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terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Carros de luxo apreendidos em SP ficam sob segurança 24 horas por dia

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BRASIL -- SÃO PAULO --\\-- CIDADES

Estacionamento da Receita Federal tem Nissan, Audi e Mustang.
Veículos usados foram importados, prática proibida no Brasil.

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Roney Domingos Do G1 SP

Carros de luxo e moto apreendidos pela Receita  no interior de SP (Foto: Receita Federal/ Goep/ Divulgação)Carros e moto de luxo apreendidos pela Receita em Piracicaba (Foto: Receita Federal/ Goep/ Divulgação)

[!#-=-#!] Avaliado em R$ 170 mil, o Nissan 370Z Touring apreendido por agentes do Grupo de Operações Especiais de Piracicaba (Goep) da Receita Federal na tarde de sexta-feira (23) está estacionado ao lado de outros veículos de luxo, em um local coberto e vigiado 24 horas por dia dentro do prédio da própria Receita em Piracicaba, no interior paulista.


O Goep é uma equipe de elite da Delegacia da Receita Federal de Piracicaba, criada em 2007 e composta por auditores fiscais e analistas tributários treinados para o combate e repressão aos crimes de contrabando, descaminho, pirataria e lavagem de dinheiro.


Parte dos veículos apreendidos foram alvos da Operação Black Ops, deflagrada em outubro. Com base em determinações da Justiça Federal e com base em informações e documentos  obtidos junto aos governos dos países exportadores, a operação buscou inibir a importação de veículos usados que entram no Brasil como se fossem novos. A importação de veículos usados no país é proibida, salvo em situações excepcionais.

No dia 7 deste mês,  o Goep apreendeu um Ford Mustang GT Premium 2010/2011 que estava em circulação em Capivari, no interior de São Paulo. O veículo foi declarado como novo no momento de sua importação, mas documentos fornecidos à Receita Federal pelo governo norte-americano comprovam que o veículo já era usado no momento de sua importação. O veículo tem 4.200 km rodados e está avaliado em R$ 200 mil.

Em outubro, o Goep e a Polícia Federal de Piracicaba apreenderam dois New Beetle conversíveis, ano e modelo 2010, avaliados, cada um, em R$ 136 mil.



No dia 31 de agosto deste ano, o Goep, em operação conjunta com a Polícia Civil, apreendeu um automóvel Audi, modelo A5 SPB 2.0 TFSI, ano 2010/modelo 2010, fabricado na Alemanha, que ingressou clandestinamente no Brasil a partir do Paraguai. O veículo está com apenas 2.615 km rodados e está avaliado em R$ 160 mil.


No dia 18 de maio de 2011, o Goep, em operação conjunta com a Polícia Civil, apreendeu em Piracicaba uma motocicleta Yamaha YZF R1 de 1000cc, 2005/2006. A moto é de fabricação francesa e não possui registro no Renavam. Durante as investigações, foi constatado que a motocicleta ingressou clandestinamente no território nacional, a partir da Guiana Francesa. A motocicleta está avaliada em R$ 42 mil.

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'Berçário' de estrelas é registrado por satélite infravermelho da Nasa

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Nebulosa Barnard 3 é cercada por brilhantes e coloridas nuvens de poeira.
Região fica a 1.000 anos-luz da Via Láctea, mas ainda pertence à galáxia.


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Do G1, em São Paulo

|!!-=-!!| O satélite explorador infravermelho (Wise, na sigla em inglês) da agência espacial americana (Nasa) registrou uma nova imagem da nebulosa Barnard 3 – ou IRAS Ring G159.6-18.5 –, cercada por brilhantes nuvens de poeira verdes e vermelhas. Esse pó interestelar é um “berçário” onde nascem as estrelas.
Nebulosa 620 (Foto: NASA/JPL- Caltech/UCLA)Nebulosa Barnard 3 é registrada pelo satélite infravermelho Wise, da Nasa (Foto: NASA/JPL- Caltech/UCLA)

O anel verde é formado por pequenas partículas de poeira quente, cuja composição é muito semelhante ao “smog” (mistura de neblina e fumaça) encontrado na Terra.


Já a nuvem vermelha no centro é provavelmente feita de um pó metálico e mais frio que as regiões vizinhas. A estrela brilhante no meio da nuvem vermelha, chamada de HD 278942, é tão luminosa que, segundo os astrônomos, talvez seja essa a causa do brilho do anel em volta dela.


A região amarelo-esverdeada e brilhante à esquerda do centro da imagem é similar ao anel, embora mais densa. E as estrelas branco-azulada estão localizadas tanto na frente quanto atrás da nebulosa.


Zonas semelhantes à Barnard 3 são encontradas bem próximo da Via Láctea à noite. Essa região, porém, fica um pouco fora dessa faixa, a cerca de 1.000 anos-luz da nossa galáxia, perto da fronteira entre as constelações de Perseu e Touro. Apesar disso, a nuvem ainda é considerada parte da Via Láctea.

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Analistas e empresas traçam planos para fim do euro

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Operadora de turismo altera contratos com hotéis gregos


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O símbolo do Euro, em frente a sede do Banco Central Europeu, em Frankfurt: analistas desenham cenários sem a moeda única europeia Foto: Daniel Roland / AFP
O símbolo do Euro, em frente a sede do Banco Central Europeu, em Frankfurt: analistas desenham cenários sem a moeda única europeia Daniel Roland / AFP

|:|%_$|:| SÃO PAULO — A crise da dívida da União Europeia (UE) tem abalado as estruturas da economia mundial e deixado alguns em dúvida sobre o futuro do euro como moeda comum do bloco. No site do americano Wall Street Journal, um dos mais importantes jornais econômicos do mundo, uma pergunta, no início de dezembro, desafiava os leitores a refletir sobre o futuro: “Você acredita que o euro vai existir daqui a dez anos?” A maioria dos economistas, que acompanha a crise da dívida na Europa, avalia que a possibilidade de que a Europa “quebrar” e a moeda única se desintegrar é muito pequena. Mas essa visão não é unânime. Algumas empresas na Europa já começam a traçar planos para o caso de um colapso do euro. E já há muitos analistas de mercado projetando os cenários econômicos caso um ou mais países, como Portugal ou Grécia, abandonem a moeda europeia comum, que em 2002 nasceu para concorrer com o dólar.
— Antes da crise da dívida chegar à Itália, a chance do desaparecimento do euro ou de que alguns países abandonem a moeda única era de menos de 10%. Mas essa possibilidade cresceu significativamente nos últimos três ou quatro meses. Não é um risco que possa ser negligenciado. Ainda não chegamos ao fim da crise e, portanto, acidentes acontecem — disse ao GLOBO o estrategista Jens Nordvig, da corretora japonesa Nomura.


A Volkswagen Autoeuropa, de Portugal, já começou a traçar um plano de emergência em caso do fim do euro ou de Portugal abandonar a moeda comum. O diretor financeiro da empresa, Jurgen Dieter Hoffmann, disse ao jornal britânico Financial Times, que como a empresa automobilística é uma das maiores exportadoras de Portugal e faz parte de um grupo mundial, o impacto não seria tão negativo, sem revelar detalhes. Na Alemanha, a operadora de turismo TUI tomou uma medida mais radical. A empresa começou a a exigir a renegociação dos contratos com hotéis gregos expressos em dracmas, a moeda grega antes da entrada do euro. A medida é uma prevenção caso a Grécia saía da zona do euro. O câmbio usado nas transações não foi revelado, mas um estudo feito pela corretora Nomura mostrou que a dracma teria uma desvalorização de pelo menos 57% em relação ao dólar e ao euro, caso fosse restabelecida.


O grupo de varejo Sonae, também de Portugal, encomendou um estudo para saber qual seria o impacto para a economia caso o país abandonasse o euro. O trabalho já foi apresentado à direção da empresa, há um mês, e o Sonae informou que ainda não tem um plano B. O estudo mostrou um quadro muito ruim. Se Portugal voltasse ao escudo e abandonasse a zona do euro, haveria uma queda no valor dos salários e das poupanças entre 30% e 50%, trazendo consequências drásticas para o consumo. O custo de abandonar o euro, ficaria entre 9.500 e 11.500 “per capita” para cada português.


Até alguns bancos centrais já estão preocupados com a possibilidade de ruptura. O BC da Irlanda, por exemplo, já estaria preparando um esquema para imprimir moeda local para substituição do euro. Montenegro, nos balcãs, não tem capacidade para imprimir moeda. O país usava o marco alemão antes da chegada do euro. Agora já pensa numa moeda própria, em caso do fim do euro, terceirizando a impressão.


— O fim do euro ou o abandono da moeda única por alguns países provocaria um cenário econômico difícil de prever. As consequências seriam globais e muito piores do que a quebra do banco Lehman Brothers — diz o economista Raphael Martello, da consultoria Tendência de São Paulo.


Um estudo do Capital Economics, um instituto de análises econômicas, mostrou que se apenas Grécia e Portugal deixassem a zona do euro nos próximos dois anos, o PIB da zona do euro seria reduzido em 1% em 2012 e 2,5% em 2013, a mesma queda registrada na crise de 2008/2009 com a quebra do Lehman Brothers. O banco UBS estimou que se apenas a Grécia abandonasse o euro, isso custaria entre € 9.500 e € 11.500 per capita. Se a Alemanha abandonasse a moeda comum, diz o UBS, o custo por habitante seria de € 6.000 mil a € 8.000 mil.


O estudo do UBS calculou que se a Alemanha abandonar o euro, terá pelo menos um milhão de postos de trabalho dizimados, além de uma redução do PIB de cerca de 3%. Além disso, com uma nova moeda valorizada, a Alemanha perderia terreno nas exportações. O impacto, segundo análise da seguradora Allianz, seria uma redução de 50% nas vendas ao exterior.


Um levantamento da Corretora Nomura mostrou que se a Alemanha voltasse a usar o marco, seria a única moeda da região a ter valorização frente ao dólar e ao euro.


— Sair do euro ajudaria a resolver um problema de câmbio, com desvalorizações das novas moedas, dando fôlego às exportações. Mas o custo para cada país reestruturar sua dívida seria muito mais elevado. Além disso, estar na zona do euro, baixou o custo de captação de recursos para todos. O problema é que, em caso de ruptura, os países perdem acesso ao mercado financeiro. Todos terão dificuldades de financiamento, inclusive as empresas, pois o crédito deve secar. Certamente haverá o travamento de um fluxo de capital importante, e sem precedentes, que pode levar a uma recessão global — avalia o economista Raphael Martello, da Tendências.


Num cenário de caos financeiro, o cidadão comum corre para sacar seu dinheiro do banco. Isso seca o crédito e dificulta o acesso ao capital para as companhias. As empresas, por sua vez, cortam produção, demitem e o crescimento econômico fica travado. É o cenário mais propício para a instabilidade social.


— Por isso, ninguém espera uma ruptura total da moeda, mas sim de saída de algumas nações da zona do euro. Os efeitos do fim do euro seriam muito drásticos e assim é melhor se esforçar e tentar salvá-lo — diz o economista Martello.

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