Total de visualizações de página

domingo, 24 de julho de 2011

Bala de atirador da Noruega tinha alto poder de destruição, diz médico



TRAGÉDIA - - TERRORÍSMO



INTERNACIONAL - - NOTÍCIAS

 

Afirmação foi feita por cirurgião-chefe de hospital onde vítimas são tratadas.
Ao todo, pelo menos 93 pessoas foram mortas nos ataques.




Do G1, com AP
 

][]*:=:*[][ O atirador suspeito de matar pelo menos 93 pessoas em dois ataques na Noruega utilizou balas especiais, que se desintegram dentro do corpo atingido e têm alto poder de destruição interna, segundo informou, neste domingo (23) o cirurgião-chefe de um hospital onde estão vítimas dos ataques.



Colin Poole disse à Agência Associated Press que cirurgiões que trataram 16 vítimas afirmaram ter recuperado apenas pequenos fragmentos de balas dos corpos das vítimas.

"É como se essas balas explodissem dentro do corpo. Toda a energia das balas é depositada dentro dos tecidos", disse Poole. "Elas causaram danos que são absolutamente horríveis."

Especialistas em balística disseram que esse tipo de munição, chamada de "dum-dum bullets", são mais leves e podem ser disparadas com muita precisão de variadas distâncias. Elas são normalmente usadas por caçadores de pequenos animais.


Poole, cirurgião neste hospital há 26 anos, disse que as balas produzem imagens confusas nos exames de raio-x. "Isso nos causou problemas extras para tratar os ferimentos. O efeito que essas balas causam é como se fossem milhões de alfinetadas."

A polícia da Noruega informou neste domingo (24) que subiu para 93 o número de mortos após a explosão na sede do governo e o tiroteio na ilha de Utoeya, em Oslo, na sexta.

"Oitenta e cinco pessoas foram confirmadas mortas no tiroteio na ilha", disse o porta-voz da polícia, Trine Dyngeland. O número de feridos não foi informado.

Equipes de emergência estão vasculhando a água com barcos e câmeras subaquáticas em busca de vítimas que tentaram fugir do atirador a nado.

Atirador afirmou que atuou sozinho
Questionado sobre rumores de que testemunhas teriam visto um segundo atirador na ilha, o porta-voz da polícia disse que não há relatos concretos de um segundo homem, "embora nenhuma possibilidade esteja excluída".

A polícia norueguesa informou que o suspeito disse em depoimento que atuou sozinho nos atentados. "Ele admitiu a autoria tanto dos tiros quanto da bomba, apesar de não se declarar culpado de um crime", disse o chefe da polícia, Sveinung Sponheim.

Motivação política

A polícia não confirmou oficialmente a identidade do principal suspeito, que a mídia da Noruega revelou como sendo o norueguês Anders Behring Breivik, de 32 anos, que teria ligações com a extrema-direita do país.

"Eu acho que o que nós vimos hoje é que a violência motivada pela política é uma ameaça à sociedade e pedimos à polícia uma detalhada e efetiva investigação, que ainda está em andamento", disse neste sábado o ministro de Relações Exteriores Jonas Gahr Store.

O suspeito está colaborando com a polícia, disse o chefe da polícia Roger Andresen, durante uma entrevista coletiva.

Um homem com uma faca no bolso foi detido do lado de fora de um hotel onde o primeiro-ministro Jens Stoltenberg visitava sobreviventes e parentes de vítimas do atirador.

Ataques

Em Oslo, uma explosão quebrou várias janelas do prédio de 17 andares em que o premiê, Jens Stoltenberg, despacha, e danificou gravemente prédios em praticamente um quarteirão inteiro, incluindo o local onde funciona a redação do jornal de grande circulação "Verdens Gang" (VG).

Na ilha de Utoeya, na periferia da capital, um atirador abriu fogo em um acampamento de verão de jovens do Partido Trabalhista, com cerca de 700 participantes. A polícia afirmou que foram encontrados explosivos não detonados na ilha.

De acordo com testemunhas, o autor da matança se apresentou na colônia de férias vestido de policial, afirmando ser responsável pela segurança dos participantes após a explosão ocorrida horas antes. Várias testemunhas disseram que ele usou um fuzil automático no ataque.

Bomba

Antes deste incidente, uma bomba explodiu em Oslo, destruindo prédios do governo em um quarteirão inteiro e deixando mortos e feridos.

A polícia pediu aos habitantes da capital que evitem as grandes concentrações e permaneçam em casa em função da situação de emergência.

A imprensa relatou que poderia haver outras bombas na região, mas nenhuma explosão posterior foi registrada.

Discussões sobre dívida terão dias difíceis, diz Casa Branca


Dívida


E C O N O M I A

 

Crise Americana!...Até quando?




Reuters/Brasil Online
     
    O chefe de gabinete da Casa Branca Bill Daley disse que negociações sobre o limite de endividamento dos Estados Unidos e a redução do déficit terão dias difíceis

    %#/$-$\#% WASHINGTON - Com a proximidade de abertura dos mercados financeiros na Ásia na segunda-feira, em algumas poucas horas, autoridades dos EUA lutam para encontrar uma forma de ampliar o limite de endividamento dos EUA de US$ 14,3 trilhões antes do prazo limite de 2 de agosto.

    O chefe de gabinete da Casa Branca Bill Daley disse neste domingo que as negociações sobre o limite de endividamento dos Estados Unidos e a redução do déficit terão "dias difíceis" à frente e que chegar a um acordo em breve é crucial para manter a confiança dos mercados. Também neste domingo, autoridades da Casa Branca e líderes republicanos se esforçavam para assegurar aos mercados globais que os Estados Unidos irão evitar o calote da dívida, mas os dois lados não davam sinais de estarem próximos de um acordo.
    O secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, afirmou que há pressões de reuplicanos e democratas contra as medidas durante uma entrevista para um programa de TV.


    Falando no programa da NBC "Meet the Press," o chefe de gabinete da Casa Branca, Bill Daley, se mostrou confiante que o Congresso agiria em tempo para aumentar o teto do endividamento, já que os líderes disseram que a moratória não é uma opção.

    Daley acrescentou, contudo, que mercados ao redor do mundo estão esperando para ver se as autoridades nos EUA conseguem chegar a um acordo.

    - Estamos chegando ao ponto que mercados no mundo vão questionar se o sistema político pode chegar a um consenso e ceder para o bem maior do país - disse.

    Daley afirmou que a Casa Branca busca um acordo que aumentaria o teto do endividamento para que outra votação sobre o tema não seja necessária antes das eleições de novembro de 2012.

    Ele disse também que a Casa Branca está aberta a um processo em duas etapas no qual algumas reduções no déficit são acordadas no final deste ano ou no início do ano que vem. - Isto precisa ser em dois passos, mas o segundo passo deve nos levar até 2013 sem ter de passar por essa batalha ridícula sobre o aumento do teto do endividamento - acrescentou.

    Mai tarde, em entrevista ao programa "This Week" da rede de televisão ABC, o secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, disse que há pressões dos dois lados no Congresso americano.

    Secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner / Foto: Reuters
    - Os líderes do Congresso têm deixado evidente - não apenas os democratas - que não irão permitir que não cumpramos com nossas obrigações. Nós não vamos entrar em default - disse Geithner.

    A perspectiva de um acordo é incerta, com republicanos falando em elevar o limite da dívida no curto prazo e a Casa Branca rejeitando essa ideia. O presidente da Câmara dos EUA, o republicano John Boehner, prometeu revelar um acordo bipartidário para elevar o teto da dívida dos EUA.

    Os EUA ficarão sem recursos para pagar os juros de sua dívida se o Congresso não elevar o limite de endividamento do país. Republicanos têm insistido que a Casa Branca precisa concordar com cortes profundos nos gastos para uma redução do déficit do país no longo prazo antes de qualquer aprovação no Congresso.

    As negociações se arrastam há semanas.
    Autoridades da administração do presidente Barack Obama disseram que uma proposta que combinaria o aumento do limite da dívida com um plano de 10 anos para reduzir o déficit em US$ 4 trilhões ainda é uma possibilidade, apesar da decisão do presidente da Câmara na sexta-feira de abandonar as negociações com a Casa Branca sobre essa proposta.

    Agências de rating disseram que poderão cortar a nota de crédito "AAA" dos EUA se o país não conseguir honrar seus pagamentos, provavelmente causando desordem nos mercados financeiros globais.

    Mesmo se os EUA não entrarem em default, o rating poderá ficar sob pressão se o Congresso e o presidente falharem em acertar um plano de longo prazo de redução do déficit.

    Em dia de Forlán e Suárez, Uruguai bate Paraguai e acaba com jejum


    ESPORTES - - FUTEBOL - - Copa América - 2011



    Celeste volta a levantar um caneco depois de 16 anos. Dupla de atacantes brilha e garante o triunfo no Monumental de Núnez por 3 a 0 na final



    Por Marcos Felipe Direto de Buenos Aires, Argentina

    Acostu

    ]#:-=-:#[ Acostumado a viver apenas das glórias do passado nas últimas décadas, o Uruguai pode agora vibrar com o presente. Com a raça e um dia inspirado de Luis Suárez e Diego Forlán, a Celeste impôs seu favoritismo diante do Paraguai, que chegou à decisão sem ter vencido uma partida sequer, derrotou o rival por 3 a 0 e assegurou o título da Copa América, no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.


    O caneco, erguido pelo ex-são-paulino Lugano, garantiu a supremacia no continente à Celeste, dona agora de 15 conquistas, e, de quebra, coroou os nomes de Suárez e Forlán. Autora dos gols do triunfo, a dupla de atacantes, que já havia brilhado na ótima campanha do Mundial da África do Sul, foi fundamental no resgaste do futebol uruguaio e entrou de vez na lista de ídolos do país ao lado de lendas como Obdulio Varela, Ghiggia e Francescoli.


    Com dois gols na partida, Forlán, por sinal, se tornou o maior artilheiro da história do país com 31 gols ao lado de Scarone e igualou o feito do pai e do avô: o jogador é neto de Juan Carlos Corazzo, campeão da Copa América como técnico da Celeste em 1959, e filho de Pablo Forlán, vencedor como atleta em 1967.


    VEJA GALERIA DE FOTOS DA TORCIDA E DO JOGO NO MONUMENTAL DE NUÑEZ


    forlan uruguai gol paraguai (Foto: Agência Reuters)Melhor jogador da última Copa do Mundo, Forlán acabou com seca de gols pela Celeste (Foto: Reuters)



    Com apoio da torcida, Uruguai começa pressionando


    Considerado favorito para o confronto, o Uruguai entrou com o forte apoio da torcida, maioria nas arquibancadas do estádio Monumental de Nuñez que, há pouco menos de um mês, era palco do drama do River Plate. Dono da “cancha”, o time portenho empatou por 1 a 1 com o Belgrano e foi rebaixado à Segunda Divisão do Campeonato Argentino.


    Com a força de sua “hinchada”, a Celeste começou pressionando. Logo com um minuto, Suárez, na base dos trancos e barrancos, dividiu com os zagueiros e chutou prensado. Escanteio. Na cobrança, Forlán colocou na cabeça de Lugano que testou para defesa parcial de Justo Villar. Na sobra, Coates arrematou para o meia Ortigoza que, de mão, evitou a abertura do placar. O árbitro Sálvio Spínola, encoberto por vários jogadores, ignorou o pênalti.


    luis suarez uruguai gol paraguai final copa américa (Foto: Agência Reuters)
    Suárez comemora seu quarto gol na Copa América:
    artilheiro do Uruguai (Foto: Agência Reuters)

    A jogada assustou o Paraguai que, acuado em seu campo de defesa, se limitava a conter as investidas uruguaias e colocar a bola ora para lateral, ora para escanteio.


    Suárez marca


    E a insistência e apetite uruguaio acabaram dando resultado. Diego Pérez cruzou para o meio da área e a bola desviou em um defensor, caindo redonda nos pés do artilheiro Suárez, que estava aberto no lado direito. O camisa 9 dominou, cortou um adversário e chutou sem chances para Villar aos 11.


    Com a desvantagem, o Paraguai tentou sair para o jogo e, aos 15, conseguiu sua primeira chance com Váldez desviando para fora um cruzamento de Vera.


    Aos poucos, o Paraguai equilibrava a partida, mas sem assustar Muslera. O Uruguai, por sua vez, chegava com perigo e, aos 32, quase ampliou com Forlán após lindo passe de Suárez. O camisa 10 acabou chutando mal para intervenção de Villar. Cinco minutos depois, Suárez teve nova oportunidade, mas acabou arrematando para fora.


    Forlán desencanta


    Melhor em campo novamente, o Uruguai acabou fazendo o segundo antes do término do primeiro tempo. De malas prontas para deixar o Botafogo, o volante Arévalo roubou bola na intermediária e tocou para Forlán, com um chute forte e seco, fazer 2 a 0 aos 41. Festa absoluta do atacante que, depois de 12 jogos, voltou a marcar com a camisa celeste. Se último tenta tinha sido na disputa do 3º lugar da última Copa, em julho de 2010.


    Menos recuado em relação ao primeiro tempo, o Paraguai, que não contava com o seu técnico no banco de reservas (Gerardo Martino cumpria suspensão por uma expulsão na semifinal diante da Venezuela), voltou para a etapa final correndo atrás do prejuízo. O Uruguai, por sua vez, se postava bem na defesa e não deixava o rival pressionar.


    Váldez acerta o travessão, Forlán mata a partida
    justo villar paraguai uruguai final copa américa (Foto: agência AP)
    Justo Villar voltou a ter boa atuação, mas não
    conseguiu evitar a derrota paraguaia (Foto: AP)

    Porém, em um chute de fora da área, quase que os Guaranis diminuíram aos nove. Haedo Váldez dominou na intermediária e carimbou o travessão de Muslera que, até então, só observava o embate.


    O lance, entretanto, não abateu os uruguaios que, com o resultado ao seu favor, seguiam cozinhando a partida, enquanto os paraguaios, na base da vontade, tentavam colocar fogo no duelo. Porém, quem quase incendiou o Monumental mais uma vez foi Suárez. Após passe de Cavani, o atacante chutou para defesa espetacular de Villar aos 29.


    Nos minutos finais, o time do técnico Oscar Tábarez controlou ainda mais o duelo e, aos 44, fez o terceiro com Forlán. Com o apito final, o Monumental em um virou um pedaço do Uruguai. Um estádio celeste que não presenciou um título tão importante como uma Copa do Mundo, mas tão significante quanto para a torcida e jogadores como Lugano, Loco Abreu, Forlán, Suárez, Arévalo, Muslera e outros.


    MUSÔMETRO: veja fotos de seis beldades da Copa América e vote na sua preferida


    torcida paraguai final copa américa (Foto: Agência Reuters)
    Egny Eckert e Patty Orue, musas da torcida do Paraguai, não deram sorte à seleção do país (Foto: Reuters)


    URUGUAI 3 X 0 PARAGUAI
    Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Coates, Martín Cáceres (Godín); Álvaro González, Diego Pérez (Eguren), Arévalo, Álvaro Pereira (Cavani); Forlán e Luis Suárez.
     Justo Villar; Verón, Da Silva, Marecos, Piris (Hernán Pérez); Ortigoza, Riveros, Enrique Vera (Estigarribia), Victor Cáceres; Valdez e Lucas Barrios (Zeballos).
    Técnico: Óscar Tábarez Técnico: Gerardo Martino

    Gols
    : Luis Suárez, aos 11 do primeiro tempo; Diego Forlán, aos 41 do primeiro tempo e aos 44 do segundo tempo
    Cartões amarelos: Martín Cáceres, Diego Pérez, Álvaro Pereira (Uruguai); Victor Cáceres (Paraguai)
    Estádio: Monumental de Nuñez, em Buenos Aires (Argentina). Data: 24/7/2011. Árbitro: Sálvio Spínola (Brasil). Assistentes: Márcio Santiago (Brasil) e Francisco Mondría (Chile).

    Homem armado atira e mata seis pessoas em festa no Texas(EUA)

     

    MASSACRE


    INTERNACIONAL --  --  -- NOTÍCIAS



    Autor dos disparos seria membro da família anfitriã e se suicidou após atirar contra convidados

     


     
    Efe
     
     
    ]}#=*=#{[ TEXAS - Pelo menos seis pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas em uma festa de aniversário na cidade de Grand Prairie, no Texas (EUA), quando um homem disparou contra os convidados presentes antes de se suicidar, informou neste domingo, 24, a imprensa local. 

    O tiroteio aconteceu em uma quadra de patinação. Um dos membros da família que realizava a festa tirou uma pistola em meio ao que parecia uma briga de casal, indicaram fontes policiais. As fontes, citadas por "The Dallas Morning News", não revelaram a identidade e a idade das vítimas, mas afirmaram que eram vietnamitas e que não há entre os mortos nenhum adolescente, como também nenhum funcionário que trabalhava na quadra de patinação.

    Após realizar os disparos, o homem, que, segundo testemunhas citados pelo jornal, foi quem alugou a pista de patinação para a noite do sábado, 23, resolver se suicidar. 

    Os feridos foram levados para hospitais da região, enquanto as testemunhas estão sendo interrogados pela polícia. "Era uma festa privada, não há mais nada. Todos os que receberam tiros eram convidados da festa", acrescentaram as fontes.



    Jornal inglês afirma que Amy Winehouse morreu de overdose

    Cultura



    INTERNACIONAL -- -- -- NOTÍCIAS



    Portal Terra
     
    #:#/=\*!! O jornal Daily Mail afirmou no início da tarde deste sábado (23) que a cantora Amy Winehouse morreu de overdose aos 27 anos. O corpo foi encontrado em seu apartamento, após o serviço de ambulâncias ter sido chamado por volta do meio-dia (horário de Brasília).

    A polícia e a agência Reuters já confirmaram as informações. A cantora sempre teve problemas com drogas e álcool e passou por clínicas de reabilitação diversas vezes.

    No final de junho, pouco depois de sair da reabilitação, Amy Winehouse foi vaiada durante um show em Belgadro, na Sérvia, porque o público não entendia as músicas que ela estava cantando. Aparentemente bêbada, e coçando o nariz compulsivamente, a cantora encerrou a apresentação e cancelou sua turnê europeia.

    Nas últimas semanas muitos boatos sobre uma recaída voltaram à mídia. A cantora não conseguiu entrar no palco para uma apresentação. A banda tocou por vários minutos esperando que Amy entrasse, mas desistiram quando ela disse não ter condições.

    Durante uma entrevista em 2008, sua mãe Janis disse que a família não ficaria surpresa se a filha morresse antes da hora. "Eu conheço minha filha há muito tempo e sei que ela pode estar morta dentro de um ano. Nós estamos olhando ela se matar lentamente", desabafou.

    A última aparição pública da cantora foi nesta quarta-feira (20), no iTunes Festival, em Londres. A cantora abraçou sua afilhada Dionne Bromfield e, ao microfone, pediu para que as pessoas comprassem o álbum da adolescente, Good For The Soul, lançado neste mês. Amy se apresentaria no festival TMN em agosto, mas devido aos problemas com álcool e drogas acabou sendo substituída pelo rapper Snoop Dogg.

    Mais informações em instantes.

    Acidente com trem bala na China deixa 32 mortos e 191 feridos

     

    INTERNACIONAL - - - - NOTÍCIAS



    Agência AFP
     
    Dan Martin
    !**=||=**! Ao menos 32 pessoas morreram e 191 ficaram feridas na colisão de dois trens de alta velocidade neste sábado no leste da China, informou a imprensa oficial chinesa.
    O trem se chocou com outra composição que estava parada, por falta de corrente elétrica, devido a um apagão causado por um raio, informou a agência Nova China.

    O choque provocou o descarrilamento do trem parado sobre um viaduto e dois de seus vagões caíram do alto, na cidade de Wenzhou, na província de Zhejiang (leste). O acidente aconteceu as 20H30 (09H30 de Brasília) e, além dos mortos, o hospital local informou que 191 pessoas estão feridas.
    O trem parado sobre o viaduto realizava o trajeto entre Hangzhou e Wenzhou.

    Fotos postadas em sites chineses e em microblogs mostram vagões pendurados a uma altura de 20 metros.
    As fotos mostram ainda pessoas sendo carregadas. Segundo a agência de notícias chinesa, a capacidade de cada trem era de 100 pessoas.

    A China está investindo bilhões de dólares na construção de malha ferroviária.

    Recentemente, no dia 30 de junho, o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, inaugurou oficialmente uma linha de alta velocidade, com custo avaliado em 33 bilhões de dólares, entre Pequim e Xangai, que reduziu o tempo de viagem entre as duas cidades para menos de cinco horas.

    Temendo perder clientes, algumas companhias aéreas diminuíram os preços em até 65%, o que faz com que viajar em avião agora seja mais barato que viajar de trem, segundo a imprensa chinesa.

    O novo percurso foi inaugurado no dia 1º de julho para celebrar o 90º aniversário do Partido Comunista da China e esperava-se que 80 milhões de passageiros passassem a utilizar por ano a nova linha ferroviária.

    Contudo, a nova linha Pequim-Xangai tem sofrido problemas causados por falta de energia e tem sido criticada pela imprensa chinesa.

    Além disso, os grandes investimentos transformaram o setor em foco de corrupção. Segundo uma auditoria estatal, pessoas ligadas à direção das construtoras desviaram no ano passado 187 milhões de iuanes (29 milhões de dólares) na linha projetada entre Pequim e Xangai.

    Em abril de 2008, 72 pessoas foram mortas e mais de 400 ficaram feridas quando um trem descarrilou e foi atingido por um segundo trem na província de Shandong.

    O acidente elevou as preocupações sobre a segurança no transporte para os Jogos Olímpicos de Pequim, realizado alguns meses mais tarde.

    Ferido em ataque na Noruega morre e número de vítimas vai a 93


    MASSACRE

     


    INTERNACIONAL  --  --  -- NOTÍCIAS





    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
    Atualizado às 10h01.



    \*={[::]}=*/ O número de vítimas fatais no duplo atentado na última sexta-feira na Noruega foi para 93 neste domingo com a morte de um dos feridos.

    Com isso, subiu de 85 para 86 o total de vítimas no tiroteio em um acampamento de verão da juventude do Partida Trabalhista na ilha de Utoeya. Outras sete pessoas foram mortas, cerca de duas horas antes, na explosão de uma bomba nos arredores da sede do governo, em Oslo.

    A polícia da Noruega deteve hoje algumas pessoas durante operação especial realizada em uma casa nos arredores da capital Oslo, mas elas foram liberadas na sequência. Havia suspeitas de que elas estariam envolvidas no duplo atentado de sexta-feira.

    Equipes especiais das forças de segurança participaram da operação, que cercou uma casa em um distrito industrial.


    Mais cedo, o suspeito de ser autor dos dois ataques na Noruega, Anders Breivik Behring, disse à polícia de Oslo ter agido "sozinho" no massacre.

    "Durante o interrogatório ele disse que estava sozinho. Vamos tentar descobrir se isso é verdade em nossa investigação", disse Sveinung Sponheim, um oficial da polícia de Oslo.

    Depoimentos de alguns sobreviventes deram a entender que poderia haver outro atirador.

    MISSA

    Centenas de pessoas participaram hoje de uma missa celebrada em Oslo em memória às vítimas dos ataques duplos de sexta-feira na Noruega. O último balanço aponta para ao menos 93 mortos e 96 feridos.

    Os arredores da catedral de Olso, no centro da capital e a poucos metros do distrito governamental alvo do carro-bomba do primeiro atentado, estão tomados policiais, militares e bombeiros, mobilizados pelos incidentes.

    O papa Bento 16 lembrou na missa dominical do Ângelus as vítimas dos atentados da última sexta-feira na Noruega e pediu que se abandone "para sempre a via do ódio" e se fuja "da lógica do mal".

    O papa, que neste sábado enviou um telegrama de condolências ao rei Harald da Noruega, reiterou a "profunda dor" pelo duplo atentado.

    Wolfgang Rattay/Reuters
    O primeiro-ministro Jens Stoltenber e sua mulher Ingrid Schulerud fazem homenagem antes de missa que lembrou as vítimas
    O premiê Jens Stoltenber e sua mulher Ingrid Schulerud fazem homenagem antes de missa que lembrou as vítimas

    PLANOS

    Um documento de 1.500 páginas redigido aparentemente pelo norueguês que matou 93 pessoas em dois atentados em Oslo, na sexta-feira, revela que o ataque já era preparado desde o outono (boreal) de 2009.

    O documento, publicado na internet diariamente, inclui um manual sobre como montar bombas e um discurso contra o Islã e o marxismo.

    Anders Behring Breivik, um norueguês de 32 anos, detalha os preparativos de sua ação, destacando "o uso do terrorismo como um meio de despertar as massas", e admite que será lembrado como "o maior monstro nazista desde a Segunda Guerra Mundial".

    Com várias referências históricas, o manifesto inclui numerosos detalhes da personalidade do agressor, seu modus operandi para fabricar bombas e seu treinamento de tiro, além de um minucioso diário dos três meses que precederam o ataque.

    O texto, escrito em inglês, tem o título "A European Delaration of Independence - 2083" (Uma declaração de Independência Europeia - 2083) e é firmado sob o pseudônimo "Andrew Berwick".

    France Presse
    Imagens retiradas da página no Facebook do atirador Anders Behring Breivik
    Imagens retiradas da página no Facebook do atirador Anders Behring Breivik

    BREIVIK

    "Meu nome, Breivik, remonta à época anterior a dos vikings. Behring é um nome germânico pré-cristão que deriva da palavra Behr, que em alemão significa urso (...) e Anders (Andreas) é o equivalente escandinavo de (...) Andrew", explica.

    "Um alvo prioritário é a reunião anual do partido socialista/social democrata", diz o texto, que também explica como montar uma empresa de fachada, mineradora ou agrícola, para adquirir explosivos.

    O documento acaba assim: "Acredito que será minha última postagem. Estamos na sexta-feira, 22 de julho, às 12h51", apenas três horas antes da explosão de uma bomba no centro de Oslo e do posterior ataque à colônia de férias do Partido Trabalhista.

    Behring admitiu hoje que participou dos ataques, que "foram planejados há muito tempo", informou seu advogado Geir Lippestad.

    O acusado foi membro do partido Progressista (FrP, da direita populista) e de seu movimento jovem, além de participar de um fórum neonazista sueco na internet.

    O FrP confirmou que Behring se filiou ao partido em 1999, mas saiu da lista de membros em 2006. Ele também foi o responsável local do movimento juvenil do FrP entre 2002 e 2004.

    A polícia definiu Behring como um "fundamentalista cristão" de direita, hostil ao islamismo.

    De acordo com Mikel Ekman, investigador da Fundação Expo, com base em Estocolmo, que monitora grupos de extrema direita, Behring criou um perfil em 2009 sob um pseudônimo que pode ser rastreado para seu endereço de e-mail em um fórum neonazista sueco chamado Nordisk.

    Fundado em 2007, o Nordisk conta com 22 mil membros na região.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Editoria de Arte/Folhapress

    Moradores contam ter visto suposto objeto voador não identificado em SP

     

    SÃO PAULO -- -- -- NOTÍCIAS



    Imagens do ocorrido em Embu das Artes, na Grande SP, foram para internet.
    Aeronáutica e PM não registraram caso de OVNI na região no sábado.




    Do G1 SP
                       



    \\=||=||=//  Moradores relataram ter visto um objeto voador não identificado (OVNI) entre a noite de sábado (23) e a madrugada deste domingo (24) em Embu das Artes, na Grande São Paulo. Alguns deles gravaram o objeto e postaram as imagens no site Youtube.

    As cenas na internet mostram luzes girando em torno de uma outra luz ao centro. Procuradas na manhã , as assessorias de imprensa da Aeronáutica, em Brasília (DF), e da Polícia Militar, em São Paulo, informaram que não registraram nenhuma ocorrência envolvendo OVNI em Embu das Artes entre sábado e domingo.

    “A terra há de me comer se eu estiver mentindo, mas eu vi um objeto em forma de disco com várias luzes piscando. Girava em torno do próprio eixo. Com luzes meio amareladas e uma luz azul bem forte piscando ao centro”, disse Cringer Ferreira Prota, neste domingo, por telefone ao G1. "Não sei o que era, mas não era balão. Pode ser que tenha sido um satélite americano, russo ou brasileiro".

    Cringer afirmou ser policial militar em Embu das Artes, mas disse não ter procurado a PM para comentar o assunto. Segundo a testemunha, ele e outras 30 pessoas viram o suposto OVNI próximo a um cemitério, no bairro Santa Tereza, em Embu das Artes. "Eu não filmei, mas muitas pessoas filmaram".

    'Não sou a mais bela, sou a mais preparada', diz Miss Brasil 2011

     

    MIS BRASIL 2011


     

    BRASIL -- -- NOTÍCIAS




    A gaúcha Priscila Machado vai representar o país no Miss Universo.
    Evento ocorre em 12 de setembro em São Paulo.




    Do G1, em São Paulo
                       
     

    !#^=^=#! Vencedora do Miss Brasil 2011, a gaúcha Priscila Machado, de 25 anos, disse que não se considera a mulher mais bela do país, mas sim, a mais preparada para representar o Brasil no Miss Universo. "A beleza é relativa, e é muito fácil ser bonita", afirma. O evento, que vai reunir misses do mundo inteiro, ocorre em 12 de setembro em São Paulo.

    "O Brasil merece ser bem representado. Farei muito mais do que o meu melhor para ser uma ótima anfitriã", diz a campeã. Priscila disputou a coroa com outras 26 candidatas que representavam seus estados em concurso realizado na noite deste sábado (23), em São Paulo.

    Priscila Machado, após ser anunciada como Miss Brasil 2011 (Foto: Daigo Oliva/G1)Priscila Machado, após ser anunciada como Miss Brasil 2011 (Foto: Daigo Oliva/G1)
     
    Priscila disse que até o Miss Universo, no próximo mês, pretende malhar e "ficar com a cabeça legal." Para ela, a vitória é resultado de quatro anos de trabalho. "É a coroação de uma equipe que me entende e me apoia. Foi necessário ter muito foco", afirma.

    A atual Miss Brasil trabalha como modelo há 11 anos, mora em Faurropilha (RS), e cursa jornalismo. Ela não esconde as três cirurgias plásticas pela qual passou - colocou próteses de silicone, fez uma "pequena lipo" e uma rinoplastia - e diz que não mexeu no corpo por causa do concurso, mas sim para melhorar a autoestima. "Toda mulher deveria fazer para se sentir bem."

    Além da coroa entregue pela miss 2010 Débora Lyra, Priscila Machado ganhou como prêmios uma viagem para Lisboa e R$ 200 mil em contratos de trabalho. Em segundo lugar ficou a Miss Bahia, Gabriella Rocha, de 22 anos. A Miss Acre, Danielle Knidel, de 21 anos, levou a terceira posição. Rafaela Butarelo, de 22 anos, a candidata de São Paulo, cotada como uma das favoritas para levar o prêmio, ficou em quarto lugar.

    O concurso

     As candidatas desfilaram de biquíni, maiô e roupa de gala. Das 27 candidatas, 15 foram selecionadas para as semifinais. Dessas, os 13 jurados classificaram dez, e em seguida, cinco. Além de desfilar, as cinco finalistas tiveram de responder perguntas que foram sorteadas na hora.

    Entre os jurados estavam o modelo Paulo Zulu, o arquiteto João Armentano e o cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi, além de outras personalidades.

    Além de eleger a Miss Brasil, o concurso premiou com faixas a Miss Simpatia e a miss com melhor traje típico. A Miss Piauí, Renata Lustosa, de 22 anos, foi eleita Miss Simpatia pelas próprias candidatas que passaram duas semanas juntas para uma série de programações antes do concurso.

    A Miss Rio de Janeiro, Mariana Figueiredo, de 24 anos, ganhou faixa pelo melhor traje típico cujo desfile ocorreu na noite de sexta-feira (22). Mariana desfilou com a fantasia "Rio, Cartão Postal do Brasil" que representa um voo sobre os pontos turísticos da cidade.

    Priscila Machado cumprimenta a Miss Brasil 2010, Débora Lyra (Foto: Daigo Oliva/G1)Priscila Machado cumprimenta a Miss Brasil 2010, Débora Lyra (Foto: Daigo Oliva/G1)
    Tradição gaúcha


    A vitória de Priscila Machado reforçou a tradição do Rio Grande do Sul no concurso. Ela é a 11ª miss gaúcha a vencer o Miss Brasil.

    Rio Grande Sul lidera o ranking dos estados vencedores com 11 vitórias, seguido por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, cada um com oito misses Brasil.

    A hegemonia gaúcha poderia ser ainda maior. Em 2002, a gaúcha Joseane Oliveira, que também participou do ‘Big Brother Brasil’, foi eleita Miss Brasil mas acabou sendo destronada depois que se descobriu que ela era casada – o que fere o regulamento da competição. O título ficou para Taíza Thomsen, de Santa Catarina.

    A mais famosa miss gaúcha é Ieda Maria Vargas, que ganhou o Miss Universo em 1963 – Martha Vasconcellos, da Bahia, também foi a vencedora em 1968. Deise Nunes, em 1986, Renata Fan (atualmente apresentadora de TV), em 1999, e Rafaella Zanella, em 2006, foram outras misses gaúchas de destaque.

    A nova miss em desfile de biquíni durante a final (Foto: Daigo Oliva/G1)
    A nova miss em desfile de maiô durante a final (Foto: Daigo Oliva/G1)

    Autor dos ataques na Noruega preparava ação desde 2009 e escreveu manifesto de 1.500 páginas contra 'dominação islâmica' e marxistas



    MASSACRE


    INTERNACIONAL - - - - NOTÍCIAS



    O Globo, com agências internacionais




    Primeira página do 'livro manifesto' escrito pelo norueguês que matou mais de 90 pessoas em Oslo / Foto: Reuters

    ]*!=+=!*[ OSLO, Noruega - Um documento de 1.500 páginas redigido aparentemente por Anders Behring Breivik, o norueguês que matou 92 pessoas em dois atentados em Oslo na última sexta-feira , revela que o ataque já era preparado desde o outono de 2009. 

    Anders Behring Breivik, um norueguês de 32 anos, deixou para trás um manifesto detalhado descrevendo como se preparou para os ataques e convocando para uma guerra civil e cristã a fim de defender a Europa contra a ameaça de dominação muçulmana, divulgaram neste sábado as autoridades norueguesas e americanas que participam das investigações. 

    O documento detalha ainda os seus preparativos, destacando "o uso do terrorismo como um meio de despertar as massas". Ele ainda admite que será lembrado como "o maior monstro nazista desde a II Guerra Mundial" por seus atos. 

    O texto, escrito em inglês, tem o título "A European Delaration of Independence - 2083" (Uma declaração de Independência Europeia - 2083, em tradução livre) e é assinado por "Andrew Berwick". "Meu nome, Breivik, remonta à época anterior a dos vikings. Behring é um nome germânico pré-cristão que deriva da palavra Behr, que em alemão significa urso e Anders (Andreas) é o equivalente escandinavo de Andrew", explica o assassino. 

    Com várias referências históricas, o manifesto inclui numerosos detalhes da personalidade do agressor, seu modus operandi para fabricar bombas e seu treinamento de tiro, um discurso contra o Islã e o marxismo, além de um minucioso diário dos três meses que precederam o ataque. Segundo seus próprios relatos, ele teria realizado um primeiro teste de detonação de uma bomba - que foi bem sucedido - em um local remoto no dia 13 de junho, sem deixar vítimas. Em meio aos relatos sobre a fabricação de bombas, o assassino dá ainda detalhes de sua rotina assistindo televisão, incluindo o concurso de música Eurovision e o drama policial americano The Shield. 

    "Um alvo prioritário é a reunião anual do partido socialista democrata", diz o texto que também explica como montar uma empresa de fachada, mineradora ou agrícola, para adquirir explosivos. Breivik tocava uma empresa de agricultura dedicada ao cultivo de hortaliças no leste da Noruega, o que lhe permitiu acumular grandes quantidades de fertilizante, que pode ser usado na fabricação de explosivos. Loiro, cristão e de extrema-direita, Anders Behring Breivik estava fora do radar da polícia norueguesa. 

    Ao final do texto, ele afirma "acredito que será minha última postagem. Estamos na sexta-feira, 22 de julho, às 12h 51min". O trecho foi o último escrito apenas três horas antes da explosão de uma bomba no centro de Oslo e do posterior ataque à colônia de férias de jovens do Partido Trabalhista. 

    Assassino deixou um vídeo no YouTube Anders Behring Breivik, 32 anos, norueguês que matou mais de 90 pessoas em Oslo / Foto: Reuters
    Anders Behring Breivik admitiu que participou dos ataques, que "foram planejados há muito tempo", informou um de seus advogados, Geir Lippestad. Ele também é apontado como autor de um vídeo publicado no YouTube na sexta-feira. Na gravação, ele apela para que os conservadores cristãos na Europa levantem-se juntos em uma manifestação violenta em uma versão moderna dos Cavaleiros Templários das Cruzadas para salvar a Europa do totalitarismo islâmico. 

    Perto do fim, Breivik aparece vestindo um uniforme militar e segurando armas. Segundo o "The New York Times", o vídeo ficou poucas horas no ar e foi removido do site no sábado. 

    Uma página no Facebook e no Twitter dão outras pistas sobre suas motivações "Uma única pessoa com convicção tem a mesma força de 100.000 que têm apenas uma vontade", escreveu. 

    As postagens, junto ao que se conhece sobre ele publicamente, se alinham com o massacre, embora fosse de difícil previsão diz a polícia. 

    Breivik foi membro do Partido de direita e tinha uma ideia fixa, o que o levou ao extremo de matar mais de 90 pessoas. 

    O homem classificou seus atos , de acordo com o seu advogado de defesa, de "atrozes, mas necessários". Anders Behring prestará os esclarecimentos em uma audiência na Justiça nesta segunda-feira e o tribunal decidirá se o suspeito deve permanecer preso. 

    Polícia diz que especulações sobre morte de Amy são 'inadequadas'

     \o//*\\o/

    POP & ARTE

     

    Cantora de 27 anos foi encontrada morta neste sábado em sua residência.
    Porta-voz afirmou que 'investigações sobre circunstâncias prosseguem'.

     

    Do G1, com agências

     

    !!*::+::*!! A polícia britânica avaliou que as especulações sobre as circunstâncias da morte da cantora Amy Winehouse neste sábado (23) são "inadequadas".

    A declaração é uma resposta a veículos de imprensa que disseram que a morte da artista britânica - conhecida pelo abuso de drogas e bebidas - foi provocada por uma overdose.

    Em um comunicado, a Polícia Metropolitana de Londres destacou que a necrópisa ainda não ocorreu e que "a investigação sobre as circunstâncias da morte prosseguem".

    O superintendente Raj Kohli disse estar "ciente das informações que sugerem que sua morte é consequência de uma overdose de droga, mas quero destacar que a autópsia ainda não foi realizada e que é impróprio especular sobre a causa do falecimento."

    Policiais retiram corpo de Amy Winehouse em Londres (Foto: AFP) 
    Policiais carregam corpo de Amy (Foto: AFP)
     
    A confirmação sobre a morte de Winehouse foi feita nesta manhã [horário de Brasília] por um porta-voz da Polícia Metropolitana.

    "A polícia foi chamada pelo serviço de emergência de Londres para o endereço na Camden Square pouco depois das 16h05 de hoje [horário local], sábado, 23 de julho, seguindo relatos de que uma mulher foi achada desacordada", dizia a primeira nota divulgada pela polícia de Londres.

    Segundo o texto, a cantora, de 27 anos, foi declarada morta ainda no local. As investigações, também segundo a nota, estariam em "estágio inicial" e a morte estaria "sendo tratada como não esclarecida."

    O site especializado em celebridades TMZ divulgou que uma necrópsia no corpo da cantora seria realizada neste domingo. A publicação disse ainda que o pai da cantora, que estava em Nova York, estaria retornando a Londres.

    Durante a tarde e a noite de sábado, dezenas de fãs e curiosos se reuniram diante da casa onde Amy vivia, na Camden Square, para prestar as últimas homenagens. Havia muitos brasileiros.

    "Eu não esperava estar aqui e presenciar a remoção do corpo de Amy. Fiquei chocada", disse ao G1 estudante Vitória Cipolla, 28, que testemunhou o momento em que policiais carregaram o corpo de Amy para fora da residência.

    Marc Riddle, 26, que morava ao lado da casa de Amy, disse que "ela era uma boa menina". "Eu a vi por aqui diversas vezes. Nunca houve problemas", garantiu.

    Rotina de escândalos
     
    Alvo constante dos tabloides ingleses por sua rotina de abuso de drogas, brigas e escândalos conjugais com o ex-marido, Blake Fielder-Civil, também viciado em drogas, Amy foi presa por duas vezes em 2008.


    Um dos seus principais hits, "Rehab", falava sobre suas constantes idas às clínicas de reabilitação. A faixa está no álbum "Back to black", de 2006, último lançado pela cantora. Rumores sobre um próximo álbum circulavam há tempos, mas uma das poucas gravações oficiais de Amy a ver a luz no período foi um cover de "It's my party", incluída em um disco do produtor Quincy Jones, lançado no ano passado.

    De acordo com o semanário musical "NME", o terceiro álbum da cantora teria sido concluído, mas enfrentava problemas de finalização por conta da rotina tumultuada de Amy.

    Volta aos palcos tumultuada


    Amy Winehouse chegou a se apresentar em turnê pelo Brasil em janeiro deste ano, com shows em Florianópolis, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. A passagem dela pelo Brasil, no começo deste ano, prometia marcar a volta por cima da popstar britânica.


    O que se viu em suas apresentações, no entanto, foram shows curtos, marcados por uma presença de palco tímida e pontuados por alguns momentos constrangedores, quando a cantora esquecia as letras de suas próprias músicas e deixava o palco por alguns instantes sem dar satisfações.

    No mês passado, a cantora britânica abandonou uma turnê pela Europa após ter sido vaiada durante show na Sérvia por estar aparentemente bêbada durante a performance.

    Durante 90 minutos, Amy balbuciou partes de suas canções e deixou o palco várias vezes, enquanto a banda continuava o show.

    Repercussão mundial

     
    Em nota divulgada nesta tarde, a Universal, gravadora da cantora, afirmou estar profundamente triste com a perda repentina de uma "musicista talentosa, cantora e intéprete". "Nossas orações vão para a família de Amy, amigos e fãs neste momento difícil", finalizou o texto.


    Placa de Camden Square, onde Amy morreu (Foto: AFP) 
    Placa de Camden Square, onde Amy morreu
    (Foto: AFP)
     
    Produtor do disco "Back to black", o inglês Mark Ronson comentou sua relação com a cantora em comunicado divulgado pelo site da BBC. "Ela era minha alma gêmea musical e como uma irmã para mim. Este é um dos dias mais tristes da minha vida".

    Entre os primeiros a se manifestar no microblog Twitter foi o backing vocal da cantora, Zalon (no Twitter, @Zalon).

    "Uma parte de mim morreu hoje. Nos conectamos por caminhos que vou valorizar para sempre. Você sabe o quanto eu te amo. RIP AmyWinehouse", desabafou o artista.

    Também no Twitter, a revelação da música soul Janelle Monáe, que abriu os shows de Amy Winehouse no Brasil em janeiro, diz que seu "coração está pesado".

    "Meu coração está com os dois familiares de Amy Winehouse, entes queridos. Orando por sua força durante este tempo", diz Janelle.

    O cantor Mayer Hawthorne, que também abriu shows de Amy no Brasil, postou que está profundamente triste. "Rest in peace Amy. Thank you for everything ['Descanse em paz, Amy. Obrigado por tudo', em inglês]", diz.

    Biografia


    Amy Winehouse nasceu em Londres, em uma família judia. Começou a ouvir jazz quando criança e formou a primeira banda aos dez. Filha de uma farmacêutica e de um motorista de táxi, com o qual tinha uma relação conturbada, ela cresceu na área de Southgate, no norte de Londres. Seus tios maternos eram músicos de jazz profissional.


    Amy Winehouse durante show em Belgrado, em que foi vaiada (Foto: AP) 
    Amy Winehouse durante show em Belgrado, no
    qual foi vaiada (Foto: AP)
     
    Aos 16 anos, Amy passou a cantar profissionalmente. O primeiro disco, "Frank", foi lançado quando ela completou 20 anos e produzido por Salaam Remi. O segundo trabalho, "Black to black", saiu em 2006. O disco foi produzido por Mark Ronson e tinha como banda de apoio os Dap Kings, que também se apresentaram recentemente no Brasil.

    Foi "Back to black" que consagrou a cantora. O trabalho lhe rendeu cinco prêmios Grammy, o Oscar da música internacional.

    A morte precoce de Amy Winehouse aos 27 anos se junta a uma trágica lista de roqueiros que também morreram nesta idade, por consequência direta ou indireta do uso de drogas, entre eles, Janis Joplin, Kurt Cobain, Jim Morrison, Brian Jones e Jimi Hendrix.