Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Rotatividade: impacto nas finanças e na motivação da equipe das empresas

GIPOPE - GARIBA'S.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.

ECONOMIA

Amanda Moura
 
|-][*-=-*][-| RIO - A rotatividade profissional é, normalmente, um fator de preocupação dos departamentos de recursos humanos. E, segundo estudo da consultoria Lens & Minarelli, feita em parceria com a Fundação Dom Cabral, realmente deve-se dar atenção a isso. Foi constatado no levantamento que uma nova contratação é um processo 15% mais caro do que investir em um funcionário atual. Alguns setores apresentam maior recorrência que outros na transitoriedade de mão de obra. O varejo é um exemplo. 

- Nessa área, há muitos profissionais jovens que estão construindo sua carreira; e além disso, cobra-se muito dessa pessoa, é um trabalho duro. Essa é a parte que não podemos administrar, mas muitas vezes a principal razão é o colaborador não sentir que pode crescer naquela empresa. O gestor precisa apresentar ferramentas e condições para essa pessoa ser bem-sucedida - analisa Fernando Lucena, presidente do Grupo Friedman no Brasil, consultoria em varejo. 

Outro setor no qual há mudanças constantes nas equipes é o call center, afirma Andres Enrique Garcia, presidente da Uranet Projetos e Sistemas, especializada em soluções para contact center. 

- Nesse caso, o grande motivo da rotatividade é que a profissão de telemarketing, devido ao baixo salário, normalmente não estimula o indivíduo a pensar em uma carreira. Consequentemente, atrai quem está no seu primeiro emprego ou que precisa pagar a faculdade, por exemplo. 

Valorizar e capacitar o profissional parece ser o caminho para evitar esse processo, o chamado turnover. Douglas Viegas, gerente-geral do Arena Hotel, defende essa tese. 

- A equipe ter ciência de que é o plano de carreira é uma realidade é um elemento motivador. E um grupo motivado é positivo, tanto para a empresa, quanto para os funcionários. Para evitar demissões ou saídas em massa, é recomendada muita atenção para o momento do recrutamento, deve ser uma etapa bastante criteriosa. A rotatividade resulta em perda de tempo e dinheiro. 

Lucena salienta a necessidade de estar sempre atento aos profissionais que estão fora da sua empresa.
- Antes de haver a necessidade da contratação, o gestor já deve estar de olho em pessoas que tenham a ver com a política da empresa. A pressa é a maior inimiga do recrutamento. 

Os pontos negativos do turnover são inúmeros, porém Garcia enxerga um lado positivo:
- O único fator positivo é que a alta rotatividade mostra que o setor está aquecido e não faltam empregos. Porém, a qualificação do funcionário e sua reciclagem são estratégias inteligentes e baratas. Todo profissional novo, além do custo da seleção e contratação, levará um tempo para atingir a capacidade máxima operacional, o que acaba impactando na produção da empresa como um todo. O mais importante é que a empresa, através de seus gestores, identifique as causas e elabore um plano de ação rápido para evitar que a rotatividade aconteça.
====-------------------------------- .... -------------------------------______------------------------------- .... --------------------------=====

Nenhum comentário:

Postar um comentário