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sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Primeiras impressões: Mercedes-Benz CLS 63 AMG


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Design inovador e 557 cavalos sob o capô são os apelos do esportivo.
Modelo de US$ 309.900 não combina com cidade, mas assusta na estrada.

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10/08/2012 13h49 - Atualizado em 10/08/2012 14h49
Postado às 23h57
Priscila Dal Poggetto Do G1, em São Paulo

Quando a linha Mercedes-Benz CLS foi renovada e apresentada no Salão de Paris em 2010 era impossível chegar perto do carro sem levar um empurrão do colega ao lado, curioso por cada detalhe do modelo. O desenho do modelo chamava a atenção dos visitantes à distância, especialmente a traseira, formada por lanternas com 71 LEDs de alta performance. Para quem viu a apresentação da linha CLS em Paris e demorou dois anos para pisar no pedal da versão mais esportiva dela, sentir o tranco da primeira aceleração do CLS 63 AMG impressiona muito mais do que o primeiro impacto visual. Chega a assustar.
Mercedes-Benz CLS 63 AMG  (Foto: Divulgação)Mercedes-Benz CLS 63 AMG tem lanterna a LED de alta performance (Foto: Divulgação)
Digamos que é um cavalo arisco que, quando domado, vira um parque de diversões para o motorista. Ironicamente, há certo desconforto em andar com ele na cidade, justamente pelo espaço restrito das filas de veículos no trânsito. Chega a ser um desperdício de motor e de paciência fazer atividades cotidianas com esse carro, como ir ao trabalho ou ao shopping.

O contraste da pegada extremamente esportiva criada pela divisão especial AMG com o visual requintado (em nenhum detalhe o CLS 63 AMG abre mão da clássica elegância característica da marca) é o grande barato deste carro. Em números, o frio na barriga da aceleração é causado pelo poderoso motor 5.4 V8 bi-turbo, que chama muito mais atenção do que qualquer LED que possa existir no carro.
Concorrentes Mercedes-Benz CLS 63 AMG (Foto: Divulgação)
O propulsor garante 557 cavalos de potência entre 5.250 e 5.750 rpm e 81,5 kgfm de torque entre 2.000 e 4.500 rpm. Isso porque no Brasil o modelo é vendido de série com o pacote de desempenho AMG, que oferece mais potência e torque.

Com a ajudinha do esperto câmbio AMG Speedshift MCT 7G-tronic, o esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e atinge velocidade máxima de 300 km/h. O novo CLS 63 AMG é 32% mais econômico do que a sua geração anterior. A transmissão esportiva de 7 marchas, ao contrário de uma transmissão automática convencional, não utiliza o conversor de torque e faz uso de uma embreagem hidráulica. 

Juntamente com a embreagem dupla automática, esse conjunto traz rápidas e precisas respostas nas trocas de marcha.
Mercedes-Benz CLS 63 AMG (Foto: Divulgação)Mercedes-Benz CLS 63 AMG acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos (Foto: Divulgação)
É preciso de muito espaço para acelerar com gosto o modelo, mas a segurança para isso é garantida por um poderoso sistema de frenagem e de amortecedores especiais. A AMG desenvolveu a suspensão esportiva AMG Ride Control, com acionamento independente nas quatro rodas e controle automático de nível. Segundo a montadora, a carga de amortecimento é controlada eletronicamente, ajustando-se às condições de piso e assegurando a neutralidade direcional do veículo.

Para sentir a tamanha estabilidade do carro, nada como pegar uma boa estrada, sem buracos e emendas grotescas - obstáculos que fariam a suspensão esportiva, mais rígida, chiar. Mesmo em altas velocidades, o carro faz curvas tranquilamente e oferece precisão nas arrancadas e nas reduzidas.
Mercedes-Benz CLS 63 AMG (Foto: Divulgação)Mercedes-Benz CLS 63 AMG tem suspensão especial (Foto: Divulgação)
Itens de segurança
E para manter o arisco carro ainda mais seguro, a Mercedes-Benz disponibiliza de série sistemas de assistência ao motorista que alertam sobre situações de risco e ajudam a prevenir acidentes. O “Pre-Safe”, por exemplo, ao detectar uma possível colisão, aciona os ajustes dos cintos de segurança, regula os bancos e a inclinação dos encostos de cabeça, segurando os passageiros junto aos assentos para evitar o chicoteamento da cabeça e o impacto do airbag em caso de acidentes.


Outro sistema disponível é o “Neck-Pro”, apoios de cabeça dos bancos dianteiros acionados em caso de colisão traseira, para proteger o pescoço dos ocupantes contra o denominado “efeito chicote”.
Mercedes-Benz CLS 63 AMG (Foto: Divulgação)
Espaço para passageiros peca pela falta de
espaço para as pernas (Foto: Divulgação)
Interior
Para completar o mundinho paralelo no qual o motorista entra, a Mercedes desenvolveu um interior de linha alta, que vem da porta do motorista pelo suporte do painel de instrumentos e ao longo da porta do passageiro. A sensação é a de que os ocupantes fazem parte do carro, totalmente acomodados no cockpit.


Para o banco de trás, a Mercedes criou um console central e bancos confortáveis para acomodar os passageiros, mas o espaço para as pernas não é tão favorável. Porém, este tipo de modelo não é para andar com a família inteira dentro mesmo.
Mercedes-Benz CLS 63 AMG (Foto: Divulgação)Acabamento interno do Mercedes-Benz CLS 63 AMG não abre mão do requinte clássico (Foto: Divulgação)
Carroceria em alumínio
Para ajudar a deixar o esportivo mais leve e consumir, assim, menos combustível, o CLS 63 AMG é equipado com portas totalmente em alumínio, que são ao menos 24 kg mais leves do que as portas de aço convencionais. O capô, as asas dianteiras, a tampa do porta-malas, bem como peças grandes do chassi e do motor, também são feitos de alumínio.


Conclusão
Design que mistura frente de SLS AMG com os marcantes traços da CLS no resto da carroceria é só um detalhe do CLS 63 AMG frente ao que o carro pode oferecer mecanicamente. O modelo de US$ 309.900 não combina com trânsito de cidade (embora, muitos clientes o comprem para desfilar por aí), mas tem a fórmula ideal de motor, transmissão, amortecedores e aerodinâmica para quem gosta e tem tempo para cair na estrada. Claro, desde que o ponto final da viagem tenha um bom espaço para estacionar o brinquedinho. E, de preferência, sem manobrista — indesejáveis riscos na carroceria doeriam mais no coração do que no bolso.

Mercedes-Benz CLS 63 AMG (Foto: Divulgação)Mercedes-Benz CLS 63 AMG não combina com cidade (Foto: Divulgação)
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Apesar de desaceleração, Brasil ainda atrai investimento externo

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10/08/2012-13h00 -|- Atualizado às 19h13
DA REUTERS

Apesar da desaceleração econômica e da redução nas expectativas de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), o Brasil ainda é um dos mercados preferidos em investimento estrangeiro direto (IED), segundo uma pesquisa da Enrst & Young divulgada nesta sexta-feira (10).

De um total de 250 executivos de todo o mundo, 60% disseram que planejam iniciar operações no Brasil em 2013. O país continua sendo o principal destino de recursos na América Latina, com a preferência de 78% dos pesquisados.

"Para o investidor externo não existe temor de desaceleração", disse o vice-presidente de mercados da Ernst & Young Terco, Mauro Terepins, em nota da empresa de consultoria. "A perspectiva é de mais crescimento."

Apesar do cenário econômico mundial ser de incertezas, o Brasil registrou um recorde no número de projetos de investimentos estrangeiros direto em 2011, se tornando o segundo destino mais popular e o quinto em termos de números de projetos.

Ainda assim, a projeção do Banco Central é de que haja um ingresso de US$ 50 bilhões neste ano --abaixo do IED do ano passado, que somou mais de US$ 60 bilhões.

INFRAESTRUTURA E AÇÕES
Embora o país ainda seja visto como promissor, há problemas e desafios. Os mais apontados pelos participantes da pesquisa foram infraestrutura e educação.
Mais de 28% dos pesquisados acreditam que o desenvolvimento da educação teria maior impacto na atratividade do Brasil.

"Alcançar as metas ambiciosas do governo brasileiro para o crescimento econômico no médio prazo exigem uma mudança no foco do uso da política fiscal de estímulo à demanda para investimentos em infraestrutura e educação, que são as maiores restrições que a economia enfrenta", informou a consultoria, em relatório.

RANKING DE PAÍSES
Segundo a consultoria, os Estados Unidos registraram os maiores investimentos no Brasil em 2011, tanto em número de projetos, como em valor e em criação de empregos. Ela atribui a liderança à proximidade geográfica e aos acordos econômicos entre os dois países.

Em seguida, aparece o Reino Unido --em número de projetos e valor-- e Espanha --terceiro maior número de projetos.

Em termos de valores investidos no país, a Alemanha ficou em quarto lugar e a China, em quinto.

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Cientista descobre placas tectônicas em Marte parecidas com as da Terra



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Professor da Universidade da Califórnia analisou dois blocos do planeta.
Até agora, pensava-se que só a Terra tinha essas estruturas geológicas.

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10/08/2012 13h32 - Atualizado em 10/08/2012 15h10
Do G1, em São Paulo

Um cientista da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos EUA, anunciou a descoberta de placas tectônicas em Marte. Os resultados estampam a capa da edição de agosto da revista "Lithosphere".

Por muitos anos, pensava-se que essas estruturas geológicas localizadas logo abaixo da superfície do planeta – cujos movimentos podem resultar em terremotos e erupções vulcânicas – fossem exclusivas da Terra. Ao todo, nosso globo tem sete placas principais e outras dezenas menores, comparadas a uma "casca de ovo" rachada, que nos protege do magma contido no interior.

Segundo o professor de ciências espaciais e da Terra Um Yin, único autor do estudo, o planeta vermelho está em um estágio primitivo desse fenômeno, o que pode ajudar a entender como ocorreu a formação desses blocos na nossa litosfera, composta por duas camadas: a crosta terrestre e o manto superior.
Placas tectônicas marte (Foto: Google Mars/Mola Science Team)Placas tectônicas de Marte foram analisadas por imagens de satélite (Foto: Google Mars/Mola Science Team)
Yin fez a descoberta ao analisar cem imagens de satélite de uma nave da agência espacial americana (Nasa) chamada Themis e também da câmera HiRISE, da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, que orbita Marte. Uma dúzia dessas fotos revelaram as placas tectônicas.

O pesquisador conduziu os trabalhos no Himalaia e no Tibete, onde duas das maiores placas da Terra se encontram. De acordo com ele, muitas das características das falhas dessas regiões, e também da Califórnia, se assemelhavam às de Marte.

O professor viu, por exemplo, deslizamentos de terra, um desfiladeiro e um penhasco – comparável às falésias (escarpa íngreme à beira-mar, feita por erosão) do Vale da Morte, na Califórnia – que só podem ter se formado por uma placa tectônica.

Vale da Mariner
A superfície marciana tem o sistema mais longo – com mais de 4 mil km, nove vezes maior que o Grand Canyon, no Arizona – e profundo de cânions do Sistema Solar, conhecido como Vale da Mariner, em homenagem à antiga sonda Mariner 9, que descobriu essa região em 1971.


Yin diz que, ao contrário de outros cientistas, que achavam que aquela era uma fenda pontual que se abriu, ele acredita que esse seja o limite de duas placas, que se movem horizontalmente por quase 150 km.

A Falha de San Andreas, em São Francisco, na Califórnia, também está sobre a intersecção de duas placas, e já se chocou pelo dobro dessa distância, mas a Terra é cerca de duas vezes maior que Marte, então o fenômeno entre os dois planetas se torna equivalente.

De acordo com Yin, a falha está ativa, mas raramente "acorda", a cada um milhão de anos ou mais. Ele crê que o planeta não tenha mais que essas duas placas.
Além disso, Marte tem uma zona vulcânica linear, algo típico de onde existem esses blocos sob a superfície. Isso não ocorre nos outros planetas do Sistema Solar, segundo Yin.

O que o pesquisador ainda quer investigar é o quão abaixo da crosta de Marte essas placas estão localizadas e por que elas se movimentam em um ritmo tão lento, mas de alta magnitude.

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