Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Obama diz que sepultamento de Bin Laden foi "respeitoso"

Você acredita em tantas informações americanas que se contradizem...desconexas,contraditorias em si!...Os EUA são forjadores de documentos falsos para querer invadir soberanias de outros paises...hoje em dia, após as atitudes do VIKILEAKS em fazer vir à tona milhares de documentos secretos dos Estados Unidos, é que sabemos de muitas atitudes americanas,no que tange a assuntos de Inteligência "espionagem"...


## = ## O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que as forças do seu país foram "respeitosas com o corpo" de Osama bin Laden ao sepultá-lo no mar, apesar de críticas feitas por alguns clérigos islâmicos a esse procedimento.

"Foi uma decisão conjunta", disse Obama, quando questionado se havia tomado pessoalmente a decisão de jogar o corpo ao mar.

"Achamos que era importante nos anteciparmos a respeito de como dispor do corpo caso ele fosse morto na residência. E acho que o que tentamos fazer foi --consultando especialistas em direito e ritual islâmico-- encontrar algo que fosse adequado, ou seja, respeitoso com o corpo."

"Tomamos mais cuidado com isso do que, obviamente, Bin Laden tomou quando matou 3.000 pessoas (nos atentados de 11 de setembro de 2001). Ele não teve muito respeito sobre como (as vítimas) eram tratadas e profanadas", disse Obama ao programa "60 Minutes", da rede CBS.

"Mas isso, novamente, é algo que nos torna diferentes. E acho que lidamos (com o corpo) apropriadamente", afirmou Obama, segundo trechos divulgados antecipadamente da entrevista, que vai ao ar no domingo (8).

Bin Laden foi morto por soldados norte-americanos na madrugada de segunda-feira (tarde de domingo no Brasil) na localidade paquistanesa de Abbottabad. Seu corpo, levado para um porta-aviões dos EUA no mar da Arábia, foi atirado ao mar horas depois, o que levou alguns muçulmanos a dizerem que isso contraria a prática islâmica.

As autoridades dos EUA garantem que o corpo de Bin Laden foi lavado, e que preces islâmicas foram recitadas, conforme prevê a religião. Elas afirmam ainda que a decisão de jogar o corpo no mar foi tomada para que o túmulo do militante não se tornasse um local de peregrinação para seus seguidores.

No entanto, o xeque saudita Abdul Mohsen al Obaikan, consultor da Corte Real Saudita, criticou a decisão: "Essa não é a maneira islâmica. A maneira islâmica é sepultar a pessoa em terra (se tiver morrido em terra), como todas as outras pessoas."

DA REUTERS, EM WASHINGTON

Não houve resistência de Bin Laden durante operação que matou o terrorista, diz jornal

 "" * Fontes oficiais ouvidas pelo jornal New York Times revelam novos detalhes sobre a operação do último domingo... * ""


## = ## ISLAMABAD - Enquanto a Casa Branca procura oficializar a versão de que a invasão à mansão de Osama bin Laden foi uma operação de grande coragem dos soldados americanos, novos relatos indicam o oposto: na verdade, o confronto ocorrido em Abbottabad foi uma batalha desigual. Fontes oficiais ouvidas pelo jornal New York Times revelam novos detalhes sobre a operação do último domingo que culminaram na morte do terrorista saudita e provêm novos ingredientes ao criticismo sobre a operação das tropas norte-americanas.
A principal informação diz respeito à natureza do conflito travado dentro do complexo de Bin Laden. A Casa Branca defendeu que houve uma "intensa troca de tiros durante toda a operação", mas as fontes ouvidas pelo jornal desmentem a versão.
Segundo elas, somente houve troca de tiros no início da operação, justamente quando os soldados americanos travaram contato com Abu Ahmed al-Kuwaiti, o mensageiro de Bin Laden, na casa de hóspedes da mansão. Esse teria sido o único momento em que os americanos receberam fogo. Al-Kuwaiti, que tentou surpreender os invasores se escondendo atrás de uma porta, acabou morto, juntamente com uma mulher que estava junto a ele.
A partir daí, os americanos não foram mais ameaçados. Eles prosseguiram mansão adentro quando encontraram o irmão de Bin Ladem; pressupondo que ele também estaria armado, atiraram e o mataram. O mesmo ocorreu com Khalid, um filho do terrorista, quando os soldados subiam as escadas. O desfecho da operação ocorreu quando foi alcançado o quarto de Bin Laden, no último andar da mansão. Os americanos viram duas armas - um fuzil AK 47 e uma pistola Makarov - próximas a Bin Laden, então atiraram e o mataram. Eles também feriram uma mulher que estava com ele.
De acordo com as fontes ouvidas pelo New York Times, a falta de congruência dos relatos da Casa Branca ocorre pois as autoridades americanas só gradualmente puderam tomar conhecimento, a partir dos soldados, dos detalhes do curso da operação em Abbottabad. Eles também argumentam que, após a troca de tiros logo no primeiro contato na mansão, os soldados pressupuseram que todos estariam armados. "Eles estavam em um ambiente ameaçador e hostil durante todo o tempo", disse uma das fontes.

Al-Qaeda planejava atacar trens nos EUA, segundo dados de Bin Laden

Informações encontradas em computadores na casa do terrorista revelam planos da organização.




$$ = $$  WASHINGTON - Informações adquiridas pela inteligência dos EUA vinda do material encontrado no complexo do terrorista Osama bin Laden no Paquistão indicam que a rede Al-Qaeda planejava atacar linhas férreas no território americano, informaram autoridades nesta quinta-feira, 5.

O Departamento de Segurança Doméstica emitiu um aviso para as autoridades de todo o país dizendo que em fevereiro de 2010, a organização terrorista planejava sabotar uma linha de trem não especificada dos EUA para fazer com que os vagões se acidentassem. O plano, porém, não está em curso. De acordo com a Associated Press, o alerta foi emitido apenas para uso do governo.

A informação é aparentemente a primeira a circular abertamente pelas autoridades depois que militares americanos realizaram uma operação em Abbottabad, no norte do Paquistão, e mataram Bin Laden. A equipe especial da Marinha responsável pela ação recolheu computadores, DVDs e documentos da casa do líder da Al-Qaeda.

O saudita foi morto na madrugada da segunda-feira. Ele era o homem mais procurado pelas autoridades americanas, que ofereciam uma recompensa de US$ 25 milhões por sua captura. Bin Laden é considerado um dos responsáveis pelo ataque ao World Trade Center em 11 de setembro de 2001, quando mais de 3 mil pessoas morreram.

Analistas de inteligência estiveram revisando e traduzindo o material, procurando informações sobre planos de ataque e ligações com outros grupos extremistas. "Queremos destacar que esse plano da Al-Qaeda está baseado em dados iniciais, o que pode levar a novas conclusões", disse o porta-voz do Departamento de Segurança Doméstica, Matt Chandler. O governo não tem planos para emitir um alerta de terrorismo.

As autoridades americanas já desbarataram planos que tinham linhas de trem como alvo antes, incluindo uma trama contra o metrô de Nova York em 2009. Após a morte de Bin Laden, na segunda, o FBI e o Departamento de Segurança Doméstica alertaram sobre possíveis ataques no território americano em retaliação à ação no Paquistão.

A Popularidade de Obama vai a 52% após morte de Bin Laden.

** = O índice de popularidade do presidente americano Barack Obama subiu a 52% após a morte de Osama bin Laden, indicou nesta quinta-feira uma pesquisa realizada pelo instituto Gallup. = **

Veja galeria de imagens da visita de Obama a NY
## = ## De acordo com o levantamento nos três dias anteriores à operação, realizada no último domingo (1º), a taxa de aprovação de Obama ficou na média de 46%.

Durante os três dias após a morte do chefe da rede terrorista Al Qaeda, no entanto, a aprovação do presidente subiu seis pontos percentuais, mantendo-se na média de 52%.

O Gallup diz que grandes eventos internacionais costumam aumentar a popularidade dos presidentes.

Uma pesquisa feita pela instituição registrou o aumento de popularidade de presidentes americanos logo após 48 crises domésticas ou internacionais desde 1950. A média de aumento é de 7%.

Jewel Samad/France Presse
Obama coloca coroa de flores no Marco Zero; sem discursos públicos em respeito à solenidade do evento
Obama coloca coroa de flores no Marco Zero; sem discursos públicos em respeito à solenidade do evento

Quando George W. Bush anunciou a captura de Saddam Hussein, em 2003, sua aprovação aumentou em 7%.

No entanto, o aumento de Obama é muito inferior ao maior "salto" de popularidade já registrado pelo instituto, que ocorreu logo após o 11 de setembro de 2001, quando a taxa de aprovação do ex-presidente George W. Bush subiu em 35%.

Outros presidentes também tiveram aumentos maiores de popularidade no passado.

Entre eles, George H.W. Bush após o início da Guerra do Golfo, em 1991 (18%), Richard Nixon após o acordo de paz do Vietnã (16%), e novamente George H.W. Bush após enviar tropas ao Kuait (14%).

Analistas do Gallup dizem que a tendência é que os "saltos de popularidade" após grandes crises internacionais se dissipem no espaço de uma a quatro semanas, e que o desafio para Obama é manter a nova taxa de 52% de aprovação de seu governo.

Um Grande asteroide passará 'raspando' pela Terra em novembro...

É a 1ª vez que se prevê passagem tão próxima do planeta por objeto descrito pela Nasa como 'potencialmente perigoso'.

## = ## Um grande asteroide vai passar "raspando" pela Terra em novembro deste ano, informou a Nasa, a agência espacial americana.

Nasa/DivulgaçãoO asteroide 2005 YU55
Embora o asteroide 2005 YU55 tenha sido classificado como um objeto potencialmente perigoso, os especialistas dizem que não há riscos de que ele colida com a Terra nos próximos cem anos.

Esta é a primeira vez que cientistas preveem a passagem tão próxima à Terra de um objeto desse tamanho.
A Nasa informou que um evento como esse não deve se repetir até 2028, quando o asteroide (153814) 2001 WN5 deve passar a uma distância ainda menor do nosso planeta.
Identificado em 2005 pelo astrônomo Robert McMilan, do Spacewatch Program, em Tucson, no Estado do Arizona (EUA), o asteroide 2005 YU55 vai passar a uma distância de 323 mil km da Terra.
Observação
Com cerca de 400 metros de diâmetro, ele poderá ser visto por meio de telescópios relativamente pequenos. O melhor momento para tentar observá-lo, segundo a Nasa, será na noite de 8 de novembro, depois das 21h na zona do Atlântico leste e oeste africano. Mas não será fácil acompanhar sua trajetória, já que o asteroide estará se movendo em alta velocidade.
Segundo descrições, trata-se de um objeto muito escuro, de forma esférica.
Os astrônomos pretendem aproveitar a oportunidade para estudar a rotação do asteroide e determinar a aspereza de sua superfície e sua composição mineral.

Carro-bomba mata ao menos 17 no Iraque













## = ## HILLA, Iraque - Um homem em um carro-bomba matou ao menos 17 pessoas e feriu outras 65 nesta quinta-feira em uma unidade da polícia na cidade de Hilla, onde a maioria da população é xiita, no momento em que o Iraque se prepara para possíveis ataques em retaliação à morte de Osama bin Laden por soldados americanos.

O Exército e a polícia do Iraque estão em alerta desde a operação dos EUA no Paquistão no último domingo, e autoridades da segurança disseram ter recebido informações da inteligência indicando que o braço iraquiano do grupo sunita realizaria ataques de retaliação.

" Embora ainda seja muito cedo para apontar a responsabilidade, explosões suicidas são feitas geralmente pela al-Qaeda "

O suicida bateu o carro contra a entrada da sede policial no centro de Hilla durante uma mudança de turnos, aproximadamente às 6h40m (0h40m, horário de Brasília), quando muitos policiais estavam ao lado de fora do prédio.

- Foi um ataque suicida com um carro-bomba em uma das sedes da polícia no início desta manhã. Até agora, 17 pessoas morreram e 65 feridas. Mas este número não é final, pois há muitos feridos em estado grave - disse o vice-governador da província de Babil, Sadeq al-Muhanna, à Reuters.

- Embora ainda seja muito cedo para apontar a responsabilidade, explosões suicidas são feitas geralmente pela al-Qaeda, e acreditamos que a al-Qaeda esteja por trás dessa explosão. Dissemos antes e diremos novamente, a al-Qaeda não acabará após a morte de seu líder - completou.

Unidade de elite "Team 6" seria responsável pela morte de Bin Laden

O "Team 6", dizem os especialistas em serviços secretos americanos, foi criado após a fracassada tentativa de resgatar os reféns americanos no Irã, em 1980.
Casa onde Bin Laden foi morto no Paquistão


## = ## Os verdadeiros responsáveis pela operação que culminou na morte do líder do grupo terrorista Al-Quaeda, Osama Bin Laden, na noite do último domingo, seria uma unidade de elite criada em 1980 pelas forças especiais da marinha americana (Navy Seals).

Segundo especialistas em serviços secretos americanos, o chamado incialmente de "Team 6", seria uma espécie de "elite da elite" dentro e suas atividades seriam tão secretas que a maior parte dos militares não conhece abertamente suas operações.

Apesar de a Casa Branca e a Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) se negarem a confirmar publicamente a participação do "Team 6" na operação que tirou a vida do líder da Al-Qaeda, jornais, revistas e sites especializados já reportaram diversas notícias sobre essa possibilidade.

O "Team 6", dizem os especialistas em serviços secretos americanos, foi criado após a fracassada tentativa de resgatar os reféns americanos no Irã, em 1980; o grupo teria sido responsável, ainda, pelo resgate do governador de Granada na invasão americana de 1983; e também pelo apoio à perseguição dos criminosos de guerra nos Bálcãs, além da libertação do capitão americano do Maersk Alabama na Somália, em 2009, segundo informações do site especializado no assunto, Globalsecurity.org.

O comando especial também teria intervindo na libertação de Linda Norgrove, uma informante escocesa de 36 anos que havia sido sequestrada no Afeganistão e morta numa operação de resgate, diz a imprensa americana.

O dígito "6" foi escolhido para fazer com que os soviéticos acreditassem que os Seals dispunham de mais equipes do que na verdade possuíam, explicou Richard Marcinko, primeiro líder do "Team 6" em uma obra sobre sua experiência intitulada "O Guerreiro Rebelde". Segundo Marcinko, o "Team 6" contava com 90 membros nos anos 80, mas o grupo chegou a ter de 200 a 300 membros desde os atentados de 11 de setembro de 2001.

Seus membros, diz Marcinko, são recrutados dentro dos 2.300 oficiais da marinha da Seals, cujo treinamento está entre os mais exigentes do mundo. A formação para obter o direito de levar a insígnia dos Seals inclui operações submarinas e saltos de paraquedas de grande altura.

A maioria dos que tentam ingressar nesse seleto grupo falham em algum momento durante o processo de seleção, principalmente devido à enorme pressão psicológica pelas quais são expostos, disse à AFP o capitão Kenneth Klothe, diretor do curso sobre guerra na Universidade de Defesa Nacional dos Estados Unidos.

Apesar de ainda ser conhecido por "Team 6", esse nome deixou de existir desde 1987, quando foi rebatizado Grupo de Desenvolvimento de Operações Especiais da Marinha (NSWDG, na sigla em inglês) e, segundo o jornalista especializado, Marc Ambider, o nome teria mudado novamente no final de 2010.

Número de internautas cresce 13,9% em um ano

## = ##  O número de usuários ativos de internet no Brasil aumentou 13,9% em apenas um ano, divulgou nesta quarta-feira o Ibope. O total de internautas - sejam as conexões de casa ou do trabalho – chegou a 43,2 milhões em março de 2011, um avanço de 4,4% em relação ao mês anterior e de 13,9% se a comparação for com o mesmo mês do ano passado.
O avanço pode ser atribuído principalmente ao barateamento de computadores e de planos pessoais de conexão. De um ano para cá, o número de pessoas que usam a web em casa aumentou 20,7%, passando de 29,1 milhões para 35,1 milhões.


Último combatente da Primeira Guerra Mundial morre aos 110 anos

Britânico naturalizado australiano, Claude Stanley Choules, nasceu em 1901 e com apenas 14 anos foi incorporado à Marinha do Reino Unido, pouco depois de o país declarar guerra à Alemanha.

Efe

## = ## SYDNEY - Claude Stanley Choules, o último combatente da Primeira Guerra Mundial que ainda estava vivo, morreu na Austrália aos 110 anos, informou a rádio ABC nesta quinta-feira, 5.
LSIS Nadia Monteith/AP
LSIS Nadia Monteith/AP
 
Claude Stanley Choules morreu em um asilo na cidade de Perth, na Austrália
Britânico naturalizado australiano, Choules lutou quando ainda era um adolescente e faleceu na noite de quarta-feira, 4, em um asilo da cidade de Perth, segundo informou sua família.
Nascido em 1901, com apenas 14 anos Choules foi incorporado à Marinha do Reino Unido, pouco depois de o país declarar guerra à Alemanha, e a bordo do destróier "HMS Revenge" foi testemunha da rendição da frota alemã em 1918.
Depois da guerra, Choules foi morar na Austrália, servindo nas Forças Armadas do país durante mais de quatro décadas. Em 2009, o ex-combatente publicou suas memórias, sob o título "O último dos últimos".
Após a morte de Choules quase um século depois do fim da Primeira Guerra, já não há mais combatentes vivos, mas sim uma mulher, a britânica Florence Green, à época do conflito garçonete em uma base da Força Aérea do Reino Unido.

10 mitos sobre Bin Laden...

## = ## O jornalista britânico Jason Burke, do The Guardian, publicou uma lista de dez mitos que cercavam o ex-líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, morto na segunda-feira após uma operação dos militares americanos no Paquistão. Veja as curiosidades sobre o saudita.

1 – Ele foi “criado” pela CIA
O terrorista não recebeu dinheiro ou treinamento da CIA (Agência Central de Inteligência dos EUA) durante os anos 1980, nem seus seguidores.

2 – Ele tem uma grande fortuna pessoal
Quando ele deixou a Arábia Saudita em direção ao Paquistão e, depois, ao Sudão, Bin Laden teve de deixar todo o dinheiro que tinha. Sua família – bastante abastada – também não lhe deixou herança.

3 – Ele foi responsável pelo ataque de 1993 ao World Trade Center
Ramzi Yousef, que promoveu o ataque, estava provavelmente trabalhando para Khaled Sheikh Mohammed, então um “terrorista independente”, que só passou a integrar a Al-Qaeda em 1996.

4 – Ele enriqueceu traficando drogas
Não há nenhuma prova de que isso tenha ocorrido, apenas alegações como as feitas no dossiê da Al-Qaeda publicada pelo governo britânico depois do 11 de setembro.

5 – Ele nunca se expunha ao perigo
Testemunhas afirmam que o saudita esteve no campo de batalha em Jaji, em 1987, e também nos conflitos de Jalalabad, em 1989.

6 – Ele passou um bom tempo em cavernas
Bin Laden convidou jornalistas a encontrá-lo nas cavernas perto de Tora Bora, no leste afegão. Ele vivia, no entanto, em um local próximo – uma fazenda em Hadda. Em 1999, se mudou para Kandahar e, seis anos depois, passou a morar onde foi morto – uma mansão em Abbottabad. Não há evidências de que ele tenha vivido em cavernas.

7 – Ele era um adolescente festeiro antes de se tornar um homem religioso
Também não há evidências de que ele tenha passado parte de sua adolescência em Beirute curtindo a vida. O material angariado sobre o saudita aponta para um homem tímido, quieto, que se casou ainda jovem e passou um bom tempo estudando as escrituras.

8 – Ele estava quase morrendo de uma doença no rim
Há relatos de que Osama Bin Laden tinha problemas renais, mas não sérios o bastante para matá-los. O mais provável era que ele tivesse problemas nas costas devido a sua altura – tinha 2 metros – e um estilo de vida relativamente sedentário.

9 – Ele liderou grupos extremistas chechenos e ataques em Madri, nas Filipinas, na Indonésia…
E chefiaria uma rede terrorista no Paraguai, na África Subsaariana e na África do Sul. Mas nenhuma dessas alegações, feitas por vários governos e serviços de inteligência durante a última década, têm qualquer fundamento.

10 – Ele torcia para o Arsenal
Apesar de a torcida do clube de Londres cantar “Osama, Osama, está se escondendo em Cabul e ama o Arsenal”, Bin Laden não se interessava pelo futebol britânico.

Sonda da Nasa confirma teoria de Einstein sobre o espaço-tempo

Uma Sonda da Nasa mediu com precisão microscópica a forma sutil como o espaço e o tempo são distorcidos em volta da Terra.

 ## = ## Quase cem anos depois, uma sonda espacial da Nasa, a agência espacial americana, confirmou previsões cruciais feitas pelo físico alemão Albert Einstein em 1915.

Nasa/Divulgação

                                               Nasa/Divulgação
                                               Sonda da Nasa orbita a Terra

 As observações da sonda de gravidade B (GP-B) comprovaram que a massa da Terra está muito sutilmente causando uma curvatura no tempo e no espaço ao seu redor, e até arrastando-os consigo.

Os cientistas conseguiram observar esses efeitos através do estudo do comportamento de quatro esferas super-precisas levadas dentro do satélite.

Os resultados foram publicados na revista científica Physical Review Letters.

Einstein
As confirmações das previsões de Einstein são significativas não apenas por comprovar uma vez mais a genialidade do cientista alemão, mas também por trazer instrumentos mais refinados para a compreensão da física que rege o cosmos.

As descobertas também representam o ápice de uma longa jornada para os líderes da missão, alguns dos quais dedicaram mais de cinco décadas à pesquisa.

Entre eles está Francis Everitt, o principal pesquisador da missão na Universidade de Stanford, que participou da concepção da sonda de gravidade B no fim dos anos 50.

"Completamos este experimento histórico, testando o Universo de Einstein - e Einstein sobrevive", disse ele.

A GP-B só foi lançada ao espaço em 2004 e desde então a missão da equipe é interpretar as informações e checar a correção das observações feitas.

Teorias confirmadas
O objetivo da sonda de gravidade B era confirmar duas importantes consequências da Teoria da Relatividade Geral, publicada por Einstein em 1915.

As previsões descrevem a forma como o tempo e o espaço são distorcidos pela presença de enormes objetos como planetas e estrelas.

Uma delas é o efeito geodético - que trata da forma como a Terra curva o espaço-tempo - e a outra, o efeito de arrasto - sobre como a rotação da Terra distorce o espaço-tempo ao seu redor ao girar.

A sonda GP-B verificou ambos os efeitos medindo movimentos mínimos nos eixos de rotação de quatro giroscópios em relação à posição de uma estrela chamada IM Pegasi (HR 8703).

Precisão
Para garantir a precisão do experimento, as esferas tinham de ser resfriadas até quase o "zero absoluto" (-273ºC) e então colocadas para flutuar dentro de um recipiente a vácuo gigante, contendo hélio superfluido. Esta e outras medidas isolavam as esferas de qualquer distúrbio externo.

Se Einstein estivesse errado, os giroscópios deveriam ter girado sem a influência de forças externas (pressão, calor, campo magnético, gravidade e carga elétrica).

Mas como o físico alemão concluiu que o espaço-tempo ao redor da Terra é curvo e distorcido pelo movimento do planeta, os cientistas esperavam um desvio, apesar das grandes dificuldades em medi-lo.

Ao longo de um ano, o desvio previsto no eixo das esferas devido ao efeito geodético foi calculado na escala de apenas alguns milhares de miliarcosegundos. O efeito de arrasto deverá ser ainda menor.

"Um miliarcosegundo representa a largura de um fio de cabelo humano visto a uma distância de 16 quilômetros. É um ângulo extremamente pequeno e este é o grau de precisão que a sonda de gravidade B tinha de alcançar", explicou Everitt.

Tecnologia
A missão foi proposta inicialmente em 1959, mas teve de esperar vários anos para que a tecnologia necessária fosse inventada.

"A GP-B, apesar de simples conceitualmente, é um experimento extremamente complexo tecnologicamente", disse um ex-gerente de programas na GP-B, Rex Geveden.

"A ideia surgiu cerca de três ou quatro décadas antes que a tecnologia estivesse disponível para testes. Treze novas tecnologias foram criadas para a GP-B."

As inovações criadas para a missão levaram diretamente à melhoria do Global Positioning System (GPS) e ao sucesso de outras missões espaciais da Nasa.

Egito pedirá para que Alemanha devolva estátua de Nefertiti

##=## O governo do Egito quer que um busto da rainha Nefertiti, com data de 3.400 anos, volte ao seu país. Um pedido formal será feito à Alemanha nos próximos dias via o Ministério de Relações Exteriores.

"A posição do governo alemão não mudou. Nefertiti permanecerá em Berlim", disse o assessor do Ministro da Cultura alemão.

Fabrizio Bensch/Reuters
Busto da rainha Nefertiti que se encontra hoje em Berlim; governo alemão não dá sinais de que vá devolver peça
Busto da rainha Nefertiti que se encontra hoje em Berlim; governo alemão não dá sinais de que vá devolver peça

O busto teria sido contrabandeado para fora do Egito, mas os alemães afirmam que não há qualquer ilegalidade na sua aquisição.

Segundo o órgão, o busto encontrado em 1912 pelo arqueólogo Ludwig Borchardt foi comprado legalmente pelo governo prussiano e há documentos que provam a transação comercial.

Nefertiti era casada com o faraó Aquenáton e a peça que hoje se encontra na Alemanha faz parte da lista dos objetos que o Egito mais deseja ter novamente no país por causa de seu valor cultural.

Bush se afasta, mas republicanos tentam dar crédito também a ex-presidente por morte de Bin Laden







## = ## WASHINGTON - Apesar de convidado, o ex-presidente George W. Bush estará ausente nesta quinta-feira na cerimônia promovida por seu sucessor, Barack Obama, no Marco Zero, local dos atentados de 11 de setembro de 2001, em Nova York. Seus fiéis escudeiros, ao contrário, têm marcado forte presença pública nos últimos dias para dar crédito ao ex-presidente como um dos principais responsáveis no processo que culminou na localização e morte do líder terrorista Osama bin Laden.
Ao assumir a Casa Branca, Obama procurou demarcar as diferenças de abordagem de políticas de inteligência e de segurança nacional em relação ao seu antecessor.
Analistas apontam, no entanto, que a "guerra ao terror" declarada por Bush após os ataques da al-Qaeda em Nova York e Washington não sofreu profundas alterações de rumo no governo Obama - que além de intensificar a presença americana na guerra do Afeganistão, entrou num novo conflito, na Líbia.

O atual presidente também não conseguiu cumprir uma de suas simbólicas promessas de campanha: o fechamento da prisão de Guantánamo.
Karl Rove, um dos principais assessores do governo Bush, foi um dos que procuraram defender o legado do ex-presidente após a eliminação de Bin Laden. Ao congratular Obama e sua equipe de segurança nacional pelo feito, acrescentou:
"E um agradecimento também é devido ao presidente Bush, cujas políticas providenciaram os instrumentos necessários que levaram à descoberta do local em que Bin Laden estava escondido", escreveu.

Dick Cheney destaca influência do antigo governo

Num tom similar, o ex-vice-presidente Dick Cheney, tido como uma das principais influências nas políticas mais duras da era Bush, parabenizou o atual governo, mas não deixou de citar o passado:
- Parece que muitas coisas que fizemos antes possibilitaram este sucesso. Penso que isso significa coisas positivas sobre a abordagem estratégica geral.
A ex-secretária de Estado Condoleezza Rice não ficou atrás:
- Os Estados Unidos, ao longo de muitos anos e duas Presidências, juntaram as informações para poder pegar Osama bin Laden - disse em entrevista à rede NBC.

Sarah Palin não perde a chance de alfinetar Obama

Por sua vez, a ex-governadora Sarah Palin, do Alasca, uma das principais líderes do movimento ultraconservador Tea Party, também não perdeu a chance de alfinetar Obama ao falar um dia depois do anúncio da morte de Bin Laden, em um comício no Colorado:
- Ontem foi um testemunho da dedicação militar no implacável encurralamento do inimigo durante muitos anos de guerra. E temos de agradecer ao nosso presidente. Nós agradecemos ao presidente Bush.
MARCO ZERO... LOCAL ONDE EXISTIA O WORLD TRADE CENTER

O gaúcho

Piada do Dia. = 033\2011




Certo dia, um gaúcho conta á um amigo que vai viajar para São Paulo. O amigo logo diz ao gaúcho:
- Se cuida com os taxistas paulistas, pois eles voam no trânsito.
Chegando lá, ele pega um taxi. E o taxista diz:
- Onde o senhor quer que eu lhe largue?
- O gaúcho responde, na Av. Paulista.
E o taxi diz:
- Em que altura?
Logo, o gaúcho responde:
- Se tu subires meio metro de altura, eu te mato desgraçado.

Primeiro corpo de vítima do voo 447 é resgatado nesta nova fase, informaram autoridades francesas



## = ## RIO - Foi resgatado o primeiro corpo de uma das vítimas do voo 447 da Air France nesta retomada das operações de buscas, anunciou a Direção Geral da Gendarmeria Nacional da França (DGGN, na sigla em francês). O Airbus da companhia francesa caiu no oceano Atlântico em junho de 2009, quando seguia do Rio para Paris, matando 228 pessoas. Pouco depois do acidente, os corpos de 51 passageiros foram encontrados. Depois de uma tentativa frustrada, os restos de uma vítima foram levados para o navio Ile de Sein durante a madrugada desta quinta-feira.
Em nota, a polícia francesa ressaltou que "os restos mortais ficaram por dois anos submersos a uma profundidade de 3.900 metros. O corpo ainda estava preso em um assento do avião, aparentemente degradado". Segundo a DGGN, as amostras foram feitas por investigadores da polícia no local e serão enviadas na próxima semana para a França para serem submetidas a um exame de DNA.
O órgão ressaltou que a operação é particularmente complexa e inédita e que ainda há muitas dúvidas sobre a viabilidade técnica da recuperação de todos os corpos.
A operação de resgate começou na quarta-feira. Na segunda-feira, o Escritório de Investigação de Acidentes Aéreos (BEA, na sigla em francês) anunciou ter recuperado o gravador de voz, que estava a dez metros da primeira caixa-preta, que grava dados de vôo e foi resgatada no domingo. Assim como a primeira caixa, a segunda foi imediatamente anexada ao inquérito. Ela está sendo mantida num recipiente com água para manter o máximo possível em seu estado atual, e ficará submersa até a contagem inicial do BEA em Le Bourget, perto de Paris.


A localização das caixas-pretas era uma prioridade. A descoberta marca uma etapa crucial nas investigações para descobrir as causas da tragédia, que matou 228 pessoas.

Julgamento de recurso

Na quarta-feira, a 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio negou por unanimidade o recurso da Air France no processo movido pela família de Luciana Clarkson Seba, de 31 anos, que viajava com seu marido e seus sogros. De acordo com a decisão, a companhia terá que pagar R$ 1,6 milhão para a família. De acordo com o advogado João Tancredo, essa foi a primeira decisão de um Tribunal de Justiça no mundo sobre o 447.
Em dezembro, o juiz da 1ª Vara Cível do Fórum da Região Oceânica de Niterói já havia decidido a favor da família de Luciana, quando determinou que a companhia teria que pagar R$ 1,2 milhão de indenização por dano moral, além de uma pensão. A Air France recorreu, mas teve o pedido negado.