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segunda-feira, 19 de maio de 2014

Operação em 16 países prende 90 hackers responsáveis por vírus


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Agentes americanos, europeus e chilenos detiveram acusados de infectar mais de 500 mil computadores com vírus BlackShades
AMSTERDÃ — Uma megaoperação internacional em 16 países envolvendo autoridades americanas, chilenas e europeias apreendeu dinheiro, armas de fogo, computadores e drogas e prendeu mais de 90 pessoas suspeitas de infectarem centenas de milhares de computadores ao redor do mundo com o vírus BlackShades. 

O malware permite que hackers controlem remotamente computadores, roubem informações pessoais, interceptem senhas e realizem gravações remotas com as webcams dos usuários infectados.

A operação, que durou dois anos, teve como alvo criadores, usuários e vendedores do vírus, que, de acordo com o FBI americano, foi vendido a milhares de usuários em mais de 100 países e infectou mais de 500 mil computadores. 

 Apelidado de “creepware”, o BlackShades é vendido por preços que variam entre US$ 40 e US$100, e, segundo autoridades, gerou mais de US$ 350 mil em vendas entre setembro de 2010 e abril de 2014. Na operação, foram realizadas ações de busca e apreensão em 359 casas, em 16 países, informou a agência de cooperação judicial europeia Eurojust.

Os cinco réus acusados nos EUA incluem Alex Yucel, que criou e operava a organização BlackShades, sob o apelido online de “marjinz”, de acordo com documentos judiciais divulgados hoje em Nova York. 

Yucel gerenciava o grupo como um negócio legítimo, empregando um diretor de marketing, um desenvolvedor de sites, um gerente de atendimento ao cliente e uma equipe de representantes que respondiam a dúvidas sobre o vírus submetidas online.

A operação foi coordenada pela Eurojust e a unidade de cybercrime da Europol, a polícia europeia, e contou ainda com a participação do FBI. De acordo com a agência americana, a investigação foi auxiliada por um dos cocriadores da versão mais famosa do vírus, o BlackShades RAT, que concordou em cooperar com as autoridades após vender uma cópia do vírus a um agente disfarçado. 

A investigação incluiu a apreensão de mais de 1.900 domínios de sites usados para controlar os computadores das vítimas e garantir a execução remota do BlackShades a partir de um servidor.

No comunicado oficial sobre a operação, a Eurojust fez especial referência a um caso recente na Holanda em que o Blackshades foi utilizado para fins criminosos por um homem de 18 anos que infectou pelo menos 2.000 computadores, controlando as câmeras das vítimas para tirar fotos de mulheres e meninas.

Miss Teen EUA foi vítima do vírus
Um dos casos recentes mais famosos de vítimas do vírus é o da Miss Teen EUA, Cassidy Wolf, que foi espionada por meio do seu próprio computador. Em março de 2013, ela recebeu um e-mail anônimo com fotos suas nuas tiradas com a webcam do seu laptop.

“Ou você faz uma das coisas listadas abaixo, ou eu irei publicar essas e muitas outras fotos online, em todas as suas contas para, todos verem e o seu sonho de se tornar uma modelo vai ser transformado em uma estrela pornô”, dizia o e-mail. 

À mensagem, seguiram-se três meses de ameaças, de acordo com Wolf.
“Eu me senti completamente violada”, disse ela em uma entrevista. “Eu me senti assustada porque eu não sei se essa pessoa era uma ameaça física. Todo o meu senso de segurança e confiança acabou”.

O vírus foi instalado no computador da jovem por Jared Abrahams, um ex-colega de classe seu. Em março deste ano, o estudante de computação de 20 anos foi condenado a 18 meses de prisão após se declarar culpado por extorsão e acesso não autorizado a um computador. 

Wolf depois descobriu que Abrahams a espionava por quase um ano. Seu laptop era sempre deixado aberto no seu quarto, enquanto ela escutava música ou se comunicava com amigos.

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Fifa identifica 450 casos de uso indevido de marcas na Copa

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Lista de marcas exclusivas da federação vai de 'Brasil 2014' a 'Pagode'.
Entidade registrou no Inpi mais de 400 marcas para o Mundial de futebol.


19/05/2014 07h31 - Atualizado em 19/05/2014 12h30
Postado às 14h45m
Darlan Alvarenga Do G1, em São Paulo


Aparelhos tinham logomarca oficial do Mundial (Foto: Divulgação / Polícia Civil)
Produtos apreendidos no Recife com a logomarca
oficial da Copa (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

A Fifa identificou 450 casos de pirataria e violações de direitos de uso de marcas exclusivas no Brasil desde 2010. "Houve casos em que a empresa infratora nos compensou, mas não estamos em posição de divulgar quaisquer detalhes sobre as empresas envolvidas ou a quantidade exata de qualquer indenização", disse a entidade.

A federação de futebol mantém um departamento só para cuidar da proteção de suas marcas, com advogados ao redor do mundo e escritórios especializados em propriedade intelectual. Além disso, tem representações em cada uma das 12 cidades-sede do Mundial, que terá sua abertura no dia 12 de junho, com partida entre Brasil e Croácia, na Arena Corinthians, em São Paulo.

Pelas regras definidas pela Lei Geral da Copa, os símbolos oficiais e os termos e marcMarcaas registrados pela Fifa não podem ser usados sem autorização expressa da entidade. 

A legislação prevê pena de detenção de 3 meses a 1 ano pelo uso indevido de direitos, por falsificação ou pelo chamado "marketing de emboscada", ou seja, a associação ou aparição não autorizada de uma marca em um evento, o que induz o consumidor a acreditar que o produto ou serviço é endossado pelos organizadores do Mundial.

Segundo o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), atualmente a Fifa possui 1.116 marcas registradas no Brasil. Desse total, mais de 400 pedidos de registro foram feitos após a entrada em vigor da Lei Geral da Copa.

A lista engloba desde símbolos do evento, logotipos, emblemas, fonte de letra e o mascote Fuleco até termos como "Copa do Mundo", "Brasil 2014" e o nome de todas as cidades-sede seguido de 2014. Na prática, isso significa que empresas ou lojas, por exemplo, não podem usar o termo "Promoção da Copa do Mundo" ou lançar uma camiseta com a inscrição "Brasil 2014" sem autorização da Fifa.

O Inpi concedeu também à entidade uma dezena de registros de marcas de alto renome. A lista completa está disponivel no site do instituto. Com esse "selo", a Fifa consegue impedir legalmente que qualquer empresa faça uso de suas "propriedades ou direitos" para qualquer modalidade mercadológica.

Exemplos de marcas de alto renome registradas pela Fifa no INPI (Foto: Reprodução)Exemplos de marcas de alto renome registradas pela Fifa no Inpi (Foto: Reprodução)

Marca 'Pagode'
A lista da Fifa inclui até a marca "Pagode". Questionada pelo G1, a entidade explicou que o registro refere-se à fonte tipográfica de mesmo nome do estilo musical brasileiro, e que o objetivo é "impedir que terceiros a utilizem em um contexto comercial, já que há risco de que o consumidor, ao se deparar com um produto ou campanha publicitária com a referida fonte, seja levado a crer que se trata de um produto aprovado, endossado ou com alguma relação oficial com a Fifa".

Segundo a federação, já foram apreendidas no país 2 toneladas de produtos falsificados contendo uma série de elementos que os associavam à Copa, incluindo a fonte "Pagode". O diretor de Marcas do Inpi , Vinícius Bogéa Câmara, explica, porém, que uma vez se tratando de uma marca da Fifa, qualquer pedido de registro que for feito ao instituto envolvendo o termo "pagode" pode ser alvo de questionamento e oposição da federação.

"O registro da Fifa nesse caso é delimitado por um escopo bem específico, de fonte tipográfica, e não incorpora o uso em produtos ou serviços. Se alguém entrar com um pedido de registro da marca 'pagode' para algum outro produto ou serviço, acredito que dificilmente a Fifa irá notificar. De qualquer forma, em tese, o caso pode, sim, parar na Justiça", disse Câmara.

Bolas, camisetas e calções falsificados foram apreendidos em lojas de Natal (Foto: Cedida/Polícia Civil do RN)
Bolas e artigos esportivos são principais alvos
de falsificação na Copa (Foto: Polícia Civil do RN)
Fifa pode 'furar fila' no Inpi

Embora a Lei Geral da Copa tenha garantido à Fifa o direito de "furar a fila" na análise de pedidos de registro de marcas no país, o Inpi afirma que não foi identificado nenhum caso de conflito ou prejuízo a outros pedidos feitos ao órgão.

"Se já existir um direito prévio concedido e a Fifa pedir o registro daquela marca naquele nicho mercadológico, teríamos que negar", explicou o diretor de Marcas. "Os pedidos da Fifa são examinados prioritariamente, mas os critérios de análise permanecem os mesmos. Não existe uma marca que valha para tudo. O registro garante o uso exclusivo em todo o território nacional apenas para produtos e serviços específicos", acrescentou Câmara.


Combate à pirataria
A Fifa também conseguiu do governo brasileiro o compromisso para intensificar o combate à pirataria. A polícia, as autoridades aduaneiras e vários órgãos governamentais de controle e fiscalização prometem aumentar o cerco contra fabricantes, distribuidores e vendedores de produtos não oficiais.


O Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP), ligado ao Ministério da Justiça, firmou um acordo de cooperação com as prefeituras das 12 cidades-sede – Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus, Curitiba e Porto Alegre – para capacitar agentes públicos a identificar produtos não autorizados. 

"O que mais temos visto é a violação de marcas de patrocinadores, sobretudo artigos esportivos e camisetas", afirmou o secretario-executivo do conselho, Rodolfo Tsunetaka Tamanaha.
A Fifa também elaborou um documento em que lista as marcas oficias da Copa e os principais termos protegidos pela entidade.

Confira aqui o documento na íntegra

Termos protegidos
- 2014 Fifa World Cup Brazil
- 2014 Fifa World Cup
- FIFA World Cup
- World Cup
- 2014 World Cup
- World Cup 2014
- Brazil 2014
- 2014 Brazil
- Brasil 2014
- Football World Cup
- Soccer World Cup
- Copa 2014
- Copa do Mundo
- Mundial 2014
- Mundial de Futebol Brasil 2014
- Copa do Mundo 2014
- Nomes das cidades-sede mais 2014 (Rio 2014, Manaus 2014, etc.)


O que não pode (exemplos de associação indevida)

- Anúncios comerciais que usem alguma marca oficial como emblema e termos como "Copa do Mundo" ou "Mundial 2014";

- Promoções com ingressos para a Copa, exceto quando organizados por um parceiro da Fifa;

- Distribuição de tabelas de jogos da Copa em associação com marcas de empresas não patrocinadoras do evento;


- Propaganda e exibição de marcas não patrocinadoras dentro dos estádios de forma impactante. Exemplo: Jogador que deixar aparecer a marca da cueca de forma ostensiva;

- Itens de merchandising e produtos com uso de marca ou designações oficiais da Copa. Exemplo: Camiseta com a inscrição "Brasil 2014";


- Decoração com bandeira nacional e elementos relacionados ao futebol é permitida desde que não sejam usadas marcas e designações oficiais da Copa;
- Nos nomes de domínio na internet (URLs), as marcas oficiais da Copa não podem ser incorporadas, no todo ou em parte, a nomes de sites com conteúdo comercial. 
Exemplo: www.copadomundo.viagens.empresa.com.

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Cresce o volume de estoque no varejo


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No 1º trimestre, ritmo de alta de estoque superou em 1 ponto porcentual a venda; quadro piorou com Dia das Mães, aponta a CNC


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Márcia De Chiara - O Estado de S. Paulo

18 de maio de 2014 | 21h 35

Postado às 08h40m
O fraco desempenho do comércio entre janeiro e março deixou uma herança ruim para o 2.º trimestre: estoques altos de itens mais caros e normalmente financiados, como eletroeletrônicos, móveis, computadores e celulares. 

Como as vendas do Dia das Mães foram fracas, a perspectiva é que o encalhe de produtos atrapalhe o varejo até meados do ano e afete o dinamismo da indústria, que encerrou março com estoques altos na maioria dos setores.

A grande aposta dos comerciantes para reverter esse quadro é a Copa do Mundo, mas o efeito do evento é restrito. A Copa pode impulsionar as vendas de TVs, mas deve limitar a de outros itens. Isso porque junho terá um menor número de dias úteis por causa dos jogos.

O descompasso entre o ritmo de vendas do varejo e de acúmulo de estoques é nítido num estudo feito pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) a pedido do Estado, com base nas pesquisas de comércio e indústria do IBGE e de importações da Funcex. 

Entre janeiro e março, o volume de vendas do comércio restrito cresceu 4,5% em relação ao 1º trimestre de 2013. Enquanto isso, os estoques nas lojas subiram 5,5%. O comércio restrito não inclui carros e materiais de construção.

Segundo o economista da CNC responsável pelo estudo, Fabio Bentes, essa diferença de 1 ponto porcentual entre ritmo de alta de estoques e de vendas já foi maior em outros períodos, mas neste ano o quadro é pior. Em 2010 e 2012, os estoques cresciam 1,2 e 1,6 ponto porcentual acima das vendas, respectivamente. 

"A diferença é que esses dois anos foram os melhores para o varejo e a trajetória de vendas era ascendente. Em 2014, a perspectiva é de desaceleração das vendas, diante do encarecimento do crédito, da redução de prazo de financiamento e do menor ritmo de expansão da economia", explica.

Fôlego. Os últimos resultados de vendas do varejo restrito apurados pelo IBGE atestaram a perda de fôlego: em 12 meses até março o setor acumula alta de 4,5% e até fevereiro, o avanço tinha sido de 5%. Quando se avalia o desempenho do 1º trimestre em relação ao último de 2013, descontado o comportamento típico do período, o crescimento foi de apenas 0,3%.

"Os dados indicam que teremos um 2.º trimestre com ritmo de crescimento menor do que o 1º trimestre: o Dia das Mães foi fraco e junho terá muitos feriados por causa da Copa", prevê o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. Ele observa que, desde o 2.º semestre de 2013, o varejo convive com estoques elevados, vendendo menos itens do que comprou.

O descompasso entre estoques e vendas ficou estampado no mês passado na insatisfação dos comerciantes em relação a esse quesito no Índice de Confiança do Empresário do Comércio da CNC. Em abril, o nível de estoques em relação às vendas atingiu a pior marca (92,6 pontos) desde outubro de 2011 (91,8 pontos).

O estudo da CNC mostra que a maior defasagem entre vendas e estoques ocorre no segmento de informática e comunicação, seguido por móveis, eletrodomésticos e vestuário. 

Daniela Martins, analista de investimentos da Concórdia Corretora, cita como exemplo, a Via Varejo, dona da Casas Bahia e do Ponto Frio, que ampliou em R$ 492 milhões os estoques no 1º trimestre deste ano por causa da Copa e do Dia das Mães. No setor de vestuário, a Lojas Marisa aumentou em 1% os estoques no 1º trimestre, reflexo direto de vendas mais fracas.

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