Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de maio de 2011

Governo criará grupo para negociar com a Foxconn

$$= $$ Empresa taiwanesa anunciou investimento de US$ 12 bilhões no Brasil para a fabricação de equipamentos eletrônicos da Apple como o iPad e iPhone. $$= $$


Renata Veríssimo, da Agência Estado
 
BRASÍLIA - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, informou nesta terça-feira, 10, que será publicada nos próximos dias uma portaria instituindo um grupo executivo formados pelos ministérios da Fazenda, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que ficará responsável pela negociação operacional com a empresa taiwanesa Foxconn. A empresa anunciou investimento de US$ 12 bilhões no Brasil para a fabricação de equipamentos eletrônicos da Apple como o iPad e iPhone.

Segundo Pimentel, o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, informou que um pequeno grupo de diretores da Foxconn estará no Brasil na próxima semana. Esse grupo negociará os pedidos da empresa para concretizar os investimentos no Brasil. "Estamos examinando os pedidos. Muita coisa está prevista na legislação, como a ''Lei do Bem'' (que criou incentivos fiscais para empresas exportadoras e para investimentos em inovação tecnológica) e o Padis (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores). Mas tem coisas que são dos Estados e municípios", explicou Pimentel.
Segundo o ministro do Desenvolvimento, a Foxconn já avisou que solicitará agilização de importação e ex-tarifários (mecanismo pelo qual as empresas podem ter redução temporária do imposto de importação para comprar no exterior produtos que não tenham produção nacional e estejam vinculados a um investimento em andamento). Pimentel e Mercadante estiveram reunidos no final da tarde com o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Fêz-se vingança, não justiça

por Leonardo Boff...
 
##==## Alguém precisa ser inimigo de si mesmo e contrário aos valores humanitários mínimos se aprovasse o nefasto crime do terrorismo da Al Qaeda do 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque. Mas é por todos os títulos inaceitável que um Estado, militarmente o mais poderoso do mundo, para responder ao terrorismo se tenha transformado ele mesmo num Estado terrorista. Foi o que fez Bush, limitando a democracia e suspendendo a vigência incondicional de alguns direitos, que eram apanágio do pais. Fez mais, conduziu duas guerras, contra o Afeganistão e contra o Iraque, onde devastou uma das culturas mais antigas da humanidade nas qual foram mortos mais de cem mil pessoas e mais de um milhão de deslocados.
Cabe renovar a pergunta que quase a ninguém interessa colocar: por que se produziram tais atos terroristas? O bispo Robert Bowman de Melbourne Beach da Flórida que fora anteriormente piloto de caças militares durante a guerra do Vietnã respondeu, claramente, no National Catholic Reporter, numa carta aberta ao Presidente:”Somos alvo de terroristas porque, em boa parte no mundo, nosso Governo defende a ditadura, a escravidão e a exploração humana. Somos alvos de terroristas porque nos odeiam. E nos odeiam porque nosso Governo faz coisas odiosas”.
Não disse outra coisa Richard Clarke, responsável contra o terrorismo da Casa Branca numa entrevista a Jorge Pontual emitida pela Globonews de 28/02/2010 e repetida no dia 03/05/2011. Havia advertido à CIA e ao Presidente Bush que um ataque da Al Qaeda era iminente em Nova York. Não lhe deram ouvidos. Logo em seguida ocorreu, o que o encheu de raiva. Essa raiva aumentou contra o Governo quando viu que com mentiras e falsidades Bush, por pura vontade imperial de manter a hegemonia mundial, decretou uma guerra contra o Iraque que não tinha conexão nenhuma com o 11 de setembro. A raiva chegou a um ponto que por saúde e decência se demitiu do cargo.
Mais contundente foi Chalmers Johnson, um dos principais analistas da CIA também numa entrevista ao mesmo jornalista no dia 2 de maio do corrente ano na Globonews. Conheceu por dentro os malefícios que as mais de 800 bases militares norte-americanas produzem, espalhadas pelo mundo todo, pois evocam raiva e revolta nas populações, caldo para o terrorismo. Cita o livro de Eduardo Galeano “As veias abertas da A.Latina” para ilustrar as barbaridades que os órgãos de Inteligência norte-americanos por aqui fizeram. Denuncia o caráter imperial dos Governos, fundado no uso da inteligiência que recomenda golpes de Estado, organiza assassinato de líderes e ensina a torturar. Em protesto, se demitiu e foi ser professor de história na Universidade da Califórnia. Escreveu três tomos “Blowback”(retaliação) onde previa, por poucos meses de antecedência, as retaliações contra a prepotência norte-americana no mundo. Foi tido como o profeta de 11 de setembro. Este é o pano de fundo para entendermos a atual situação que culminou com a execução criminosa de Osama Bin Laden.
Os órgãos de inteligência norte-americanos são uns fracassados. Por dez anos vasculharam o mundo para caçar Bin Laden. Nada conseguiram. Só usando um método imoral, a tortura de um mensageiro de Bin Laden, conseguiram chegar ao su esconderijo. Portanto, não tiveram mérito próprio nenhum.
Tudo nessa caçada está sob o signo da imoralidade, da vergonha e do crime. Primeiramente, o Presidente Barak Obama, como se fosse um “deus” determinou a execução/matança de Bin Laden. Isso vai contra o princípio ético universal de “não matar” e dos acordos internacionais que prescrevem a prisão, o julgamento e a punição do acusado. Assim se fez com Hussein do Iraque,com os criminosos nazistas em Nürenberg, com Eichmann em Israel e com outros acusados. Com Bin Laden se preferiu a execução intencionada, crime pelo qual Barak Obama deverá um dia responder. Depois se invadiu território do Paquistão, sem qualquer aviso prévio da operação. Em seguida, se sequestrou o cadáver e o lançaram ao mar, crime contra a piedade familiar, direito que cada família tem de enterrar seus mortos, criminosos ou não, pois por piores que sejam, nunca deixam de ser humanos.
Não se fez justiça. Praticou-se a vingança, sempre condenável.”Minha é a vingança” diz o Deus das escrituras das três religiões abraâmicas. Agora estaremos sob o poder de um Imperador sobre quem pesa a acusação de assassinato. E a necrofilia das multidões nos diminui e nos envergonha a todos.

Leonardo Boff é autor de Fundamentalismo,terrorismo , religião e paz, Vozes 2009.

Câmara aprova projeto que obriga alerta sobre exames preventivos em roupas íntimas


%% = %% BRASÍLIA - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta terça-feira projeto que obriga os fabricantes de calcinhas, cuecas e sutiãs a afixarem, nas peças produzidas e comercializadas no Brasil, uma etiqueta com advertência sobre a importância de exames preventivos de câncer de colo de útero, de próstata e de mama. O projeto já foi ao Senado e foi votado, em caráter conclusivo na CCJ. Se não houver recurso para votação em plenário, seguirá à sanção presidencial.
Apresentado em 1999, pelo deputado então deputado Barbosa Neto (PMDB-GO), o projeto dizia apenas que as etiquetas de peças íntimas deveriam conter alertas para que homens e mulheres fizessem exames preventivos. E que a regulamentação seria feita pelo poder Executivo em 90 dias. No Senado, o projeto foi modificado, para maior detalhamento e o prazo para que a lei entre em vigor estendido para 180 dias. No caso das cuecas para tamanho adulto, a etiqueta deve conter a advertência sobre o exame de detecção precoce do câncer de próstata para homens com mais de 40 anos.
Nas calcinhas, a etiqueta deve conter mensagem sobre a importância do uso de preservativos como prevenção do câncer de colo de útero, além da realização do exame preventivo periódico. Nos sutiãs, a advertência é em relação a importância do auto-exame dos seios, para detectar sinais indicativos do câncer de mama.
Quem descumprir a medida poderá ser penalizado. Segundo o texto, as penas podem variar de advertência à interdição do produto, suspensão da venda e/ou fabricação, cancelamento do registro do produto, interdição parcial ou total do estabelecimento, cancelamento da autorização de funcionamento da empresa e do alvará de licenciamento. Segundo o texto aprovado, respondem solidariamente pelo descumprimento da medida o fabricante, o importador, o distribuir e o comerciante das peças íntimas.

Cristo fica amarelo com Brasil na campanha para redução de mortes no trânsito

Agência Brasil
Alana Gandra


## = $$ Rio de Janeiro - A Organização das Nações Unidas (ONU) lança amanhã (11) uma campanha mundial em favor das ações propostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para reduzir o número de vítimas do trânsito. De acordo com a OMS, o trânsito mata, por ano, 1,3 milhão de pessoas e deixa cerca de 50 milhões de feridos em todo o mundo.
No Brasil, o lançamento ocorrerá às 18 horas, no Rio de Janeiro, quando o monumento do Cristo Redentor será iluminado de amarelo, cor de algumas placas do trânsito. “É exatamente para celebrar esse lançamento mundial que o Cristo Redentor, a Torre Eiffel em Paris, a Muralha da China, Times Square em Nova Iorque e outros pontos do mundo vão ficar iluminados de amarelo”, explicou o consultor da OMS no Brasil para a área de traumato-ortopedia, Marcos Musafir.
"Os números [de vítimas do trânsito] não estão caindo. Por isso, a OMS sensibilizou a ONU que, em março, definiu em assembleia geral, que o período entre 2011 e 2020 fo batizado "Década de Ações para Redução de Traumas no Trânsito”, disse Musafir. A meta da organização é reduzir pela metade o número de mortes.
“A produção de veículos vai crescer, mas é preciso melhorar o transporte urbano, dar mais segurança ao usuário, principalmente o mais vulnerável, que são o pedestre, o ciclista e o motociclista. É preciso melhorar a atenção hospitalar e pré-hospitalar com a criação de centros de trauma. É preciso que leis sejam aplicadas, fortalecidas, e que a fiscalização atue bem”, indicou o consultor da OMS.
Com base nessas diretrizes gerais, cada país poderá criar suas ações e aprimorar o ambiente do trânsito, de modo a deixá-lo mais seguro e mais saudável. Pesquisa feita pela OMS em 178 países, com base em dados de 2008, mostrou que mais de 90% das mortes decorrentes de acidentes no trânsito são registradas em países de baixo ou médio desenvolvimento e que metade dessas vítimas são pedestres, ciclistas ou motociclistas. Essa proporção é ainda maior nas economias mais pobres, diz o estudo.
Marcos Musafir informou que o Brasil, Rússia, Índia e China estão entre os oito países que mais registram mortes no trânsito em todo o mundo. O Brasil ocupa a oitava posição nesse rol. Isso ocorre, segundo o ortopedista, “porque ainda há uma certa negligência, uma certa displicência no cumprimento do Código de Trânsito. Não há respeito à velocidade, ainda se usa álcool e drogas e se dirige, não se usa totalmente o cinto de segurança, não há uma fiscalização muito efetiva”.
Para ele, há uma grande parcela de responsabilidade do Poder Público. “Se o Estado não der condições de locomoção adequada para a população, não pode cobrar multa ou pegar o dinheiro da multa e não utilizar de volta no trânsito”. Essa é uma das recomendações da ONU, para que haja atenção na aplicação dos recursos advindos do trânsito, entre os quais, impostos sobre venda de carros, combustíveis e peças, além dos tributos sobre propriedade de veículos, as multas e as taxas de seguros.
A OMS prevê que em 2030 os traumatismos por acidentes de trânsito passarão a ser a quinta causa principal de mortalidade no mundo. Em 2004, eles ocupavam a nona posição no ranking.

Universidade canadense cria aplicativo para iPhone que diagnostica AVC

Responsáveis dizem que exatidão do resultado varia entre 94% e 100%, se comparado a um laboratório.

Efe

Toronto (Canadá), 10 mai - A Universidade de Calgary (Canadá) desenvolveu um aplicativo para iPhone que permite diagnosticar derrames cerebrais com a mesma exatidão de um laboratório.

Divulgação
Divulgação
Médico Ross Mitchell desenvolveu o ResolutionMD Mobile

A Universidade de Calgary afirmou que o aplicativo, denominado ResolutionMD Mobile, que também está disponível para uso em aparelhos móveis que utilizam o sistema operacional Android, pode ser de grande utilidade no meio rural.
"O aplicativo permite uma visualização avançada e as pesquisas mostram que é entre 94% e 100% exato, comparado a um laboratório, para o diagnóstico de derrames agudos", disse o médico Ross Mitchell, que desenvolveu o software original para iPhone, através de um comunicado.
O médico acrescentou que "em uma emergência médica, a representação de imagens médicas desempenha um papel importante no diagnóstico e no tratamento e o tempo é determinante no atendimento de derrames agudos".
As conclusões de Mitchell estão baseadas em um estudo realizado pela médica Mayank Goyal, também da Universidade de Calgary, no qual dois neuroradiologistas analisaram em um laboratório e em um iPhone 120 exames de tomografia computadorizada não contrastada (NCCT) e 70 angiografias de tomografia computadorizada (CTA).
"Fomos surpreendidos pela capacidade de detectar dados sutis no CTA utilizando este software. Outra vantagem desta plataforma foi sua capacidade de conduzir facilmente e de forma massiva conjuntos de mais de 700 imagens".
O aplicativo realiza todo o trabalho de computação em tempo real e os médicos podem ver e manipular as imagens em segundos, enquanto outras ferramentas similares necessitam de até 20 minutos para descarregar os dados.
O software está sendo criado pela Calgary Scientific e a companhia prevê que nos próximos dois anos mais de 50 mil hospitais de todo o mundo terão instalado o programa em suas redes.
O estudo de Goyal foi divulgado na última edição da publicação médica Journal of Medical Internet Research.

Operação contra Bin Laden usou 'supercão', diz treinador de animais

Animal teria dentes de titânio capazes de perfurar colete à prova de balas.
Alex Dunbar é ex-fuzileiro e fornece cães militares para os EUA há 25 anos.


Do G1, em São Paulo

O treinador de cães e ex-fuzileiro naval Alex Dunbar, que fornece pastores alemães para fins militares às forças armadas dos Estados Unidos há 25 anos, afirmou nesta terça-feira (10) acreditar que a operação que resultou na morte de Osama bin Laden utilizou um "supercão" treinado especialmente para atacar o líder da al-Qaeda.
 
Segundo o treinador, residente do estado de Colorado, o cachorro da raça pastor alemão teria dentes de titânio implantados cirurgicamente e capazes de perfurar um colete à prova de balas feito de kevlar. Dunbar acredita que militares das forças especiais Seal teriam treinado o animal a reconhecer Bin Laden pelo cheiro e subjugá-lo depois de entrar na fortaleza onde o terrorista estaria vivendo, em Abbotabad, no Paquistão.

Um dos 'supercães' treinados por Dunbar late para a câmera, deixando visível um dente de titânio (Foto: Barcroft USA / Getty Images)
Um dos 'supercães' treinados por Dunbar late para a câmera, deixando visível um dente de titânio (Foto: Barcroft USA / Getty Images)

Para filhos, sepultamento de Bin Laden no mar é 'inaceitável'

Família quer levar presidente Barack Obama à justiça pela morte.
Destino do ex-líder da al-Qaeda é "humilhante", dizem filhos de Osama.


Da France Presse

Os filhos de Osama Bin Laden ameaçaram levar o presidente americano Barack Obama à justiça como "responsável" pelo destino do pai, morto em 2 de maio, e consideraram "inaceitável" e "humilhante" que o corpo do ex-líder da al-Qaeda tenha sido lançado ao mar, em mensagem publicada nesta terça-feira (10).
Foto de arquivo mostra Omar Bin Laden, filho do ex-líder da al-Qaeda, Osama Bin Laden, em janeiro de 2008 (Foto: Asmaa Waguih/Reuters )                                                                                  Foto de arquivo mostra Omar Bin Laden, filho do
ex-líder da al-Qaeda, Osama Bin Laden, em
janeiro de 2008 (Foto: Asmaa Waguih/Reuters )
 
"Consideramos o presidente Obama, em pessoa, legalmente responsável pelo destino de nosso pai, Osama Bin Laden", indica a mensagem assinada por Omar Bin Osama Bin Laden, divulgada online em nome dos irmãos e citado pelo centro americano de vigilância de sites islamitas SITE.
Inimigo público número um dos Estados Unidos desde os atentados de 11 de setembro de 2001, Osama Bin Laden morreu, na terça-feira (2), em operação de um comando americano contra a casa onde estava escondido em Abbottabad, no Paquistão. O corpo foi jogado no mar, segundo Washington.
  "É humana e religiosamente inaceitável ver uma pessoa desse nível e dessa importância para seus parentes ter seu corpo lançando ao mar de uma forma humilhante para sua família e seus adeptos, e que fere os sentimentos de centenas de milhões de muçulmanos", acrescentou Omar Bin Laden.
"Como filho de Osama Bin Laden, nos reservamos o direito" de levar os responsáveis por "esse crime à justiça americana e internacional para esclarecer a respeito do destino de nosso pai desaparecido", acrescentou.

Lada é transformado em limusine

Veículo é equipado com minibar, televisão e telefone.
Modelo foi fotografado em Budapeste, Hungria.


Modelo foi fotografado em Budapeste, Hungria.

Da AP

lada limousine (Foto: Barnabas Honeczy/AP)Um Lada 1200 foi transformado em uma luxuosa limusine pelo designer automotivo Attila Horvath. O Lada foi fotografado em uma antiga área industrial de Budapeste, na Hungria. (Foto: Barnabas Honeczy/AP)

lada limousine (Foto: Barnabas Honeczy/AP)             O exótico modelo é equipado com minibar, telefone e televisão. (Foto: Barnabas Honeczy/AP)

## = ## Para ter acesso ao vídeo da reportagem abaixo,se inscreva onde pede para fazer login ou se inscrever, que você terá acesso ao vídeo...é muito bonito e interessante!
Você vai gostar!

Observação:É simples fácil e rápido!

Canal de TESOPHOTOGRAPHY
Ícone de alertaInscrito

Vídeo que mostra mudanças no céu faz sucesso na internet

@@ = @@ Após passar uma semana captando mensagens do céu de cima da montanha El Teide, a mais alta da Espanha, o fotógrafo norueguês Terje Sørgjerd montou uma sequência de imagens e produziu o vídeo A Montanha, que mostra a evolução da paisagem local a uma altitude de 3.718 metros. O vídeo já foi visto por mais de 8 milhões de pessoas na internet.
As imagens mostram mudanças na Via Láctea em diversas fases do dia. Para capturar as fotos, Sørgjerd dormiu menos de dez horas ao todo ao longo da semana em que ficou sobre a montanha
Os trabalhos de Sørgjerd podem ser vistos no Facebook. CLIQUE AQUI

Microsoft pode fechar nesta terça-feira a compra do Skype

Microsoft pode fechar nesta terça-feira a compra do Skype
O Globo, com agência Reuters










 
NOVA YORK - A Microsoft está se aproximando de um acordo para comprar a empresa de telefonia pela internet Skype por cerca de US$ 7 bilhões, e o fechamento dessa negociação pode ser anunciado nesta terça-feira, informou o "Wall Street Journal", citando fontes que estariam acompanhando as negociações.

A compra da Skype, segundo o jornal, seria a mais cara já feita pela Microsoft em seus 36 anos de história. As empresas se recusaram a comentar o assunto.

A Skype foi fundada em 2003, e, dois anos depois, acabou sendo negociada com o site de comércio eletrônico eBay por US$ 3,1 bilhões. Em 2009, o eBay vendeu sua participação majoritária para um grupo investidor que inclui a Silver Lake, o Canada Pension Plan Investment Board e Andreessen Horowitz por US$ 1,9 bilhão em dinheiro e US$ 125 milhões em ações. O eBay manteve um terço das ações da empresa.

Calcula-se que a Skype tenha aproximadamente 124 milhões de usuários, sendo que mais de 8 milhões são pagantes.

EUA tinham carta branca para

Países teriam um acordo para Americanos caçarem Bin Laden em território Paquistanês.


$$ == $$ Um acordo de quase dez anos de idade pode deslegitimar as acusações do Paquistão de que os Estados Unidos teriam violado a soberania do país durante a operação secreta que matou o terrorista Osama bin Laden em Abbottabad, no norte do país.

Segundo informações divulgadas pelo jornal britânico The Guardian, um pacto firmado no final de 2001, entre o ex-presidente americano George W. Bush e o general Pervez Musharraf (no poder até 2008), autorizava os EUA a levar em frente operações unilaterais em território paquistanês para a busca de Bin Laden e seus aliados.

Segundo o Guardian, um oficial aposentado da força antiterrorista do Exército americano confirmou as informações, dizendo que o acordo previa a autorização para que forças americanas agissem sem pedir autorização das autoridades paquistanesas para operações que tivessem como objetivo prender Bin Laden e o número 2 da Al Qaeda, Ayman al Zahari, considerado o sucessor do líder terrorista, morto há uma semana.

O acordo teria sido feito após Bin Laden conseguir escapar do Afeganistão pelas montanhas de Tora Bora, no norte do Paquistão, em 2001. Na época, o país passava por uma delicada transição para um governo democrático, e se viu obrigado a cooperar com os EUA durante a guerra ao terror enquanto o então presidente Musharraf buscava renovar as Forças Armadas.

EUA deram duas versões sobre “colaboração” paquistanesa

A revelação do pacto não diminui a polêmica em torno da operação de soldados de elite do Exército americano, os Seals, que mataram Osama bin Laden durante uma investida no dia 1º de maio, horário de Brasília, contra seu quartel-general em Abbottabad, próximo da capital Islamabad.


Oficiais paquistaneses insistiram que não tiveram conhecimento da operação, embora os EUA tenham dito o contrário e, depois, admitido que só informaram o governo local 15 minutos após terem dado início à ofensiva contra o complexo de Bin Laden.


Aumenta desconfiança entre EUA e Paquistão após morte de Bin Laden

A desconfiança dos Estados Unidos em relação ao Paquistão, país onde o terrorista Osama bin Laden se escondeu por anos até ser morto por forças americanas há uma semana, pode deteriorar uma das alianças mais importantes para a Casa Branca.

Nesta segunda-feira (9), o primeiro-ministro Yousuf Raza Gilani disse que considera "absurdas" as insinuações feitas pelos EUA de que o governo do país teria sido cúmplice das ações de Bin Laden, e aproveitou para criticar a recusa dos americanos em pedir desculpas pela operação que eliminou o líder da rede terrorista Al Qaeda em solo paquistanês.

Um dia antes, o presidente Barack Obama disse que os dois países devem investigar qualquer cumplicidade. O governo americano também deu mostras de que vai aumentar a pressão sobre o Paquistão.



Teste seus conhecimentos sobre Bin Laden no quiz abaixo. Veja as respostas aqui.


02/05/2011

Você sabe tudo sobre o terrorista Osama bin Laden?


Onde nasceu Osama bin Laden?

Selecione uma opção para prosseguir

Qual era o valor da recompensa oferecida pelo FBI (a polícia federal americana) pela cabeça de Osama bin Laden?

Selecione uma opção para prosseguir

O pai de Osama bin Laden, o bilionário iemenita Mohammed Awad bin Laden, teve quantas mulheres e filhos?

Selecione uma opção para prosseguir

E Bin Laden, quantas mulheres e filhos ele teve?

Selecione uma opção para prosseguir

Qual a formação de Bin Laden?

Selecione uma opção para prosseguir

Qual grupo fundamentalista islâmico Bin Laden fundou?

Selecione uma opção para prosseguir

Quem era o presidente dos EUA na época dos ataques do 11 de Setembro?

Selecione uma opção para prosseguir

Quantos aviões os terroristas da Al Qaeda sequestraram no 11 de Setembro?

Selecione uma opção para prosseguir

Bin Laden é suspeito de organizar outro famoso atentado terrorista em 1998 contra duas embaixadas americanas. Onde elas se localizavam?

Selecione uma opção para prosseguir

Em que país morreu Osama bin Laden?

Selecione uma opção para prosseguir

Saiba o que fazer ao receber uma nota de dinheiro manchada

Dispositivo é usado em caixas eletrônicos para coibir roubos.
Quem receber uma delas pode trocá-la no banco.

Do G1 SP

Uma das alternativas dos bancos para tentar combater as explosões de caixas eletrônicos é usar um dispositivo que mancha as notas quando o equipamento é danificado. Com o aumento da prática, notas com marcas da tinta começaram a aparecer no comércio. Segundo a polícia e o Banco Central, quem receber uma dessas cédulas pode procurar uma delegacia para ajudar nas investigações sobre os roubos, e ir até uma agência bancária para trocá-la.
No último fim de semana, um jovem sacou uma nota manchada em um caixa eletrônico no Centro de Campinas, a 93 km de São Paulo. Ele fez um boletim de ocorrência e entregou a nota à polícia.
Na semana passada, um homem foi preso depois que o atendente de um posto de combustíveis de Campinas chamou a polícia ao receber uma nota manchada. Como a história contada pelo rapaz não se confirmou, ele passou a ser suspeito de fazer parte das quadrilhas que agem em várias cidades da região e já explodiram mais de 20 caixas eletrônicos este ano.
 
O Banco Central informou que as cédulas manchadas são consideradas danificadas, mas continuam valendo. Apesar disso, os comerciantes podem se recusar a recebê-las.
Segundo a polícia, receber uma nota como essa não é crime, mas quem estiver com ela pode ajudar nas investigações, identificando, por exemplo, de onde veio o dinheiro. “Ela pode identificar de onde veio isso. Se eventualmente ela receber uma nota de boa fé, não tem porque ter medo”, explicou o delegado Luis Paulo Silva.
A pessoa que receber uma cédula dessas pode se dirigir até uma delegacia de polícia ou trocá-la em um banco. De acordo com o Banco Central, as agências são obrigadas a fazer a troca.
Apesar do uso da tinta em caixas eletrônicos ser recorrente, o Banco Central afirma que o sistema ainda precisa ser regulamentado.