Tecnologias como espelhamento de celular, marcha à ré e preço maior que um SUV de luxo são alguns dos detalhes dos modelos com preços mais altos à venda por aqui. Saiba quais são.
Por André Fogaça, g1
Postado em 17 de outubro de 2024 às 06h30m
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As motos mais cara do Brasil — Foto: g1
O mercado de compra e venda de motos é em polvorosa porque elas costumam ser excelentes opções de baixo custo para mobilidade urbana, seja no preço do veículo, na manutenção ou no consumo de combustível.
Nesta lista, contudo, tudo o que não há é economia. O valor das motos mais caras do Brasil pode facilmente ultrapassar o preço de um carro esportivo como um Audi A3 Sportback S-Line (R$ 287.990) ou um sedã 100% elétrico como o BYD Seal (R$ 299.880).
Quase todas são classificadas como touring. Estes modelos são criados especificamente para longas viagens, priorizando o conforto, com assentos mais amplos, para-brisas grandes para proteção do vento, muito espaço para bagagens e tanque de combustível com maior capacidade.
São motos que costumam ter piloto automático, marcha à ré, aquecimento de manoplas e tela para espelhamento do celular, além de GPS próprio.
É uma fatia de apenas 0,05% do mercado no Brasil, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Mas é um deleite para os apaixonados por motos de alta performance e design exclusivo.
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O g1 mostra abaixo os cinco modelos mais caros à venda no país, capazes de deixar qualquer garagem ainda mais especial.
É importante ter em mente que estão listadas apenas as motos vendidas oficialmente no Brasil, diretamente por suas próprias marcas, sem contar modelos importados por encomenda.
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Harley-Davidson CVO Road Glide ST — Foto: divulgação/Harley-Davidson
A Harley-Davidson abre a lista, com o modelo mais "em conta". A CVO Road Glide ST é a motocicleta mais potente e tecnológica da companhia americana em nosso país, equipada com motorização Milwaukee-Eight 121.
O motor tem 1.977 cm³, gerando 126 cv de potência e 19,5 kgfm de torque. Essa Harley tem mais força que uma picape Toro 1.8 na versão Freedom (com 19,3 kgfm de torque).
Enquanto a picape da Fiat foi feita para carga e trabalho, com peso de 1,619 kg, a Road Glide ST pesa 23,48% do total, com seus 380 kg.
A CVO Road Glide ST é uma versão mais esportiva da moto que vem em seguida. Ambas, inclusive, compartilham muitos dos equipamentos. Há conjunto de som de alta qualidade, painel de instrumentos digital com sistema de mapas exibido entre o velocímetro e o conta-giros, além de fibra de carbono em locais como para-lama dianteiro e console do tanque.
4. Harley-Davidson CVO Road Glide: R$ 276.656
Harley-Davidson CVO Road Glide
Harley-Davidson CVO Road Glide — Foto: divulgação/Harley-Davidson
Harley-Davidson CVO Road Glide — Foto: divulgação/Harley-Davidson
A segunda moto de nossa lista é a versão sem o apelo esportivo da Road Glide ST. Ela perde o sufixo e adota visual mais conhecido de uma Harley-Davidson tradicional.
A lista de mudanças inclui a cor em dois tons, escapamento cromado, rodas com mais raios, guidão elevado e proteção para o motor, também utilizada como apoio para os pés.
O motor recebe placa com o nome mais centralizada neste modelo e outra grande mudança está na possibilidade de carregar garupa.
3. Honda Gold Wing: R$ 304.450
Honda Gold Wing
Honda Goldwing — Foto: Divulgação | Honda
Honda Goldwing — Foto: Divulgação | Honda
A GL 1800 Gold Wing Tour é a única custom da Honda disponível no Brasil. São 126 cv de potência e 17,3 kgfm de torque. O tanque é de 21 litros. O conjunto motriz conta com auxílio de câmbio automático de dupla embreagem.
Com 369 kg, ela é equipada com marcha à ré para facilitar as manobras. Além disso, há piloto automático, e painel digital TFT de 7 polegadas que pode ser conectado com Android Auto e Apple CarPlay com fio.
Os bancos do passageiro e do piloto possuem aquecimento. Inclusive, o assento do garupa é igual a uma poltrona, proporcionando conforto e segurança em viagens de longa distância.
Para carregar tudo que é necessário para uma "roadtrip", o top box e os alforjes laterais suportam até 121 litros de bagagem.
2. BMW K 1600 B: R$ 309.900
BMW K 1600 B
BMW K 1600 B — Foto: divulgação/BMW
BMW K 1600 B — Foto: divulgação/BMW
Na lista das motos mais caras do Brasil, as líderes são duas BMW.
Com motor equivalente a um carro 1.6, a K 1600 B tem seis cilindros em linha que disponibilizam potência máxima de 160 cv e 18,3 kgfm de torque. O câmbio é manual de seis marchas.
E tudo isso permite empurrar uma moto que tem 356 kg. Só o tanque consegue carregar 26,5 litros de gasolina. Um Renault Kwid, por exemplo, tem capacidade para 38 litros.
A tecnologia dela não é tão desenvolvida quanto às demais. Basta ver que o farol não é de LED, mas de xenon, tecnologia que já foi aposentada em modelos mais modernos.
1. BMW K 1600 GTL: R$ 319.900
BMW K 1600 GTL tem bagageiros com 126 litros — Foto: Divulgação | BMW
A campeã na lista das motos mais caras do Brasil é a BMW K 1600 GLT. Ela é quase R$ 1 mil mais cara que o luxuoso SUV BMW X1, que sai por R$ 318.950 no Brasil.
Ela tem o mesmo motor de seis cilindros, gerando 160 cv e 18,3 kgfm de torque, mas as diferenças principais estão no visual da moto.
A versão GTL tem um espaço individual extra para malas, que somado com os outros entrega 117 litros de capacidade. Não muito atrás do que um Fiat Mobi e seus 200 litros.
O espaço extra para malas aumenta o conforto para o garupa, ao servir de encosto estofado para as costas do passageiro. Outro ponto de destaque fica para o visual mais alto, até por conta do porte de moto touring na versão GTL.
Em outras palavras, a BMW K 1600 GTL é focada no público de longas viagens e que faz o passeio com companhia de um passageiro. Já a versão mais em conta tem inspiração em concorrentes como a Harley-Davidson.