Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Al-Qaeda planejava atacar trens nos EUA, segundo dados de Bin Laden

Informações encontradas em computadores na casa do terrorista revelam planos da organização.




$$ = $$  WASHINGTON - Informações adquiridas pela inteligência dos EUA vinda do material encontrado no complexo do terrorista Osama bin Laden no Paquistão indicam que a rede Al-Qaeda planejava atacar linhas férreas no território americano, informaram autoridades nesta quinta-feira, 5.

O Departamento de Segurança Doméstica emitiu um aviso para as autoridades de todo o país dizendo que em fevereiro de 2010, a organização terrorista planejava sabotar uma linha de trem não especificada dos EUA para fazer com que os vagões se acidentassem. O plano, porém, não está em curso. De acordo com a Associated Press, o alerta foi emitido apenas para uso do governo.

A informação é aparentemente a primeira a circular abertamente pelas autoridades depois que militares americanos realizaram uma operação em Abbottabad, no norte do Paquistão, e mataram Bin Laden. A equipe especial da Marinha responsável pela ação recolheu computadores, DVDs e documentos da casa do líder da Al-Qaeda.

O saudita foi morto na madrugada da segunda-feira. Ele era o homem mais procurado pelas autoridades americanas, que ofereciam uma recompensa de US$ 25 milhões por sua captura. Bin Laden é considerado um dos responsáveis pelo ataque ao World Trade Center em 11 de setembro de 2001, quando mais de 3 mil pessoas morreram.

Analistas de inteligência estiveram revisando e traduzindo o material, procurando informações sobre planos de ataque e ligações com outros grupos extremistas. "Queremos destacar que esse plano da Al-Qaeda está baseado em dados iniciais, o que pode levar a novas conclusões", disse o porta-voz do Departamento de Segurança Doméstica, Matt Chandler. O governo não tem planos para emitir um alerta de terrorismo.

As autoridades americanas já desbarataram planos que tinham linhas de trem como alvo antes, incluindo uma trama contra o metrô de Nova York em 2009. Após a morte de Bin Laden, na segunda, o FBI e o Departamento de Segurança Doméstica alertaram sobre possíveis ataques no território americano em retaliação à ação no Paquistão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário