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sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Por que Pando, um dos maiores organismos vivos do mundo, está morrendo

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Em uma área de 43 hectares no Estado americano de Utah, o 'bosque de uma única árvore' corre risco de desaparecer.
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BBC
Por BBC 

Postado em 26 de outubro de 2018 às 18h20m 
Gipope-Marketing
















Nem elefante, nem baleia - o maior organismo vivo do mundo, na visão de alguns cientistas, é o bosque Pando — Foto: Pixabay 
Para o visitante desprevenido, Pando não passa de um bonito bosque composto por árvores de álamo. Ele é, porém, mais que isso: alguns cientistas consideram-no o maior e mais pesado organismo vivo do mundo.

Ele fica perto do lago Fish, em Utah, nos Estados Unidos. Estima-se que tenha 14 mil anos, e sua área chega a 43 hectares (algo como 43 campos de futebol).
Mas o que explica esse rótulo de maior "organismo vivo"?

"Na realidade, todas as árvores são apenas uma", explica Paulo Rogers, geólogo e professor do Departamento de Ecologia da Universidade Estadual de Utah. 

Pando, que significa "eu me espalhei" em latim, também é conhecido como "o bosque de uma única árvore".
Uma árvore clonada








Os álamos podem viver entre 100 e 130 anos — Foto: Lance Oditt/BBC 
Os bosques de álamo se reproduzem de duas maneiras. Uma delas ocorre quando uma árvores madura deixa cair suas sementes, que acabam por germinar.

A outra, mais comum, acontece quando elas liberam os brotos de suas raízes, dos quais nascem novas árvores - essas são chamadas de clones.

Pando não é o único bosque "clone", mas é o mais extenso. Estima-se que o organismo pese cerca de 13 milhões de toneladas.

Por que ele está morrendo?
O geólogo Paulo Rogers publicou um estudo que aponta que, nos últimos 40 anos, Pando parou de crescer e teve seu tamanho reduzido. Algumas imagens aéreas do local mostram zonas em que não há mais árvores.

Paul Rogers se dedica a monitorar a vida do Pando — Foto: Lance Oditt/BBC

Rogers não tem uma estimativa sobre a velocidade da redução de Pando, mas, segundo ele, nos próximos 10 anos o tamanho do bosque terá diminuído "significativamente".

Normalmente, os álamos vivem entre 100 e 130 anos. O problema é que eles estão morrendo sem que uma nova geração de árvores surja.
"É como se fosse uma cidade de 47 mil habitantes e todos tivessem 85 anos", diz Rogers.

Segundo sua pesquisa, a principal causa de Pando não conseguir se expandir é que a área concentrou um grande número de cervos e vacas que comem os brotos antes que eles consigam crescer.

"Devemos começar a reduzir o número de animais que comem as árvores", diz o pesquisador. "Se o bosque morrer, todas as espécies que dependem dele vão desaparecer também."
Ele pode sobreviver?
A presença de veados, cervos e vacas tem ajudado a diminuir o bosque Pando — Foto: Lance Oditt/BBC

Para Rogers, a solução para Pando seria aumentar as cercas que protegem algumas áreas do bosque, bem como trabalhar com os agricultores para ajudar a remover as vacas da área florestal e até mesmo sacrificar alguns dos cervos.

A ideia, segundo o geólogo, seria dar um "descanso" para Pando se recuperar.
"À primeira vista, é um simples bosque, mas, quando você descobre que é apenas um organismo, você se sente incrível por estar aqui", diz. "Aprender sobre Pando nos ajuda a aprender a viver em nossa Terra." 
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McLaren revela 'supercarro' que chega a 403 km/h e custa mais de R$ 8,2 milhões

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Superesportivo terá apenas 106 unidades produzidas ao preço de 1,75 milhão de libras esterlinas; todas já foram reservadas. Inspirado na Fórmula 1, carro tem motorização híbrida de 1.050 cavalos.
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Por G1 

Postado em 26 de outubro de 2018 às 13h15m 
Gipope-Marketing


McLaren Speedtail tem visual aerodinâmico em formato de "gota" — Foto: McLaren/DivulgaçãoMcLaren Speedtail tem visual aerodinâmico em formato de "gota" — Foto: McLaren/Divulgação

A McLaren revelou nesta sexta-feira (26) seu carro de rua mais rápido da história: o Speedtail, modelo que pode alcançar velocidade máxima de 403 km/h.
Baseado no conceito Hyper-GT, o superesportivo terá apenas 106 unidades produzidas ao preço de 1,75 millhão de libras esterlinas, valor equivalente a mais de R$ 8,2 milhões, e todas elas já foram vendidas pela fabricante.

Veja alguns fatos sobre o Speedtail:
  • Preço de 1,75 milhão, equivalente a R$ 8,2 milhões
  • 106 undidades serão produzidas, todas já foram vendidas
  • Entregas começam em 2020
  • Motorização híbrida, de 1.050 cavalos
  • McLaren de rua mais rápido da história
  • Velocidade máxima de 403 km/h
  • Faz de 0 a 300 km/h em 12,8 segundos
  • Leva 3 pessoas
  • Posição de guiar centralizada, inspirada no Fórmula 1
  • Peso de apenas 1.430 kg
Interior do McLaren Speedtail  — Foto: McLaren/DivulgaçãoInterior do McLaren Speedtail — Foto: McLaren/Divulgação

Inspirado nos modelos de Fórmula 1, carro tem motorização híbrida de 1.050 cavalos. De acordo com a montadora, o Speedtail pode fazer de 0 a 300 km/h em apenas 12,8 segundos.

Para se ter uma ideia, o antigo híbrido mais veloz da empresa chegava a mesma velocidade em 16,5 segundos.
McLaren Speedtail tem posição de guiar inspirada na Fórmula — Foto: McLaren/DivulgaçãoMcLaren Speedtail tem posição de guiar inspirada na Fórmula — Foto: McLaren/Divulgação

Como um Fórmula 1
Uma das inspirações que o Speedtail tem na Fórmula 1 é o posicionamento de pilotagem, que é centralizado, dando a sensação de dirigir um carro de corrida.

Mesmo assim, ainda existem dois lugares laterais para levar passageiros no carro. Outro detalhe inusitado é a posição do câmbio, que fica no teto do carro, assim como o botão para ligar o carro.
McLaren Speedtail leva 3 pessoas — Foto: Mclaren/DivulgaçãoMcLaren Speedtail leva 3 pessoas — Foto: Mclaren/Divulgação

Híbrido de 1.440 kg
Combinado motorização a gasolina e elétrica, de especificações ainda não reveladas, o modelo chega a uma potência máxima de 1.050 cavalos, para um peso de apenas 1.440 kg.
Muito de sua leveza é obtida graças a sua estrutura, que é feita de fibra de carbono. 

Até mesmo a carroceria é feita com este material. Aliás, o desenho em forma de "gota" do Speedtail é considerado o mais aerodinâmico da história da montador inglesa.

Proteções nas rodas dianteiras e até mesmo câmeras no lugar de retrovisores auxiliam a reduzir a força de arrasto no carro.
McLaren Speedtail tem câmeras no lugar de retrovisores — Foto: McLaren/DivugaçãoMcLaren Speedtail tem câmeras no lugar de retrovisores — Foto: McLaren/Divugação

McLaren Speedtail — Foto: McLaren/Divulgação 


















McLaren Speedtail — Foto: McLaren/Divulgação 































McLaren Speedtail — Foto: McLaren/Divulgação 

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