescimento".

Também pesou no corte da nota do país, segundo a S&P, o julgamento da correção das poupanças pela Justiça, que pode determinar que os bancos arquem com supostas perdas nas cadernetas ocorridas durantes os planos econômicos das décadas de 1980 e 1990.

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