Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Estudo sugere inversão de papéis entre homens e mulheres pré-históricos

!!/*/!! Até agora, muito pouco se sabia sobre o estilo de vida e os padrões de relacionamento familiar dos nossos ancestrais de duas pernas.



Foto: University Of Colorado At Boulder/Darryl De Ruiter/AFPZoomNa amostragem, machos e fêmeas foram diferenciados com base no tamanho
            
Na amostragem, machos e fêmeas foram diferenciados com base no tamanho


Da AFP




*¨-¨* Cientistas demonstraram evidências, nesta quarta-feira, de que duas espécies de homens das cavernas remotos viveram e morreram perto dos locais onde nasceram, enquanto a maioria das fêmeas da mesma espécie se estabeleceu ali após migrar de muito longe.

O estudo, publicado na revista científica Nature, oferece um olhar sem precedentes ao tecido social dos australopitecinos, uma extinta linhagem, relacionada com os humanos, que viveu no sul da África há cerca de dois milhões de anos.

Também contesta a ideia de que nossos antepassados mais distantes teriam começado a caminhar em duas pernas, ao invés de em quatro patas, para percorrer grandes distâncias em busca de abrigo e comida.

Segundo a descoberta, se os machos limitaram suas viagens às atividades de caça e coleta, então a mudança para a posição ereta deve ter sido influenciada por outras necessidades.

Até agora, muito pouco se sabia sobre o estilo de vida e os padrões de relacionamento familiar dos nossos ancestrais de duas pernas.

"Crânios sem esqueleto e dentes são sabidamente comunicadores pobres", brincou Matt Sponheimer, professor de antropologia da Universidade do Colorado, em Boulder, co-autor do estudo.

Para o novo estudo, os cientistas desenvolveram um método digno de Sherlock Holmes para "fazer estes ossos velhos falarem", explicou Sponheimer.

As pistas comportamentais estavam trancadas em um punhado de dentes, com cerca de dois milhões de anos de antiguidade.

Minúsculas variações nos átomos de um elemento metálico pesado denominado estrôncio correspondem a vários tipos de solo e rochas, atuando como um marcador de localizações geográficas identificáveis.

Devido a que o estrôncio age desta forma no esmalte dos dentes apenas nos primeiros anos de vida, o elemento químico revela, assim, se um primata cresceu no mesmo lugar onde viveu e morreu.

Os cientistas examinaram dentes de 19 indivíduos que viveram de 2,4 milhões a 1,7 milhão de anos atrás: 8 'Australopithecus africanus' e 11 'Paranthropus robustus'.

Ambas as espécies viveram em savanas arborizadas, provavelmente subsistindo graças a uma mistura de frutas, grama, sementes e nozes.

Na amostragem, machos e fêmeas foram diferenciados com base no tamanho.

Análises a laser dos isótopos de estrôncio demonstraram que apenas 10% dos machos se originaram fora de um raio de 30 quilômetros quadrados, contra mais da metade das fêmeas.

Em outras palavras, os homens provavelmente só se aventuravam, raramente, a mais de alguns quilômetros de suas cavernas.

Suas companheiras femininas, no entanto, com frequência haviam migrado de longe, mesmo que depois tenham adotado o mesmo estilo de vida próximo à casa, depois de terem se estabelecido no local.

"Aqui nós temos o primeiro olhar direto nos movimentos geográficos dos hominídeos mais remotos e parece que as fêmeas preferencialmente deixaram seus grupos residenciais", disse Sandi Copeland, também da Universidade do Colorado, e principal autor do estudo.

A prática de mulheres deixarem seu núcleo familiar para acompanhar a família dos companheiros tem sido comum na maior parte das culturas, ao longo da história. Os chimpanzés e os bonovos também seguem o mesmo padrão.

Mas, a maioria dos outros primatas, inclusive os gorilas, faz o oposto: as fêmeas permanecem com o grupo no qual nasceram, enquanto os machos se mudam para outros lugares.

A descoberta foi uma supresa e pôs em questão o senso comum sobre como os primatas deixaram de se mover em quatro patas, tornando-se bípedes, afirmaram os cientistas.

"Presumíamos que a maior parte dos hominídeos fossem originários de áreas não locais, já que geralmente se pensava que a evolução do bipedismo se devia, em parte, a permitir que os indivíduos percorressem maiores distâncias", disse Copeland.

"Mas estes pequenos deslocamentos podem inferir que o bipedismo evoluiu por outras razões", acrescentou.

Médicos descartam transplante de medula para senador Itamar Franco

!!*!! Itamar franco realiza tratamento contra uma leucemia desde o dia 21 de maio...



Foto: Agência BrasilZoomSegundo o hospital, o senador está tolerando bem o tratamento quimioterápico            
Segundo o hospital, o senador está tolerando bem o tratamento quimioterápico
O senador Itamar Franco permanece internado no Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e um eventual transplante de medula não é considerado pela equipe médica, informou o hospital nesta quarta-feira.

Itamar Franco realiza tratamento contra uma leucemia desde o dia 21 de maio e, de acordo com informações do hospital, o senador está tolerando muito bem o tratamento quimioterápico.

Redação: Isabella Ayub
 
 

Candidato único, Joseph Blatter é reeleito para quarto mandato na Fifa

Cercado de clima tenso por crise na entidade, suíço de 75 anos vence mais uma e segue no comando da entidade máxima do futebol mundial...




Por GLOBOESPORTE.COM Zurique

 

joseph blatter congresso fifa zurique suíça (Foto: agência Reuters)
 
Suíço Joseph Blatter foi reeleito durante o 61º
congresso da Fifa (Foto: agência Reuters)
 
 
 
*=+=* Apesar do clima de tensão provocado pelos escândalos e denúncias de corrupção na Fifa durante as últimas semanas (entenda mais abaixo), além da tentativa da Federação Inglesa de adiar a votação, o suíço Joseph Blatter, de 75 anos, foi reeleito para mais quatro anos como presidente da entidade máxima do futebol mundial. Esse será o quarto mandato de Blatter à frente da entidade, onde está desde março de 1998.

Nas eleições desta quarta-feira, representantes das 208 federações eram chamados em ordem alfabética pelo secretário-geral da entidade, Jêróme Valcke, de dois em dois, em uma cabine. Ao todo, foram 203 votos, o que significa que apenas cinco federações não votaram ou estiveram ausentes no evento. Duas delas, São Tomé e Brunei, não puderam participar pois não tiveram campeonatos nacionais na última temporada. Blatter se reelegeu com 186 votos, o que significa mais que 50% mais um, do total de votantes, número necessário para a vitória.

Apesar de toda a tecnologia de que a Fifa dispõe, todo o processo foi feito em papéis. Além disso, os votos foram contados um a um. Após longos minutos de silêncio, saiu o resultado que todos já esperavam: mais uma vitória do "capitão" Blatter.


eleição da Fifa com Blatter (Foto: AFP)Joseph Blatter era o único presente nos papéis para votação (Foto: AFP)
 
O suíço era o único postulante ao cargo, já que o presidente da Confederação Asiática de Futebol (AFC), o qatare Mohammed Bin Hamman, que disputaria a presidência com ele, retirou sua candidatura antes de ser suspenso pela Fifa (entenda mais abaixo).

 
Visivelmente emocionado, Blatter agradeceu a todos os membros dos Comitês da Fifa e aos que acreditaram na sua reeleição, acrescentando ainda que a base da entidade é sólida.

- Gostaria de agradecer pela confiança. Agradeço do fundo do meu coração. Juntos teremos mais quatro anos, providos por Deus que me deu a vida, a energia e a força para continuar no caminho, fazendo nosso trabalho. Estou feliz que fomos aptos a trazer a Fifa à solidariedade, unidade, que nos possibilitou, com coragem suficiente e pensamentos positivos, caminhar em frente. Nós vamos recolocar o nosso navio no curso certo, em águas claras, transparentes. Precisaremos de algum tempo, não podemos fazer isso de um dia para o outro, mas a nossa pirâmide está intacta, porque sua fundação é sólida, tão sólida quanto o nosso jogo. Eu gostaria simplesmente de dizer que estou tocado e honrado, e agradecê-los. Mas, ao mesmo tempo, é um desafio para mim, e eu o aceito. Vamos juntos. Algo maravilhoso aconteceu aqui hoje! Vamos, vamos! Obrigado! - comemorou.



"Crise" na Fifa


Nas últimas semanas, a Fifa enfrentou uma série de denúncias e escândalos. Primeiro foram as acusações de que quatro membros do comitê executivo da entidade, entre eles o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, teriam pedido favores para a escolha da Copa do Mundo de 2018. As denúncias foram averiguadas e, segundo a Fifa, os envolvidos foram inocentados.


Pouco tempo depois, foi a vez de Mohammed bin Hammam, presidente da Confederação Asiática de Futebol e ex-concorrente à presidência da Fifa, e do presidente da Concacaf e vice da Fifa, Jack Warner, serem acusados de comprarem votos e subornar pessoas para ajudar na campanha de Hammam. Ambos acabaram suspensos pelo comitê de ética da Fifa.
Revoltado com a punição, Warner, que havia prometido dias antes da reunião do comitê revelar um “tsunami” de outros escândalos, disparou denúncias. Primeiro, acusou Blatter de ter feito uma suposta doação de US$ 1 milhão de dólares (R$ 1,6 milhão) à Concacaf para, em troca, receber apoio na sua reeleição. Depois, revelou um e-mail enviado a ele por Jérome Valcke, secretário-geral da Fifa, no qual o dirigente fala que o Qatar comprou o direito de sediar a Copa de 2022.
Valcke negou veementemente as acusações e disse que foi mal interpretado. Blatter, por sua vez, convocou uma coletiva na última segunda-feira e, de forma evasiva, rebateu as denúncias dizendo que a Fifa não estava em crise (Saiba mais no vídeo acima).

Usina de Belo Monte começará a funcionar em 2015, garante Lobão



35 anos é o tempo em que a Usina de Belo Monte é estudada...



Foto: Wilson Dias/AbrZoomEdison Lobão afirmou que a usina já está sendo estudada há mais de três décadas
Edison Lobão afirmou que a usina já está sendo estudada há mais de três décadas

Agência Brasil

 

"=#*#=" O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, garantiu que a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), entrará em funcionamento em 2015, conforme o previsto. Ao comentar a concessão da licença de instalação para o empreendimento, Lobão afirmou que, embora o governo federal desejasse que a autorização tivesse sido concedida há mais tempo, a demora não acarretará qualquer prejuízo ao cronograma da obra.

"Não haverá nenhum atraso. Desejávamos que essa licença tivesse sido concedida há mais tempo, pois isso seguramente nos daria mais folga para a construção da obra”, disse Lobão. “Sem dúvida, a primeira máquina haverá de estar funcionando na data prevista, que é 2015", acrescentou o ministro durante a entrevista coletiva em que foram anunciadas medidas socioambientais para reduzir o impacto das obras nas comunidades vizinhas.
Ibama autoriza início da construção da Usina de Belo Monte

De acordo com Lobão, nenhuma hidrelétrica no mundo foi precedida de tantos cuidados e de tantos estudos como a de Belo Monte. Ele destacou que a iniciativa já vem sendo estudada há 35 anos e que nos últimos anos foram realizadas 30 audiências públicas sobre o assunto. O ministro ainda garantiu que nenhuma das 11 comunidades indígenas da região será afetada.

"Nenhuma das reservas indígenas existentes em torno da área do empreendimento será alagada. A mais próxima delas fica a 31 quilômetros da franja [margem] do lago que será criado. Nenhum dos cerca de 1,6 mil índios terá que sair de onde se encontra hoje", disse Lobão.

Ao falar sobre a importância da futura usina para garantir o suprimento de energia elétrica de que o Brasil precisa, o ministro destacou que o desafio é duplicar, em apenas 13 anos, a geração energética a fim de atender às necessidades do país e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente e estimular o desenvolvimento sustentável das regiões onde novas usinas serão construídas.

Somente no ano passado, lembrou Lobão, o consumo de energia aumentou 7,8% em comparação a 2009. Quando estiver funcionando plenamente, a Usina de Belo Monte deverá gerar 11 mil megawatts de energia, o que corresponde a quase 10% de toda a produção atual. "Trata-se de um empreendimento de grande importância que garantirá a segurança energética brasileira", destacou o ministro.
 

Bill Clinton elogia uso do etanol no Brasil durante conferência em SP

!*!!*!  Ex-presidente dos Estados Unidos participou da C40 nesta quarta.
Para ele, Brasil tem o biocombustível mais eficiente do mundo...


Do G1 SP
 

*!//0\\!* O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton elogiou nesta quarta durante o C40, IV Conferência Internacional de Prefeitos, realizado em São Paulo, o uso do estanol no Brasil. Segundo ele, o país tem o biocombustível mais eficiente do mundo.

Clinton, entretanto, disse que ainda há muito a ser feito pelas cidades para controlar a emissão de gases. Na primeira plenária desta quarta, o prefeito Gilberto Kassab, falou para os representantes sobre as medidas que São Paulo está adotando para diminuir a emissão de poluentes. Ele destacou a captura do gás metano nos aterros sanitários e a nova frota de ônibus a etanol.
O presidente do C40 e prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, disse que o caminho para um mundo mais sustentável está nas ações globais e disse que as cidades precisam medir melhor as emissões de poluentes.
 
Por isso, Bloomberg e o presidente do Banco Mundial, Robert Zoelickn, assinaram um protocolo de intenções para criar um padrão internacional para medir a emissão dos gases do efeito estufa. Zoelick disse ainda que o Banco Mundial está investindo para tornar as cidades do C40 mais verdes.
Durante o encontro, os representantes das maiores cidades do mundo circularam num ônibus movido a biodiesel, feito de cana de açúcar e os carros do evento são elétricos e não poluem nada.

Primeiro dia

Foi com o plantio de árvores e com uma troca simbólica de presentes que o C40 começou nesta terça-feira (31) em São Paulo. O Parque Ibirapuera ganhou um banco do Central Park de Nova York e a cidade americana vai receber em troca um banco de uma árvore nativa brasileira.

À noite, os participantes assistiram a uma apresentação do Balé da Cidade no auditório do Parque Ibirapuera. O C40 termina na sexta-feira (3).

Imagem revela galáxia parecida com a Via Láctea

Foto: Divulgação/NasaZoomA NGC 6744 é parecida com a Via Láctea em sua forma
A NGC 6744 é parecida com a Via Láctea em sua forma


#!*!# O ESO (Observatório Europeu do Sul) divulgou na manhã desta quarta-feira a imagem de uma galáxia parecida com a Via Láctea. A NGC 6744 está localizada a cerca de 30 milhões de anos-luz de distância da Terra.

Para visualizar a galáxia, os astrônomos utilizaram o telescópio MPG (de 2,2 m). O astro possui uma forma com braços espirais em torno de um denso e alongado núcleo e um disco de poeira.

A diferença entre a Via Láctea e a NGC 6744 fica no tamanho. A primeira possui cerca de 100 mil anos-luz de diâmetro. Já a outra é quase duas vezes maior.

Redatora: Bárbara Forte

Presidente do BC mexicano diz que emergentes precisam ter mais voz no FMI

ECONOMIA




Martha Beck

 
$#+##$ BRASÍLIA - O candidato ao comando o Fundo Monetário Internacional (FMI) e presidente do Banco Central mexicano, Agustin Carstens, afirmou nesta quarta-feira que os países emergentes devem ter maior voz dentro da instituição. Em visita ao Brasil para apresentar sua candidatura, Cartens disse que tem os méritos e a experiência necessários para exercer o cargo de diretor-gerente e defendeu que o processo de reforma do Fundo (com aumento da participação dos emergentes) seja acelerado. Ao lado do ministro da Fazenda, Guido Mantega, ele propôs uma aliança ao Brasil:
- Podemos atuar de maneira conjunta para o bem da América Latina e dos emergentes.

Segundo Carstens, vir ao Brasil foi importante porque o país foi um líder da defesa de reformas dentro do FMI e acrescentou:
- Temos completa coincidência de ideias. Achamos que os emergentes souberam administrar suas políticas econômicas durante a crise e devem agora ter mais voz para influenciar o processo econômico internacional.

Mostrando um discurso afinado, Mantega e Carstens lembraram que o FMI já fez avanços nos últimos anos reconhecendo a importância de os países terem adotados políticas fiscais anticíclicas durante a crise, a estratégia de acumulação de reservas internacionais e o controle de capitais.

- Na crise, o Fundo explicitou a necessidade de se fazer política anticíclica, o que foi um avanço. Também foi aceito o princípio de elevação das reservas e a possibilidade de controle de capitais. Gostaríamos que o FMI continuasse com essa filosofia - disse Mantega.

Ambos também defenderam o fim da nacionalidade como critério para a escolha de um diretor-gerente (tradicionalmente é um europeu) e o aumento de funcionários de países emergentes dentro da estrutura do Fundo.

- O FMI tem 24 chefias de departamento e nenhum brasileiro. Nenhum mexicano também. Pleiteamos uma diretoria e uma vice-presidência. Queremos sim uma participação maior nos cargos de direção do FMI para dar maior protagonismo aos emergentes e à América Latina. Estamos fazendo um jogo claro e colocando a nossa posição em cima da mesa - disse o ministro da Fazenda, acrescentando:
- O FMI tem que estar afinado, tem que ser um espelho com o G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo).

PIADAS ENGRAÇADAS



 Piadas do Dia. = 058\2011

 

 

 

 

Criminoso desde cedo



João estava andando normamente pela rua
quando ele vê uma cena incrivel, um jovem menino
correndo atrás de um homem adulto que estava a bicicleta. Sem pensar duas vezes joão corre atrás do homem consegue acompanhar a bicicleta da um empurrão no homem que cai da bicicleta, joao pega a bicicleta ,e esta indo devolver ao garoto
O garoto sobe na bicicleta e fala:


-Puxa, com esses karas me ajudando eu ja robei 7 bicicletas!!!!!



Assalto Nipônico 


A polícia está dando a maior batida por conta de um assalto ocorrido no banco, quando param uma Kombi cheia de japoneses.
- Desce todo mundo! - ordena o policial. - Mãos na cabeça!
Eles obedecem em silêncio.
- Agora um por um, vai falando o nome - torna o policial.
E eles:
- Sartamo Obanko.
- Matamo Okasha.
- Kontiro Nosako.
- Katamo Osnique.
- Saimo Koreno.
- Fugimo Nakombi.
- Osguarda Pararo.
- Tomamo Noku.



O caipira em Nova Iorque 

 

O Caipira nunca havia viajado na vida. Ele não sabia o que era escada rolante, não sabia o que era avião, não sabia o que era nada. Ele só sabia que tinha um radinho de pilha na roça onde escutava as notícias do avanço tecnológico pelo mundo afora. De tanto ouvir o radinho, ele resolveu conhecer Nova Iorque. Estava no primeiro andar do Empire States Building quando viu a porta de um elevador pela primeira vez na vida. Seu filho, de 10 anos, estava tão despreparado quanto o pai.
-- Pai, o que é isso?, perguntou o menino.
-- Sei não, filho. Vamos ficar sapeando por aqui e observar pra ver o que esse troço faz.
E ficaram espiando. Foi quando uma velhinha, velha velha, de cadeira de rodas e com um cachorro fedorento entrou no elevador.
O caipira e o filho viram quando ela apertou um botão e a porta do elevador se fechou na frente deles. Com espanto, eles observaram que os números iam piscando... 1, 2, 3, 4, 5, cada vez mais depressa, 6, 7, 8, 12, 20, 32, 55, 129. E depois parou por alguns secundos. De repente a luzinha começou de novo, de tras pra frente... 129, 128, 127, e foi ficando mais rápido até chegar ao número 1. A porta do elevador se abre e, para espanto do caipira e de seu filho, no lugar da velhinha aparece uma jovem loura, linda e cheia de saúde, que sai do elevador rapidamente em seus patins e com um puddle no colo.
O caipira nem consegue acreditar. "Que maravilha de technologia!", ele pensa.
E sem hesitação, ele olha para seu filho e diz:


-- Menino, vai buscar sua mãe agora mesmo !



Festa na cidade

Uma moça da fazenda foi convidada para uma festa onde
teria que usar vestido, coisa que ela não usava, ela
usava só calças e sem calcinha. Então ela teve
uma idéia, foi ao armazém, pegou um saco de pano, foi
para máquina de costurar e fez uma linda calcinha.
Vestiu a calcinha, colocou o vestido e pegou um
ônibus para ir a festa. Como estava acostumada com
calças, sentou-se no banco de pernas bem abertas. Em
sua frente estava um caipira que não tirava os olhos.

Passado duas horas a menina se irritou e perguntou:
- Que foi caipira, nunca viu uma calcinha ?
E o caipira respondeu:

- Óia moça, vê carcinha eu já vi, mas escrito "Ração
pra pinto" é a primeira vez!


Prefeito de Copenhague defende uso de bicicleta

"!*!" No primeiro dia do C40, representantes plantaram árvores no Ibirapuera.
Prefeito de Nova York doou um banco do Central Park para São Paulo.



Do G1 SP  

!+*+! O prefeito Frank Jensen, de Copenhague, na Dinamarca, defendeu o uso da bicicleta como meio de transporte. Ele participa do C40, em São Paulo, encontro que reúne prefeitos e representantes de grandes cidades de todo o mundo para discutir soluções contra a poluição do meio ambiente.

Jensen afirmou que está investindo em vias especiais para os ciclistas, porque metade dos moradores de Copenhague anda de bicicleta todos os dias. Ele ainda ressaltou um sistema que garante água aquecida para os moradores através da queima do lixo.

Nesta terça-feira (31), primeiro dia do encontro, o presidente do C40, Michael Bloomberg, prefeito de Nova York, presenteou São Paulo com um banco do Central Park. Ele foi retribuído com outro, feito de pequi, uma árvore da Bahia.

Os representantes das cidades que participam do C40 trocam experiências que deram certo. Eles também debatem os problemas e tentam encontrar soluções para o aquecimento global e as mudanças climáticas.

Pelo poder, Blatter faz concessões

*]*[* Para ser reeleito nesta quarta, suíço promete reformas profundas. Mas crise é tão grande que há quem fale em Lula para o cargo...

 
JAMIL CHADE - Enviado especial
 
 
$-*-$ ZURIQUE - A Fifa enfrenta nesta quarta-feira seu momento mais crítico em 107 anos de existência. Joseph Blatter pode ser eleito para seu quarto mandato consecutivo. Mas, na maior crise de sua existência, a entidade enfrenta pressão de chefes de estado, patrocinadores e pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) por mudanças profundas.

Alessandro Della Bella/EFE
Alessandro Della Bella/EFE
Blatter pode ser eleito para seu 4.º mandato consecutivo

O Estado obteve informações de que Blatter foi obrigado a passar a madrugada reunido com cartolas, fazendo concessões políticas e prometendo anunciar nesta quarta reformas e medidas de controle sobre a corrupção na Fifa. Isso tudo para tentar evitar um desastre diante de câmeras de todo o mundo.

Na terça-feira, o que era para ser uma festa na abertura do Congresso Anual da Fifa, com direito à banquete de luxo, se transformou em um palco de acusações contra os cartolas e até apelos para o adiamento das eleições.

O desespero da organização é tão grande que até o nome de Luiz Inácio Lula da Silva foi cogitado como alguém que poderia ser chamado para resgatar a credibilidade da Fifa. Pessoas ligadas à entidade afirmaram ao Estado que o ex-presidente brasileiro chegou a ser citado dentro do governo britânico como eventual solução para a crise.


Abalo.
Blatter, que afastou seu único rival na corrida pela presidência, Mohamed Bin Hammam, abandonou o discurso de que não existe crise. Para ele, as bases do futebol estão "abaladas’’. Mas sua receita é de que a "família Fifa" deva se unir para superar as dificuldades. Unir-se em torno dele, claro.
"Pensei que vivíamos em um mundo de fair play.Infelizmente, vi que não é o caso. Porque a nossa pirâmide da Fifa tem incertezas em sua base e o futebol enfrenta ameaças", admitiu. Para esta quarta, Blatter prometeu anunciar medidas para voltar a unir o mundo do futebol, combater a corrupção e lidar com esses "perigos". "Temos de proteger o futebol", disse, em meio a aplausos hesitantes e cartolas sem graça. 

Sua festa milionária, porém, se transformou em pesadelo. A Inglaterra e a Escócia pediram oficialmente o adiamento das eleições, enquanto pelo menos dez países asiáticos confirmaram que podem boicotar a votação, em represália à Blatter.


Exemplo do COI.
Jacques Rogge, presidente do COI, pediu "humildade" na Fifa diante da crise e a comparou a situação aos escândalos de corrupção em sua entidade nos anos 90. "A Fifa está enfrentando alegações e controvérsias. Há anos, o COI também passou por isso. Mas saímos mais fortes com reformas internas. A humildade e reformas são as respostas", disse.

Um alerta ainda mais forte foi lançado pela presidente da Suíça, Micheline Calmy Rey. Em declarações ao Estado, advertiu que o país não quer sediar uma organização corrupta. Chegou a comparar a Fifa ao catennacio, sistema de jogo retranqueiro no futebol italiano. Sua alusão é de que a Fifa precisa ser mais aberta. "Não deixem que o dinheiro estrague o jogo", apelou. "Qualquer comportamento ilegal terá de ser combatido. Há a percepção de que há uma tolerância à corrupção na Fifa", disse.

A disputa pelo poder ganhou contornos trágicos quando o único rival de Blatter, Mohamed Bin Hammam foi suspenso do futebol sob alegações de que teria pago propinas em troca de votos. Nesta terça-feira, apresentou um recurso, que foi negado quase que imediatamente pela Fifa. Já Blatter passou a ser acusado de distribuir "presentes" e de ter negociado votos de maneira ilegal. Mas não foi punido e irritou a muitos.

Mas impedir o presidente de conquistar seu quarto mandato pode ser uma tarefa quase impossível. 156 países dos 208 membros da Fifa teriam de apoiar o adiamento das eleições. Na última terça, diversos peso-pesados do futebol mundial rejeitaram essa tese. " Por que é que vamos adiar?", questionou Michel Platini, presidente da Uefa. "Isso é só blablablá de jornalista."

Negociação. Para evitar o desastre, Blatter lançou nesta terça uma ofensiva política. Numa reunião da Uefa já à noite, federações nacionais se queixaram do dirigente, disseram fontes ao Estado. Mas estabeleceram como condição para apoiá-lo que ele criasse um grupo independente para investigar as alegações de corrupção. Blatter teria aceito.

Durante a noite, Blatter também prometeu dar mais poderes às federações nacionais para conseguir a liberação de jogadores para as seleções. Para acalmar os clubes, prometeu que irá desenvolver um calendário internacional mais "racional".

Aos patrocinadores, indicou que daria solução rápida à crise. Depois das críticas da Coca-Cola e Adidas, duas das maiores fontes de renda da entidade, ontem foi a vez da Emirates se queixar. "Estamos desapontados com os problemas que atualmente estão atingindo a administração do esporte’’, disse a empresa.

Mesmo com Blatter reeleito, cartolas entrevistados pelo Estado foram unânimes em afirmar: a organização chegou a uma encruzilhada e levará anos para restabelecer a credibilidade. "Nunca estivemos em crise tão profunda. A imagem está seriamente afetada", disse Jim Boyce, candidato a vice-presidente da Fifa e cartola da Irlanda do Norte.

Cédula marcada em roubo a caixa será recolhida sem ressarcimento

  Economia e Mercado



EDUARDO CUCOLO
DE BRASÍLIA



*#=#* O Banco Central não irá mais ressarcir o cidadão que receber uma cédula danificada por dispositivos antifurto. Essas notas deixam de ter validade a partir desta quarta-feira.

"A recomendação é que a população não receba a cédula suspeita de estar danificada por dispositivo antifurto. Essa cédula perderá a validade", disse o diretor de Administração do BC, Altamir Lopes.

O objetivo da medida, segundo o BC, é contribuir para a redução dos casos de furtos e roubos a caixas eletrônicos, ao dificultar a circulação de notas roubadas ou furtadas.

As notas danificadas por dispositivos antifurto apresentam "marca densa e de cor rósea". Essa mancha pode cobrir um pedaço grande da cédula ou apenas a lateral.

Quem receber uma cédula dessas deve levá-la ao banco para que a nota seja encaminhada ao BC para investigação. O dinheiro só será trocado se o BC verificar que a mancha não é proveniente de dispositivo antifurto. Caso contrário, não haverá ressarcimento.

No caso de saque em terminal eletrônico, a pessoa que se deparar com uma cédula marcada deve retirar um extrato imediatamente para comprovar o saque e se dirigir ao banco para fazer a reclamação.

Se a questão não for resolvida, ou se o saque for feito fora do expediente bancário, o cidadão deve registrar um boletim de ocorrência e apresentar os documentos à instituição financeira assim que possível para receber uma nota válida, segundo o BC.

A norma do BC só prevê ressarcimento para os bancos. Quando o dinheiro for marcado por acidente ou em caso de roubo frustrado, em que o dinheiro foi deixado próximo ao caixa, por exemplo, o BC vai ressarcir o banco, descontando o custo de produção e análise. Esse valor ainda será fixado.

Segundo Altamir, esse mecanismo de proteção é utilizado em vários países, como Inglaterra, EUA e Chile.

Ao entregar a nota para investigação, o cidadão deve apresentar ao banco CPF, documento de identidade com foto e endereço.

Há uma onda de ataques com explosivos a caixas eletrônicos em São Paulo. Houve 77 ataques em 2011, feitos segundo a polícia por quatro gangues. Dos cerca de 100 bandidos que as integram, afirma a investigação, 26 são policiais militares.

População mundial chegará a sete bilhões em 31 de outubro

Ciência e Tecnologia


{-++-] A população mundial deve chegar a 7 bilhões de pessoas em 31 de outubro de 2011, de acordo com a revisão de 2010 das Perspectivas da População Mundial, a projeção populacional oficial das Nações Unidas elaborada pela Divisão de População do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Assuntos Sociais (DESA) da ONU.

O UNFPA, Fundo de População das Nações Unidas, está planejando uma série de atividades durante o ano, envolvendo parceiros e o público em geral, para destacar a importância deste marco em termos populacionais.

“Um mundo de 7 bilhões é tanto um desafio quanto uma oportunidade”, afirmou o Diretor Executivo do UNFPA, Dr. Babatunde Osotimehin. “Globalmente, as pessoas estão vivendo vidas mais longas e saudáveis e escolhendo ter famílias menores. Mas a redução das desigualdades e a busca do bem-estar das pessoas que vivem hoje – assim como as gerações que virão – vão exigir novas formas de pensamento e de cooperação global sem precedentes”, disse ele.

“Em particular”, disse o Dr. Osotimehin, “as projeções populacionais reforçam a necessidade urgente de se prover planejamento familiar seguro e eficaz para as 215 milhões de mulheres que ainda não dispõem dele. Pequenas variações na fecundidade – quando se multiplicam por todos os países ao longo do tempo – podem fazer um mundo de diferença. Temos de investir os recursos necessários para permitir que mulheres e homens tenham os meios para exercer seu direito humano de determinar o número e o espaçamento de seus filhos”.



“As projeções também nos lembram que é fundamental criar oportunidades para os jovens que constituem a maioria da população de muitos países menos desenvolvidos, onde é esperada a maior parte do aumento de população”, acrescentou o Dr. Osotimehin. “Quando os jovens podem exercer o seu direito à saúde, educação e condições dignas de trabalho, podem melhorar as capacidades dos seus países de superar a pobreza”, disse ele.

Dr. Osotimehin notou que a maior longevidade projetada para todas as regiões, juntamente com a baixa fecundidade em muitos países, significa que muitos países deverão enfrentar o desafio do envelhecimento de suas populações. “Devemos planejar com antecedência a saúde e as redes de segurança social dos idosos, ao mesmo tempo que apoiamos a maior geração de jovens da história”.

O UNFPA lançará em 11 de julho, Dia Mundial da População, uma série de atividades relacionadas com o marco da população de 7 bilhões de pessoas. Nessa data, o UNFPA e vários parceiros, incluindo a National Geographic, lançarão uma campanha utilizando as mídias sociais para envolver pessoas e grupos no debate sobre diferentes questões relacionadas a um mundo de 7 bilhões de habitantes, incluindo urbanização, empoderamento das mulheres e sustentabilidade ambiental.





O UNFPA também está planejando uma contagem regressiva de sete dias, a partir de 24 de outubro, Dia das Nações Unidas, até o nascimento do bebê 7.000.000.000 no dia 31. Os eventos culminarão com o lançamento, em novembro, da edição 2011 do Relatório Situação da População Mundial, que analisará os desafios e oportunidades apresentadas por um mundo de 7 bilhões de habitantes.

Com Agência Envolverde

Latinos são maioria em 28 cidades americanas com mais de 100 mil habitantes


DA EFE



##-+-# Os latinos representam mais de metade da população de 28 cidades americanas com mais de 100 mil habitantes, todas localizadas nos estados da Califórnia, Texas, Flórida, e Nova Jersey.

Os números foram divulgados na noite de terça-feira (31) por estatísticos do Escritório do Censo em entrevista coletiva telefônica dedicada a analisar os últimos dados demográficos sobre a população latina, que cresceu na última década quatro vezes mais que a do conjunto do país.

Embora o número de hispânicos tenha aumentado em todo o país desde 2000, o contingente segue concentrado em três estados: Califórnia (27,8%), Texas (18,7%) e Flórida (8,4%).

No leste de Los Angeles (Califórnia), 97% da população é latina, uma percentagem só superada em Porto Rico, onde 99% dos cidadãos são hispânicos.

Os latinos já representam 70% ou mais da população em 13 cidades dos Estados Unidos, a maioria delas localizadas na Califórnia e no Texas. Há ainda Miami (Flórida), com 70% de hispânicos.

O Escritório do Censo utiliza os termos "latino" e "hispânico" indistintamente para referir-se aos cidadãos residentes nos EUA que ao responder as perguntas do Censo se definiram como "de origem latina, hispânica ou espanhola".

Desta maneira, os dados demográficos sobre a população latina se baseiam na origem com o qual uma pessoa se identifica, e não com seu lugar de nascimento.

O censo indica que os mexicanos, o grupo latino com maior presença nos EUA, vivem sobretudo na Califórnia (11.423.146), Texas (7.951.193), Arizona (1.657.668), Illinois (1.602.403) e Colorado (757.181).

O segundo maior contingente é o de porto-riquenhos, localizados majoritariamente em Nova York (1.070.558), Flórida (847.550), Nova Jersey (434.092), Pensilvânia (366.082), e Massachusetts (266.125).

Os cubanos, a terceira maior comunidade latina dos EUA, continuam concentrados na Flórida (1.213.438), embora estejam presentes também em estados como Califórnia, Nova Jersey, Nova York e Texas.

As outras três comunidades de origem hispânica que ultrapassam 1 milhão de pessoas nos EUA são a salvadorenha (1,6 milhão), a dominicana (1,4 milhão) e a guatemalteca (1 milhão).

O número de latinos dos EUA cresceu 43% na última década, quatro vezes mais que o conjunto da população do país, que aumentou 9,7%.

Entre 2000 e 2010, a população total dos EUA cresceu 27,3 milhões de pessoas, sendo 15,2 milhões relativos ao contingente hispânico.