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quarta-feira, 7 de maio de 2014

Produção de veículos e máquinas recua e indústria encolhe 0,5% em março

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Com nova metodologia do IBGE, resultado frente ao mesmo mês do ano anterior em janeiro caiu de 2,9% para 2,2% e, em fevereiro, de alta de 0,4% para zero

RIO - A produção industrial do país teve queda de 0,5% em março frente a fevereiro, de acordo com a nova Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada hoje pelo IBGE. Em fevereiro, a atividade do setor registrou alta de 0,4% pela metodologia antiga. 

Pelo novo cálculo, a produção no mês ficou estagnada. Na comparação com março de 2013, a produção do setor recuou 0,9% e nos últimos 12 meses, há uma alta de 2,1%.

Entre os 24 ramos pesquisados pelo IBGE, 14 tiveram queda em março. Entre as principais influências negativas estão os veículos automotores (-2,9%) e máquinas e equipamentos (-5,3%).

O IBGE alterou setores e produtos analisados, o peso de cada um deles no resultado geral e modernizou sistema que tinha como base a produção de 1999 para o ano de 2010. 

O número total de produtos pesquisados subiu de 755 para 805 no cômputo nacional, que integra o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB), principal indicador do crescimento do país.

Em janeiro, o avanço, segundo a nova metodologia, foi de 2,2% frente ao mesmo mês de 2013. Pela antiga, o aumento havia sido de 2,9%. No ano, o acumulado ficou em 0,4%. 

Em 2013, o acumulado passou a ser de 2,3%, com o cálculo adotado, forte alta frente ao resultado com a metodologia anterior havia sido 1,2%.

Na comparação com janeiro, pela pesquisa reformulada, a indústria cresceu 4,4% em fevereiro. Já em janeiro, o novo indicador apontou queda de 1,8% frente a dezembro.

O resultado do PIB do primeiro trimestre deste ano, com divulgação prevista para o fim de maio, já será baseado no novo modelo da PIM. Antes da mudança, a previsão do mercado era de crescimento de 1,7% neste ano.

Os novos resultados também podem provocar mudanças para melhor no resultado do crescimento do país não só deste ano, mas também do ano passado quando, de acordo com o IBGE, a economia teve expansão de 2,3%.

Videogame ajuda cientistas a estudar doenças como o câncer


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Jogadores do novo aplicativo "Genes in space" contribuem para desvendar mistérios genéticos do câncer de mama
Game foi criado por entidade que investe em pesquisas sobre o tema

Game “Genes in Space”.
Foto: / Foto Reprodução
Game “Genes in Space”. / Foto Reprodução
RIO - Os jogadores de “Genes in Space”, um novo aplicativo para smartphones, pilotam uma nave espacial através do cosmos coletando Alpha, um elemento precioso. A premissa é banal entre games estelares, não fosse por um detalhe: quem brinca com o joguinho ajuda a desvendar mistérios genéticos por trás do câncer de mama. 

Lançado em fevereiro para celulares iPhone e Android, “Genes in Space” representa um novo paradigma de colaboração entre leigos e cientistas, que recorrem a games para obter façanhas ainda impossíveis para laboratórios e computadores.

O app foi criado pelo Cancer Research UK, entidade britânica que investe em pesquisas sobre a doença. A sacada do software é tornar atraente uma tarefa científica repetitiva e tediosa. Delegando-a a milhões de jogadores, o trabalho que consumiria intermináveis horas a um grupo de especialistas pode ser realizado em uma fração minúscula desse tempo.

— Sabemos que há algo de errado nos genes de células cancerígenas. Algumas partes são copiadas, outras estão faltando, e é descobrindo onde estão as falhas que os cientistas conseguem desenvolver tratamentos. 

Em “Genes in Space” você precisa traçar uma rota seguindo os trechos mais densos de poeira cósmica. É o caminho escolhido que ajuda os cientistas, pois a localização da poeira cósmica é determinada pelo mapa genético de células com câncer — explica Hannah Keartland, responsável pela área de ciência cidadã no Cancer ResearchUK.

Os softwares ainda não tão bons quanto o olho humano na busca por falhas genéticas. “Genes in Space” foi a solução encontrada para “colocar mais olhos sobre o problema”. O game, que é gratuito, já foi baixado por mais de 280 mil pessoas e rendeu 2,6 milhões de análises de trechos genéticos relevantes. 

Os primeiros resultados estão sendo utilizados pela equipe do oncologista português Carlos Caldas, que conduz experimento baseado em amostras de dois mil tumores na mama. Mas Hannah diz que mais pessoas precisam baixar o game para que os dados se tornem mais acurados.

Jogo de astronomia foi pioneiro
Mistura de três conceitos populares na comunidade tecnológica — participação coletiva, “gameficação” e ciência cidadã —, jogos como “Genes in Space” são um fenômeno recente. 

Os pioneiros foram “Galaxy Zoo” e “Foldit”, lembra Luis von Ahn, professor de ciência da computação na universidade americana de Carnegie Mellon e uma das maiores autoridades do mundo em participação coletiva digital.

O primeiro foi lançado em 2007 e pedia a ajuda de internautas voluntários para classificar o formato de galáxias fotografadas pelo Observatório de ApachePoint, nos EUA. O jogo inspirou “Cell Slider”, de 2012, a primeira investida da Cancer Research UK nesse terreno. 

Segundo Hannah Keartland, seus jogadores analisaram em três meses volume de imagens de células que consumiria um ano e meio de trabalho dos patologistas.
Já “Foldit” é uma criação da Universidade de Washington (EUA) que estimula jogadores a elaborar estruturas de proteínas. 

Nesses termos, soa chato, mas o game é um quebra-cabeças divertido e desafiador, uma vez que prever a organização de aminoácidos é um dos problemas mais difíceis da biologia. Os cientistas analisam os modelos mais bem acabados criados pelos usuários de “Foldit” e podem usá-los no tratamento de doenças como Aids e Mal de Alzheimer.

— Sou um grande entusiasta da utilização de games como fator motivador. A cada ano, mais horas são consumidas em jogos do que o tempo gasto para construir alguns dos maiores projetos da humanidade, como as pirâmides do Egito e o Canal do Panamá — afirma Von Ahn, também criador do Duolingo, aplicativo gratuito em formato de jogo que ensina idiomas e visa a traduzir toda a web coletivamente. — A comunidade científica está empolgada com o recurso.

Proteínas: do ciberespaço à realidade
Outro título do setor é o game “EteRNA”. Criado em 2010 por pesquisadores de Stanford (EUA) e Carnegie Mellon, o jogo on-line desafia a organizar bolinhas coloridas segundo uma série de regras. 

Só que, na verdade, as “bolinhas” representam os nucleotídeos que compõem o ácido ribonucleico (RNA, na sigla em inglês), que sintetiza todas as nossas proteínas. E as normas do game são idênticas às da biologia, fazendo com que o RNA criado no jogo possa, de fato, existir.

Transformar a criação digital em vida é justamente o maior prêmio em “EteRNA”: 12,6 mil das estruturas mais complexas surgidas no game já foram sintetizadas em RNA de verdade em laboratórios de Stanford, conta Jeehyung Lee, designer do jogo. 

Essas moléculas ajudam os pesquisadores a entender melhor o funcionamento das células. “EteRNA” tem 152 mil adeptos ao redor do mundo, a maioria sem qualquer treinamento científico.

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Chromecast chega ao Brasil este mês por preço sugerido de R$ 199


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Thiago Barros
por
Para o TechTudo
06/05/2014 11h05 - Atualizado em 06/05/2014 11h05
Postado às 08h40m
O pequeno acessório de streaming do Google, enfim, chega ao Brasil. O Chromecast vai começar a ser vendido no país ainda neste mês de maio, dez meses após o lançamento nos Estados Unidos – e com um preço bem mais alto.

Se lá ele custa US$ 35 (cerca de R$ 78), aqui terá preço sugerido de R$ 199.
Review: Chromecast simplifica o modo de se assistir a 'vídeos web' na TV
Chromecast, do Google (Foto: Allan Melo / TechTudo)Chromecast, do Google (Foto: Allan Melo / TechTudo)

O TechTudo entrou em contato com o Google Brasil, que confirmou a informação, mas ainda não precisou uma data exata para o início das vendas. 

Os aplicativos compatíveis com o acessório e com conteúdo local também ainda não foram revelados. De qualquer forma, é uma novidade que promete agradar bastante gente.

Segundo o Google, o valor de R$ 199 é sugerido. Ou seja, o preço pode variar e ainda não está fechado.
O Chromecast é um acessório pequeno, pouco maior do que um mp3 player, que deve ser plugado em uma entrada HDMI da televisão. 

Com ele, o usuário pode “transformar” uma TV HD comum em uma Smart TV. O gadget serve para permitir que sejam reproduzidos conteúdos de outros dispositivos na TV e também baixar aplicativos para a plataforma.

Como funciona o ChromeCast? Descubra no Fórum do TechTudo.
Há uma série de aplicativos de streaming de vídeo que são compatíveis com o gadget nos EUA, como Netflix, HBO Go, além do próprio YouTube

Com eles, o usuário poderá reproduzir, na TV, o que iria ver no seu tablet ou celular. E não é só isso. Há uma série de apps de outras funcionalidades para o Chromecast.

O RealPlayer Cloud e o Plex, por exemplo, permitem assistir arquivos pessoais na TV. O Rdio e o Songza são serviços de música. 

E a extensão do Chromecast para o Chrome faz com que o usuário possa abrir um site no PC e visualizá-lo na TV. Tudo isso sem a necessidade de fios, só pela conexão Wi-Fi.

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