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domingo, 1 de maio de 2011

Nos pênaltis, Flamengo vence Vasco e é campeão Carioca invicto pela 5.ª vez

** = Este é o primeiro título do meia Ronaldinho Gaúcho - discreto no jogo - com a camisa rubro-negra. = **

##=  - O Flamengo venceu o Vasco nos pênaltis e conquistou neste domingo o seu 32.º título do Campeonato Carioca As duas equipes lutaram bastante durante os 90 minutos, mas a incompetência do Vasco nas penalidades determinou o resultado. Com isso, o Flamengo segue dominando o campeonato estadual em sua história recente. São oito conquistas entre 1999 e 2011.
Marcos de Paula/AE
Marcos de Paula/AE
Ronaldinho e seus companheiros erguem a taça de campeão Carioca
O jogo começou bastante truncado no meio de campo, o que impediu que as duas equipes criassem oportunidades claras de gol nos primeiros 15 minutos. A melhor chance foi do Vasco e saiu dos pés de Eder Luís, aos 11. Ele fez boa jogada pela direita e passou para Diego Souza. O camisa 10 cruzou e Welinton afastou mal. A bola sobrou para Eder Luís, livre, só que ele chutou longe do gol.
A partida ganhou mais velocidade e emoção aos 20 minutos, após a parada técnica. Aos 22, Ronaldinho Gaúcho cobrou falta na segunda trave e Thiago Neves, sozinho, cabeceou para fora. Três minutos depois, o Flamengo teve a chance mais clara de gol do primeiro tempo. Thiago Neves tocou para Ronaldinho, que passou para Deivid. O atacante serviu Bottinelli, livre. O argentino chutou forte, mas o goleiro Fernando Prass fez grande defesa.
Depois desses lances, foi a equipe do Vasco que teve as duas melhores oportunidades de abrir o placar até o fim da primeira etapa. Aos 29 minutos, Felipe recebeu de Alecsandro na entrada da área e chutou cruzado. A bola passou perto da meta do goleiro do Flamengo. Aos 43, Ramon cruzou da esquerda e encontrou Diego Souza, que, sozinho, acabou cabeceando em cima de Felipe.
Apesar da rivalidade entre as duas equipes, o jogo transcorreu sem lances violentos no primeiro tempo. O árbitro mostrou apenas dois cartões amarelos, ambos para jogadores do Flamengo: Bottinelli e Rodrigo Alvim.
A etapa complementar começou com uma boa chance de gol para o Flamengo, após Bottinelli sofrer falta na entrada da área. Ronaldinho bateu no alto, mas o goleiro Fernando Prass espalmou para escanteio. A resposta do Vasco veio aos 26 minutos. Eder Luís foi ao fundo e tocou para trás. Bernardo, que havia acabado de entrar no lugar de Diego Souza, dominou, abriu espaço e bateu firme para a defesa difícil de Felipe.
Aos 45, Ronaldinho cobrou escanteio e a defesa afastou. A bola sobrou para Thiago Neves, que bateu de primeira e tirou tinta da trave do goleiro do Vasco. Um minuto depois, Allan e Willians discutiram e foram expulsos. Com o fim do jogo, a decisão foi para os pênaltis.
Nas cobranças, o Vasco só acertou a primeira, com Alecsandro. Na sequência, Bernardo, Felipe Bastos e Elton perderam. Pelo Flamengo, só Fierro desperdiçou. Renato, Fernando e Thiago Neves marcaram.
VASCO - 0 (1) - Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Rômulo, Fellipe Bastos, Felipe e Diego Souza (Bernardo); Eder Luis (Élton) e Alecsandro. - Ricardo Gomes.
FLAMENGO - 0 (3) - Felipe; Galhardo (Fernando), Welinton, David e Rodrigo Alvim; Willians, Renato, Bottinelli (Fierro) e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid (Wanderley). - Vanderlei Luxemburgo.
Gols - Nos pênaltis: Alecsandro acertou e Bernardo, Felipe Bastos e Elton erraram para o Vasco. Renato, Fernando e Thiago Neves acertaram e Fierro errou para o Flamengo. Cartões amarelos - Bottinelli, Rodrigo Alvim e Galhardo (Flamengo); Fellipe Bastos, Alecsandro, Elton e Bernardo (Vasco). Cartões vermelhos - Allan (Vasco); Willians (Flamengo). Árbitro - Luis Antônio Silva dos Santos. Renda e público - Não disponíveis. Local - Engenhão, no Rio de Janeiro.




Caixa-preta do avião da Air France é recuperada no Atlântico

Os Investigadores estão esperançosos em relação à leitura dos dados contidos na caixa-preta...Esperam com isto,solucionar,pelo menos em parte,os motivos da tragédia com o Airbus.



##= Uma das caixas-pretas do Airbus A330 da Air France, que caiu no mar ao longo da costa brasileira no dia 1º de junho de 2009, foi recuperada neste domingo, anunciou o BEA (Bureau de Investigações e Análises), encarregado da investigação técnica da catástrofe que deixou 228 mortos.

"A equipe de investigação localizou e identificou o módulo de memória do gravador de parâmetros - Flight Data Recorder (FDR) - às 10h GMT (07h00 de Brasília) deste (domingo). Ele foi recuperado (...) às 16h40 GMT (13h40 de Brasília)", segundo um comunicado do BEA.

O BEA indicou que o gravador está "em bom estado físico", deixando os investigadores esperançosos em relação à leitura dos dados nele contidos.

Os investigadores haviam anunciado na quarta-feira a descoberta do chassi da caixa-preta, mas sem o módulo de memória contendo os valiosos dados do voo que poderão permitir que a tragédia seja explicada.

Certamente, o módulo se soltou do chassi no momento do impacto com a água. O BEA havia anunciado no início de abril a localização dos destroços da aeronave antes de lançar na semana passada a fase de recuperação.


 

30 segredos que os pilotos não contam.

** Profissionais dizem o que não costumam falar dentro de aviões.**


Editora Globo
Aeroporto de Brasília - novembro de 2010 // Agência OGlobo

Você, que tem arrepios quando o avião decola ou faz chacota com quem tem medo de voar, deveria ler com atenção os segredos que os pilotos de aeronaves não costumam contar para ninguém. E assim, descobrir quando realmente é hora de se preocupar. A revista Reader’s Digest perguntou a pilotos de diversas empresas aéreas nos Estados Unidos quais as coisas que eles não diriam a seus passageiros.

Em tempos de caos aéreo, os profissionais dão dicas úteis para pessoas de qualquer lugar do mundo que estão pensando em pegar um voo. Por exemplo, não adianta nada pedir informações sobre o aeroporto a um piloto, eles viajam tanto que quase nunca conhecem os lugares onde estão.


Confira alguns conselhos úteis abaixo:
1. “Nós também sentimos falta dos amendoins” – Piloto da US Airways

2. “Constantemente carrego menos combustível do que acho confortável. As empresas aéreas estão sempre olhando para os limites, e você queima combustível quando carrega combustível. Algumas vezes, se você carrega só o suficiente e enfrenta tempestades ou atrasos, pode ficar sem combustível e precisará ir a um aeroporto alternativo” – Comandante de uma grande empresa

3. “Às vezes a companhia não nos dá pausas para almoço ou até tempo para comer. Nós temos que atrasar voos para conseguir comer alguma coisa.” – Primeiro Oficial de transportadora regional

4. “Nós contamos aos passageiros o que eles precisam saber. Não contamos coisas que irão assustá-los demais. Você nunca vai me ouvir dizer: ‘Senhoras e senhores, acabamos de ter uma falha no motor’, mesmo se isso for verdade” – Jim Tilmon, piloto aposentado da American Airlines

5. “A verdade é que nós estamos cansados. Nossas regras de trabalho nos obrigam a estar em serviço por 16 horas sem intervalo. São muitas horas a mais que um motorista de caminhão, que pode descansar na próxima parada, não podemos parar na próxima nuvem” – Comandante de uma grande empresa.

6. “Algumas regras da FAA [Administração Federal de Aviação, EUA] não fazem sentido para nós também. Como a não obrigação do uso de cinto ao comissários de bordo a 400 milhas por hora em um avião que pode pegar turbulência a qualquer minuto. Eles podem andar e servir café quente. Mas quando estamos no chão, em um pedaço de asfalto, a cinco milhas por hora, eles devem ficar de cinto como se estivessem numa corrida de carro.” – Jack Stephan, comandante da US Airways

7. “Em alguns aeroportos com pistas muito curtas, nós não teremos um pouso suave, mesmo se formos muito bem.” – Joe D’Eon, piloto de uma grande empresa


Editora Globo
Agência OGlobo


8. “Eu posso estar de uniforme, mas isso não significa que sou a melhor pessoa para pedir informações em aeroportos. Nós andamos por tantos, que geralmente não temos ideia de onde estamos.” – Piloto de transportadora regional

9. “Você pode entrar no site de uma companhia aérea e comprar uma passagem, passar por sua bancada e entrar em uma aeronave que tem o mesmo dela nome pintado. Mas se ela tem metade do tamanho, você está numa linha regional. Ela não têm os mesmos padrões de segurança das maiores: seus pilotos não têm tanto treinamento e experiência, e o cliente não sabe disso” – Capitão de uma empresa grande

10. “A maioria das vezes, o pouso é um bom indicador da habilidade do piloto. Então, se você quiser dizer algo legal a um piloto quando descer do avião, diga: ‘Boa aterrissagem’. Nós gostamos disso.” – Joe D’Eon .
11. “As empresas aéreas ajustam seu tempo de viagem para se saírem bem no quesito chegadas pontuais. Então elas dizem que um vôo dura duas horas quando ele realmente dura uma hora e 45 minutos” – Comandante da AirTran

12. “Uma coisa é quando o piloto coloca o sinal para os passageiros apertarem os cintos. Mas, quando ele diz para os comissários de bordo se sentarem, é melhor escutar. Significa que há uma turbulência forte.” – John Greaves, advogado de acidentes aéreos e comandante aposentado

13. “Pouso na água não existe. O nome correto é colisão com o oceano” - piloto

14. “Se um avião voa em uma corrente ascendente, a qual não conseguimos ver no radar à noite, acontece um solavanco de 500 milhas por hora. Joga tudo para o alto e para baixo com violência. Isso não é o mesmo que turbulência, que chacoalha tudo por algum tempo” – John Nance, analista de segurança na aviação e comandante aposentado.

15. “Viajar como um bebê no colo é seguro? Não, é extremamente perigoso. Se há algum impacto ou desaceleração, há uma boa chance de você não conseguir segurar seu filho e ele se torna um projétil. Mas a lógica do governo é que se mandarmos você comprar um assento para seu bebê, você acaba indo de carro, e há mais chances de se machucar viajando de automóvel do que de avião” - Patrick Smith

16. “Os pilotos ficam bobos em ver que tanta gente tem medo de turbulência. É impossível que ela cause uma queda. Nós evitamos a turbulência porque ela é incômoda” - Patrick Smith

17. “Fui atingido por raios duas vezes. Muitos pilotos são. As aeronaves são construídas para suportar isso. Você ouve um barulho alto, vê uma luz forte e é isso. Não vai cair.” - Piloto de transportadora regional


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Agência OGlobo


18. “Muitos não dirigem por uma estrada a 100 Km/h sem usar cinto de segurança. Mas quando estamos no ar a 800 km/h e desligamos o sinal do cinto, metade tira. Se atingirmos uma bolsa de ar, a cabeça dos passageiros vai para o teto” – comandante de empresa grande

19. “Não há lugar seguro para sentar-se. Em um acidente, as pessoas do fundo estarão mortas e, depois, é a vez das pessoas da frente.” John Nance

20. “O lugar mais tranquilo para sentar é perto da asa. O fundo é onde mais balança. O avião é como uma gangorra, se você vai no meio, não chacoalha muito.” – Patrick Smith

21. “Se você tem medo de voar, marque um vôo de manhã. O calor do solo mais tarde causa correntes de ar, e tempestades com trovões são mais comuns à tarde.” Jerry Johnson, piloto.

22. “Nós não fazemos você guardar seu laptop porque temos medo de interferência eletrônica. É por que não queremos transformá-lo num projétil. Não sei de você, mas eu não gostaria de ser atingido por um MacBook a 300 km/h” – Patrick Smith

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23. “As pessoas não entendem por que não podem usar seus celulares. O que pode acontecer, se 12 pessoas decidirem ligar para alguém antes de pousarmos, é que eu posso ter uma falsa leitura dos instrumentos dizendo o avião está a uma altura maior do que a real.” – Jim Tilmon

24. “Não queremos acabar com sua diversão quando desligamos seu fone. Nós só queremos que você nos escute em caso de emergência” – Patrick Smith

25. “Está frio no avião? Avise o comissário de bordo. Estamos em batalha constante com eles sobre a temperatura. Eles se movimentam o tempo inteiro, por isso estão sempre ligando e pedindo para esfriar. Mas sei que a maioria dos passageiros congela” – Comandante de uma grande empresa

26. “Muitas pessoas ficam doentes após viajar, não pleo ar que respiram, mas pelo que tocam. Assuma que a bandeja e o botão para reclinar o assento não foram limpos, mas limpamos o banheiro.” - Patrick Smith

27. “O caminho do ar no avião é de frente para o fundo. Se você está preocupado em respirar o ar mais fresco possível ou não passar tanto calor, sente na frente. Aviões são mais quentes no fundo.” - piloto

28. “Pilotos dormem? Sim. Às vezes, é só um cochilo de 10 minutos, mas acontece” – John Creaves

29. “Lembre-se disso antes de reclamar sobre o preço de uma passagem: as tarifas custam hoje o mesmo do que custavam em 1980.” – Patrick Smith

30. Uma coisa que um piloto nunca dirá: “Estamos com visibilidade zero”. Eles dirão: “Tem neblina na área”.

Prótese controlada pela mente pode ser vendida em um ano.

Braço biônico, desenvolvido pela Universidade Johns Hopkins, imita quase todos os movimentos humanos.

por New Scientist

Editora Globo
Prótese desenvolvida pelo Johns Hopkins //DARPA-JHUAPL-HDT Engineering Services

Cientistas da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, desenvolveram uma prótese de braço humano que pode ser a mais sofisticada do mundo. Além de se aproximar bastante com a forma e a agilidade de um braço natural, ela é guiada apenas pelo pensamento do usuário. Batizada como Modular Prosthetic Limb (MPL) – Prótese Modular de Braço –, o aparelho é composto de uma mistura de fibra de carbono ultraleve com uma fusão de metais de alta resistência.

O braço-robô pesa um pouco menos de 4,5 kg, é semelhante a um braço humano médio, e permite até 22 graus de liberdade, enquanto o natural permite 30. Assim, é possível segurar objetos com precisão e firmeza, sem o perigo de esmagar os mais frágeis. O pulso e o cotovelo também giram com facilidade. "É muito próximo à habilidade humana. Ela [a prótese] não pode fazer absolutamente tudo. Não pode curvar a mão como uma concha, mas é possível controlar todos os dedos individualmente”, diz Michael McLoughlin, chefe da equipe que desenvolveu o braço biônico.

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Outras organizações també trabalham em próteses controladas pela mente. Essa é do Instituto de Reabilitação de Chicago e foi apresentada em 2006 ao público // Crédito: Win McNamee/Getty Images



Um protótipo do MPL foi testado por pessoas que tiveram um ou os dois braços amputados. Por meio de cirurgia, médicos redirecionam os nervos que normalmente controlariam o braço para o músculo não utilizado do peito. Os sinais desse nervo são interpretados por eletrôdos que movimentam a prótese. “O cérebro ainda pensa que o braço está lá, e se você puder capturar esses sinais, é possível conseguir algo realmente surpreendente.”, diz McLoughlin. O pesquisador afirma que é provável que o braço biônico esteja disponível para comercialização no prazo de um ano.

Sobe para 350 o número de mortos por tornados nos EUA...

Um milhão de pessoas estão sem energia elétrica no Alabama, Estado mais atingido!


##= Um novo balanço elevou para 350 o número de mortes nos tornados que varreram o sul dos Estados Unidos.
Equipes de resgate ainda procuram por desaparecidos, vítimas dos mais de 200 tornados que atingiram sete Estados americanos, entre terça e quarta-feira. As tormentas causaram destruição no Tennessee, Mississippi, Kentucky, Louisiana, Georgia e Virginia.

Mas o Estado mais atingido foi o Alabama, onde um milhão de pessoas continuam sem energia elétrica. Na sexta-feira, o presidente Barack Obama visitou a cidade de Tuscaloosa, que praticamente desapareceu, entre os escombros. Ele disse nunca ter visto "tanta destruição".

De acordo com a rede de notícias CNN, esta já é a segunda pior tragédia do tipo nos Estados Unidos, a mais grave dos últimos 86 anos.

Brasileira conta como foi tragédia
O tornado que atingiu os Estado Unidos também deixou os moradores sem luz, celular ou internet por algumas horas,
segundo conta a brasileira Maria Thereza Cesar moradora de Birmingham, no Alabama, Estados Unidos. Maria Thereza, que vive no país há dois anos, disse que "tudo começou às 5h".

“As sirenes da cidade foram acionadas para avisar a população sobre o risco de tornados já que uma tempestade estava prestes a nos atingir. A tempestade durou menos de uma hora, mas foi o suficiente para causar transtornos aos moradores. Muitas árvores caíram ou foram arrancadas, casas foram atingidas pelas árvores e também por postes de energia que foram derrubados pela força dos ventos”, disse.

A brasileira contou que a ida ao trabalho foi um “desafio”, pois os faróis não funcionavam, deixando o trânsito bastante complicado. Ao fim do dia, 16h no horário local, o tempo voltou a fechar. “O céu ficou escuro e ventava muito forte na região central da cidade. Eu praticamente corri para o carro para tentar voltar o mais rápido possível para casa”, disse.


 

Venda de passagens de ônibus pela web conquista clientes e gera lucro.

""= Os Clientes compram passagem de ônibus e recebe o bilhete em casa.
São 14 empresas cadastradas no site e 40 bilhetes vendidos ao dia
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##= Comprar passagens aéreas e ingressos de teatro e shows pela web já é um serviço muito conhecido pelo público. Agora, a novidade é comprar passagem de ônibus pela internet. O novo serviço acaba com a obrigação de ir antes até a rodoviária garantir a passagem. A facilidade conquista novos clientes e gera bons lucros para quem investiu no negócio.

O empresário Fernando Andrade criou um site para vender passagens de ônibus. O cliente compra passagem e recebe o bilhete em casa. A empresa apostou na facilidade do serviço pela internet.

O cliente escolhe o itinerário, a data, o assento e faz a compra de casa, na hora. Para Andrade, é um mercado novo e carente. “Não é como o avião, são poucas as empresas ainda hoje que vendem pela internet, porque tradicionalmente essas empresas construíram suas plataformas para vender nos guichês.”

Andrade também é sócio da maior empresa privada de entregas do Brasil e aproveitou a estrutura existente para o serviço de venda de passagens. O investimento no novo negócio foi de R$ 2 milhões de reais. Com o dinheiro, ele desenvolveu e testou o sistema de vendas.

“Como a gente já tem essa estrutura montada, o produto que a gente pode oferecer hoje fica muito mais em conta. São milhares de entregas feitas no país”, diz.

A empresa unifica as vendas das passagens em um só site. O cliente tem duas opções: retira a passagem depois no guichê da rodoviária ou solicita o bilhete em casa. A taxa desse serviço varia de R$ 5 a R$ 15.

Mais de 90% das pessoas compram passagens de ônibus nos guichês dos terminais. Em geral, elas vêm aqui duas vezes – uma para comprar a passagem, outra na hora de embarcar, dobrando os gastos e o tempo com o deslocamento.

A empresa quer conquistar esse imenso mercado com uma proposta objetiva: trocar as filas e a demora pela facilidade de comprar sem sair de casa. Hoje, existem 14 empresas de ônibus cadastradas no site. São 40 bilhetes vendidos por dia, em todo o Brasil. Até o final de 2011, a projeção é cadastrar mais 36 empresas e vender 600 passagens por dia.

“Para isso, a gente fez uma aliança recente com um dos maiores portais da América Latina, que vai nos permitir atingir milhões de pessoas”, diz Andrade.

Ingressos de teatro

Comprada pelos empresários Claudio Cruz e Everaldo Ramos, em 2010, uma empresa que existe há cinco anos se especializou em vender ingressos de teatro pela internet.

Segundo os empresários, a estratégia é conquistar mercado, oferecendo comodidade. “É diferente porque quando você vem comprar, entra no nosso site, você tem um mapa da casa, você visualiza onde é a melhor localização que você quer sentar, mais próximo do palco, numa poltrona ou camarote. Selecionando o local, automaticamente ele fica bloqueado em todos os outros canais de venda”, explica Everaldo Ramos.

O site também vende ingressos de shows e palestras. Para quem quer mais informações, a empresa conta com uma central de atendimento por telefone. Outro serviço são os pacotes especiais. “A gente faz combinações de pacotes que são vendas para grupos, vendas para empresas. Esses pacotes contemplam inclusive jantares antes ou depois da atração, como um complemento, como um programa de entretenimento e cultura”, diz Ramos.

A empresa fatura com uma porcentagem sobre as vendas. Em média, cobra do cliente 10% sobre o valor de compra. Um programa de computador fornece um relatório completo e on line sobre o que está sendo vendido. No último ano, as vendas pelo site subiram de 2 mil para 50 mil ingressos por mês.

“Nós acreditamos na consolidação desse segmento. Nos próximos dois anos [a estimativa é] que a gente consiga crescer e consolidar o dobro da capacidade que a gente tem hoje. Então tem muito mercado aí pra gente explorar”, afirma Ramos.

TV digital interativa pode virar obrigatória

 O Governo estuda exigir que os fabricantes instalem software de interatividade.






##= A interatividade da TV digital não pegou. Lembra que você poderia ter serviços parecidos com os da internet na TV aberta? Acessar informações sobre a programação, últimas notícias, condições do trânsito e previsão do tempo, participar de enquetes e jogos, consultar o extrato bancário, pagar contas e até fazer compras, ao alcance do controle remoto? A promessa não se cumpriu.

Existem aplicativos no ar, mas pouca gente vê. O sistema nipo-brasileiro estreou em dezembro de 2007, mas a norma do software de interatividade Ginga só foi definida no ano passado. Os televisores que vêm com ele ainda são minoria. As empresas de software defendem que o governo torne obrigatória a inclusão do Ginga nos aparelhos.
O governo ainda estuda a medida. Segundo o Ministério das Comunicações, o assunto precisa ser discutido com outras pastas, como o Ministério do Desenvolvimento. A adoção dos televisores que recebem o sinal de TV digital só decolou depois que o governo vinculou a integração do receptor de sinais digitais aos benefícios tributários da Zona Franca de Manaus.
"Há quatro anos, o governo escolheu o sistema japonês para a TV digital, com algumas inovações brasileiras", disse Laércio Cosentino, presidente da Totvs, maior empresa brasileira de software. "A principal é o Ginga. Está na hora de colocar isso em prática." A Totvs investiu mais de R$ 25 milhões no desenvolvimento de software para TV digital interativa, e tem 150 pessoas trabalhando nessa área.
O Ginga é a única tecnologia genuinamente brasileira do chamado padrão nipo-brasileiro. Houve outras mudanças em relação à tecnologia japonesa, como a atualização do sistema de compressão de vídeo, mas a troca foi entre padrões internacionais. O Ginga, por outro lado, foi realmente criado aqui, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e na Universidade Federal da Paraíba.
Momento. O temor da indústria de software é de que, com a demora, o momento da TV aberta interativa acabe passando. Os fabricantes investem cada vez mais em soluções de TV conectada, em que oferecem aplicativos de parceiros, com conteúdo baixado da internet. Em 2006, quando o governo anunciou sua escolha para a TV digital, uma das promessas era que o Ginga se tornasse uma ferramenta de inclusão social, levando serviços de áreas como educação e saúde para quem não tem acesso à internet.
Algumas empresas, como a Sony, oferecem o Ginga em todos os televisores desde o ano passado. Outras, como a LG, instalaram o software de interatividade em vários modelos. Apesar disso, a maioria das empresas de eletroeletrônicos ainda não integrou o sistema a seus produtos, e a resistência a uma possível obrigatoriedade é grande.
A Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) preferiu não comentar, dizendo que o tema é do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), que reúne indústria, emissoras, empresas de software e até governo.
"O fórum não tem uma posição sobre a obrigatoriedade do Ginga", disse o presidente do Fórum SBTVD, Roberto Franco. "Somos harmonizadores de posições. Mas não dá para falar em dissenso, porque não discutimos formalmente o assunto."
Além de presidente da entidade, Franco é diretor de Rede e Assuntos Regulatórios do SBT. "Sendo de um setor, seria irresponsabilidade falar de obrigatoriedade sobre outro setor", disse Franco. "As emissoras têm interesse total de que a adoção do Ginga se acelere. A política do governo para os receptores funcionou."
Segundo dados do Fórum, havia, em 2010, uma base de 6,6 milhões de televisores com receptores de TV digital no País. A previsão para este ano é de que esse total alcance 17 milhões de unidades. A entidade não tinha estimativa do número de aparelhos vendidos com o software Ginga.

 

Caipira

Piada do Dia. = 028\2011



Dois caipiras vieram para São Paulo e um disse para o
outro:

- Esse pessoar daqui é burro mesmo, sô.
- Por que sê?
- Eles constroem bem alto e tentam chegar ao céu, mas
não conseguem, então colocam uma praca escrito...
"edificer"