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sábado, 8 de fevereiro de 2014

Toyota perto de fechar acordo de US$ 1 bi para encerrar investigação nos EUA


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Montadora japonesa quer dar fim a centenas de ações que reclamam de prejuízos causados por aceleração involuntária dos carros
NOVA YORK - A Toyota Motor Corp está perto de um acordo para pagar US $ 1 bilhão para encerrar uma investigação criminal EUA sobre como divulgou queixas dos consumidores sobre aceleração involuntária em seus veículos anos atrás, informou o Wall Street Journal nesta sexta-feira, citando fontes anônimas.

Toyota poderia chegar a um acordo com as autoridades norte-americanas dentro de algumas semanas, disseram as fontes citadas pelo Jornal, pondo fim a uma investigação de quatro anos sobre um dos mais embaraçosos episódios internacionais da montadora japonesa. O acordo em negoaciação ainda pode entrar em colapso, ou o montante de liquidação poderia mudar, teriam dito as fontes.

“A Toyota continua a cooperar com o escritório do procurador dos EUA nesta matéria”, disse a porta-voz da empresa, Julie Hamp, em comunicado enviado por email. “E nos quase quatro anos desde que este inquérito começou, fizemos mudanças fundamentais para tornar mais ágil e focada no cliente, e estamos empenhados em continuar a melhorar.”

Os promotores no escritório do advogado de Manhattan EUA estão investigando se a Toyota fez divulgações falsas ou incompletas aos reguladores dos EUA sobre possíveis defeitos em carros, afirmou o “Journal”, citando pessoas familiarizadas com o assunto. Eles também estão verificando possíveis violações violações como fraude postal ligado a alegadas falsas revelações, o jornal disse, sem detalhar o assunto.

A Toyota enfrenta centenas de ações judiciais sobre questões de aceleração, que ganharam a atenção do público depois da morte de um policial rodoviário da Califórnia e sua família, supostamente causado pela aceleração involuntária de seu Lexus. Isto impeliu a montadora japonesa a fazer recall de milhões de veículos a partir de 2009.

Na época, o recall e processos resultantes foram uma surpresa para uma empresa associado à qualidade e confiabilidade. A Toyota foi atingida por mais de 200 propostas de ação de classe e 500 ações individuais, alegando danos pessoais ou danos materiais causados ​​pelos supostas problemas de aceleração.

A empresa japonesa sustenta que o sistema de controle eletrônico de aceleração não falhou, culpando tapetes mal ajustados e pedais de gasolina pegajosos. Um estudo feito por oficiais de segurança federais na Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário e NASA não encontraram ligação entre relatos de aceleração involuntária e o sistema de controle eletrônico de aceleração da Toyota.

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Biólogo encontra garrafa jogada ao mar por cientista em 1956


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Cientista jogou 300 mil garrafas para estudar as correntes marítimas.
Bilhete no interior do recipiente orientava a contatar centro de pesquisa.

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08/02/2014 06h30 - Atualizado em 08/02/2014 06h30
Postado às 08h55m
Da Associated Press
Garrafa encontrada por Warren Joyce foi arremessada ao mar em 1956 (Foto: AP Photo/Warren N. Joyce)
Garrafa achada por Warren Joyce foi arremessada
ao mar em 1956 (Foto: AP Photo/Warren N. Joyce)

Em abril de 1956, o cientista Dean Bumpus começou a jogar inúmeras garrafas de vidro no oceano. O objetivo do pesquisador do Instituto Oceanográfico Woods Hole, que fica na cidade de Cape Cod, estado do Massachusetts, nos Estados Unidos, era estudar as correntes marítimas.

Quase 58 anos depois, o biólogo Warren Joyce, que estudava focas cinzentas no litoral da província da Nova Escócia, no Canadá, encontrou a garrafa em uma pilha de detritos em uma praia a cerca de 480 km de onde partiu o objeto. "Foi quase como encontrar um tesouro, de certa forma", diz Joyce.

A garrafa estava entre as milhares jogadas no Oceano Atlântico entre 1956 e 1972 como parte de um estudo sobre correntes marítimas. Cerca de 10% das 300 mil garrafas arremessadas durante o projeto foram encontradas nos últimos anos.

Joyce encontrou a garrafa em 20 de janeiro na Ilha Sable. Ele contatou os cientistas de Woods Hole e, obedientemente, deu as informações sobre horário e local onde a garrafa havia sido encontrada, conforme pedia o cientista Dean Bumpus em uma carta no interior da garrafa.

Usando os números impressos na carta, os pesquisadores rastrearam a garrafa encontrada por Joyce e concluíram que ela foi arremessada a cerca de 480 km de distância de onde ela foi encontrada. Não é possível saber há quanto tempo estava encalhada na areia.

Sua recompensa será exatamente aquela que Bumpus prometeu em 1956 a qualquer pessoa que retornasse uma garrafa: uma moeda de 50 centavos de dólar. "Eu não queria a recompensa, mas eles disseram que vão me mandar mesmo assim", diz Joyce, rindo.

Ele conta que a garrafa estava toda coberta de areia, mas ele ainda podia ler a frase "Quebre esta garrafa" no papel enrolado dentro do recipiente. Então ele arrancou a tampa de borracha e, dentro, encontrou um bilhete escrito pelo cientista explicando que a garrafa era uma de muitas jogadas no oceano para uma pesquisa.

Naquele tempo, não havia outra maneira de estudar as corretes, segundo o cientista Steven Jayne, de Woods Hole. "Não tínhamos satélites para rastrear as correntes como temos agora. Então a única coisa que se podia fazer  era ver onde alguma coisa era jogada e onde ia parar", conta.

Bumpus morreu em 2002. Cerca de 270 mil de suas garrafas permanecem desaparecidas. "Algumas provavelmente foram quebradas, outras foram provavelmente guardadas como lembrança, e o resto, quem sabe? Podemos achar algumas mais no futuro", disse. "Acho que todo mundo gosta de encontrar uma mensagem em uma garrafa."
Texto da carta explica que a garrafa é uma das muitas milhares liberadas no mar para estudar as correntes marítimas e orienta quem encontrá-la a enviar informações sobre local e horário em que foi encontrada, mediante uma recompensa de 50 centavos de dólar.  (Foto: AP Photo/Warren N. Joyce)Texto da carta explica que a garrafa é uma das milhares liberadas no mar para estudar as correntes marítimas e orienta quem encontrá-la a enviar informações sobre local e horário em que foi encontrada, mediante uma recompensa de 50 centavos de dólar. (Foto: AP Photo/Warren N. Joyce)

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Amazon inicia venda física no Brasil com oferta de Kindle em site

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Para atrair consumidores ao seu endereço a partir de agora, empresa oferecerá frete grátis e parcelamento em até 12 vezes

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SÃO PAULO - Após pouco mais de um ano vendendo apenas livros digitais no Brasil, a Amazon fará sua primeira incursão no varejo físico a partir desta sexta-feira, quando passará a ofertar o dispositivo eletrônico Kindle em seu site.

Com a investida, a empresa americana dá outro tímido passo em vendas on-line no país, mercado cujo faturamento anual é estimado em 28 bilhões de reais pela E-bit.

Ao mesmo tempo, a companhia delega a terceiros a tarefa de orquestrar o processo de entrega, considerado um dos maiores gargalos do setor, ao contrário do que faz nos Estados Unidos, onde é dona de gigantescos centros de distribuição.

Segundo Alex Szapiro, responsável por comandar a operação brasileira da Amazon, o envio dos tablets será realizado por empresas que já atuam no ramo, sem revelar a quantidade ou nome das parceiras logísticas.

Perguntado sobre a chance do movimento preceder negociação de produtos variados no Brasil, modelo que consagrou a Amazon como uma gigante de vendas líquidas de US$ 74,45 bilhões em 2013, Szapiro evitou falar sobre planos futuros.

“O que eu posso dizer é que tudo o que a gente faz, a gente aprende. Estou aprendendo hoje sobre livros digitais e sobre o consumidor brasileiro”, disse.

“A partir de amanhã, eu vou aprender como fazer meu produto físico chegar do ponto A ao ponto B”, completou o executivo em entrevista na quinta-feira.
Por ora, a companhia dará foco à oferta de mais um canal de vendas para o Kindle, acreditando no aumento da popularidade dos e-books no Brasil.

“A gente escuta através das editoras que o mercado de livros digitais no Brasil já representa algo na casa de 3% do total”, disse Szapiro. “É um número interessante, eu diria que extraordinário, para um segmento de mercado que não existia um ano atrás”.

O tablet da Amazon já era encontrado em varejistas parceiras da empresa no Brasil, como Livraria da Vila, Casa e Vídeo e CTIS.
Na internet, uma das parceiras é a Nova Pontocom, divisão de vendas on-line da Via Varejo, do Grupo Pão de Açúcar, e vice-líder em comércio eletrônico do país.

Para atrair consumidores ao seu endereço a partir de agora, a Amazon oferecerá frete grátis e parcelamento em até 12 vezes, num momento em que diversas companhias do setor, como Netshoes e Máquina de Vendas, diminuem o número de prestações para itens de menor valor com o intuito de tornar as operações rentáveis.

“É uma novidade para a Amazon e uma obrigatoriedade no Brasil”, disse, referindo-se às facilidades de pagamento.
Quem comprar o tablet na amazon.com.br e já for usuário pré-registrado também receberá o dispositivo com e-books adquiridos anteriormente.

O novo modelo Kindle Paperwhite será vendido no site a partir de 479 reais, valor que já era praticado pelas varejistas parceiras, ante preço de US$ 119 (R$ 284) no mercado americano.

Desde que a Amazon entrou no país, em dezembro de 2012, o número de livros digitais em português vendidos no site subiu de 13 mil para cerca de 28 mil, sendo que os títulos gratuitos avançaram de 1,5 mil para 2,6 mil.

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