Fora de linha desde 1996, modelo volta com 3 versões, todas com tração 4x4 e boa aptidão off-road. Bronco é famoso por ter sido usado na fuga do ex-jogador de futebol americano OJ Simpson em 1994.
Por G1
13/07/2020 21h02 Atualizado há 49 minutos
Postado em 13 de julho de 2020 às 22h00m
A Ford revelou nesta segunda-feira (13) a nova geração do Bronco, um dos lançamentos mais esperados da indústria automotiva em 2020.
Mais do que um modelo, Bronco agora será uma família de SUVs, composta por 3 veículos:
- Bronco 2 portas
- Bronco 4 portas
- Bronco Sport
Os novos Bronco também serão veículos globais, vendidos em diversos
países do mundo, além dos Estados Unidos. Os Bronco 2 e 4 portas têm
produção programada para começar no início de 2021, com as vendas sendo
abertas poucos meses depois.
Já a versão Sport começa a ser fabricada ainda no final de 2020.
Ao menos uma das versões pode ser vendida no Brasil - unidades do
modelo apareceram rodando em testes em solo nacional. A Ford, no
entanto, não confirma a comercialização por aqui.
Ford Bronco — Foto: Divulgação
Só motores turbo
Os dois primeiros possuem maior aptidão off-road, enquanto o terceiro
traz maior apelo urbano - para concorrer em um segmento de maior volume
de vendas. Um ponto de contato entre eles, além do nome, é a tração 4x4.
Os Bronco 2 e 4 portas podem sair de fábrica com duas motorizações,
ambas da família EcoBoost: 2.3 de 4 cilindros e 270 cavalos ou V6 de 2.7
litros e 310 cv. Há opções de câmbio manual de 7 marchas ou automático,
de 10 marchas.
Já o Bronco Sport tem duas opções menos potentes, mas também EcoBoost:
1.5 de 3 cilindros e 181 cv, ou o 2.0 de 245 cv. Ambas trazem câmbio
automático de 8 marchas.
De acordo com a Ford, os modelos foram pensados para ter a "a dureza da Série F e o espírito de desempenho do Mustang", dois ícones da marca. A picape é o veículo mais vendido do país há mais de 4 décadas, enquanto o Mustang é um esportivo mundialmente conhecido.
O Bronco é um modelo bastante conhecido pela robustez - um dos seus rivais é o Jeep Wrangler, além de ser um ícone da Ford.
Antes dessa nova geração, ele foi produzido durante 30 anos, entre 1966
e 1996. Nesta nova "encarnação", a nomenclatura Bronco irá substituir
os emblemas da Ford nos veículos.
Bronco 2 e 4 portas
Essas são as versões com maior apelo off-road. Nos Estados Unidos, elas
serão vendidas com preços a partir de US$ 29.995, ou o equivalente a R$
161 mil, na conversão direta.
Na versão de 2 portas, ele mede 4,42 m de comprimento, 2,55 m de
entre-eixos e 1,85 m de altura. Já a configuração de 4 portas tem 40 cm
extras, chegando a 4,82 m no comprimento e 2,95 m no entre-eixos. A
altura é a mesma.
O novo Bronco terá sete modos de condução: Normal, Eco, Sport, Terreno escorregadio e Areia, Baja, Lama/Sulcos e Pedras.
Há dois sistemas de tração 4x4: uma mais simples e outra avançada. O
primeiro possui uma caixa de transferência eletrônica de duas
velocidades. Já o segundo, que será vendido como opcional, traz uma
caixa eletromecânica de duas velocidades, que adiciona um modo
automático para o 4x4 sob demanda. Ela utiliza um eixo traseiro sólido
Dana 44 AdvanTEK e um diferencial independente Dana AdvanTEK - ambos com
travamento eletrônico.
Segundo a Ford, o novo Bronco é o melhor em seu segmento quando o
assunto é capacidade off-road. Ele tem quase 30 cm de distância para o
solo, ângulo de ataque de 29 graus e ângulo de saída de 37,2 graus, além
de capacidade de submersão de 85 cm.
Para reforçar a "pegada" off-road, o Bronco de 2 portas terá, de série,
teto dividido em três partes removíveis: dianteira esquerda, dianteira
direita e traseira.
Já a versão de 4 portas tem quatro seções de teto removíveis, incluindo
um painel na posição central. De acordo com a Ford, qualquer um dos
painéis pode ser removido por uma pessoa.
Ainda há opções de capotas de tecido. Janelas e portas também podem ser removidos.
Porém, nem apenas de espírito aventureiro vive o Bronco. A cabine traz
quadro de instrumentos digital e central multimídia de 12 polegadas.
Além disso, há câmeras por toda a volta do veículo, que proporcional
visão 360 graus ao motorista.
A dupla Bronco será oferecida em 7 versões: Base, Big Bend, Black Diamond, Outer Banks, Wildtrak, Badlands e First Edition.
Entre os opcionais, há o pacote Ford Co-Pilot360, que inclui frenagem
automática de emergência com detecção de pedestres, aviso de colisão
frontal, alerta de pontos cegos e alerta de tráfego cruzado, sistema de
manutenção de faixa, controle de velocidade adaptativo e reconhecimento
de placas de trânsito.
Bronco Sport
A versão mais "simples" do Bronco traz um visual mais convencional,
ainda que seja bastante diferente de seus pares. Ele é um pouco menor do
que seu maior rival, o Jeep Compass: tem 4,39 m de comprimento, 2,67 m
de entre-eixos e 1,79 m de altura.
Assim como os modelos mais "capazes", o Bronco Sport tem diversos modos
de condução. Nas versões Badlands e First Edition, há os mesmos 7 dos
"irmãos". As demais configurações não trazem as configurações
específicas para lama e rochas.
Ford Bronco Sport — Foto: Divulgação
Ainda no campo das aptidões off-road, o Bronco Sport tem um controle de
velocidade específico para terrenos acidentados, com velocidades de até
32 km/h, permitindo que o motorista se concentre na navegação da
trilha.
Outro recurso interessante é uma câmera para trilhas, com lavador de
lentes. Ela ajuda a dar melhor visibilidade do terreno, e tem as imagens
exibidas na tela de 8 polegadas da central multimídia.
Nesse caso, há 5 versões: Base, Big Bend, Outer Banks, Badlands e First
Edition, e os preços começam em US$ 28.155 (R$ 151,7 mil).
Mesmo sendo mais barato, o Bronco Sport traz, desde, de série, o pacote
Ford Co-Pilot360, que inclui frenagem automática de emergência com
detecção de pedestres, aviso de colisão frontal, alerta de pontos cegos e
alerta de tráfego cruzado, sistema de manutenção de faixa, controle de
velocidade adaptativo e reconhecimento de placas de trânsito.
Fama indesejada
Um outro fato - bem menos louvável - também ajudou a construir a fama
do Bronco. Esse foi o carro usado na fuga do ex-jogador de futebol
americano OJ Simpson, em 1994. A perseguição policial que se prolongou
por quase 100 km foi transmitido para 95 milhões de pessoas pela TV
americana.
Simpson, que era procurado pela polícia, não estava na direção do
veículo, e sim o seu ex- companheiro de Buffalo Bills, Al Cowlings.
Curiosamente, a Ford havia marcado o lançamento da nova família Bronco
para 9 de julho, dia do aniversário de Simpson. Porém, com a associação
da data, a empresa resolveu adiar a estreia para esta segunda.
Oficialmente, a empresa disse que mudou a estreia por "respeitar
algumas preocupações levantadas anteriormente sobre a data, que foi pura
coincidência".
VEJA MAIS FOTOS DA FAMÍLIA BRONCO
Bronco 2 e 4 portas
------++-====-----------------------------------------------------------------------=================---------------------------------------------------------------------------------====-++------
Nenhum comentário:
Postar um comentário