Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Itália x Turquia: comparativo de forças entre as potências


12.outubro.2011 18:44:50
CONFLITOS

GIPOPE - GARIBA'S

INFORMAÇÃO & NOTÍCIAS.

INTERNACIONAL

Quinta-feira, 12 de outubro de 1911

:!:*_+_*:!: Em meio às matérias que analisavam o conflito na Líbia, foi publicado um quadro  comparativo das forças militares que se opunham na Guerra Ítalo-turca. O infográfico, recurso artístico e informativo muito utilizado nas publicações de hoje, tinha sua ideia explorada naquela edição.


Na guerra de 1911, assim como em diferentes embates em territórios de população árabe, as forças militares oficiais não foram os únicos elementos relevantes. Uma vez que, a guerrilha desempenha papel de peso nestes conflitos.


Surpreendida por este fator, a Itália levou mais tempo que o esperado para vencer a guerra.


*||* Pesquisa  e texto: Lizbeth Batista
>>..____________________ . -- . ____________________..<<

Ficha limpa já é exigida em quatro estados e dez cidades

Respeito à lei



GIPOPE - GARIBA'S.

BRASIL -- NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.

PODER & POLÍTICA



Publicada em 13/10/2011 às 00h02m
Marcelle Ribeiro 


[#:>\~/<:#] SÃO PAULO - Câmaras de vereadores e assembleias de quase todo o país se mobilizam para aprovar leis que proíbam prefeituras, governos estaduais e casas legislativas de contratar para cargos de confiança funcionários que tenham problemas com a Justiça. No âmbito municipal, projetos desse tipo já estão em vigor ou em processo de votação em 22 cidades; seis estados e o Distrito Federal também estão agindo para evitar a contratação de quem não tiver a ficha limpa.


Sancionada há mais de um ano, a Lei da Ficha Limpa federal proíbe a candidatura de quem já foi condenado em segunda instância por crimes diversos - que vão de delitos contra a economia popular à formação de quadrilha - e de políticos que renunciaram ao mandato para escapar de processo de cassação. A expectativa é que o Supremo Tribunal Federal (STF) decida em breve se a norma vai valer integralmente para as eleições de 2012.


Inspirados na norma federal, prefeituras e estados querem impor mais restrições a pessoas que vão assumir cargos importantes, como secretários e presidentes de empresas públicas.
" Não é compatível que servidores não adequados participem da administração pública "

Segundo a organização não governamental Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), em dez cidades a "ficha limpa municipal" já está em vigor. Entre elas, duas capitais: Belo Horizonte e Manaus. Em pelo menos 12 municípios, propostas de ficha limpa estão em discussão no Legislativo, como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Teresina e Salvador.


Minas Gerais, Santa Catarina, Paraíba e Pernambuco já têm legislação estadual em vigor sobre o assunto. No Rio, em São Paulo e no Distrito Federal projetos que preveem a exigência de ficha limpa para os funcionários estão tramitando no Legislativo.


As regras estabelecidas variam. Na Paraíba, a vedação vale apenas para o secretários, diretores de empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações e autarquias, além de pessoas com poder de ordenar despesas públicas.
" A nossa lei é a mais rigorosa do país, porque abrange também os terceirizados "

Em Belo Horizonte, a proibição vale também para qualquer ocupante de cargo de direção, chefia e assessoramento da administração direta e indireta. Abrange ainda funcionários de empresas terceirizadas que prestem serviços ao município e que tenham sido declarados inelegíveis por decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado.


- A nossa lei é a mais rigorosa do país, porque abrange também os terceirizados. Não é compatível que servidores não adequados participem da administração pública - diz o presidente da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, Léo Burguês (PSDB).


Em Minas Gerais, o governo estadual admite que houve casos de funcionários que se demitiram e que foram exonerados porque, durante a checagem feita para avaliar quem tinha a ficha limpa, foram detectados "fichas-sujas" em cargos públicos importantes. Mas o governo mineiro disse que não poderia divulgar quantas pessoas deixaram as suas funções. Em algumas cidades, como Belo Horizonte, a checagem dos funcionários ainda está sendo feita.


Em Santa Catarina, devido a legislação estadual, sancionada no final de 2010, o presidente da empresa pública de Gás (SC Gás), Altamir José Paes, foi afastado do cargo depois de recomendação do Ministério Público. O MP entendeu que ele não deveria ficar na função, porque já havia sido condenado por ato de improbidade administrativa, em primeiro e segundo grau, quando era prefeito da cidade de Otacílio Costa.


- Há locais com casos de pessoas que foram declaradas inelegíveis que acabavam se tornando secretários, assumiam cargos importantes. Se não forem aprovadas leis da ficha limpa estaduais e municipais, essas pessoas podem encontrar abrigo assim - disse o diretor do MCCE, Marlon Reis.


Na opinião de Marlon, as restrições devem valer apenas para cargos de liderança, pois pessoas que já cumpriram as suas penas também têm direito a emprego.


No Rio, projetos tramitam na Alerj e na Câmara
Em Manaus, onde o projeto de emenda à Lei Orgânica estabelecendo a exigência da ficha limpa foi aprovado por unanimidade, o autor da proposta, Mário Frota (PSDB), disse que a norma é importante porque impõe moralidade. Ele critica o Congresso Nacional:
" O Congresso, inspirado numa proposta popular, legislou para os candidatos, mas cochilou, não legislou para a administração "

- O Congresso, inspirado numa proposta popular, legislou para os candidatos, mas cochilou, não legislou para a administração. Um ministro e um secretário podem mexer com milhões de reais. A lei deve ser ampliada.


No Rio, um projeto de emenda à Lei Orgânica, do vereador Carlo Caiado (DEM), que exige a ficha limpa para secretários, subsecretários, subprefeitos, administradores regionais e pessoas em cargos de confiança, está pronto para ser votado no plenário da Câmara de Vereadores.


Na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), as comissões de Constituição e Justiça e de Servidores Públicos ainda precisam analisar um projeto de lei do deputado Nilton Salomão (PT), que cria impedimentos para o exercício de cargos comissionados no alto escalão da administração pública direta e indireta no estado. 
=.=--..________________  .. ___________________  - -  ___________________  ..  _________________..--=.=

Flamengo empata com o Palmeiras no Engenhão

Brasileirão 2011


GIPOPE - GARIBA'S.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.

ESPORTES -- FUTEBOL



Plantão | Publicada em 12/10/2011 às 23h50m
O Globo



Alex Silva lamenta uma chance perdida pelo Flamengo no empate com o Palmeiras - Foto: Jorge William

||#-^:^-*|| RIO - O Flamengo perdeu a chance de subir na tabela do Brasileiro e colar no líder Corinthians. Sem Ronaldinho Gaúcho e carente de inspiração em campo, o time carioca não passou de um empate em 1 a 1 com o Palmeiras, um adversário que chegou ao Rio apenas na tarde desta quarta-feira, ainda tentando administrar a crise causada pela agressão de torcedores ao volante João Vítor, que teve como desdobramento o afastamento do atacante Kléber da partida. Thiago Neves fez o gol rubro-negro, e Maikon Leite empatou, ambos no segundo tempo.


O tropeço no Engenhão fez o Flamengo ser ultrapassado pelo Botafogo, que chegou aos 49 pontos e assumiu a terceira colocação graças à vitória sobre o Corinthians. O time da Gávea caiu para quinto, com 48. O Palmeiras é o nono, com 41.


- Tivemos maior controle de bola, chegamos muitas vezes mas hoje a bola não quis entrar - comentou o lateral Leo Moura.


- Todo mundo espera vencer todas, mas não são todos os jogos que vamos vencer. Hoje não conseguimos o resultado que queríamos - completou Renato Abreu.


Voo fretado para Ronaldinho não chega a tempo
A diretoria rubro-negra fretou, junto com outros clubes que tinham jogadores na seleção, um avião para contar com Ronaldinho Gaúcho em campo, mas o voo teve problemas e não chegou a tempo para a partida. A volta do camisa 10 ao time será sábado, contra o Ceará, em Fortaleza. Domingo, o Palmeiras recebe o Fluminense, no Canindé.


Errando muitos passes no começo, o Flamengo passou os primeiros minutos de jogo acuado pelo Palmeiras, embora sem ser ameaçado seriamente. Aos 15 minutos, no entanto, um lance incrível acordou a torcida e o time: Bottinelli cabeceou no travessão, Thiago Neves tentou também de cabeça mas Deola defendeu, e Leo Moura, na pequena área, acertou o travessão, em outra cabeçada.


Flamengo recua após abrir o placar e sofre o empate
A partir de então, o Flamengo dominou o restante da primeira etapa. Mas pouco voltou a assustar. Na melhor chance, Thiago Neves chutou de longe e Deola fez grande defesa no canto direito. O Palmeiras só voltou a atacar com perigo aos 39: Felipe saiu mal do gol em cruzamento da direita, Luan cabeceou para a pequena área mas Fernandão não alcançou a bola.


Com domínio territorial mas criando poucas oportunidades, o técnico Vanderlei Luxemburgo tornou a equipe mais ofensiva no intervalo, trocando Willians e Deivid por Negueba e Jael. A pressão continou e deu resultado aos dez minutos, embora num lance irregular: Thiago Neves bateu cruzado, Jael, ligeiramente impedido, não alcançou de cabeça e a bola entrou no canto direito de Deola. Foi o quarto gol de Thiago Neves nos últimos quatro jogos rubro-negros.


Mas o Flamengo, inexplicavelmente, recuou. E não demorou a sofrer o castigo: Maikon Leite recebeu na área, pela direita, e bateu forte para empatar o jogo, aos 18. E o time carioca teve de correr atrás novamente da vitória, contra um Palmeiras totalmente recuado. Aos 32, Jael girou na área e chutou rasteiro para ótima defesa de Deola. Foi a última chance real da equipe, que ainda levou alguns sustos em contra-ataques palmeirenses. 
____________________________________________________________________________________________

Mulher diz ter encontrado rato dentro de pacote de salgadinho em SC

GIPOPE - GARIBA'S.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.

BRASIL

Criança de 5 anos comeu algumas unidades do pacote.
Cliente diz que empresa foi até sua casa e fotografou o produto.



Do G1, em São Paulo

Menino de 5 ano não viu o rato e comeu o salgadinho (Foto: Agência RBS)
Menino de 5 anos não viu o rato e comeu o
salgadinho  (Foto: Salmo Duarte/Agência RBS)

*[.[=-=].]* A dona de casa Angela Maria Ziele, de 45 anos, diz ter encontrado um rato morto dentro de um pacote de salgadinho da Elma Chips, em Joinville (SC), nesta segunda-feira (10). De acordo com ela, seu filho de 5 anos comeu algumas unidades dos salgadinhos antes que ela notasse a presença do animal morto.

Angela contou que comprou o salgadinho a pedido do filho em um supermercado próximo de sua casa. “Ele abriu e começou a comer, aí meu filho mais velho foi pegar, sentiu um cheiro ruim e disse que estava estragado. Eu falei que não era impossível, mas quando fui olhar o pacote vi manchas pretas no salgadinho. Fui mexendo e encontrei o rato dentro do pacote”, disse.



A dona de casa imaginou que o alimento poderia estar vencido, por isso tinha cheiro ruim. Segundo Angela, a embalagem não estava violada e não tinha como o rato ter entrado no pacote. Angela se dirigiu até o estabelecimento onde comprou o salgadinho para fazer reclamação e foi orientada a procurar a Elma Chips.
    “Liguei no 0800 e me avisaram que mandariam uma pessoa na minha casa para fazer a análise. Vieram [nesta terça, 11], tiraram foto, mas não levaram o salgadinho e nem alegaram nada. A informação que tenho é de que a Vigilância Sanitária vai recolhê-lo”, afirmou Angela.


    Para Angela, a maior preocupação é com o filho de 5 anos que ingeriu o alimento. Ela disse que vai levá-lo ao médico nesta quinta-feira (13) para um check-up. “Tenho medo de leptospirose, não sei quando a doença pode se manifestar. A saúde do meu filho é o que mais me preocupa.”

    O G1 tentou contato com a PepsiCo, fabricante dos produtos vendidos pela marca Elma Chips, nesta quarta-feira (12) várias vezes mas não teve sucesso.



    A PepsiCo, por meio de nota enviada ao jornal "A Noticia", do Grupo RBS, informou que tomou conhecimento da reclamação nesta terça (11), após a consumidora entrar em contato com a empresa por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e que a companhia aguarda concluir avaliação da amostra do produto para poder se posicionar sobre o ocorrido.
    ____________________________________________________________________________________________

    Anistia Internacional pede prisão de Bush

    GIPOPE - GARIBA'S.

    NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.

    INTERNACIONAL


    O grupo alega às autoridades canadenses que o ex-presidente americano cometeu crimes contra o direito internacional

    {\{-:.=.:-}/} A AI (Anistia Internacional) pediu às autoridades canadenses para prender e processar judicialmente o ex-presidente norte-americano George W. Bush por crimes cometidos contra o direito internacional. Bush estará no Canadá no próximo dia 20.

    O pedido está expresso em um memorando que a organização internacional de defesa dos direitos humanos enviou às autoridades canadenses no dia 21 de setembro, como anunciou nesta quarta-feira a AI, em nota.

    “O Canadá deve cumprir as suas obrigações internacionais e prender e processar judicialmente o ex-presidente Bush, dada a sua responsabilidade em crimes contra o direito internacional, incluindo tortura”, declarou Susan Lee, diretora da AI para a região das Américas.

    “Como as autoridades dos Estados Unidos não levaram à Justiça, até ao momento, o ex-presidente Bush, a comunidade internacional deve intervir. Se o Canadá se abstiver de agir durante a sua visita, isso irá constituir uma violação da Convenção das Nações Unidas contra a Tortura e será uma manifestação de desprezo face aos direitos humanos fundamentais”, salientou a representante.

    As acusações estão relacionadas com um programa secreto da CIA (agência de inteligência americana), aplicado entre 2002 e 2009, que segundo a AI permitia contra os detidos o uso “de tortura e de outros tratamentos cruéis, desumanos e degradantes”.

    _____________________________________________________________________________________________

    Tiroteio na Califórnia mata 6 pessoas


    GIPOPE - GARIBA'S.

    NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.

    INTERNACIONAL


    Outras três pessoas ficaram gravemente feridas e estão internadas.
    Um suspeito foi detido; polícia ainda não sabe o que provocou tiros.


    12/10/2011 18h59 - Atualizado em 12/10/2011 19h16

    Do G1, em São Paulo

    "//*-=-*\\" Seis pessoas foram mortas e três outras feridas em um tiroteio num salão de beleza em Seal Beach, na Califórnia.
    A troca de tiros ocorreu por volta das 13h30 (horário local) no número 500 da rodovia Pacific Coast, disse o capitão Mark Stone, da delegacia do Condado de Orange, à emissora ABC.
    As três pessoas feridas foram levadas para o hospital Long Beach Memorial em estado grave.

    Testemunhas se desesperam ao ver a cena do crime em que seis pessoas foram mortas num salão de beleza da Califórnia (Foto: hris Carlson / AP)Testemunhas se desesperam ao ver a cena do crime em que seis pessoas foram mortas num salão de beleza da Califórnia (Foto: hris Carlson / AP)

    "Pegou todo mundo de surpresa e muitas pessoas começaram a correr para ver o que estava acontecendo. Foi uma cena muito bizarra", disse o funcionário de um restaurante próximo, Zach Benson, à ABC.


    Um suspeito, descrito como um homem gordo e de barba, foi detido quando tentava fugir na sua picape e parou num sinal de trânsito. Segundo a polícia, o homem usava um colete à provas de balas.


    Diversas ruas próximas ao local foram fechadas.
    Ainda não há informações sobre o que motivou os tiros.


    Investigadores da polícia no salão Meritage, em Seal Beach, na Califórnia, palco do tiroteio que deixou 6 mortos (Foto: Chris Carlson / AP)Investigadores da polícia no salão Meritage, em Seal Beach, na Califórnia, palco do tiroteio que deixou 6 mortos (Foto: Chris Carlson / AP)
    ____________________________________________________________________________________________

    Tour pela (incrível) história da aviação

    GIPOPE - GARIBA'S.

    NOTÍCIAS & INFORMAÇÕES.

    SÃO PAULO -- LAZER & ENTRETENIMENTO


    Museu TAM tem 76 aviões em exposição. Veja nosso passeio com o presidente



    EDISON VEIGA - O Estado de S.Paulo

    $|||*.--.*|||$ Fica em São Carlos, no interior de São Paulo, o maior orgulho do aviador João Amaro, de 66 anos, irmão do ex-presidente e fundador da TAM, Rolim Amaro (1942-2001).


    Com 96 aeronaves antigas no acervo - 76 em exposição -, o Museu TAM já atraiu 165 mil visitantes desde que foi aberto ao público, em 2006.

    João Amaro apresenta as aeronaves em exposição - Tiago Queiroz/AE
    Tiago Queiroz/AE
    João Amaro apresenta as aeronaves em exposição


    A coleção começou a ser montada pelos irmãos Amaro em 1993. "E mais do que guardar e expor, quero manter esses aviões em condições de funcionamento. Trinta e quatro deles estão em plenas condições de voo", afirma Amaro, que é presidente do museu. "Este avião, por exemplo (aponta para o Curtiss-Robin C2, de 1928, cujos três assentos em seu interior são de vime), é o mais velho em condições de voo que existe no Brasil. Pelo menos uma vez por ano, eu dou uma voltinha nele."



    O museu conta toda a história da aviação. Além das aeronaves originais, expõe miniaturas de peças históricas e objetos como vestuários antigos de aeromoças e uniformes de pilotos. Também há réplicas, em tamanho real, do 14 Bis de Santos Dumont e do São Paulo - com o qual o aviador e inventor Dimitri Sensaud de Lavaud, em janeiro de 1910, executou o primeiro voo da América do Sul.



    Como o galpão fica do lado do Centro de Manutenção Pesada da companhia, que executa serviços tanto em aviões da TAM quanto de outras empresas, é possível ver, por meio de uma parede de vidro, os operários em ação.



    Boa parte da coleção foi conseguida graças a doações de parceiros comerciais da TAM - empresas fabricantes de motores, por exemplo. "Mas a Força Aérea Brasileira também nos repassou muitas aeronaves. É a nossa principal benemérita", reconhece Amaro. Outras aeronaves foram resultado de verdadeiras expedições dele atrás das peças.



    "Uma vez, no Rio Grande dos Sul, troquei minha moto Harley Davidson por um aviãozinho", recorda-se. Amaro guiou o Estado por um detalhado tour em seu museu. Veja alguns destaques nesta página.
    ___________________________________________________________________________________________

    Veja o que mudou na tecnologia dos brinquedos desde a década de 1960

    GIPOPE - GARIBA'S.

    NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.

    Dia das Crianças - 12 \ 10 \ 2011

    Novas técnicas e materiais permitiram dar mais funções aos brinquedos.
    Confira a evolução de bonecas, bolas, carrinhos e outros presentes.



    Amanda Demetrio Do G1, em São Paulo

    #\0/.\O/.\0/#  surgimento de novas técnicas e materiais permitiu que os brinquedos das crianças ganhassem novas funções e formatos da década de 1960 --quando o Dia das Crianças foi criado-- para cá.


    O G1 selecionou cinco brinquedos que fazem sucesso com as crianças até hoje, mas já existiam na década de 1960: a boneca, a bola, os bichos de pelúcia, os autoramas e carrinhos e os blocos de montar.


    O texto foi feito com a ajuda de Tatiana de Azevedo Camargo, do Museu dos Brinquedos de Belo Horizonte, e de Robério Esteves, diretor de Operações da M.Cassab, distribuidora oficial de Lego no Brasil.
    Boneca - evolução dos brinquedos no Dia das Crianças (Foto: Editoria de Arte/G1)
    Fabricação e materiais
    Na década de 1950, o plástico foi introduzido ao processo de modulação rotacional e um dos primeiros usos foi para fazer a cabeça de bonecas. Entre 1940 e 1950, surgiram novos materiais como o PVC e o plástico na fabricação das bonecas, que permitiam pintar o tom da pele e desenhar traços mais nítidos das bonecas.


    Agora, as cabeças e membros são fabricadas por meio de rotomoldagem, um processo de moldagem para plásticos. A maior parte das bonecas produzidas em grande escala hoje em dia são feitas de vinil.


    Variedade
    A virada da metade do século XX marcou a história das bonecas com o surgimento da Barbie, lançada nos Estados Unidos em fevereiro de 1959. Até então, elas tinham feições infantis, mas a Barbie trouxe rosto e corpo de mulher ao brinquedo. Em 1962, foi lançada no Brasil a Susi, uma boneca com o corpo mais parecido com o da mulher brasileira. Somente a Barbie teve 14 modelos diferentes lançados entre 1959 e 1967.


    Décadas depois, a Barbie já teve mais de 125 edições de carreiras diferentes e serviu de inspiração para 146 designers de moda. Em 2007, a Mattel lançou uma Barbie com um tocador de MP3 removível, seguindo a popularidade do iPod Shuffle. A empresa também criou o mundo virtual barbiegirls.com, para jovens garotas.


    Mercado
    De acordo com a Mattel, foram mais de 300 mil Barbies vendidas apenas em 1959. Agora, a linha é vendida em mais de 150 países –mais de 1 bilhão de bonecas do tipo foram vendias em todo o mundo. A Barbie enfrenta a concorrência de bonecas como a Susi (Estrela), as princesas da Disney (feitas pela própria Mattel) e as Bratz (MGA Entertainment Inc).
    Bola - evolução dos brinquedos no Dia das Crianças (Foto: Editoria de Arte/G1)
    Fabricação e materiais
    A bola usada na Copa do Mundo de 1958 era de couro e suas partes eram costuradas com a ajuda de cordões. Sob água, a bola ficava encharcada e mais pesada. Nos anos 1960 e 1970, elas começaram a ser impermeabilizadas.


    Nos anos 1980, começaram a ser usados materiais sintéticos na fabricação das bolas. Nos anos 1990, já eram usados polímeros, deixando-as mais leves. As bolas mais modernas são feitas com revestimento de poliuretano sob dez camadas de poliestireno. As novas tecnologias permitem que os gomos da bola sejam unidos por ligação térmica, no lugar das costuras. (Veja como foi feita a bola usada na Copa de 2010)


    Variedade
    Nas décadas de 1950 e 1960 o couro ganhou popularidade diante da borracha, pela capacidade de manter melhor o seu formato.


    Atualmente, além da evolução dos materiais sintéticos, as bolas incorporaram outras técnicas. Em 2006, por exemplo, a Fifa demonstrou uma bola de futebol com um chip incorporado, fabricada pela Adidas. A tecnologia permite que a bola envie um sinal de rádio após cruzar a linha do gol.

    Mercado

    Antes, a fabricação era praticamente artesanal: a Sherrin Kangaroo Brand, que fabrica bolas de futebol americano, fabricava de 600 a 800 bolas de couro por ano na década de 1960. Agora, o mercado está inundado por opções de marca de bola. No Brasil, por exemplo, são vendidas bolas de futebol de empresas como Penalty, Adidas, Puma, Topper e Nike.


    Pelúcia- evolução dos brinquedos no Dia das Crianças (Foto: Editoria de Arte/G1)
    Fabricação e materiais
    Os ursos de pelúcia eram feitos de almofadas sintéticas e olhos de plástico entre as décadas de 1950 e 1960. Os membros eram conectados ao corpo por hastes de metal e as articulações eram feitas de discos de madeira para permitir movimentos.


    Com a evoução dos processos de fabricação, tornaram-se populares pelúcias feitas com fibras pelo efeito semelhante ao da pele dos ursos. São, em sua maioria, materiais sintéticos ou combinações de fibras. Um dos meios de produção citados pelo site MadeHow inclui o corte de padrões e o uso de trabalhadores em máquinas de costura.


    Variedade


    Inicialmente, a maioria dos bichos imitava animais, como os ursos. Agora, ganharam várias formas, como dinossauros, monstros e personagens de franquias de animação como a “Toy Story”. Existem também os que reagem aos estímulos de seus donos, como o cachorro Spock, da Candide, que interpreta as frases ditas pelas crianças e emite sons de resposta.

    Mercado

    As vendas de brinquedos tradicionais no Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Espanha cresceram 3,5% em 2010, segundo estudo do NPD Group EuroToys. A análise mostra que as vendas foram puxadas por bichos de pelúcia e blocos de montar.


    Carrinho - evolução dos brinquedos no Dia das Crianças (Foto: Editoria de Arte/G1)
    Fabricação e materiais


    As peças eram feitas de plástico. Nos Estados Unidos, uma das empresas responsáveis pela criação dos carrinhos era a Aurora Plastics Corporation, que usava o processo de moldagem por injeção para fazer os carrinhos.


    Na linha Hot Wheels, um sistema automatizado reproduz o carro em uma escala de 1:64, a partir de modelos feitos pela empresa. Para a fabricação do carro, é utilizada uma combinação de zinco e alumínio.


    Variedade


    Em 1968, a Mattel criou a linha Hot Wheels, inicialmente desenhada para funcionar em um conjunto de faixas, como um autorama mesmo. O principal concorrente da Mattel era a Matchbox na época. Agora, existem réplicas de diversos carros, incluindo os usados em corridas como a Fórmula 1.

    Mercados


    Entre 1959 e 1963, a Aurora produziu 1 milhão e meio de carrinhos. Hoje, estima-se que a linha Hot Wheels, da Mattel, gere US$ 4,8 bilhões todos os anos.
    Blocos de montar - evolução dos brinquedos no Dia das Crianças (Foto: Editoria de Arte/G1)
     
    Fabricação e materiais
    As peças eram feitas por processo de injeção de plástico, em máquinas automatizadas. Uma pessoa comandava duas máquinas na linha de produção, segundo Robério Esteves, diretor de operações da M.Cassab, a distribuidora do Lego no Brasil. O material usado para a fabricação dos blocos é o plástico ABS, que, segundo Esteves, garante mais precisão no encaixe das peças de Lego. “Qualquer peça produzida hoje pela Lego pode ser encaixada em qualquer uma produzida na década de 1960”, conta Esteves.


    Agora, o processo está totalmente robotizado, com a produção de 68 mil peças de montar por minuto, e ocorre em quatro fábricas localizadas na Dinamarca, na República Checa, na Hungria e no México. Os blocos ainda são feitos com o plástico ABS.


    Variedade
    A empresa produzia somente os blocos de montar, as peças básicas em foram de tijolinhos que conhecemos hoje em dia. Eram poucos os elementos diferenciados, como portas, janelas e rodas.


    Com os anos, a empresa deixou de produzir apenas os blocos de montar para criar elementos curvos, engrenagens e minifiguras, como os bonequinhos Lego. Hoje, são mais de 4 mil tipos de peça em 58 diferentes cores. Além disso, os blocos ganharam funções extra como motores, sensores de luz e tecnologia Bluetooth para conexão sem fio com aparelhos eletrônicos


    Mercado
    Em meados da década de 1960, a distribuição da Lego chegava a 42 países. Agora, são 140 países.
    :::------------------------------- .. ------------------------------------- .. ----------------------------------------- .. ---------------------------------:::

    Marcha contra a corrupção acontece nesta quarta-feira em 25 cidades

    Manifestação

    GIPOPE - GARIBA'S.

    NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.

    BRASIL

     * PUBLICIDADE || Gipope - Garibas. 2.011














                15 anos de bom atendimento e qualidade de combustível shell.
    Xx.___________..____________.......____________..___________.xX

    Plantão | Publicada em 12/10/2011 às 09h12m
    Juliana Castro (juliana.azevedo@oglobo.com.br)


    Imagem da Marcha contra a Corrupção, em Brasília, no Sete de Setembro - Foto de Givaldo Barbosa

    [#-|:|-|:|-#] RIO - Contra o voto secreto e a favor da Lei da Ficha Limpa. Essas são as principais bandeiras do movimento contra a corrupção que volta às ruas do país nesta quarta-feira. Com a adesão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mais um lema foi incorporado ao movimento: a defesa dos poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para fiscalizar e punir os magistrados. A expectativa é reunir 70 mil pessoas em Brasília, no Rio, em São Paulo e Salvador. No total, os protestos vão se estender por 25 cidades, em 18 estados, superando a barreira dos 25 mil manifestantes, que foram às ruas no Sete de Setembro .


    Com três cidades, São Paulo e Santa Catarina são os estados que terão o maior número de protestos. No Rio, onde o ato está marcado para 13h, no posto 4, da Praia de Copacabana, 11 voluntários da ONG Rio de Paz estarão vestidos com togas, para pedir aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que não reduzam os poderes do Conselho, como quer a Associação de Magistrados Brasileiros (AMB) na ação a ser julgada nos próximos dias. Para o presidente da ONG, Antonio Carlos Costa, o Poder Judiciário é um dos que mais podem contribuir para acabar com a corrupção no país:
    - O Judiciário pode dar liberdade para o CNJ julgar os juízes com má conduta. Além disso, também pode determinar a validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições de 2012.


    Aos moradores de Copacabana, os organizadores têm um pedido especial: colocar vassouras do lado de fora da janela, para demonstrar apoio ao movimento.


    O protesto do dia 20 de setembro, na Cinelândia , contou com o apoio de artistas e um dos que estavam presentes, o cantor Tico Santa Cruz, gravou um vídeo para convocar os brasileiros a saírem de casa para manifestar seu repúdio à impunidade.


    - Estou aqui para convocar todos os brasileiros indignados com a corrupção, a impunidade, a violência e a omissão. No dia 12, você pode fazer parte dessa luta. Saia de sua casa - diz o cantor no vídeo, confirmando presença no evento desta quarta-feira.


    A divulgação pela internet ganhou na terça-feira um reforço. Os organizadores se juntaram e promoveram um twittaço para informar corretamente o dia, local e horário da manifestação no Rio. Nem mesmo a previsão de chuva desanima:


    Em Brasília, o protesto começa às 10h, ao lado do Museu Nacional. Os jovens da Marcha Contra a Corrupção (MCC) distribuíram panfletos nas cidades-satélites e venderam três mil camisetas, a R$ 25 cada, para garantir a divulgação do protesto deste feriado de 12 de outubro e saldar as dívidas da marcha anterior, no Sete de Setembro, que reuniu cerca de 35 mil pessoas. Na cor preta, as camisetas trazem os dizeres "Brasil contra a corrupção" e a Bandeira Nacional.


    - A primeira marcha (no Sete de Setembro) não teve foco, foi mais um grito da sociedade. Agora, vamos defender a Ficha Limpa e o corte do voto secreto. Também votamos e aprovamos a defesa do CNJ - afirma Daniela Kalil, uma das criadoras da MCC em Brasília. 
    ...________________________________________________________________________________________...