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terça-feira, 2 de julho de 2013

Primeiras impressões: Audi R8 V10 Plus

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Motor de 550 cv faz o carro chegar até os 317 km/h.
Baixo, modelo dificulta a visualização do trânsito e o entrar e sair.


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01/07/2013 08h38 - Atualizado em 01/07/2013 08h55
Postado em 02 de julho de 2013 -.- às 15h45
Priscila Dal Poggetto Do G1, em São Paulo

Transmissão do Audi R8 V10 Plus é a S tronic de 7 velocidades (Foto: Divulgação)Transmissão do Audi R8 V10 Plus é a S tronic de 7 velocidades (Foto: Divulgação)
O pé direito pisa fundo no acelerador. O esquerdo, no pedal do freio. Acelera-se ao máximo e, como o “ok” do instrutor, solta-se o freio. Este foi o primeiro contato da reportagem do G1 com o novo R8 V10 Plus, um teste de aceleração de 0 a 100 km/h feito, neste caso, em 4,07 segundos, no autódromo de Interlagos, em São Paulo (veja no vídeo ao lado).

Em condições ideais, incluindo altitude, umidade relativa do ar e velocidade do vento, entre outros, o mais novo lançamento da Audi no Brasil pode fazer tal feito em 3,5 segundos.

O carro chega ao país em agosto por cerca de R$ 800 mil — o preço ainda não foi definido, segundo a Audi — e traz sob o capô o poderoso motor munido do câmbio automático, os verdadeiros responsáveis pela impressionante aceleração.
concorrentes Audi R8 V10 Plus (Foto: Arte G1)
A montadora alemã aposta em tais cavalos para vender 20 unidades do modelo por ano no Brasil àqueles que querem se divertir na rua com um carro de corrida. O novo motor V10 5.2 TFSI produz 550 cavalos de potência a 8.000 rpm e torque máximo de 55 kgfm a 6.500 rpm, sendo que a transmissão é a automática S tronic de 7 velocidades. A máquina pode atingir a velocidade máxima de 317 km/h.

Segundo a Audi, a nova transmissão compacta de dupla embreagem possui função de controle de saída que oferece arranque mais rápido. As marchas podem ser selecionadas pelo motorista por meio da alavanca ou dos shift-paddles (borboletas) no volante - ou funcionar em modo totalmente automático.
A versão R8 V10 Plus recebeu ainda diversas melhorias para sustentar a característica superior do superesportivo. A começar pela estrutura: a carroceria pesa apenas 210 kg, sendo que o peso total é de 1.595 kg. A suspensão esportiva é de série e o motor é montado baixo, dando ao veículo centro de gravidade ideal.

Na prática
Para o motorista, esses números representam uma aceleração de impressionar e de colar o corpo no banco. Por outro lado, exige prudência. O supersportivo é um “demônio” na pista e, apesar de toda a estabilidade e os sistemas de segurança que oferece, as irregularidades das vias no Brasil são obstáculos perigosos.
A suspensão esportiva é de série e o motor é montado baixo no R8 V10 Plus (Foto: Divulgação)
A suspensão esportiva é de série e o motor é
montado baixo no R8 V10 Plus (Foto: Divulgação)
Nas curvas e em manobras rápidas, o carro mostra grande destreza, o que passa confiança ao motorista na estrada e garante agilidade no trânsito de cidades, embora seja um desperdício usar este tipo de automóvel no dia a dia. Especialmente, porque não se aproveita em nada o potencial da máquina.

Outra questão é o tamanho do carro: ele tem 4,4 m de comprimento, 2,65 m de distância entre-eixos, 1,9m de largura e 1,25 m de altura. Ou seja, além de grande, é bem baixo e dificulta a visualização do trânsito e o entrar e sair do habitáculo. Já pelo caráter esportivo, o porta-malas tem capacidade de apenas 100 litros.

Frenagem
Tão impressionante quanto a aceleração do R8 V10 Plus é a sua frenagem. O modelo tem freios a disco traseiros, internamente ventilados e perfurados e com design de onda que reduz o peso; e na dianteira, freios de cerâmica, que são ainda mais leves e duráveis. Na pista, a 100 km/h, o superesportivo trouxe muita precisão entre a reação ao pressionar o pedal até a parada total.
Novo motor V10 5.2 TFSI do Audi R8 Plus produz 550 cv de potência a 8.000 rpm  (Foto: Divulgação)
Novo motor V10 5.2 TFSI do Audi R8 Plus produz
550 cv de potência a 8.000 rpm (Foto: Divulgação)
Conclusão
O R8 pode não ter o mesmo glamour ostentado pelo nome Ferrari, mas sustenta o porte e está na lista das supermáquinas mais animadinhas em produção. O modelo alemão ganha na vantagem de preço dentro de sua categoria — a Ferrari California 30, por exemplo, que acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, custa no Brasil ao redor de R$ 1,5 milhão.

Além disso, pode ser considerado um pouco mais versátil do que os concorrentes mais visados: mesmo sem o perfil urbano, é um carro que até daria para arriscar em estacionar em um shopping. Se a ideia é "brincar" e não desfilar com uma marca em si, pode-se dizer que existe um bom custo-benefício no modelo da Audi.
Audi R8 V10 Plus tem transmissão compacta de dupla embreagem com função de controle de saída para arranque mais rápido (Foto: Divulgação)
Audi R8 V10 Plus tem transmissão compacta de dupla embreagem com função de controle de saída para arranque mais rápido (Foto: Divulgação)

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Rússia perde 3 satélites de navegação custando US$ 200 milhões


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  • Foguete Proton-M que poria engenhos em órbita explode 17 segundos após lançamento no Cazaquistão.
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Foguete Proton-M quando começava a cair em função do desligamento de seus motores
Foto: Divulgação/Rossiya-24 TV
Foguete Proton-M quando começava a cair em função do desligamento de seus motoresDivulgação/Rossiya-24 TV
BAIKONUR, Cazaquistão - Um foguete russo Proton-M que transportava três satélites russos de navegação no valor de cerca de US$ 200 milhões caiu na terça-feira logo após a decolagem a partir da base de lançamento no Cosmódromo de Baikonur, numa área alugada pelo Cazaquistão à Rússia. A falha se deu logo depois que os motores do foguete subitamente desligaram 17 segundos após a ignição.
Veja o vídeo do lançamento aqui.

O acidente levou a um grande derramamento de heptil, um propulsor de foguete altamente tóxico, mas não houve relatos de vítimas ou de qualquer ameaça imediata para assentamentos próximos.

A TV estatal Rossiya-24 mostrou imagens do Proton-M desviando de seu curso segundos após a decolagem. O foguete desviou para a direita no vídeo e pôs-se a cair, numa manobra tão inesperada que o próprio câmera-man perdeu o enquadramento por alguns instantes. O foguete se incendiou e colidiu com o solo, gerando grande explosão.perto da plataforma de lançamento.

A agência de notícias Interfax citou uma fonte não identificada como tendo dito que o pessoal de rampa de lançamento estava em bunkers seguros quando o foguete decolou.

A agência espacial russa Roscosmos disse que o acidente tinha sido causado por um desligamente de emergência dos motores do foguete aos 17 segundos de vôo.
A agência estatal russa de notícias RIA disse que o desligamento poderia ter sido causado por um problema com o motor ou o sistema de orientação.

O foguete continha 172 toneladas do propelente heptil, altamente tóxico, disse o ministro cazaque de emergências Vladimir Bozhko em uma reunião de emergência do governo.

Talgat Musabayev, chefe da agência espacial do Cazaquistão Kazcosmos, disse que o óxido nítrico — um produto da queima do heptil — é muito menos tóxico para os seres humanos, o que reduz o risco para os moradores locais. 

Ele disse também que estava chovendo na região, como se pode ver no vídeo oficial. Por isso, as nuvens tóxicas provavelmente não chegarão à pequena cidade de Baikonur, que fica a cerca de 60 km distante do local da queda.

No entanto, mesmo assim as autoridades instruíram os habitantes a ficar em casa e não abrir janelas, ordenando também o fechamento de lojas e restaurantes públicos, disse o ministro do interior cazaque Kalmukhambet Kasymov.

A perda estimada dos três satélites, que integrariam o problemático sistema de navegação satelital russo Glonass, foi de cerca de US$ 200 milhões, informou a TV Rossiya-24.

A Rússia planeja gastar mais de 300 bilhões de rublos (US$ 9,1 bilhões) até 2020 no sistema Glonass, sua resposta para o sistema GPS dos EUA.

O sistema, inicialmente concebido pela União Soviética mais de 40 anos atrás, tem sido marcado por lançamentos fracassados, incluindo um em 2010, em que três satélites também foram perdidos, e por suspeitas de corrupção e peculato. O projetista-chefe do sistema foi demitido no ano passado durante uma investigação de fraude.

O foguete Proton, conhecido na época sob o código UR-500, fez seus primeiros voos de teste em meados da década de 1960.

Ele foi originalmente concebido como um míssil balístico intercontinental para transportar uma ogiva nuclear visando os EUA, inimigo da então União Soviética na Guerra Fria. Mas o foguete nunca foi implantado como uma arma nuclear.

Vários acidentes de foguetes Proton acompanhados de perigosos derrames de heptil levaram a tensões temporárias nas relações entre a Rússia e o Cazaquistão. A Rússia paga aluguel de cerca de US$ 110 milhões anualmente ao Cazaquistão pela área onde fica o Cosmódromo de Baikonur. O arrendamento foi recentemente renovado por mais 50 anos, mas o inquilino sinalizou futuro aumento do aluguel para US$ 300 milhões anuais.

A Rússia está aumentando os gastos no espaço, com planos de enviar uma sonda à Lua em 2015, mas o programa pioneiro que colocou o primeiro homem no espaço, em 1961, tem sido afetado nos últimos anos por contratempos, incluindo lançamentos fracassados de satélites e uma tentativa frustrada de enviar uma sonda para uma das luas de Marte.

Segredo na montagem
No dia 3 de junho foi lançado com sucesso um foguete Proton-M, colocando em órbita o satélite de comunicações SES-6. Convidado para o lançamento, O GLOBO acompanhou os preparativos junto com a comitiva oficial. No entanto, a visita prevista ao prédio 111 do Cosmódromo foi cancelada de última hora. 

Neste prédio foram feitas as montagens finais do satélite no foguete e o motivo da proibição foi que nas mesmas instalações estavam sendo preparados três satélites da Glonass, programa que é a menina dos olhos do presidente Putin e que é velado por um manto de segredo. Foram estes satélites que explodiram junto com o foguete na terça-feira.

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