<<<===+===.=.=.= =---____-------- ----------____---------____::____ ____= =..= = =..= =..= = =____ ____::____-----------_ ___---------- ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Dados do segundo turno das últimas cinco eleições mostram que resultados mineiros tiveram uma diferença de, no máximo, 5,2 pontos percentuais em relação à votação nacional.<<<===+===.=.=.= =---____-------- ----------____---------____::____ ____= =..= = =..= =..= = =____ ____::____-----------_ ___---------- ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por g1
Postado em 28 de outubro de 2022 às 09h15m
#.*Post. - N.\ 10.529*.#
O estado é o segundo maior colégio eleitoral do país e foi o único do Sudeste a dar vitória a Lula no 1º turno das eleições. Além disso, historicamente, o candidato que ganhou em MG ganhou também a eleição para presidente.
"A dinâmica eleitoral mineira reflete os movimentos da política nacional por causa da heterogeneidade geográfica e demográfica", diz Bruno Carazza, colunista do Valor Econômico e professor da Fundação Dom Cabral, ao podcast "O Assunto".
"A região do norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha são regiões muito próximas ao Nordeste, enquanto o Triângulo Mineiro, por exemplo, tem um perfil até econômico relacionado ao agronegócio, muito próximo do Centro-Oeste. O sul de Minas é uma área de influência de São Paulo, e a Zona da Mata, região de Juiz de Fora, é muito ligada ao Rio de Janeiro."
- LEIA TAMBÉM
- Antes grande trunfo para o 2º turno, Zema frustra campanha de Bolsonaro com mobilização abaixo do esperado
- Maior doador da eleição ajuda a eleger 9 candidatos e a levar 2 para o 2º turno
- Roberto Jefferson: perguntas e respostas sobre ex-deputado preso após atacar Polícia Federal com tiros e granadas
Os dados do segundo turno das últimas cinco eleições mostram que os resultados mineiros tiveram uma diferença de, no máximo, 5,2 pontos percentuais em relação à votação nacional.
A eleição mais próxima foi a de 2014. Dilma Rousseff (PT) foi reeleita com 51,29% dos votos – e teve 52,24% dos votos dos eleitores de Minas Gerais.
Na última eleição presidencial, Jair Bolsonaro (PL, ex-PSL) se elegeu com 55,13% dos votos. Já em Minas, o atual presidente recebeu 58,19% dos votos – uma diferença de 3,06 pontos percentuais.
No 1º turno das eleições deste ano, os indicadores de Minas e do país também foram muito próximos. Lula (PT) recebeu 48,43% dos votos no Brasil e 48,29% em Minas. Já Bolsonaro recebeu 43,20% no país e 43,60% no estado mineiro.
Comparação da votação em Minas Gerais e no Brasil no segundo turno das últimas eleições. — Foto: Juan Silva/g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário