Total de visualizações de página

domingo, 6 de novembro de 2011

Queniano vence a Maratona de Nova York e bate recorde da prova

Marca histórica

GIPOPE - INTELLIGENCE.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
ATLETISMO -- MARATONA


O Globo, com agências internacionais

[[=#-!-#=]] NOVA YORK - O queniano Geoffrey Mutai confirmou o favoritismo, neste domingo, e cruzou a linha de chegada da maratona de Nova York em primeiro lugar. Em tempo recorde, ele ganhou a prova em 2h05m06s, mais de dois minutos mais rápido do que etíope Tesfaye Jifara, que alcançou o tempo de 2h07m43s em 2001. Já na prova disputada entre mulheres, a vencedora foi Firehiwot Dado, também da Etiópia.

Mutai, de 30 anos, era a estrela da prova antes mesmo de ser iniciada a maratona. Por conta do seu excelente tempo de 2h03m02s na maratona de Boston, em abril deste ano, ele já era assediado em entrevistas como possível vencedor.


Em segundo lugar entre os homens, ficou o também queniano Emmanuel Mutai (2h05m06s). E em terceiro, completando o pódio, o etíope Tsegaye Kebede (2h07m14s).


A prova feminina foi mais dramática: Dado - três vezes campeã da Maratona de Roma - só assumiu a ponta após ultrapassar a queniana Mary Keitany e a etíope Buzunesh Deba nos últimos metros.

Veja o resultado da Maratona:

Masculino
1. Geoffrey Mutai (Quênia) 2h05m06s
2. Emmanuel Mutai (Quênia) 2h06m28s
3. Tsegaye Kebede (Etiópia) 2h07m14s
4. Gebre-egziabher Gebremariam (Etiópia) 2h08m00s
5. Jaouad Gharib (Marrocos) 2h08m27s
6. Meb Keflezighi (EUA) 2h09m13s
7. Abdellah Falil (Marrocos) 2h10m35s
8. Mathew Kipkoech Kisorio (Quênia) 2h10m58s
9. Ezkyas Sisay (Etiópia) 2h11m04s
10. Ed Moran (EUA) 2h11m46s


Feminino
1. Firehiwot Dado Tufa (Etiópia) 2h23m15s
2. Buzunesh Deba (Etiópia) 2h23m19s
3. Mary Keitany (Quênia) 2h23m38s
4. Ana Dulce Felix (Portugal) 2h25m40s
5. Kimberley Smith (Nova Zelândia) 2h25m46s
6. Caroline Cheptanui Kilel (Quênia) 2h25m57s
7. Caroline Rotich (Quênia) 2h27m06s
8. Isabellah Andersson (Suécia) 2h28m29s
9. Joanne Pavey (Inglaterra) 2h28m42s
10. Galina Bogomolova (Rússia) 2h29m03s   
_________________________________________________

Venezuelana conquista título de Miss Mundo 2011

GIPOPE - GARIBA'S.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
INTERNACIONAL

Ivian Sarcos, de 21 anos, foi coroada neste domingo (6) em Londres.
Segundo lugar foi para a Miss Filipinas e o terceiro, para a Miss Porto Rico.

Do G1, com agências internacionais*

!!*=^=*!! A venezuelana Ivian Sarcos, de 21 anos, conquistou neste domingo (6) o título de Miss Mundo na 60ª edição do concurso de beleza, realizada em Londres.

A venezuelana Ivian Sarcos foi coroada vencedora do Miss Mundo realizado em Earls Court, em Londres, neste domingo (6) (Foto: Kirsty Wigglesworth/AP)
A venezuelana Ivian Sarcos foi coroada vencedora do Miss Mundo realizado em Earls Court, em Londres, neste domingo (6) (Foto: Kirsty Wigglesworth/AP)

A jovem é formada em recursos humanos e trabalha em uma empresa de audiovisual.
    O segundo lugar foi para a Miss Filipinas, Gwendoline Gaelle Sandrine Ruais, e o terceiro, para a Miss Porto Rico, Amanda Victoria Vilanova Perez.
    A representante brasileira, Juceila Bueno, não ficou entre as 15 semifinalistas.

    Ivian é coroada enquanto a Miss Filipinas (esquerda), que ficou em 2º lugar, e a Miss Porto Rico, que ficou em 3º, aplaudem (Foto: Kirsty Wigglesworth/AP)
    Ivian é coroada enquanto a Miss Filipinas (esquerda), que ficou em 2º lugar, e a Miss Porto Rico, que ficou em 3º, aplaudem (Foto: Kirsty Wigglesworth/AP)

    A jovem Ivian demonstrou surpresa e levou as mãos ao rosto quando foi anunciada a vencedora.
    Ela se destacou entre 113 beldades de diferentes países. O concurso foi transmitido ao vivo para uma audiência estimada em mais de um bilhão de telespectadores em 150 países.

    A Miss Argentina Antonella Kruger, a Miss Brasil Juceila Bueno, a Miss Chile Gabriela Pulgar Luco, a Miss Venezuela Ivian Sarcos, a Miss Colombia Monica Restrepo and a Miss Puerto Rico Amanda Perez posam para fotografia em frente ao Big Ben, em Londres, no dia 31 de outubro (Foto: Suzanne Plunkett/Reuters)A Miss Argentina Antonella Kruger, a Miss Brasil Juceila Bueno, a Miss Chile Gabriela Pulgar Luco, a Miss Venezuela Ivian Sarcos, a Miss Colômbia Monica Restrepo e a Miss Porto Rico Amanda Perez posam para fotografia em frente ao Big Ben, em Londres, no dia 31 de outubro (Foto: Suzanne Plunkett/Reuters)

    *Com informações da AFP


    Gipope - Gariba's..-- _________ 2.011 ___________ 2.012 _________--..snoituloS & acitsígoL 

    Farc afirmam que luta continua após morte de chefe máximo na Colômbia

    GIPOPE - INFORMATIONS.

    NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
    INTERNACIONAL -- COLÔMBIA

    Agência de notícias publicou comunicado sobre a morte de Alfonso Cano.
    Guerrilheiro foi morto em ação do Exército colombiano em Cauca.


    Da AFP



    #-!:!=!:!-# A guerrilha colombiana das Farc assegurou que vai continuar com sua luta, apesar dos chamados à desmobilização feitos pelo governo após a morte de seu líder Alfonso Cano em uma operação militar na sexta-feira, segundo um comunicado divulgado na internet pela agência Anncol e datado de sábado.


    "A paz na Colômbia não nascerá de nenhuma desmobilização guerrilheira, e sim da abolição definitiva das causas que dão origem ao levante. Há uma política definida e essa é a que continuará", disse o comunicado assinado pelo Secretariado (dirigência) do grupo insurgente, datado no sábado e que afirma que "morreu o camarada e comandante Alfonso Cano".

    Reprodução do comunicado das Farc no site da agência Anncol (Foto: Reprodução)Reprodução do comunicado das Farc no site da agência Anncol (Foto: Reprodução)

    Cano, cujo verdadeiro nome era Guillermo León Sáenz, morreu na sexta-feira em um confronto com o Exército em uma região montanhosa do município de Suárez, no departamento (província) de Cauca (sudeste), que se seguiu a um bombardeio da Força Aérea no local onde o chefe rebelde se encontrava.


    mapa colombia cano (Foto: Arte G1)

    "Não será esta a primeira vez em que os oprimidos e explorados da Colômbia choram um de seus grandes líderes. Nem tampouco a primeira em que o substituirão com a coragem e a convicção absoluta na vitória", afirmaram os chefes rebeldes no comunicado.


    O documento foi divulgado pouco depois do presidente Juan Manuel Santos afirmar que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc, marxistas) chegaram ao seu "ponto de inflexão", após convidar os insurgentes à desmobilização.


    Em um discurso transmitido pela televisão, Santos também afirmou que a cúpula da organização rebelde "irá se desmoronando como um castelo de cartas" porque "este golpe certeiro não será o único".


    Cano assumiu a liderança das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) após a morte do fundador e líder máximo desta organização, Manuel Marulanda (conhecido como "Tirofijo"), que, segundo porta-vozes do grupo, faleceu após um infarto em março de 2008.
    --_______________________________________________--

    Flamengo goleia o Cruzeiro e diminui a diferença para os líderes

    GIPOPE - OPINIÃO.

    NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
    ESPORTES -- FUTEBOL -- BRASILEIRÃO 2.011



    Plantão | Publicada em 06/11/2011 às 19h03m
    O Globo 



    Thiago Neves comemora um dos três gols que marcou neste domingo - Foto: Ivo Gonzalez

    *.-||\\0//||-.* RIO - A reta final do Campeonato Brasileiro começou neste domingo para o Flamengo. Com uma atuação de encher os olhos dos 39 mil torcedores que lotaram o Engenhão, o time da Gávea goleou o Cruzeiro por 5 a 1 - três de Thiago Neves e dois de Deivid - e voltou à briga pelo título, graças também aos tropeços de Corinthians, Vasco e Botafogo na rodada. De quebra, empurrou o adversário para a zona de rebaixamento. Faltando cinco jogos para o fim, o rubro-negro está em quinto lugar, com os mesmos 55 pontos do alvinegro carioca, a um do Fluminense e a três de vascaínos e corintianos. O próximo compromisso do Flamengo será contra o Coritiba, domingo, no Couto Pereira. Já o Cruzeiro, 17º colocado com 34 pontos, receberá o Inter na Arena do Jacaré, no mesmo dia.


    - Foi bom para passar confiança para a gente. Precisávamos de uma goleada em casa, até para trazer o torcedor para o nosso lado nessa hora - disse Thiago Neves, o nome do jogo.


    Se o fim de jogo foi com festa, o início foi preocupante. Quando Alex Silva derrubou Montillo na área, aos 28 minutos, os torcedores do Flamengo começaram a pensar que a ida ao estádio não tinha sido uma boa ideia. Afinal, o time carioca não vinha fazendo boa partida até ali, o Cruzeiro já tinha aberto o placar aos 22, num erro de posicionamento da defesa, que deixou Anselmo Ramon livre na pequena área após um escanteio, e agora o segundo gol mineiro era iminente.


    O momento mais preocupante no jogo, porém, acabou marcando o início da reação do Flamengo. Que começou com a cobrança do zagueiro Victorino, no travessão de Paulo Victor - o titular Felipe foi vetado por precaução, porque tomou um analgésico que contém substâncias proibidas e poderia ser pego no antidoping.


    Thiago Neves fecha o placar com golaço por cobertura
    Deivid, Thiago Neves, Ronaldinho Gaúcho e Thomás comemoram o quinto gol do Flamengo - Foto: Bruno Gonzalez/Extra
    O pênalti perdido empolgou a torcida e acordou o time, que enfim passou a pressionar o Cruzeiro. E o empate não demorou a sair: aos 35, Deivid soltou uma bomba da intermediária, a bola bateu no travessão, nas costas do goleiro Fábio e entrou. No segundo tempo, com o jovem Muralha no lugar de Maldonado, o Flamengo precisou de menos de 15 minutos para sacramentar o resultado.


    Aos três, Ronaldinho Gaúcho cobrou escanteio com perfeição, e Deivid, na segunda trave, só escorou para virar o placar. A situação do Cruzeiro ficou ainda pior aos seis, quando Montillo sentiu um problema na coxa esquerda e deixou o gramado. Aos nove, Thiago Neves recebeu ótimo lançamento de Muralha, dominou na área e chutou cruzado: 3 a 1. Logo depois, Ronaldinho Gaúcho pegou rebote sozinho na marca do pênalti, mas tentou inventar: olhou para um canto e chutou no outro, só que mandou muito alto. Victorino não gostou, empurrou o camisa 10 e recebeu cartão amarelo.


    Mas o erro não fez falta ao time. Aos 12 minutos, a vitória virou goleada, mais uma vez através da dupla Muralha-Thiago Neves: o primeiro foi ao fundo, se antecipou a Fábio e cruzou na cabeça do camisa 7. O quinto, aos 25, nasceu de uma saída errada de Fábio: Thiago Neves agradeceu o presente e encobriu o goleiro com uma bela cavadinha. O Cruzeiro ainda perdeu Anselmo Ramon, expulso aos 28 por agressão a Fierro. O resto do jogo foi de festa para a torcida do Flamengo, que comemorou até depois do apito final, quando foi anunciado o gol da vitória do América-MG sobre o Corinthians em Uberlândia.


    FLAMENGO 5 X 1 CRUZEIRO


    Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
    Data-Hora: 6/11/2011 - 17h (de Brasília)
    Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
    Auxiliares: José Chaves Franco Filho (RS) e Marcelo Bertanha Barison (RS)
    Renda e público: R$ 586.810,00 / 34.436 pagantes / 39.842 presentes
    Cartões amarelos: Alex Silva (FLA); Charles e Victorino (CRU)
    Cartões vermelhos: Anselmo Ramon 28'/2ºT (CRU)
    Gols: Anselmo Ramon 23'/1ºT (0-1), Deivid 35'/1ºT (1-1) e 4'/2ºT (2-1) e Thiago Neves 8'/2ºT (3-1), 12'/2ºT (4-1) e 25'/2ºT (5-1)


    FLAMENGO: Paulo Victor, Léo Moura, Alex Silva, Welinton (David Braz 26'/2ºT) e Junior Cesar; Aírton, Maldonado (Muralha - Intervalo), Thiago Neves e Thomas (Fierro 26'/2ºT); Ronaldinho e Deivid - Técnico: Vanderlei Luxemburgo.


    CRUZEIRO: Fábio, Cribari, Léo e Victorino; Marquinhos Paraná, Charles (Elber 17'/2ºT) , Fabrício, Montillo (Roger 6'/2ºT) e Diego Renan; Farías (Wellington Paulista 21'/2ºT) e Anselmo Ramon - Técnico: Vágner Mancini.

    X..XZ.Zzzz__________________________________ --- ____________________________________zzzZ.ZX..X

    Papandreou deve renunciar, dizem TVs; premiê nega

    GIPOPE - MÍDIA.

    NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
    INTERNACIONAL -- POLÍTICA & PODER


    *** PUBLICIDADE || Gipope - Garibas. 2.011

    Visite Lêu Pizzaria!

    Novo endereço: Bairro Cidade Nova
    Rua Pedro Álvares cabral, 477 - Valente - Bahia.
    Próximo a casa de Boba da Bala
    Celular - 075 - 8123 - 1082

    Entregamos a sua pizza a domicílio...Comodidade e tranquilidade para o conforto da sua Família.
    Agradecemos a vossa visita!...Obrigado pela Preferência!
    Volte Sempre...


            PIONEIRISMO E QUALIDADE CONSERVANDO A TRADIÇÃO DO SABOR CASEIRO!
    Xx.______________-______ _____ _______......._____________ ____-___________.xX
    DE SÃO PAULO

    Crise Econômica

    |:|*\\^\\*|:| O primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, deverá renunciar após a formação de um governo de coalizão, anunciou neste domingo a rede de televisão americana CNN, citando fontes do governo que não foram identificadas.


    Até o momento, entretanto, o governo grego nega a possibilidade de renúncia de Papandreou enquanto não houver um "acordo interpartidário" para formar um gabinete de coalizão e para "designar um novo primeiro-ministro", segundo informa a agência de notícias France Presse citando fontes governamentais.


    "Não pode haver renúncia sem acordo sobre um governo, já que existiria um vácuo de poder. Antes é preciso um acordo interpartidário e designar um novo primeiro-ministro", indicou esta fonte, que ressaltou que o atual governo deseja que o acordo seja fechado ainda "hoje", domingo.


    Já a fonte citada pela CNN, do partido socialista de Papandreou, o Pasok, afirmou que o premiê deverá renunciar logo após o anúncio do governo de coalizão.

    John Kolesidis/Reuters
    Primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, chega ao palácio presidencial, em Atenas, neste sábado
    Primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, chega ao palácio presidencial, em Atenas, no sábado (5)

    De acordo com a emissora norte-americana, o gabinete do premiê vai se reunir pela última vez neste domingo tendo Papandreou como primeiro-ministro.


    O encontro deverá tratar sobre os temas que serão discutidos no encontro de participantes da zona do euro na segunda-feira (7), onde a Grécia será representada pelo ministro das Finanças, Evangelos Venizelos.


    Venizelos deve permanecer em seu cargo, de acordo com fontes citadas pela televisão grega. Entre os possíveis candidatos ao cargo de primeiro-ministro, estariam Petros Moliviatis e Loukas Papaimos, ainda segundo a TV local.


    O novo governo de coalizão deverá durar um período de quatro meses e, em seguida, serão convocadas eleições.


    O anúncio ocorre e meio às crises política e econômica na Grécia, intensificadas após o anúncio na semana passada, feito pelo premiê George Papandreou, de que submeteria o acordo de resgate do país a um referendo popular.


    Segundo analistas, um "default" (suspensão de pagamentos) da Grécia poderia contaminar as demais economias europeias, principalmente Itália, Espanha, Portugal e Irlanda.


    REFERENDO
    Os líderes da zona do euro concordaram, no dia 26 de outubro, em conceder a Atenas um segundo pacote bilionário de resgate e um corte de 50% em sua dívida. Em contrapartida, a Grécia deve se comprometer em continuar com uma política de cortes de gastos como privatizações, redução de empregos públicos e cortes salariais.


    Há apenas uma semana, o acordo de resgate parecia estar garantido, mas, então, o primeiro-ministro jogou uma bomba ao anunciar que faria uma votação popular sobre o pacote --que exige outra rodada de medidas de austeridade sobre a população grega.


    Com a ameaça de que o acordo pudesse não ser aceito, Alemanha e França disseram a Papandreou que a Grécia não receberia um centavo a mais de ajuda se não cumprisse seu lado do acordo.
    Papandreou voltou atrás no referendo, mas apenas depois que a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmaram que a Grécia precisava tomar uma decisão sobre se queria permanecer no euro ou não.
    XXX..___________________________ -.- _____________________ -.- ___________________________...XXX

    Uma das pontes mais famosas do mundo, Golden Gate de São Francisco prepara sua festa de 75 anos

    GIPOPE - LOGÍSTICA.

    NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
    INTERNACIONAL -- HISTÓRIA


    *** PUBLICIDADE || Gipope - Garibas. 2.011
          TUDO PARA SUA CONSTRUÇÃO COM O MELHOR PREÇO DA CIDADE!
    Xx._____ ___ __...______ .. _______.......______ .. _______ ... ____ ___ _____.xX

    Carla Lencastre 

    Operário durante a construção da Golden Gate, em São Francisco / Foto: Divulgação
    *|.|=:=|.|* SÃO FRANCISCO - Daqui a sete meses, um dos ícones da arquitetura mundial da primeira metade do século XX completa 75 anos: a Golden Gate Bridge, na entrada da Baía de São Francisco, na Califórnia, comemora seu jubileu de diamante em 27 de maio de 2012. Há 25 anos, na festa do cinquentenário, mais de 800 mil pessoas apareceram naquela manhã de primavera dispostas a caminhar a pé pela bela ponte suspensa, que no dia ficou fechada ao tráfego de automóveis. Umas 300 mil de fato estiveram em cima da Golden Gate ao mesmo tempo e, bem, a estrutura naturalmente flexível acusou o excesso de peso.
    Curiosidade: cada uma das duas torres de sustentação contém 21,5 mil toneladas de aço, pesa 44 mil toneladas e aguenta 61,5 mil toneladas. Por ano, 40 milhões de veículos passam pela ponte, e passarão inclusive no dia 27 de maio de 2012. Por conta da multidão de 1987, no aniversário de 75 anos não haverá caminhadas acima da baía gelada. Mas a cidade californiana tem planos grandiosos para festejar o aniversário de seu maior símbolo. E um dos maiores ícones americanos: em maio deste ano, para marcar os 74 anos do monumento, o jornal "San Francisco Chronicle" definiu a ponte de design art déco, projetada pelo engenheiro Joseph Strauss, como "um engenho maravilhoso da era da Depressão".


    Para os 75 anos, está prevista uma série de 75 palestras, performances e eventos culturais diversos. O "75 Tributes", como o programa está sendo chamado, começa em janeiro e termina nos píeres de São Francisco no fim de semana de 26 e 27 de maio (o dia 28 será o feriado do Memorial Day). Para este fim de semana prolongado estão previstos eventos gratuitos, como exposições de memorabilia e peças históricas, shows de música e caminhadas guiadas. O Golden Gate National Parks Conservancy criou um website para a festa: goldengatebridge75.org .


    Uma multidão festeja o cinquentenário da Golden Gate, em São Francisco, em 1987 / Foto: Divulgação/Daniel E. Mohn

    Quem visitar São Francisco um pouco antes ou depois das comemorações, também poderá tirar proveito do aniversário: as trilhas no parque nacional que cerca a ponte, que liga a cidade ao norte do estado da Califórnia, passarão por melhorias, e nelas serão inaugurados dois novos mirantes. Mas mesmo nos pontos de observação, nem sempre é fácil fotografar a Golden Gate de primeira, por causa da neblina constante na baía. Aliás, diz a história que o arquiteto Irving Morrow, responsável pela cor da ponte, escolheu laranja-avermelhado justamente para contrastar com os cinzas da água, do céu e das nuvens. Um dos melhores lugares para fotografar a ponte é justamente na água, ou melhor, no barco, a caminho da ilha de Alcatraz, por exemplo.


    Os projetos festivos têm um custo estimado de US$ 8 milhões. Greg Moore, diretor executivo do Golden Gate National Parks Conservancy, disse ao "Chronicle" que a ideia é angariar parte dos recursos com empresas privadas e fundos de filantropia. Outra fonte de renda será a memorabilia criada especialmente para o aniversário. Um calendário de 2012, com desenhos da ponte, já está a venda no site oficial por US$ 9,95.
    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    *** GIPOPE -.- Opinião - Logística - Média - Mídia - Informations - Mercado - Estratégia - Marketing - Intelligence - Solutions -.- S'ABIRAG ***

    Com dívida de 3 trilhões de euros das nações-problema, União Europeia corre risco de divórcio doloroso

    Casamento em crise

    GIPOPE - ESTRATÉGIA.

    NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
    INTERNACIONAL -- ECONOMIA

    *** PUBLICIDADE || Gipope - Garibas. 2.011














    15 anos de bom atendimento e qualidade de combustível shell.
    Xx.____ __________..____________.......____________.._________ _____.x

    Danielle Nogueira 
    [=#..-..#=] RIO - As idas e vindas no cenário político-econômico grego nos últimos dias revelam quão conflituoso se tornou o casamento das 27 nações que formam a União Europeia (UE). Ainda que o Parlamento da Grécia tenha dado um voto de confiança ao premier George Papandreou na noite da última sexta-feira, e que o pacote de austeridade acertado com os líderes europeus seja implementado, assegurando novo socorro bilionário a Atenas, o bloco está diante de uma decisão incontornável: se quiser levar o matrimônio adiante, terá de acabar com os resquícios de independência da época de solterice e fortalecer os laços entre seus membros. Caso contrário, terá de partir para um doloroso divórcio. Em linguagem econômica, ou adotam uma união fiscal - o último pilar da política econômica sobre o qual ainda tinham alguma autonomia - ou abandonam o euro e o projeto de integração regional.

    A difícil decisão não é reflexo apenas da caótica situação das finanças gregas. Além da Grécia, outros quatro países que integram o bloco estão no centro dessa espécie de crise conjugal. São eles: Portugal, Espanha, Itália e Irlanda, que, ao lado da Grécia, formam os chamados Piigs (na sigla em inglês). Somadas, as dívidas públicas dos cinco atingem 3,1 trilhões de euros. A cifra supera o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos no país) da Alemanha, que em 2010 era de 2,5 trilhões de euros, a maior economia da UE.

    O elevado endividamento público que tem colocado em xeque a UE e a zona do euro - apenas 17 dos 27 países do bloco europeu participam da união monetária - encontra suas raízes na concepção do próprio projeto de integração regional, dizem especialistas. Por isso, afirmam, a sobrevivência do bloco vai depender da revisão de determinadas cláusulas do Tratado de Maastricht, de modo a corrigir suas falhas.

    O documento, que em 1992 lançou as bases da UE e da zona do euro, estabeleceu metas macroeconômicas que garantiriam o ingresso ou permanência dos países no bloco. Mas não previu sanções para aqueles que desrespeitassem esses critérios nem criou mecanismos para a saída das nações que não os cumprissem. Além disso, embora a política monetária - definições quanto a taxa de juros e emissão de moeda - tenha sido centralizada no Banco Central Europeu (BCE), a supervisão do sistema financeiro ficou a cargo dos bancos centrais nacionais.

    - São dois vícios de origem que precisam sofrer algum tipo de ajuste - diz o professor de Economia Internacional da Universidade de Brasília (UnB) Renato Baumann.
    ___________________________________________________________________________________________

    >>::____--------------------- Gipope ------------------------------------------------------------- Gariba's -------------------------____::<<