Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Para agência da ONU, Irã já domina desenvolvimento de arma nuclear, diz 'Washington Post'

Com ajuda estrangeira

GIPOPELOGÍSTICA.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
INTERNACIONAL -- IRÃ

*** PUBLICIDADE || Gipope - Garibas. 2.011














        15 anos de bom atendimento e qualidade de combustível shell.
Xx.____ __________..____________.......____________.._________ _____.xX

O Globo

]![*^-^*]![ RIO - Informações de inteligência fornecidas a autoridades da ONU revelam que o governo iraniano dominou as etapas mais importantes para o desenvolvimento de uma arma nuclear, afirma reportagem publicada nesta segunda-feira pelo "Washington Post", às vésperas da divulgação de um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Segundo o jornal, o Irã recebeu assistência de cientistas estrangeiros para superar obstáculos técnicos que são chave no processo.

Em entrevista ao jornal egípcio "Al-Akhbar", neste domingo, o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad alertou os Estados Unidos e Israel sobre um possível ataque, afirmando que o Irã se fortaleceu muito e tem influência crescente na comunidade internacional.


- O Irã aumentou suas capacidades e continua progredindo, e por esta razão é capaz de rivalizar com o mundo. Agora Israel e o Ocidente, em especial os Estados Unidos, temem as capacidades e o papel do Irã - disse ele. - Os arrogantes devem saber que o Irã não permitirá esta agressão.


Documentos e outros registros da ONU oferecem novos detalhes sobre o papel exercido por um ex-cientista soviético especialista em armas, que durante anos teria dado instruções a iranianos sobre a construção de detonadores do tipo usado para acionar uma cadeia de reação nuclear.


Tecnologias cruciais, ligadas a especialistas no Paquistão e na Coreia do Norte, também ajudaram o Irã a desenvolver sua capacidade nuclear. De acordo com o "Post", as revelações foram repassadas por diplomatas ocidentais e especialistas em energia nuclear que já foram informados sobre as descobertas.


Citando informações de inteligência recolhidas ao longo de anos pela AIEA, as autoridades consultadas pelo jornal afirmam que os registros reforçam o temor de que o Irã tenha mantido pesquisas relacionadas a armas depois de 2003, quando, segundo agências de inteligência dos Estados Unidos, os líderes iranianos teriam suspendido experimentos em resposta a pressões nos planos doméstico e internacional.


A agência nuclear da ONU divulgará nesta semana novas informações sobre os esforços iranianos para obter tecnologia nuclear sensível. Temores relacionados ao programa nuclear iraniano levaram nos últimos dias a especulações de que Israel estaria pronto a atacar instalações da República Islâmica, com ajuda ocidental.


Além de Israel ter testado com sucesso um míssil de longo alcance, o Reino Unido estaria desenvolvendo planos para apoiar um possível ataque, segundo o jornal "Guardian". As especulações levaram o presidente americano, Barack Obama, a declarar que é preciso manter a pressão sobre o Irã, que reagiu prometendo responder a qualquer ofensiva. 

>>::____--------------------- Gipope ----------------------------------- Gariba's -----------------------____::<<
======_______ _________________ --- _______ --- _________________ ______======

Nenhum comentário:

Postar um comentário