Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de maio de 2011

'Estar no Rio foi fantástico desde o minuto que pousamos', diz McCartney

Em carta aberta, cantor comentou participação do público em show.
Ex-beatle chamou fãs que ficaram em frente ao hotel de 'bananas'.

Do G1, em São Paulo

$$*-*$$  Paul McCartney escreveu um depoimento sobre seus shows no Rio de Janeiro divulgado na terça-feira (24). Segundo os organizadores da turnê Up & Coming no país, a mensagem foi escrita pelo cantor na noite de segunda (23), antes da segunda apresentação no ex-beatle na cidade.

Paul McCartney em momento do show no Engenhão na segunda-feira (23).  (Foto: AP)
Paul McCartney em momento do show no Engenhão na segunda-feira (23). (Foto: AP)
 
No texto, o ex-beatle comenta a empolgação dos fãs em frente ao hotel Copacabana Palace, onde ficou hospedado, e as reações do público durante suas apresentações.
McCartney deixou o Rio de Janeiro na noite de segunda (23), logo após sua apresentação no Estádio João Havelange, o Engenhão.
Confira a íntegra da mensagem escrita pelo ex-beatle:


 
"Estar no Rio foi fantástico desde o minuto que pousamos. A multidão em volta do hotel era 'bananas' [expressão em inglês que significa maluco, louco]. Eles eram loucos e a atmosfera foi crescendo até fazermos os shows. Eu amo o Brasil. Eu amo o fato que eles amam música, é uma nação muito musical. Eu se eu amo música e eles amam música, então é uma conexão natural.
Fãs de todas as idades estavam nos shows. Tinha um enorme grupo de fãs jovens, que eu amo, e também tinha seus pais e até seus avós. Então era uma enorme variação de idade. O entusiasmo pela minha música era simplesmente sensacional. Todos nós da banda curtimos esse momento maravilhoso e nós agradecemos aos fãs por tornarem tudo tão excitante.
Quando tocamos 'Hey Jude' e pedi a plateia para cantar "na na na na's", de repente todos mostraram cartazes. Foi uma coisa muito visual. Foi muito emocionante porque os fãs tiveram todo este trabalho. Ele poderiam ter apenas vindo ao show e assistido, mas eles se falaram antes para criar este momento tão especial. Ele se conectaram uns com os outros, depois conectaram-se conosco e com a equipe inteira. Todos se sentiram unidos. Foi muito excitante e emocionante ver que as pessoas se importam tanto."

Morre no Rio Abdias Nascimento, ativista do movimento negro

Ex-senador e ex-deputado faleceu aos 97 anos.
Ativista estava internado há dois meses.




Do G1 RJ
 

#$=$# O ativista do movimento negro Abdias Nascimento morreu na noite de segunda-feira (23). A informação foi confirmada pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap) na tarde desta terça-feira (24).
Segundo Ivanir Santos, do conselho estratégico do Ceap, Abdias, de 97 anos, estava internado no Hospital dos Servidores, no Centro do Rio, há dois meses e sofria de diabetes.

De acordo com nota enviada pelo hospital, ele teve uma insuficiênica cardíaca na unidade. Ainda segundo o hospital, ele estava internado por complicações cardíacas desde o dia 15 de abril.

Ativista desde a década de 1930, Abdias fundou o Teatro Experimental do Negro (TEN) em 1944 e criou o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros (Ipeafro) em 1981 para continuar sua luta pelos direitos do povo negro, sobretudo nas áreas da educação e da cultura.

Abdias também foi deputado federal, senador e secretário de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro, de 1991 a 1994.

Segundo o site do Ceap, o corpo de Abdias será velado na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, no Centro, a partir das 18h de quinta-feira (26). Ele será cremado na sexta-feira (27) na Santa Casa de Misericórdia, no Cajú, na Zona Portuária.

O Ceap divulgou uma nota no fim da tarde. Veja a íntegra:

"O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) manifesta seu profundo pesar pela morte do líder e companheiro Abdias do Nascimento, ocorrida ontem, 23 de maio, às 22:50h. Foi Abdias, para o Movimento Negro, uma lição de coragem, retidão caráter e perseverança em sua luta sem fronteiras de combate ao racismo e pela cultura afro-brasilera."

O governador Sérgio Cabral lamentou a morte do ativista. Leia nota na íntegra:

"Abdias Nascimento foi um grande homem e pioneiro na luta pelos direitos dos negros no Estado do Rio de Janeiro, servindo de exemplo para todo o país. Foi, durante toda a sua brilhante trajetória de vida, um ativista incansável. É incontestável que Abdias Nascimento tenha exercido papel fundamental na garantia dos direitos à população negra. A sua morte é uma perda para toda a sociedade, mas o seu exemplo e as suas conquistas serão para sempre reconhecidos".

Caças da Otan voltam a bombardear Trípoli

Nem a Otan, tampouco o governo líbio deram detalhes sobre os ataques...ISTO MAIS PARECE QUERRA DE INFORMAÇÕES!



DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Onda de Revoltas
*-#-* Seis explosões de grandes proporções foram ouvidas em Trípoli no início da madrugada de quarta-feira (horário local). Segundo testemunhas, elas seriam o resultado de ataques lançados pela aviação da Otan (aliança militar ocidental) contra forças do ditador Muammar Gaddafi.

As explosões ocorrem cerca de 24 horas após o maior ataque aliado contra o regime líbio desde o início da campanha militar no país.

Nem a Otan, tampouco o governo líbio deram detalhes sobre os ataques.

O governo líbio afirmou que os ataques da madrugada de terça-feira mataram ao menos 19 pessoas. Doze grandes explosões sacudiram a capital na ocasião. O portavoz do governo, Mussa Ibrahim, disse que 150 pessoas ficaram feridas.


BOMBARDEIO


Ele declarou que os ataques tiveram por alvo um complexo da Guarda Popular e um destacamento militar de base tribal. Mas pessoas e 'material útil' foram retirados do complexo antes do ataque, e as vítimas foram moradores locais.

'Esta foi mais uma noite de bombardeios e assassinatos da Otan', afirmou Ibrahim aos repórteres.

A Otan, que tem apoiado os rebeldes anti-Gaddafi com ataques aéreos nos últimos dois meses, disse em um comunicado que mirou 'uma instalação de armazenamento de veículos' próxima ao principal complexo governamental em Trípoli.

'Esta instalação é conhecida por ter sido ativa durante a repressão inicial da população em fevereiro de 2011 e continuou a sê-lo desde então; reabastecendo as forças do regime que vêm conduzindo ataques contra civis inocentes.'

Lideradas por França, Reino Unido e EUA, as aeronaves de guerra da Otan têm bombardeado a Líbia desde que a ONU (Organização das Nações Unidas) autorizou 'todas as medidas necessárias' para proteger civis das forças de Gaddafi na guerra civil do país.

Críticos argumentam que a Otan extrapolou seu mandato e está tentando promover diretamente a queda de Gaddafi. Os rebeldes, entretanto, têm se queixado de que as forças ocidentais não têm feito o suficiente para derrotar o Exército de Gaddafi.

'Degradamos sua máquina de guerra e evitamos uma catástrofe humanitária', escreveram o presidente norte-americano Barack Obama e o primeiro-ministro britânico David Cameron no jornal 'The Times'. 'E continuaremos a aplicar as resoluções da ONU com nossos aliados até terem sido completamente cumpridas.'

Helicóptero cai em lago nos EUA

Acidente ocorreu em subúrbio de Minneapolis, em Minnesotta.
Piloto ficou ferido e teve ajuda para sair da água.



Da AP

Helicóptero que perdeu o controle e caiu dentro do Lago Marion, em Lakeville, subúrbio de Minneapolis, no estado americano de Minnesotta, nesta terça-feira (24). Barqueiros que estavam por perto ajudaram a tirar o piloto, que ficou ferido, de dentro da água. (Foto: AP)Helicóptero que perdeu o controle e caiu dentro do Lago Marion, em Lakeville, subúrbio de Minneapolis, no estado americano de Minnesotta, nesta terça-feira (24). Barqueiros que estavam por perto ajudaram a tirar o piloto, que ficou ferido, de dentro da água. (Foto: AP)
 

O Sucesso da civilização inca se deve a dejetos de lhamas, diz estudo

Restos deixados pelos animais teriam sido cruciais para a transição dos incas à agricultura.


Da BBC
 

*##=##* Machu Picchu, a famosa cidade inca nos Andes peruanos, celebrará em julho o centenário de sua "descoberta" pelo mundo exterior, em um evento imponente, mas há indicativos de que as origens do local tenham sido menos glamourosas.
Segundo pesquisa publicada no periódico Antiquity, especializado em arqueologia, a civilização inca pode ter crescido e evoluído graças aos dejetos das lhamas.
Foi a transição da caça e coleta à agricultura, 2,7 mil anos atrás, que permitiu aos incas se acomodar e prosperar na área de Cuzco onde fica Machu Picchu, diz o autor do estudo, Alex Chepstow-Lusty.


Inca lhamas 1 (Foto: AFP Photo / via BBC)Machu Picchu irá comemorar 100 anos desde a descoberta pelo mundo exterior. (Foto: AFP Photo / via BBC)
 
O pesquisador do Instituto Francês de Estudos dos Andes em Lima afirma que o desenvolvimento da agricultura e o plantio de milho é um fator crucial para o crescimento de civilizações. "Cereal faz as civilizações", diz.
Chepstow-Lusty passou anos analisando os depósitos orgânicos na lama de um pequeno lago chamado Marcaccocha, que fica localizada entre uma selva e Machu Picchu.
Sua equipe encontrou uma correlação entre as primeiras aparições de colheitas de milho entre 7000 a.C. - o que mostra a primeira vez que o cereal teria sido plantado naquela altitude - e um aumento vertiginoso no número de parasitas que se alimentam de excrementos animais.
Os pesquisadores concluíram que a transição ampla à agricultura só foi possível com um ingrediente extra: fertilizantes orgânicos usados em grande escala. Em outras palavras, muitos dejetos de lhamas.

Legado


As lhamas eram e ainda são comumente usadas nos Andes peruanos para carregar produtos e prover carne e lã.
O lago Marcaccocha se localiza próximo a uma antiga rota de comércio, e lhamas que transportavam bens entre a selva e as montanhas costumavam parar ali para beber água e 'fazer suas necessidades'.
"Isso proveu fertilizantes, facilmente coletados - como ocorre hoje - pela população local para as plantações ao redor", afirma Chepstow-Lusty.
À medida que os incas adotaram o milho - rico em calorias - em sua alimentação, sua sociedade se desenvolveu na região de Cuzco.
Cerca de 1,8 mil anos desde o início da transição para a agricultura, uma onda prolongada de clima cálido permitiu que os incas realmente prosperassem e construíssem grandes assentamentos de pedra, como Machu Picchu e Ollaytaytambo.
Faz muito tempo que a civilização acabou, destruída por conquistadores espanhóis nos anos 1500. Mas seus descendentes, os quéchuas, ainda usam os dejetos de lhama como fertilizantes e como combustível para aquecimento.
"O vale está repleto de indígenas que seguem esse estilo de vida de 2 mil anos", relata Chepstow-Lusty.
Quando os convidados chegarem a Machu Picchu para celebrar os cem anos desde que o explorador Hiram Bingham mostrou ao mundo a existência do local, talvez eles possam agradecer à humilde lhama ao vislumbrar as construções.

Nasa anuncia novo sistema de transporte no lugar de ônibus espacial

Naves projetadas devem ser dez vezes mais seguras que antecessores.
Viagens à ISS tendem a ficar sob responsabilidade única do setor privado.


Do G1, em São Paulo
 

#%=%# A Nasa anunciou nesta terça-feira (24) o novo sistema de transporte que levará humanos para o espaço. Segundo o administrador da agência americana, Charles Bolden, o projeto se baseará em um design originalmente planejado para a nave Orion, que substituiria os ônibus espaciais, e agora será usado para desenvolver uma espaçonave conhecida como veículo de tripulação para diversas finalidades (MPCV, na sigla em inglês).

MPCV (Foto: Lockheed Martin/Nasa)MPCV é o novo sistema de transporte espacial desenvolvido pela agência (Foto: Lockheed Martin/Nasa)
 
A empresa Lockheed Martin Corp. está trabalhando para concluir o MPCV. A nave deve conduzir quatro astronautas em missões de 21 dias e aterrissar no Oceano Pacífico, próximo à costa da Califórnia. A sonda terá um volume pressurizado de 690 metros cúbicos, com 316 metros cúbicos de espaço habitável. Ela é projetada para ser dez vezes mais segura que seus antecessores durante o lançamento e o retorno à Terra.
“Estamos comprometidos com a exploração humana para além da órbita terrestre e com o desenvolvimento da próxima geração de sistemas para nos levar até lá”, disse Bolden." O transporte à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) deve ser feito apenas por parceiros do setor privado, para que a Nasa fique focada em veículos de lançamento e na exploração espacial.
"A equipe governamental e industrial do Orion tem mostrado excepcional criatividade em encontrar formas de manter os custos baixos por meio de técnicas de gestão, soluções e inovações", afirmou o administrador Douglas Cooke, da diretoria de sistemas de exploração da Nasa, em Washington.

Nasa (Foto: Nasa)Imagem simula missão da nave MPCV, novo projeto de exploração espacial da Nasa (Foto: Nasa)
 

Cidade dos EUA atingida por tornado tem 1.500 desaparecidos; mortos passam de 100

Joplin

 


Publicada em 24/05/2011 às 22h23m
O GloboAgências internacionais
 
 
Prédios destruídos em Joplin / AP

%-*-% RIO - Com mais de 30% das estruturas da cidade totalmente destruídas, os cerca de 50 mil habitantes de Joplin, no Missouri, tentam se reerguer, ao mesmo tempo em que o número de vítimas do tornado mais devastador dos Estados Unidos em quase 60 anos não para de subir.
Há 122 mortes confirmadas, e nesta terça-feira os bombeiros estimaram em 1.500 a quantidade de desaparecidos.

Tornado causa destruição nos EUA






Tornado causa destruição nos EUA

O tornado atravessou Joplin por quase 10 quilômetros danificando mais de 8 mil construções. Com a destruição, a cidade ficou praticamente sem redes de comunicação. Isso, apostam os bombeiros, pode ser a razão de tantas pessoas dadas como desaparecidas, mas as buscas continuam - mesmo que as condições climáticas prometam não dar trégua.
O serviço meteorológico americano prevê a chegada de mais tempestades no Missouri, que desde domingo, dia da passagem do tornado, vinha enfrentando um momento de relativa trégua.

Imagem aérea mostram como poucas construções ficaram de pé / AP
Já na noite desta terça, uma série de tornados passou por Oklahoma e Kansas, também na região central dos EUA, e deixou pelo menos seis mortos.
Há ainda cerca de 750 pessoas feridas em Joplin. O hospital St. John ficou seriamente danificado. Equipamentos de raio-X foram encontrados há mais de 100 quilômetros do local e alas foram incendiadas com a passagem da tormenta.
Com ventos superiores a 300 quilômetros por hora, o tornado de Joplin foi, de acordo com o serviço meteorológico americano, um dos 68 que passaram pelo meio-oeste dos EUA no fim de semana. A única cidade além de Joplin em que há confirmação de vítimas é Minneapolis (Minnesota), onde uma pessoa morreu.
 

Fósseis de jacaré que viveu há 8 milhões de anos são achados no Acre

Animal foi descoberto há 12 anos, mas estava guardado em laboratório.
Fragmentos de mandíbulas estão sendo estudados por especialistas.




Luna D'Alama Do G1, em São Paulo


#$+$# Fragmentos da mandíbulas de jacarés de médio porte que teriam vivido há 8 milhões de anos na Amazônia foram identificados por pesquisadores da Universidade Federal do Acre (UFAC). Os fósseis haviam sido descobertos em 1999 no município de Senador Guiomard, às margens do Rio Acre, mas até então estavam guardados no Laboratório de Paleontologia da universidade.

Fóssil de jacaré (Foto: Reprodução/TV Acre)Fóssil de jacaré (mais escuro) é comparado com outro descoberto anteriormente (Foto: Reprodução/TV Acre)
 
Segundo o doutor em paleontologia e especialista em jacarés fósseis Jonas Pereira de Souza Filho, que também é professor associado da UFAC, é comum os laboratórios deterem material de campo que não é aberto nem estudado de imediato. Uma análise mais detalhada desse animal, que tinha cerca de 2,5 metros, está sendo feita. O réptil assemelha-se ao atual jacaretinga (Caiman crocodilus), que habita a região, mas a diferença é que aquele tinha um focinho mais alongado.
O nome oficial da nova espécie ainda está em discussão, mas deve homenagear a Amazônia. Os pesquisadores preparam agora um artigo científico sobre a descoberta, que deve ser apresentado em setembro durante um encontro na Argentina sobre paleontologia de vertebrados. O passo seguinte será publicar o achado em uma revista científica.

Fóssil de jacaré 2 (Foto: Reprodução/TV Acre)Professor Jonas Filho analisa fragmentos de mandíbula de jacaré descobertos (Foto: Reprodução/TV Acre)
 
De acordo com Jonas Filho, o Acre está em uma zona de sedimentação propícia para a fossilização. Essas pequenas partes de mandíbulas, portanto, são o indício de que outros animais, ainda inéditos para a ciência, podem ser encontrados no futuro. “Ainda há muita coisa para se descobrir e falar sobre a nossa pré-história. Essa é apenas a ponta do iceberg da paleontologia”, disse.
Em 1986, foi localizada no Acre a peça mais completa do jacaré gigante Purussaurus brasiliensis, um dos maiores predadores que já viveu na Amazônia. Além disso, o estado é uma importante fonte de informações pré-históricas: nele já foram identificados quase 300 geoglifos, desenhos no solo que podem ter sido feitos por civilizações antigas.

Brasília supera Franca, quebra tabu e conquista bicampeonato do NBB

 

por ESPN.com.br com agência Gazeta Pres

 
 
+-#-+ A equipe de Brasília conquistou o bicampeonato do NBB (Novo Basquete Brasil) na noite desta terça-feira. Jogando em casa, o Brasília bateu o time de Franca por 77 a 68, fechando a série decisiva em 3 a 1. No ano passado, o Brasília também ficou com o título, ao derrotar o Flamengo na decisão.

Com o resultado, o Brasília quebra um tabu que durava desde 2007. Em sua quinta final de Nacional seguida, o time não tinha vencido a série decisiva jogando em casa. Em 2007, Brasília levantou o troféu diante de Franca no interior de São Paulo. No ano passado, o time perdeu o mando de quadra após invasão de torcedores no jogo três contra o Flamengo, no ginásio Nilson Nelson, e teve que fazer o quinto duelo da decisão em quadra neutra, em Anápolis, a 150 km do Distrito Federal.

Nenhum jogador sobressaiu nesta terça. O conjunto do Brasília usou a experiência, o talento e, com autoridade, saiu de quadra com a taça. Guilherme Giovanonni manteve a regularidade e foi o cestinha do confronto, com 17 tentos. Além disso, o pivô selecionável foi eleito o MVP (jogador mais valioso) da temporada.

“Tenho que agradecer a Deus pelo momento magnífico da minha carreira, e também a essa torcida maravilhosa, que abraçou a equipe. Então, estou abençoado e tenho que agradecer à minha equipe, meu técnico e minha família. É um momento muito bacana, e essa equipe merecia o título, fez de tudo para ser campeã. Agora é festejar e liberar essa emoção”, disse Nezinho após a partida.

“Quero agradecer todo mundo, toda a cidade de Brasília. Dedico esse título à minha família, sobretudo à minha esposa. Isso (ser o MVP) serve para coroar. Nossa equipe teve altos e baixos na temporada, mas esse grupo tem prazer de jogar junto. Eu tenho muito orgulho de jogar com esses caras. A vontade que eles têm de ganhar é imensa”, elogiou Guilherme Giovanonni.


O jogo


Jogando com o apoio de sua torcida (que lotou o Ginásio Nilson Nelson), o atual campeão nacional tinha a vantagem de decidir em seus domínios. E o fator casa surtiu efeito. Logo no primeiro quarto, o quinteto anfitrião fez 19 a 12 nos visitantes e deu uma amostra de que o título continuaria na capital federal.

Na parcial seguinte, o embate ficou pegado, cheio de faltas e de erros. No entanto, o Brasília continuou superior e foi ao intervalo com uma vantagem considerável de 11 pontos.
Guilherme Giovanonni foi eleito o MVP da temporada
Guilherme Giovanonni foi eleito o MVP da temporada
Crédito da imagem: Agência Estado
 
Na volta do vestiário, o Franca, do técnico Hélio Rubens, reagiu, ofereceu mais resistência, porém apenas empatou por 17 a 17 e não conseguiu amenizar a diferença para o quarto derradeiro. No fim do terceiro período, o pivô Guilherme Giovanonni e o armador Helinho se estranharam e deram início a um entrevero, que, em poucos minutos, foi dissolvido pela 'turma do deixa disso'.

A temperatura dos atletas se transferiu à partida nos últimos dez minutos. Na base do tudo ou nada, o Franca - equipe que fez melhor campanha na primeira fase - partiu para cima, buscando o triunfo e, consequentemente, levar a decisão para o interior de São Paulo.

Já o Brasília, aproveitando-se dos espaços, adotou uma postura inteligente e contra-atacou com eficiência. Resultado: o Franca não chegou nem a ameaçar o grito de bicampeão da torcida local.

Os dois títulos seguidos do Brasília coroam o desempenho do clube, que é finalista da competição há cinco temporadas. O último bicampeão nacional foi o Flamengo (do ala Marcelinho Machado), que conquistou o NBB em 2008 e 2009.

Buscador russo Yandex afirma ser melhor que o Google e levanta US$ 1,3 bilhão em IPO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - TI

Reuters

 

Foto: AP
Adicionar legenda

$#+#$ NOVA YORK (Reuters) - A empresa de buscas na internet Yandex declarou ser "melhor que a Google" ao estrear na Nasdaq nesta quinta-feira e afirmou ter ambições de expansão para além da Rússia, sua terra natal.

A oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês) foi um sucesso, levantando US$ 1,3 bilhão, e é a maior listagem de uma empresa da internet nos Estados Unidos desde que o Google passou a ter suas ações negociadas publicamente, em 2004, e é um antigo plano dos fundadores, que se conheceram na escola aos 13 anos.

O presidente-executivo Arkady Volozh, de 47 anos, e o vice-presidente de tecnologia Ilya Segalovich, de 46 anos, que foram colegas de escola e eram muito bons em matemática e física, afirmaram que o IPO é só o começo para a Yandex.

- A Rússia merece ter uma empresa de tecnologia de escala global - disse Volozh à Reuters. - Estamos trabalhando para que isso aconteça.

A Yandex levantou o montante bilionário pois investidores valorizaram as ações, atraídos por perspectivas de crescimento para o setor de internet no país e influenciados pelo frenesi durante a estreia dos papéis do LinkedIn na Nasdaq.

As ações da Yandex subiam 45,4% às 15h10 horas.

- A Google é uma grande empresa, mas nós somos melhores - disse Segalovich com um sorriso. - Estamos muito focados no que estamos fazendo, que é tecnologia e buscas.

- Temos várias ideias (sobre) como ir além de nossos modelos de negócio atuais - disse Segalovich. - Definitivamente existem alguns novos modelos de negócio que estamos tentando explorar e a expansão internacional é uma das novas áreas.

A Yandex não decidiu ainda como usar o capital levantado com o IPO, mas disse que ele pode ser útil para possíveis aquisições.

Discurso de Netanyahu é declaração de guerra aos palestinos, diz assessor de Abbas

Reação



 
Netanyahu cumprimenta congressistas / AP

 +$-$+ RAMALLAH, Cisjordânia - Apesar de ter falado em "concessões dolorosas" e da verdadeira ovação que recebeu ao longo dos seus 40 minutos de discurso no Congresso americano, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, passou longe de agradar aos palestinos nesta terça-feira.
Causou desconforto, sobretudo, a insistência em garantir que Jerusalém não será novamente dividida, o que levou Nabil Shaath, assessor do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, a se referir ao discurso como uma "declaração de guerra contra os palestinos".


Também em nome de Abbas falou seu porta-voz Nabil Abu Rudeinah, que acusou Israel de novamente "colocar empecilhos para a paz".
- Para nós, a paz significa um Estado Palestino nas fronteiras de 1967 com Jerusalém Oriental como sua capital. Também não vamos aceitar nenhuma presença israelense no Estado Palestino, em especial, ao longo do Rio Jordão - declarou Rudeinah.
Mesmo aplaudidas, as declarações de Netanyahu entram em confronto com o discurso da semana passada do presidente americano, Barack Obama, que defendeu um acordo para a criação de um Estado palestino que tenha como base as fronteiras anteriores a 1967, ano da Guerra dos Seis Dias.
Numa declaração evasiva, o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, se disse satisfeito com o "comprometimento israelense na solução de dois Estados". Cética, a imprensa israelense destacou o que tratou como promessas vazias do premier, além da confirmação da estagnação do processo de paz.

 

O Premiê de Israel se compromete com paz e diz que país terá de ceder terras

 

+**= Netanyahu disse que país está disposto a 'concessões dolorosas' na região.
Mas reafirmou que não aceita ceder Jerusalém e voltar à fronteira pré-1967.



Do G1, com agências internacionais
 
 

#+=+# O premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, disse nesta terça-feira (24) diante do Congresso dos EUA que aceita a solução de dois estados no Oriente Médio e que Israel se dispõe a fazer "concessões dolorosas", inclusive de terras, para atingir a paz na região, com a qual se disse profundamente comprometido.
Netahyahu afirmou que Israel terá de ceder partes de sua "terra ancestral" aos palestinos para conseguir uma paz duradoura na região.
Ele disse que Israel será "generoso" nessa concessão, mas não fez concessões, reafirmando que uma volta às fronteiras de 1967 é "indefensável" e também que a capital, Jerusalém, não deve ser dividida.

O premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, discursa nesta terça-feira (24) diante do Congresso dos EUA (Foto: AFP)
O premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, discursa nesta terça-feira (24) diante do Congresso dos EUA (Foto: AFP)


"Eu estou disposto a fazer concessões dolorosas para chegar a essa paz histórica", disse, a um público que o aplaudiu diversas vezes. "Como líder de Israel, é minha responsabilidade."
Foi a segunda vez que ele discursou às duas câmaras do Congresso americano reunidas.
 


"Mas isso não é fácil para mim. Não é fácil, porque eu reconheço que, em uma paz genuína, teremos de ceder partes da terra ancestral judaica", disse, em uma referência à Cisjordânia.

Melhores amigos


O israelense começou sua fala, enfática e bem humorada, afirmando que os EUA não têm melhor amigo que Israel e vice-versa.
Netanyahu voltou a agradecer aos EUA e ao presidente Barack Obama pelo apoio "férreo" que dão a Israel na questão da segurança regional e afirmou que o país não vai abrir mão do direito de se defender de agressões.
"O senhor tem sido muito generoso em nos dar as ferramentas que nos permitem defender Israel por nós mesmos", disse, lembrando da situação econômica difícil enfrentada pelos americanos.
Obama lembrou no domingo que a ajuda financeira americana para a defesa de Israel havia alcançado níveis recorde durante sua presidência.

Estabilidade

O premiê afirmou que Israel "é o que há de certo, e não de errado" no Oriente Médio, e afirmou que o país defende a democracia na região e funciona como uma "âncora" de estabilidade e paz
Ele afirmou que o país quer a paz com outras nações da região, como já ocorreu com Egito e Jordânia, e que quer o mesmo com os palestinos.
Netanyahu reafirmou que os israelenses não são "invasores" em seu país, e que ocupam a terra de seus ancestrais, e que negar isso é deturpar a história.
Ele também reafirmou a convicção de que o futuro Estado Palestino deve ser desmilitarizado, mas defendeu que Israel mantenha sua presença militar nas fronteiras.

Hamas

O premiê voltou a criticar o movimento islâmico do Hamas, que atualmente detém o poder na Faixa de Gaza, um dos trechos do futuro estado palestino.
Ele afirmou que o Hamas é terrorista, defende a morte de israelenses e não está comprometido com a paz na região.
Netanyahu disse que, atualmente, Israel está pronto a negociar com a Autoridade Palestina, mas não com o Hamas, a quem acusou de ser uma "versão palestina" da rede terrorista da al-Qaeda, do líder Osama bin Laden.
O premiê pediu ao líder da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, que rompa com o Hamas, recuando de um acordo recentemente firmado pelas principais facções palestinas no Egito.

ONU

Netanyahu também pediu aos palestinos que abandonem os esforços para tentar conquistar unilateralmente o reconhecimento de seu Estado na ONU, o que está previsto para setembro.
"A tentativa palestina de impor um acordo através das Nações Unidas não trará a paz. Deveria ser contestada por todos aqueles que querem ver um fim ao conflito", disse. "A paz não pode ser imposta, deve ser negociada."

Assentamentos de fora

Netanyahu também advertiu que alguns assentamentos judeus ficarão fora das fronteiras de Israel em um futuro acordo.
"O status dos assentamentos será decidido apenas nas negociações, mas também temos que ser honestos. Assim, hoje estou dizendo algo que todos aqueles que são sérios sobre a paz têm que dizer publicamente", disse.
"Em qualquer acordo de paz real, em qualquer acordo de paz que ponha fim ao conflito, alguns assentamentos ficarão fora das fronteiras de Israel."

Irã

Netanyahu pediu aos EUA que mantenham a pressão sobre o Irã, para que o regime de Teerã pense duas vezes antes de desenvolver armas nucleares.
Segundo ele, o país persa precisa saber que "todas as opções estão sobre a mesa" quando se trata da questão nuclear.

Questão das fronteiras

Netanyahu visita Washington alguns dias após discordar publicamente de Obama, sobre as condições do processo de paz.
Na véspera, Netanyahu já havia dito que Israel jamais voltará às fronteiras "indefensáveis" de 1967, durante discurso para um lobby pró-israelense em Washington.
Obama, em um discurso sobre o mundo árabe na semana passada, afirmou que o futuro Estado Palestino deverá ser formado tomando com base as fronteiras anteriores a 1967, posição compartilhada pela ONU e pela União Europeia.

 

Imagens da Nasa mostram vulcões em erupção vistos do espaço

*=* As imagens feitas pela Nasa ajudam especialistas a estudar erupções e muitas vezes até servem como primeiro alerta para as atividades vulcânicas

 
 


*$=$* Imagens feitas por satélites da Nasa, a agência espacial americana, mostram a atividade do vulcão Grimsvotn, na Islândia, que entrou em erupção no último sábado, e ajudam a mostrar a dimensão e o impacto do fenômeno. A erupção do Grimsvotn já provocou o cancelamento de centenas de voos na Europa.
No ano passado, as cinzas de outro vulcão islandês, o Eyjafjallajokull, provocaram o cancelamento de cerca de 100 mil voos na Europa ao longo de quase um mês, gerando um prejuízo estimado em US$ 1,7 bilhão (cerca de R$ 2,75 bilhões).
As imagens feitas pela Nasa ajudam especialistas a estudar erupções e muitas vezes até servem como primeiro alerta para as atividades vulcânicas.
Em maio de 2006, o início da erupção do vulcão Cleveland, no Alasca, foi visto inicialmente por ocupantes da Estação Espacial Internacional, que avisaram o Observatório de Vulcões do Alasca.
Outras imagens registradas pela Nasa incluem as erupções recentes do monte Etna, no sul da Itália, do vulcão Mayon, nas Filipinas, e dos vulcões Mauna Loa e Mauna Kea, no Havaí.

BBC Brasil

Ibope: 31,8 milhões de pessoas navegaram em sites de vídeos em abril

**+** Sites de vídeos da subcategoria Transmissão de Mídia cresceram 10% no período de um ano.
 
 
 
Foto: ReproduçãoZoom
Sites de vídeos da subcategoria Transmissão de Mídia cresceram 10% no período de um ano

           
*#=#* O Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) registrou nos últimos meses forte crescimento do número de pessoas que navegam em sites de vídeos, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira.

A subcategoria Vídeos e Filmes, que agrega, entre outros, os sites de vídeos postados por internautas, cresceu 27% no período de um ano e chegou a 30,7 milhões de usuários únicos em abril, alcançando pela primeira vez a marca de 71,7% do total de usuários ativos brasileiros.

Os sites de vídeos da subcategoria Transmissão de Mídia cresceram 10% no período de um ano e foram visitados em abril por 16,3 milhões de pessoas.

Considerando as duas subcategorias, o total de pessoas que navegam em sites de vídeos em casa e no trabalho no Brasil chegou a 31,8 milhões, ou 74,3% dos usuários ativos brasileiros, em abril de 2011.


Categorias em geral


Na comparação com abril de 2010, a categoria Ocasiões Especiais (que inclui sites de felicitações) foi a que mais cresceu, com evolução de 20,8%, seguida por Comércio Eletrônico, com expansão de 17,8%, e de Viagens, que registrou aumento de 17,7%. A categoria Entretenimento, que agrega, entre outras, as subcategorias Vídeos/Filmes e Transmissão de Mídia, cresceu 16,8%.



Total de usuários


O número de usuários ativos no trabalho e em domicílios em abril foi de 42,8 milhões, o que significou uma diminuição de 0,9% em relação ao mês anterior e um crescimento de 16,8% sobre os 36,6 milhões de abril de 2010.

O total de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) atingiu 73,9 milhões no quarto trimestre de 2010, segundo o Ibope.

Os Bombeiros encontram sexto corpo do naufrágio no Lago Paranoá

Nesta terça-feira (23) já foram localizadas duas vítimas.
Entre 3 e 4 pessoas ainda estão desaparecidas; acidente foi no domingo.
Do G1 DF

*=#=* O Corpo de Bombeiros encontrou na manhã desta terça-feira (24) a sexta vítima do naufrágio da embarcação Imagination no Lago Paranoá, em Brasília. O corpo de um homem foi localizado a 150 metros da embarcação e a 18 metros de profundidade.
Esse é o segundo corpo encontrado nesta terça. No início dos trabalhos de resgate, os bombeiros localizaram outro corpo de um homem que já foi retirado da água. A vítima ainda não foi identificada.
Na segunda-feira (23) foram encontrados três corpos que já foram identificados. No dia do acidente (22), um bebê de sete meses foi retitado com vida da água, mas morreu quando os bombeiros tentavam reanimá-lo.
Ente três e quatro pessoas continuam desaparecidas, segundo o Corpo de Bombeiros. "A expectativa [de encontrar os corpos] sempre existe. Gostaríamos de entregar as pessoas vivas para as famílias. Mas a cada minuto que passa a expectativa diminui", disse a major Vanessa Signali.

Naufrágio

O acidente aconteceu por volta das 21h deste domingo (22) e as primeiras buscas seguiram até cerca de 2h desta segunda. Quando ocorreu o naufrágio, era realizada no barco uma festa organizada por um buffet.

Equipes trabalham nas buscas por desaparecidos no Lago Paranoá (Foto: WILSON DIAS/ABR)Imagens desta segunda-feira (23) dos resgates no Lago Paranoá (Foto: WILSON DIAS/ABR)
 
O Corpo de Bombeiros informou que mais de 100 pessoas estavam a bordo da embarcação. O coronel Luis Blumm, do Comando Operacional do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, informou que não era possível dizer o número exato de pessoas a bordo na hora do acidente.
“Não recebemos uma lista fechada dos passageiros do barco, por isso não é possível dizer por enquanto quantas pessoas estavam a bordo”, afirmou. Nota divulgada pela Marinha nesta segunda-feira dizia que o barco tinha capacidade para 92 pessoas.
Entre os desaparecidos, está Valdelice Fernandes, de 34 anos, mãe do bebê de sete meses que morreu afogado no acidente. De acordo com o Blumm, o bebê foi retirado da água pelos bombeiros e recebeu massagem cardíaca, mas não resistiu e morreu na margem do lago.

Causas do acidente

O delegado Rogério Leite, da Polícia Fluvial de Brasília, disse na tarde desta segunda-feira (23) que mergulhadores encontraram uma rachadura em um dos tubulões na parte de baixo do barco que afundou no Lago Paranoá na noite deste domingo (22). Tubulões são estruturas cilíndricas e ocas que auxiliam na flutuação dos barcos.
Leite não informou o tamanho da rachadura nem disse se ela pode ser apontada como a causa do acidente. Ele disse ainda que não sabe quantos tubulões o barco tinha. Segundo ele, o piloto do barco que naufragou poderia nem saber se havia a rachadura na estrutura, uma vez que ela fica submersa.
Na hora do acidente, quatro homens da Marinha eram responsáveis pela fiscalização das embarcações no lago. Leite disse que o número era suficiente para a fiscalização e estava dentro da média de servidores usados pela Marinha para a tarefa. "O trabalho de fiscalização é aleatório, não podemos estar em todos os barcos ao mesmo tempo", disse o comandante.
O barco naufragado está a uma profundidade de 17 metros. A visibilidade no local, segundo a major Vanessa Signale, do Corpo de Bombeiros, é de cerca de um metro. De acordo com a major, o solo do lago na região onde está o barco é poroso e tem restos de construção e galhos de árvores.

Depoimento

O comandante do barco que naufragou neste domingo (22) no Lago Paranoá, em Brasília, Airton Carvalho da Silva Maciel, disse que a embarcação estava inclinada para a esquerda quando deixou o cais. Em depoimento à polícia, ele afirmou que pediu aos passageiros para irem para o outro lado, “para compensar”.
"Observei na saída que estava mais para o lado que afundou, para a esquerda. Orientei o pessoal a ficar um pouco mais à frente, à direita, para ela equilibrar, para o barco compensar. Foi o que fizemos”, declarou o comandante Maciel.
“Aí encheu um pouco de água, não o suficiente para acontecer isso o que aconteceu. Foi tudo muito rápido”, disse em depoimento.
Maciel disse à polícia que fez uma vistoria de rotina na embarcação antes de começar a navegar e foi até a sala de máquinas várias vezes durante a viagem.

Naufrágio em Brasília - Nova versão (Foto: Editoria de Arte/G1)

Paul McCartney chama fã ao palco e canta para a aniversariante. Veja o vídeo

** Parabéns ao Níver...mais que especial!...vindo do Ídolo Paul Mc Cartney...isto é que é fã sortuda!

Cultura

 

#*# Antes do show desta segunda-feira, durante a passagem de som no Engenhão, uma fã pediu e Paul atendeu: um cartaz levado pela jovem Raphaela Giffoni, que fazia 22 anos, pedia, em inglês: "Paul, hoje é meu aniversário. Posso te abraçar?". Ela não só o abraçou, como ouvio, no palco, um 'Parabéns pra você' exclusivo.
>> Leia também: Paul McCartney muda repertório em segundo show no Rio
Veja a homenagem de Paul à fã aniversariante, disponível no YouTube:



>> Clique aqui e veja, na íntegra, o primeiro show de Paul McCartney no Engenhão

Bob Dylan 70, a resposta no vento, as pedras rolando – uma homenagem

+-**-+ No aniversário de 70 anos do cantor americano, materiais raros e vídeos históricos de um dos mais importantes nomes do rock e do folk;

 
Julia Baptista Alvares (texto) e Lucas Pretti (edição), do estadão.com.br
 


*-+-+* SÃO PAULO - Há pouco menos de 10 anos, em 11 de setembro de 2001, quando o mundo viu as torres gêmeas do World Trade Center desaparecerem em poucos segundos, Bob Dylan, que completa 70 anos nesta terça-feira, 24, lançava o álbum Love and Theft, onde o espírito de desilusão e incerteza da mundo estão presentes.
Coincidências à parte, o fato é que a música de Dylan imprimiu na sociedade bem mais do que a mistura da sonoridade melancólica do folk com a força do rock. Colocou a poesia a serviço da música, e esta a serviço do mundo. "Uma canção é um reflexo do que eu vejo ao meu redor o tempo inteiro", disse ele, cerca de dois meses depois do atentado de Nova York, em uma entrevista à revista Rolling Stones.
Nesta terça, 24, 70 de Bob, preparamos uma homenagem à lenda do folk rock norte-americano, ao homem que ajudou a forjar o pensamento de gerações e que hoje inspira (e traz certa melancolia) quem não viveu os anos 60. Para degustar o material que se segue, clique no selo abaixo e execute a DylanRadio.com, só com músicas de Dylan todo o tempo na internet.


Dylan nasceu Robert Allen Zimmerman, em Duluth, Minessota, no norte dos EUA, em uma família de judeus de classe media. Estudou no Hibbing High, onde se apresentou, pela primeira vez, em 1957, com sua primeira banda, a The Shadow Blasters, com a qual fazia covers de Little Richard. Na pequena Hibbing, comprava também discos de Hank Willians, da cantora de folk Odetta, Gene Vicent and The Blue Caps, Leady Belly, entre outros.
Mas foi no começo da década de 60, quando frequentou Dinkytown, área boemia nos arredores da Universidade de Minnesota, que começou a mergulhar mais fundo no universo folk e conhecê-lo de fato. Foi nessa época que leu Bound of Glory, autobiografia do poeta e músico Wood Guthrie. Bob tomou o livro como uma espécie de bíblia da vida.
De Minnesota, Bob Dylan foi cruzando o país. Passou por Iowa, South Dakota, North Dakota e Kansas, até chegar em Nova York, no começo da década de 60. Tocou na cidade pela primeira vez em 1961, no Folklore Center, em 4 de novembro de 1961. Em 1962, compôs Blowin' in the Wind, em menos de meia hora. Seguiria então um cancioneiro que, bem, há pouco a se dizer além de tudo que foi dito...

SCRAPBOOK

As imagens inéditas das galerias abaixo foram tiradas do livro The Bob Dylan Scrapbook 1956-1996, obra que reúne, em um volume, fotografias raras, manuscritos de canções, CD com áudio de entrevistas, reprodução de materiais promocionais do começo da carreira entre outros. O livro, uma edição da Simon&Schuster, publicado em 2005 apenas em inglês, "é a história da ascensão de Dylan que o tornou um dos mais incríveis cantores e performer". O livro não está à venda no Brasil. Na Amazon, custa em média US$ 27.


PARCERIAS

Também por ter liderado um movimento, Dylan foi durante a carreira um dos cantores que mais fez parcerias em shows. Organizamos para você uma série de vídeos para serem vistos em sequência, em que Dylan aparece ao lado de nomes como U2, Beatles, Rolling Stones, Bruce Springfield e outros. Execute o primeiro vídeo, abaixo, para assistir a todos, ou clique na lista, mais abaixo, para escolher qual assistir no YouTube. Guarde o link: http://www.youtube.com/playlist?p=PLA4BC11D7F07E6364.



HUB