<<<===+===.=.=.= =---____-------- ----------____---------____::____ ____= =..= = =..= =..= = =____ ____::____-----------_ ___---------- ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Com diversas categorias e premiações, o concurso anual contou com três menções honrosas às fotos tiradas por brasileiros.<<<===+===.=.=.= =---____-------- ----------____---------____::____ ____= =..= = =..= =..= = =____ ____::____-----------_ ___---------- ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por Júlia Putini, g1
Postado em 18 de outubro de 2022 às 17h35m
#.*Post. - N.\ 10.511*.#
O prêmio de fotografia da ONG 'The Nature Conservancy' anunciou os vencedores da edição 2022, elegendo imagens que retratam desde a luta pela sobrevivência no mundo animal até eventos extremos do clima.
A competição deste ano teve a maior participação global desde o início da premiação, com inscrições de 196 países e territórios diferentes em seis categorias diferentes.
Com mais de 100.000 fotos inscritas, a vencedora do concurso foi tirada com um drone, em uma estrada solitária no Tibete. O registro do fotógrafo Li Ping, na China, só foi possível porque ele dormiu em um estacionamento à beira da estrada durante a noite para conseguir capturar a cena logo ao raiar do dia.
Três brasileiros estão entre os inscritos no The Nature Conservancy, premiação de fotografia que ocorre anualmente. Apesar de não terem sido vencedores, suas imagens ganharam menções honrosas. Os prêmios vão desde um ingresso para a Corrida da Extreme E no Uruguai, até um kit de câmera no valor de US$ 5 mil.
Em ambos os lados de uma rodovia, ravinas formadas pela erosão da água da chuva se estendem como uma árvore no Tibete, uma região autônoma no sudoeste da China.
Foto de Li Ping, China. — Foto: Li Ping/TNC Photo Contest 2022
Vencedor eleito pelo juiz convidado
Um leopardo conhecido como Olimba carrega a carcaça de uma macaca vervet fêmea com seu bebê ainda pendurado para salvar a vida. A foto, tirada no Parque Nacional de South Luangwa na Zâmbia, recebeu o nome de "Um reino implacável".
"Um reino implacável", Shafeeq Mulla — Foto: Shafeeq Mulla/TNC Photo Contest
“A diversidade de imagens de todo o mundo deu um vislumbre do nosso frágil planeta e de toda a vida que o habita. O concurso em si foi uma odisseia hipnotizante e ficamos com uma mensagem profunda de como todos nós estamos interconectados e o que significa para nossa própria sobrevivência misturar-se com a selvageria.” Ami Vitale, juiz convidado.
Monte Adi, em Navarra, Espanha. — Foto: Francisco Javier Munuera González/TNC Photo Contest
O Bromo Tengger Semeru National Park (TNBTS) é um dos 10 destinos turísticos prioritários da Indonésia. — Foto: Hendy Wicaksono/TNC Photo Contest
Inverno em Stokksnes, praia com areia preta e com vista para a majestosa montanha, Vestrahorn, na Islândia. — Foto: Ivan Pedretti/TNC Photo Contest
O brasileiro Giovani Cordioli recebeu uma menção honrosa pelo registro feito em uma praia em Cuba. "Eu estava na praia de Varadero, Cuba, quando vi essa enorme nuvem chegando, então corri para o quarto e trouxe minha câmera para capturá-la", contou Giovani aos jurados.
A tempestade está chegando, de Giovani Cordioli — Foto: Giovani Cordioli/TNC Photo Contest
E mais um brasileiro recebeu uma menção honrosa nesta categoria. Marcelo Paulo Silva fotografou a Praia do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, no primeiro dia após o lockdown das praias.
Praia pós-lockdown, de Marcelo Paulo Silva — Foto: Marcelo Paulo Silva/TNC Photo Contest
Clima
Um dos registros impressionantes da categoria "Clima" que recebeu menção honrosa foi do fotógrafo Jassen Todorov. De acordo com a descrição fornecida pelo evento, a foto mostra os tanques de águas residuais, que são necessários, mas perigosos.
"O vazamento ou a descarga deliberada de água inadequadamente tratada tem poluído os ecossistemas de água doce e salgada", diz a publicação oficial das imagens.
Fazendo papel, de Jassen Todorov — Foto: Jassen Todorov/TNC Photo Contest
"Entre a vida e a morte" mostra o trabalho na construção de estradas de Bangladesh — Foto: Ziaul Huque/TNC Photo Contest
O bombeiro florestal voluntário Daniel Vargas Osinaga caminha em meio a uma fumaça espessa depois de ajudar a apagar um incêndio em Santa Rosa de Tucabaca, na Bolívia.
A noite de Tucabaca, de Marcelo Perez del Carpio — Foto: Marcelo Perez del Carpio/TNC Photo Contest
Plantas e fungos
Duas menções honrosas da categoria "Plantas e fungos" foram para Cristiano Xavier. O primeiro clique foi feito na Ilha da Madeira, em Portugal, de uma árvore anciã, que parece ser tão antiga quanto o próprio tempo.
"Antiga", de Cristiano Xavier — Foto: Cristiano Xavier/TNC Photo Contest
A segunda fotografia notável foi das árvores chamadas de Sangue de dragão, da espécie Dracaena draco, que crescem apenas nos planaltos da Ilha de Socotra, localizada na República do Iêmen.
"Árvores Sangue de dragão", Cristiano Xavier — Foto: Cristiano Xavier/TNC Photo Contest
Apelidados de cogumelos fantasmas devido ao seu brilho verde
misterioso, os nomes científicos desses cogumelos bioluminescentes é
Omphalotus nidiformis — Foto: Callie Chee/TNC Photo Contest
Açafrões no crepúsculo — Foto: Tibor Litauszki/TNC Photo Contest
Água
A fotógrafa americana Kristin Wright ganhou o primeiro lugar na categoria Água com o registro dos sedimentos de cores vivas do rio glacial Thjórsá, o mais longo da Islândia.
"Rio trançado", de Kristin Wright — Foto: Kristin Wright/TNC Photo Contest
As minas de sal de Las Coloradas em Yucatán. Nestas lagoas de água rosa
está uma das mais importantes usinas geradoras de sal do país — Foto:
Nick Leopold Sordo/TNC Photo Contest
A areia dourada misturada com a espuma branca misturada e a luz solar
=pinta um design lindo sob a ponte Seacliff, Austrália — Foto: Dasun
Nirmala Malaarachchi/TNC Photo Contest
Nenhum comentário:
Postar um comentário