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quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Premiê da Malásia diz que peça achada na Ilha Reunião é do MH370

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Destroço foi encontrado na Ilha de Reunião, no Oceano Índico.
Voo MH370 da Malaysia Airlines desapareceu em março de 2014.

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Do G1, em São Paulo
05/08/2015 14h55 - Atualizado em 05/08/2015 16h00
Postado às 16h30m
O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, confirma em anúncio na TV que destroços encontrados na Ilha Reunião são do voo MH370 (Foto: Olivia Harris/Reuters)
O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, confirma em anúncio na TV que destroços encontrados na Ilha Reunião são do voo MH370 (Foto: Olivia Harris/Reuters)

O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razan, confirmou que a peça encontrada na Ilha Reunião pertence ao voo MH370 da Malaysia Airlines, que desapareceu em março de 2014 quando voava de Kuala Lampur, na Malásia, para Pequim, na China.

“A equipe internacional de especialistas conclusivamente confirmou que os destroços da aeronave encontrados na Ilha Reunião são, de fato, da MH370”, disse Najib em um anúncio televisivo nas primeiras horas desta quinta-feira (6), pelo horário local malaio.

Em seguida, em coletiva de imprensa, o promotor francês Serge Mackowiak disse que especialistas que examinaram destroços encontrados na Ilha Reunião chegaram a uma “presunção muito forte” de que eles pertencem ao voo MH370, mas o achado ainda precisa ser confirmado.
O pedaço de 2 metros de comprimento encontrado, conhecido como "flaperon", uma parte da asa, foi encontrado no dia 29 de julho em uma praia da ilha. Nas proximidades também foram achados os restos de uma mala e garrafas com inscrições em indonésio e chinês.

No dia 31 de julho, uma autoridade da Malásia confirmou que o destroço pertencia a um Boeing 777, mesmo avião que fazia o voo MH370. A confirmação aumentou a possibilidade de que a peça realmente fosse da aeronave, já que não há relatos de outro Boeing 777 desaparecidos no mundo.

"A partir do número da peça, está confirmado que os destroços pertencem a um Boeing 777. A informação é da MAS (Malaysia Airlines). Eles me informaram", declarou o vice-ministro dos Transportes, Abdul Aziz Kaprawi, à AFP.

"Acredito que estamos nos aproximando da resolução do mistério do MH370. Esta pode ser a evidência convincente de que o MH370 caiu no Oceano Índico".
Familiares de passageiros do voo MH370 empurram policiais na entrada do prédio onde fica o escritório da Malaysia Airlines em Pequim no dia 5 de agosto de 2015; inicialmente os seguranças impediram os parentes de entrar, mas em seguida eles foram autoriza (Foto: Damir Sagolj/Reuters)Familiares de passageiros do voo MH370 empurram policiais na entrada do prédio onde fica o escritório da Malaysia Airlines em Pequim no dia 5 de agosto de 2015; inicialmente os seguranças impediram os parentes de entrar, mas em seguida eles foram autorizados (Foto: Damir Sagolj/Reuters)

Os investigadores acreditam que o avião  misteriosamente se desviou de seu trajeto de Kuala Lumpur a Pequim, em março do ano passado, e posteriormente caiu no sul do oceano Índico.

O destroço encontrado no Oceano Índico foi enviado à França para análise. A perícia foi feita perto de Toulouse e contou com a participação de uma equipe técnica da fabricante norte-americana de aviões Boeing.
Desaparecimento do voo MH370 mapa 290 (Foto: Editoria de Arte/G1)
Buscas
As buscas realizadas até o momento levaram as autoridades a acreditar que a aeronave caiu no sul do oceano Índico, devido aos sinais do avião detectados por satélite, mas nunca uma prova física havia sido encontrada.

"É manifestadamente um passo muito importante, e se estes destroços procederem efetivamente do MH370, isso permitirá às famílias um desenlace", disse o ministro dos Transportes da Austrália, Warren Truss.

A peça havia sido encontrada na quarta-feira em Saint André de La Reunion, no litoral oriental da ilha francesa, por funcionários de uma associação encarregada da limpeza da margem.

 "Começamos a trabalhar às 7h. Por volta das 9h, fizemos uma pausa. Eu aproveitei para ir buscar uma pedra na margem. Naquele momento vi uma coisa incomum na margem", contou Johnny Bègue, que liderava a equipe encarregada da limpeza.

Depois de perceber que se tratava de um pedaço de avião, coberto em grande parte de areia, a equipe o levou à terra firme e posteriormente avisou as forças de ordem.
Um pedaço de destroços que parece ser parte da asa de um avião é levado por policiais após ser achado na ilha francesa de Reunião, levando a especulações de que seria do voo MH370 da Malaysia Airlines, desaparecido em março de 2014 (Foto: Yannick Pitou/AFP)
Um pedaço de destroços que parece ser parte da asa de um avião é levado por policiais após ser achado na ilha francesa de Reunião, levando a especulações de que seria do voo MH370 da Malaysia Airlines, desaparecido em março de 2014 (Foto: Yannick Pitou/AFP)

Indenizações
A descoberta de destroços reanimou os esforços dos familiares dos passageiros de um voo da Malaysia Airlines desaparecido para buscar indenizações maiores, disseram advogados do setor aéreo.


A maioria das pessoas no avião era da China. Zhang Qihuai, advogado que representa as famílias, disse à Reuters que mais de 30 familiares na China já concordaram em processar a empresa se for confirmado que os destroços são parte do avião desaparecido.

Joseph Wheeler, conselheiro especial da firma de advocacia Maurice Blackburn Lawyers, da cidade australiana de Melbourne, também afirmou que iniciou novas conversas com mais famílias na Malásia desde a descoberta de quarta-feira.

Autoridades francesas analisam suposta parte de avião da Malaysia Airlines, na ilha de Reunião, nesta quinta-feira (30) (Foto: Zinfos974/Prisca Bigot/Reuters)
“Isso está desencadeando uma retomada do monitoramento e das recomendações às famílias”, disse Wheeler à Reuters. “Se houver indício de que a aeronave teve problemas técnicos, isso pode muito bem desencadear uma onda de ações civis em todo o mundo, predominantemente na Malásia e na China”, disse.

Zhang afirmou que os familiares discutiram entrar com processos na China, na Malásia ou nos Estados Unidos.
Autoridades francesas analisam suposta parte de avião da Malaysia Airlines, na ilha de Reunião, nesta quinta-feira (30) (Foto: Zinfos974/Prisca Bigot/Reuters)

Relembre o caso
O voo MH370 da Malaysia Airlines, um Boeing 777-200, decolou de Kuala Lumpur na madrugada do dia 8 de março com 239 pessoas a bordo e deveria chegar a Pequim seis horas mais tarde. Quarenta minutos após a decolagem, o avião desapareceu subitamente das telas do radar.


As autoridades malaias asseguram que o aparelho mudou de rumo em uma "ação deliberada" para atravessar a Península de Malaca em direção contrária a seu trajeto inicial sem motivo aparente.

Segundo o grupo de especialistas que estuda o caso, o avião voou em direção ao sul do Índico com todas as pessoas a bordo inconscientes pela falta de oxigênio até ficar sem combustível e cair ao mar. 

Desde então não se encontrou nem sequer um pequeno pedaço da fuselagem da aeronave que confirme o acidente.
Segundo as investigações, o avião caiu em algum lugar das águas do sul do Oceano Índico.

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Observatório no Chile fotografa bolha 'fantasma' no espaço

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Corpo celeste que lembra uma bolha é a nebulosa Coruja do Sul. 
Nebulosas planetárias são fases da evolução de estrelas.

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Do G1, em São Paulo
05/08/2015 07h00 - Atualizado em 05/08/2015 09h09
Postado às 10h45m
O conjunto de telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO) registrou uma nebulosa planetária que parece uma grande bolha “fantasma” brilhando na escuridão no universo. Apesar de parecer sobrenatural e misterioso, este objeto astronômico é conhecido dos cientistas.

A nebulosa fotografada, com nome oficial de ESO 378-1, tem apelido de Coruja do Sul, por ser parecida com sua “prima” no hemisfério norte, batizada de nebulosa Coruja. 


A nebulosa Coruja do Sul, localizada na constelação de Hydra, é um fenômeno relativamente recente, comparada com a vida útil típica de diversos bilhões de anos de uma estrela. Ela tem “apenas” algumas dezenas de milhares de anos.

Segundo o ESO, a imagem divulgada nesta quarta-feira (5) é a melhor já obtida da nebulosa Coruja do Sul.

A nebulosa Coruja do Sul foi registrada pelo conjunto de telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO) (EMBARGADO ATÉ 5/8) (Foto: ESO)
A nebulosa Coruja do Sul foi registrada pelo conjunto de telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO) (Foto: ESO)

As nebulosas planetárias foram descobertas no século 18 e receberam o nome de forma equivocada, por sua semelhança com planetas gasosos gigantes. Os fenômenos são, na verdade, fases da evolução de estrelas.

Conforme o astro vai "morrendo", uma intensa radiação vinda do núcleo é registrada e camadas da estrela vão sendo expelidas. Depois de que a maioria das camadas saem, o núcleo estelar que sobrou começa a emitir radiação ultravioleta, que então ioniza o gás que a circunda. Essa ionização faz com que a concha de gás comece a brilhar.


Depois que as nebulosas planetárias “morrem”, o núcleo estelar remanescente queima por mais bilhões de anos. As nebulosas planetárias têm um papel crucial no enriquecimento químico e na evolução do Universo.

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