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terça-feira, 17 de setembro de 2013

Nuvens com foco no cliente corporativo

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  • Medida do governo de exigir guarda de dados em servidores instalados no país pode impulsionar mercado
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Empresas podem rodar aplicações em data centers remotos, sem investir na construção de servidores próprios
Foto: FOTO: Agência O Globo

Empresas podem rodar aplicações em data centers remotos, sem investir na construção de servidores própriosFOTO: Agência O Globo
RIO — O armazenamento de dados em nuvem já faz parte do cotidiano dos internautas brasileiros, mesmo que eles não se deem conta disso. 

Ao publicar fotos no Instagram, compartilhar documentos pelo Google Drive ou dar dicas no Foursquare, essas informações ficam guardadas em servidores espalhados pelo mundo. Esse movimento também está acontecendo no mercado corporativo. 

De acordo com o “Estudo Internacional de Adoção da Tecnologia da Informação”, realizada no primeiro trimestre do ano pela CompTIA em dez países, 55% das empresas brasileiras já adotam algum tipo de serviço em nuvem. 

E o segmento pode ganhar um empurrão do governo federal, que tenta incluir no Marco Civil da Internet a exigência da guarda de dados coletados no país em data centers instalados em território nacional.

— Essa medida vai abrir para o mercado brasileiro uma oportunidade muito grande. Todas as empresas terão que armazenar dados por aqui e, excluindo os grandes players que podem investir na instalação de data centers próprios, obviamente os outros não vão construir, vão contratar — afirma Silvio Antunes, diretor de negócios empresa nacional da Telefônica Vivo.

De olho no mercado corporativo, a gigante Amazon Web Services desembarcou no país há cerca de dois anos com a instalação de servidores em São Paulo e, num movimento mais recente, operadoras de telefonia lançaram produtos próprios. 

A Oi foi a pioneira, apresentando o Oi Smart Cloud em fevereiro do ano passado. Hoje, a empresa opera cinco data centers espalhados por Brasília, São Paulo, Curitiba, Fortaleza e Belo Horizonte. No início, o foco foi o grande cliente, mas a operadora prepara para este mês o lançamento de pacotes de serviços para pequenas e médias empresas.

A expectativa é de aumento na demanda pelo produto. Atualmente, a Oi possui uma carteira com mais de cem grandes clientes e os serviços de TI, que englobam o Oi Smart Cloud, respondem por 6% do faturamento corporativo. 

Segundo Mauricio Vergani, diretor da Unidade de Negócios Corporativos, a previsão é que em 2015 o segmento represente 15%. A Telefônica Vivo também aposta no rápido crescimento do setor. 

Para isso, investiu R$ 400 milhões no que considera ser o mais moderno data center em operação no país, instalado num prédio de 33,6 mil metros quadrados no município de Santana do Parnaíba, em São Paulo. De acordo com Antunes, a previsão é que o Vivo Cloud Plus cresça 70% em 2014.

— O mercado como um todo está se movendo nessa direção empurrado por várias questões. A principal é que a nuvem elimina duas preocupações: dinheiro para comprar equipamentos e conhecimento para mantê-los — diz Roberto Mayer, vice-presidente de Relações Públicas da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro).

A possibilidade de oferecer serviços na web sem o pesado investimento em infraestrutura foi fundamental para que Thoran Rodrigues fundasse a start-up BigData Corp. A empresa usa aplicações pesadas para analisar grandes quantidades de informações. 

Um dos produtos oferecidos, chamado BigWeb, já processou 1,5 petabytes de informação e mantém um banco de dados com quase seis terabytes. 

 Desde a fundação, há pouco mais de dois anos, a empresa utiliza o serviço de nuvem da Amazon Web Services. A estimativa é que a economia em relação a uma estrutura própria seja de US$ 0,01 a cada segundo e meio de funcionamento.

— Quando rodamos a aplicação, ativamos mil servidores. Com a nuvem a gente partiu de praticamente zero de investimento. Se fôssemos montar o nosso sistema, precisaríamos de espaço e capital para instalar mil computadores — diz Rodrigues.

Segurança ainda preocupa
Além da redução do investimento inicial, os serviços em nuvem permitem que o cliente aumente e diminua a capacidade de acordo com as necessidades, evitando gastos desnecessários para atender eventos sazonais. Um loja virtual, por exemplo, pode aumentar o volume de processamento apenas nas datas especiais, como o Natal.

Contudo, a segurança ainda assusta o mercado corporativo. Por mais que os provedores garantam que os dados são invioláveis, empresários ainda temem que suas informações possam ser acessadas por terceiros. 

De acordo com o estudo da CompTIA, a questão foi indicada por 48% dos empresários como uma barreira para a adoção da nuvem, seguida pelo acesso à internet não confiável, destacado por 35% dos entrevistados.

— Ter data centers no país é uma questão mais do campo psicológico. A tecnologia é a mesma, não importa onde eles estejam instalados. As nuvens estão cada vez mais seguras, mas tem gente que ainda se preocupa com isso — afirma Roberto Mayer.

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Chiquinho Scarpa mostra buraco onde diz que vai enterrar carro

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Empresário quer enterrar um Bentley Continental no quintal de mansão.
'Até o fim da semana eu enterro ele!', escreveu o empresário.

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17/09/2013 13h12 - Atualizado em 17/09/2013 15h00
Do G1 São Paulo
Scarpa postou foto de buraco em jardim (Foto: Reprodução/Facebook)Scarpa postou foto de buraco em jardim (Foto: Reprodução/Facebook)
O empresário Chiquinho Scarpa quer enterrar um Bentley Continental no quintal de sua mansão, nos Jardins, em São Paulo. O anúncio do enterro foi feito na página de Scarpa no Facebook, na segunda (16) e "confirmado" nesta terça-feira (17).

Nesta terça, ele postou a foto de um buraco, onde diz que vai enterrar o carro. "Para quem está duvidando, ontem mesmo já comecei a fazer o buraco no jardim para enterrar meu Bentley! Até o fim da semana eu enterro ele!", disse. Um Bentley novo - atualmente, a versão comercializada é a Flying Spur - custa entre R$ 925 mil e R$ 1,075 milhão.

Na segunda-feira, Scarpa postou uma foto ao lado de seu veículo, com uma ave de estimação na mão. Na legenda, o anúncio do enterro: “Decidi fazer como os faraós: essa semana vou enterrar meu carro favorito, o Bentley, aqui no jardim de casa!! Enterrar meu tesouro no meu palácio rssss”. A data do enterro não foi informada pelo empresário na rede social.

Segundo Scarpa, a decisão foi tomada após ele assistir a um documentário “muito interessante” sobre os faraós do Egito, que eram enterrados junto com suas riquezas na época do Egito Antigo. “Eles enterravam toda a sua fortuna para ter uma vida confortável ‘do outro lado’!”, disse o empresário na rede social.

Por volta das 11h desta terça-feira, a foto já tinha mais de 1.700 curtidas, 700 compartilhamentos e quase 1 mil comentários. No horário, o empresário ainda não havia sido localizado pelo G1 para comentar o assunto.
chiquinho scarpa (Foto: Reprodução/Facebook)Carro é avaliado em cerca de R$ 1 milhão (Foto: Reprodução/Facebook)

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Wi-Fi do vizinho é canal de acesso a web para 7,1 mi de brasileiros, diz estudo

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Prática é mais frequente na classe média, diz pesquisa do Data Popular.
Compartilhamento de sinal de internet é alvo de contestação na Justiça.

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16/09/2013 16h33 - Atualizado em 16/09/2013 16h44
Postado e atualizado em 17 de setembro de 2013 às 08h45
Do G1, em São Paulo

Apesar de ser alvo de contestação na Justiça, o wi-fi do vizinho é a porta de entrada para a internet para 7,1 milhões de brasileiros, de acordo com um levantamento divulgado nesta segunda-feira (16) pelo instituto de pesquisas Data Popular.

Para apurar as informações, a consultoria ouviu 2 mil pessoas de cem cidades, espalhadas por todos os Estados e Distrito Federal, em junho de 2013.

A prática é mais amplamente difundida entre internautas da classe média. Considerando apenas as pessoas que se enquadram nessa faixa de renda, 10% afirmaram ter acesso à internet via Wi-Fi do vizinho, enquanto o percentual é de apenas 4% entre as classes alta e baixa.

Segundo o Data Popular, o compartilhamento ocorre sobretudo quando as velocidades dos pacotes de internet são mais elevadas, o que explicaria a baixa presença do recurso entre a classe baixa.

Outra razão, aponta a consultoria, é a maior proximidade entre os vizinhos de classe média, o que faz com que apenas um contrate o serviço e o compartilhe com os outros. Nesse sentido, tem força a visão nessa classe de que a banda larga é um investimento, que eleva o fluxo de informação e amplia as possiblidades de trabalho.

O assunto vem sendo contestado na Justiça. Na última sexta-feira (13), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região negou um recurso do Ministério Público Federal (MPF) que considerava crime o compartilhamento de sinal de internet.

O MPF argumentava que a prática é uma “atividade de telecomunicação” e repassar a terceiros é exploração clandestina da atividade. Isso infringiria a Lei Geral das Telecomunicações (lei nº9.472/1997), resultando em penas de dois a quatro anos aos infratores, que pode ser aumentada em até 50% caso haja dano a terceiros, além de multa de R$ 10 mil. O TRF, porém, refutou a tese, afirmando que se trata de “serviço de valor adicionado”.


Jovens
Já na segmentação por idade, os jovens são os que mais utilizam o Wi-Fi do vizinho. Entre os entrevistados entre 16 e 25 anos, 21% disseram fazer o compartilhamento. A quantidade de adeptos cai conforme aumenta a idade: 8% das pessoas entre 26 e 39 anos; 3%, entre os que têm de 40 a 59 anos e nenhuma ocorrência entre internautas maiores de 60 anos.

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