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quarta-feira, 25 de março de 2015

Chile decreta estado de exceção por temporal em área desértica do país

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Medida implica que Forças Armadas tomem controle da região.
Ministro pede para que pessoas em lugares de risco saiam de casa.

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Da AFP
25/03/2015 16h47 - Atualizado em 25/03/2015 18h29
Postado às 23h00m
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O governo chileno decretou nesta quarta-feira (25) "estado de exceção constitucional por catástrofe" na região do Atacama, norte do Chile, ante um forte temporal.

As chuvas, pouco habituais no árido norte chileno, aumentaram os fluxos de vários rios, inundando as principais ruas da cidade de Copiapó, 800 km ao norte de Santiago, e de outras cidades do interior. A cidade turística de San Pedro de Atacama fica a mais de 800 km de Copiapó.
Rio transborda em Copiapo depois de forte temporal que afetou a região norte do Chile (Foto: REUTERS/Stringer)
Rio transborda em Copiapo depois de forte temporal que afetou a região norte do Chile (Foto: REUTERS/Stringer)

A medida anunciada nesta quarta implica que "as Forças Armadas tomem o controle da região", disse o ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo, ao anunciar o decreto oficial.
Peñailillo pediu para que "todas as pessoas que estão em lugares de risco na região do Atacama" saiam de suas casas. 

O forte temporal começou na tarde de terça-feira e houve corte de abastecimento elétrico e de comunicação. Cerca de 38.500 pessoas ficaram sem energia elétrica e aproximadamente 48.500 sem água potável.

Mais cedo, as autoridades haviam decretado alerta sanitário em algumas regiões de Copiapó. Nos aeroportos de Calama e Antofagasta, com alto tráfego por conta da atividade mineração, foram registrados atrasos em voos. 


A companhia aérea LAN justificou os atrasos "devido ao corte de fibra ótica que está afetando as comunicações nas regiões do norte do Chile".
Homem atravessa rua inundada por um rio de Copiapo, depois de forte temporal que afetou a região norte do Chile (Foto: AFP PHOTO/ALEX FUENTES)Homem atravessa rua inundada por um rio de Copiapó, depois de forte temporal que afetou a região norte do Chile (Foto: AFP PHOTO/ALEX FUENTES)

O temporal também provocou a suspensão das aulas em toda a região do Atacama, da qual Copiacó é capital. A maior preocupação das autoridades é a de que as chuvas continuem caindo com força nas próximas horas em toda a região.

A presidente Michelle Bachelet expressou sua "solidariedade com todos os afetados" e garantiu que serão enviados à região os recursos necessários para assegurar a normalidade dos serviços.

A situação de emergência no norte, que abriga o deserto do Atacama, o mais árido do mundo, se contrapõem à situação de seca e incêndios florestais que arrasam milhares de hectares de floresta nativa no sul do país.


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Sudeste e Sul concentram cidades integradas no país, diz IBGE

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7,4 milhões se deslocam entre municípios no país para estudo ou trabalho.
São Paulo lidera fluxo de deslocamentos, segundo dados do Censo 2010.

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Rosanne D'Agostino* Do G1, em São Paulo
25/03/2015 10h00 - Atualizado em 25/03/2015 11h18
Postado às 12h50m
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As regiões Sudeste e Sul possuem o maior número de municípios integrados do país - áreas em que a população se desloca de uma cidade a outra por motivo de trabalho e estudo. 

A conclusão foi divulgada nesta quarta-feira (25) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e também aponta que São Paulo lidera a quantidade de fluxos urbanos e de população em deslocamento constante.
selo ibge (Foto: Editoria de Arte/G1)
O IBGE mapeou os grandes agrupamentos de dois ou mais municípios com forte integração populacional, que ocorre em razão de migrações por causa do emprego ou educação. São os chamados arranjos populacionais.

Segundo o levantamento, baseado no Censo Demográfico 2010, em todo o país 7,4 milhões de pessoas se deslocavam entre os municípios dos arranjos populacionais para estudar ou trabalhar. É a primeira vez que o instituto faz um cruzamento de dados do tipo.

Em 2010, mais da metade da população (55,9%) morava nos municípios que estão dentro desses arranjos populacionais. São 106,8 milhões de pessoas em 294 arranjos, formado por 938 municípios.

O IBGE diz que o objetivo do estudo é fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas e estimular a parceria entre os municípios envolvidos. “A importância do estudo está em definir o quadro sintético da urbanização brasileira e as novas formas urbanas que surgiram no país", diz Monica O’Neil, pesquisadora da coordenação de geografia da Diretoria de Geociências do IBGE. "A gente percebeu, por exemplo, o papel estratégico de determinados centros."

Municípios integrados, por região População nos arranjos
Sudeste 112 72%
Sul 85 61,1%
Nordeste 56 40,1%
Centro-Oeste 24 51,3%
Norte 17 23,5%
Fonte: IBGE
Sudeste e o Sul possuíam, respectivamente, 112 e 85 arranjos populacionais. No Nordeste, havia 56, seguido da região Centro-Oeste, com 24, e Norte, com 17.

No Sudeste, os arranjos acompanham os grandes centros urbanos e eixos econômicos articulados por rodovias, como a Presidente Dutra. No Sul, os maiores estão associados às metrópoles de Porto Alegre e Curitiba.

No Nordeste, a maioria está em regiões litorâneas, enquanto nas regiões Norte e Centro-Oeste, os arranjos estão ligados principalmente aos grandes núcleos urbanos como Belém, Goiânia e Brasília.

Ainda segundo o IBGE, a maioria dos arranjos tem até 100 mil habitantes (63,6% têm essa característica), e 75,9% deles são formados por apenas dois municípios.

Concentrações urbanas
O IBGE também agrupou esses arranjos segundo o tamanho de sua população. Assim, o Brasil possui 26 grandes concentrações urbanas, ou seja, grupos que incluem os arranjos populacionais com mais de 750 mil habitantes somados a municípios isolados, que não formam arranjos, mas de mesma faixa populacional.


A população nessas 26 grandes concentrações urbanas soma pouco mais de 79 milhões de pessoas ou 41,4% da população brasileira.
arte ibge vale (Foto: Editoria de Arte/G1)
Para comparar áreas urbanas de portes semelhantes, o estudo dividiu esse grupo em três faixas distintas: acima de 750 mil a 1 milhão de habitantes; acima de 1 milhão a 2,5 milhões de habitantes; e maiores que 2,5 milhões de habitantes.

Nesse contexto, São Paulo concentrava 36 municípios, o maior número em todo o país, que concentra 19,6 milhões de habitantes. Em seguida, aparecem Porto Alegre (26) e Belo Horizonte (23). Todas as concentrações são capitais, com exceção de Sorocaba (SP).

"Significativamente nós temos São Paulo, com magnitude diferenciada dentro desse processo” analisou Monica O’Neil, do IBGE.

De acordo com ela, São Paulo e as outras 11 grandes concentrações urbanas formada pelo Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Porto Alegre, Salvador, Brasília, Fortaleza, Curitiba, Goiânia, Belém e Manaus, se destacam porque “exercem funções com comércio, serviços de um patamar acima, de uma complexidade maior em termos de ocorrência destas relações”.

Trabalho e estudo
Em São Paulo, mais de um milhão de pessoas se deslocam diariamente para trabalho ou estudo entre os municípios. As maiores ligações ocorrem entre Guarulhos e São Paulo (146,3 mil) e entre Osasco e São Paulo (112,4 mil).


"72% do PIB desse conjunto [de arranjo populacional de São Paulo/SP] está localizado na concentração de São Paulo [capital] e número de empresas, 75%”, afirmou Monica O’Neill. “São Paulo a gente percebe que uma dinâmica muito maior [de deslocamento] ocorre para São Paulo e outros arranjos desse corte da Grande São Paulo”, completou a especialista, em comparação com o Rio de Janeiro.

Para o IBGE, São Paulo tem um deslocamento tão intenso que pode ser chamada de “cidade-região”, englobando 89 municípios e 11 arranjos populacionais, somando 27,4 milhões de habitantes.
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Mapa mostra deslocamentos para trabalho e estudo na concentração urbana de São Paulo (Foto: Reprodução/IBGE)Mapa mostra deslocamentos para trabalho e estudo na concentração urbana de São Paulo (Foto: Reprodução/IBGE)
No Rio de Janeiro, esse tipo de deslocamento ocorre com mais frequência entre Niterói e São Gonçalo (120,3 mil), Duque de Caxias e Rio de Janeiro (119,0 mil) e entre Nova Iguaçu e Rio de Janeiro (109,6 mil).

O IBGE também destacou os deslocamentos na ligação entre a capital mineira e Contagem, com 119,6 mil, e a do Recife com Jaboatão dos Guararapes, com 118,2 mil.

Fronteiras
Foram identificados ainda 27 arranjos na fronteira internacional brasileira, somando aproximadamente 2,1 milhões de habitantes, 44,2% deles vivendo em países vizinhos. Destes, 16 se localizavam na região Sul. A maior população vive em Foz do Iguaçu e Ciudad del Este (Paraguai).


Arranjos especiais
O estudo traz ainda exemplos de ligações entre cidades distantes, como é o caso do eixo Rio-São Paulo, que movimentou 13,4 mil pessoas para trabalho e estudo em 2010. Destes, 57,7% são realizados somente por motivos de trabalho e 40,5% só devido ao estudo.


Também são exemplos os deslocamentos entre Macaé e Rio das Ostras com o Rio de Janeiro, alcançando 12,8 mil pessoas, entre as quais 81,9% destinam-se somente a trabalho, e a ligação entre Goiânia e Brasília, com 8,8 mil pessoas se deslocando entre essas capitais.

* Colaborou Cristiane Cardoso, do G1 Rio

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'Levei 2 anos negociando o Landau que levou papa', conta dono

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'O carro da minha vida' destaca sedã que transportou João Paulo II no Rio.
Comprado em 2013, carro era sonho desde os 7 anos de idade.

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Luciana de Oliveira Do G1, em São Paulo
25/03/2015 06h00 - Atualizado em 25/03/2015 08h51
Postado às 10h40m
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Landau 1979 (Foto: Sergio Castello Branco/VC no AutoEsporte)Castello Branco com a família e a 'relíquia' (Foto: Sergio Castello Branco/VC no G1)

Em julho de 1980, Sergio Castello Branco era um dos milhares de telespectadores que acompanhavam pela TV a primeira visita do papa João Paulo II ao Brasil. Ele tinha apenas 7 anos, mas diz que o fato o marcou. 

O garoto só não imaginava que, 33 anos depois, se tornaria dono de um dos carros que transportaram o papa naqueles dias, um Ford Landau 1979 preto.
QUAL O CARRO OU MOTO DA SUA VIDA? MANDE RELATO E FOTOS AO G1
Ford Landau 1979 (Foto: Sergio Castello Branco/VC no AutoEsporte)
O Landau 1979 preto foi comprado em 2013
(Foto: Sergio Castello Branco/VC no G1)

Antes de adquirir a relíquia, Castello Branco, que mora em Teresópolis (RJ), cultivou o gosto por carros antigos, acompanhando encontros na região. Em 2004, comprou um Chevrolet Opala SS 1978, cor prata.

"Era um sonho de criança. Um vizinho tinha, via chegar, imponente, chamando a atenção. Comecei a estudar o carro e fui ficando cada vez mais interessado", conta. Depois vieram os Volkswagen Passat 1988, Parati GLS 1993, Gol GTS 1994 e Saveiro Summer 1995.

"Filho" da "família" Galaxie e produzido no Brasil, o Landau não estava nos planos de Castello Branco. "Nunca pensei em ter um. Sempre achei um carro muito grande, sou de estatura mediana para baixa, 1,65 m, nunca me senti muito à vontade num carro grande", diz.

Mas, em 2011, um amigo contou a ele que existia um "papamóvel" à venda. O administrador de empresas descobriu que se tratava do Landau que havia transportado o papa em 1980, no Rio, e que pertencia ao ex-presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), José Aurélio Affonso Filho.
Ford Landau 1979 (Foto: Sergio Castello Branco/VC no AutoEsporte)Carro é um dos mais luxuosos produzidos no Brasil (Foto: Sergio Castello Branco/VC no G1)

2 anos de negociação
Apesar de "não ser católico fervoroso", Castello Branco, hoje com 40 anos, se encantou com a possibilidade de ter o automóvel onde João Paulo II andou. "Foi uma figura influente, carismática, uma pessoa muito importante." E ele, então, entrou em contato com a filha do dono. Ali começou "uma longa e maravilhosa negociação", como descreve o administrador. Detalhe: isso durou 2 anos.


"Ela era muito ocupada, era difícil o contato. Levei quase 1 ano pra conseguir ver o carro, que estava aqui mesmo em Teresópolis", conta. "Aí foi mais 1 ano até fechar negócio."
Ele só não revela quanto pegou pelo veículo. "Esse assunto é como um conclave", brinca.
Ford Landau 1979 (Foto: Sergio Castello Branco/VC no AutoEsporte)Placa no para-choque, colocada por ex-dono, lembra visita papal (Foto: Sergio Castello Branco/VC no G1)

Modificações
Castello Branco conta que o carro teve pequenas modificações para abrigar o papa. "Foi melhorado o sistema de refrigeração (do motor). Os bancos foram revestidos em couro, foi colocado um apoio para os pés e alças nas costas do banco da frente", enumera. "A plaquinha no para-choque foi o presidente da federação que colocou, pois tinha intuito de fazer um museu com os carros que tinha."



O novo dono não sabe por quantas pessoas o carro passou antes de Affonso Filho e dele. "Teve uma ou duas pessoas; em 1980, parece que era de um fazendeiro do RJ, que deu o carro para o governo." Com um "pequeno" tanque de 107 litros, brinca Castello Branco, ele acredita que o sedã esteja com 112.000 km rodados.

Com 5,413 m de comprimento --maior que as picapes cabine dupla mais vendidas no Brasil-- e 1,99 m de largura, a fama de luxuoso do Landau superou a de "beberrão". Não à toa era escolhido por executivos, famosos e autoridades; foi até carro de presidente no Brasil. 

Um outro Galaxie foi usado por João Paulo II, também em 1980, em Curitiba, ganhando teto solar para que o papa pudesse ficar de pé e saudasse os fiéis.
O modelo saiu de linha em 1983, quando era a única versão do Galaxie ainda à venda. Oficialmente, seu substituto foi o Ford Del Rey.
Ford Landau 1979 (Foto: Sergio Castello Branco/VC no AutoEsporte)
O sedã já vinha com direção hidráulica e ar-condicionado (Foto: Sergio Castello Branco/VC no G1)

É mais gostoso do que um
carro atual, é extremamente confortável. A impressão é
de estar em uma nave"
Castello Branco

'Banheira', não
O proprietário se surpreendeu com a dirigibilidade do Landau equipado com câmbio automático e motor V8 302 de 5 litros com 199 cavalos de potência 199 CV, e pesando 1.838 kg.


"Não é difícil (dirigir), pelo contrário. A direção é hidráulica, muito leve, você move com um dedo. É mais gostoso do que um carro atual, é extremamente confortável. A impressão é de estar em uma nave", descreve. "Claro que, para entrar em uma vaga, dificulta mais."

Castello Branco avisa que nenhuma de suas relíquias está à venda. Para o dia a dia, ele tem um carro atual, "mas, sempre que possível, eu saio com os outros, tenho mais prazer de dirigir".
Ford Landau 1979 (Foto: Sergio Castello Branco/VC no AutoEsporte)Modelo deixou de ser produzido em 1983 (Foto: Sergio Castello Branco/VC no G1)

Ford Landau 1979 (Foto: Sergio Castello Branco/VC no AutoEsporte)Banco foi revestido em couro para João Paulo II (Foto: Sergio Castello Branco/VC no G1)

Ford Landau 1979 (Foto: Sergio Castello Branco/VC no AutoEsporte)Também foram instalados apoios para os pés e alças (Foto: Sergio Castello Branco/VC no G1)

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