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quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Investimento publicitário cai 1,6% em 2016 e soma R$ 130 bilhões

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Televisão (aberta, paga e merchandising) foi destino de mais de 70% da compra de espaço publicitário no Brasil, diz Kantar Ibope.

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Os investimentos em publicidade somaram R$ 129,9 bilhões no Brasil em 2016, o que representa uma queda de 1,6% na comparação com 2015 (R$ 132 bilhões), de acordo com balanço divulgado nesta segunda-feira (13) pela Kantar Ibope Media, que acompanha e monitora os principais meios de comunicação do país.

"Mesmo com a desaceleração da economia, os investimentos em mídia se mantiveram praticamente nos mesmos patamares do ano anterior, avaliou Rita Romero, diretora executiva do Ibope.
Investimentos em mídia somam o equivalente a R$ 129,9 bilhões em 2016, segundo Kantar Ibope (Foto: Reprodução)
Investimentos em mídia somam o equivalente a R$ 129,9 bilhões em 2016, segundo Kantar Ibope (Foto: Reprodução)

Entre os meios, a TV (aberta, paga e merchandising) segue como principal destino das verbas de mídia, atraindo 73,8% do total aplicado em compra de espaço publicitário.

A TV aberta acumulou no período o equivalente a R$ 71,6 bilhões, um crescimento de 2,4% em relação ao ano anterior. O meio recebeu 55,1% da verba ante 53% no ano anterior.
A TV paga, com R$ 16,4 bilhões arrecadados, avançou 8,9%, e o merchandising, com R$ 7,9 bilhões, registrou o maior crescimento 14,5%.

A mídia exterior, que inclui publicidade em mobiliário urbano, transportes, edifícios e estabelecimentos comerciais, somou R$ 2,8 bilhões no ano passado, um crescimento de 17% na comparação com 2015.

O meio jornal recebeu 11,7% dos investimentos de mídia, as rádios 3,8%, as revistas 3,6% e os cinemas 0,4%.
O levantamento é resultado do monitoramento do espaço ocupado em mais de 600 veículos, com base nas tabelas de preço e sem considerar eventuais descontos negociados.

Internet
Já o montante destinado para a publicidade na internet (display e search) caiu de R$ 10,3 bilhões em 2015 para R$ 5,7 bilhões em 2016. O Ibope explica, porém, que a queda não deve ser interpretado como uma retração dos investimentos neste ambiente uma vez que o estudo abrande apenas os anúncios em portais e links patrocinados com comercialização direta pelos publishers, sem considerar vendas programáticas, vídeos e mobile. O monitoramento do Ibope também não inclui os anúncios pagos no Facebook e no YouTube.

Para 2017, a Kantar IBOPE Media tem o compromisso de continuar avançando no monitoramento da publicidade online, em todas as suas vertentes, para que o mercado possa acompanhar o esforço desses investimentos, afirma a executiva.

Maiores agências
A Y&R segue na liderança do ranking das 50 maiores agências de publicidade do Brasil, com uma gestão de verba de mídia na ordem de R$ 5,9 bilhões em 2016. Em seguida, aparecem WMcCann, Almap BBDO, Ogilvy e Mather Brasil e Publicis PBC.
Ranking das maiores agências de publicidade do Brasil em 2016 (Foto: Reproduç]ao)
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Setor de serviços fecha 2016 com a maior queda da série histórica da pesquisa

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Volume do segmento acumulou recuo de 5% no ano anterior, segundo o IBGE. Desempenho do setor de transportes influenciou negativamente o setor de serviços.

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O volume do setor de serviços do país fechou 2016 em queda de 5%, a maior da série histórica do indicador, que teve início em 2012, segundo informou nesta quarta-feira (15) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segmento de transportes foi o que mais influenciou negativamente o desempenho do setor de serviços. (Foto: Raimundo Paccó/Framephoto/Estadão Conteúdo)
Segmento de transportes foi o que mais influenciou negativamente o desempenho do setor de serviços. (Foto: Raimundo Paccó/Framephoto/Estadão Conteúdo)

Em 2016, foram os transportes que puxaram para baixo o desempenho do setor de serviços, de acordo com a pesquisa. A queda registrada pelo segmento foi de 7,6%, com destaque para transporte terrestre, que recuou 10,4%.

"É importante ressaltar a forte dependência do transporte de cargas (rodoviário, ferroviário e dutoviário) em relação ao setor industrial, maior demandante deste serviço, tanto para o consumo de matérias-primas, como para a distribuição da produção. Dessa forma a recuperação dessa atividade vai depender da recuperação do setor industrial", explicou o IBGE.

O segmento de serviços profissionais, administrativos e complementares - como serviços jurídicos, contábeis, de auditoria, consultoria empresarial - também registrou forte queda, de 5,5% em 2016. Os serviços técnico-profissionais, por exemplo, recuaram 11,4%.
 (Foto: )
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"Essas atividades, que abrangem serviços intensivos em conhecimento, dependem da demanda de outros setores institucionais, como indústria, comércio e governos, que restringiram seus gastos e investimentos em 2016, afetando sobremaneira seus resultados", justificou o IBGE.

Em dezembro, o setor de serviços cresceu 0,6%, após ter registrado alta de 0,2% em novembro e recuo de 2,3% em outubro. Na comparação com dezembro de 2015, o segmento de serviços recuou 5,7%, a maior queda para o mês de dezembro nessa comparação desde o início da série em 2012.

"Não dá para dizer que o setor de serviços entrou numa fase de recuperação. Outubro foi muito ruim e dezembro ficou longe de um bom resultado", afirmou o coordenador da pesquisa no IBGE Roberto Saldanha.

"Para o setor de serviços reagir precisa que o setor industrial retome seu crescimento contínuo e que haja a retomada de investimentos que implicam na contratação de empresas e consultorias", acrescentou.

Na comparação mensal, o que puxou o crescimento foi o desempenho positivo do setor de serviços prestados às famílias (alta de 2%), bem como o de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (alta de 0,4%).

Receita
A receita nominal registrou variação de 0,5%, em dezembro frente a novembro, e na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve queda de 1,5%. A taxa acumulada da receita no ano de 2016 ficou negativa, em 0,1%. 
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