Total de visualizações de página

domingo, 3 de julho de 2022

Era de inflação ultrabaixa dificilmente voltará, diz Lagarde

===+===.=.=.= =---____---------   ---------____------------____::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::____-------------______---------   ----------____---.=.=.=.= +====


Presidente do Banco Central Europeu diz que bancos centrais precisam se ajustar às expectativas de alta dos preços.
===+===.=.=.= =---____---------   ---------____------------____::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::____-------------______---------   ----------____---.=.=.=.= +====
TOPO
Por Reuters

Postado em 03 de julho de 2022 às 09h45m

 #.*Post. - N.\ 10.382*.#

Christine Lagarde, presidente do BC europeu, em imagem de arquivo — Foto: Francois Lenoir/Reuters
Christine Lagarde, presidente do BC europeu, em imagem de arquivo — Foto: Francois Lenoir/Reuters

A era de inflação ultrabaixa que precedeu a pandemia não deve voltar e os bancos centrais precisam se ajustar às expectativas de alta dos preços significativamente mais elevadas, disse a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, nesta quarta-feira (29).

O crescimento dos preços, já acima de 8% em base anual nos 19 países da zona do euro, deve acelerar ainda mais até o início do outono no Hemisfério Norte, dizem economistas, antes de um arrefecimento lento que pode fazer com que a inflação geral fique acima da meta de 2% do BCE até 2024.

O BCE prometeu um aumento de 0,25 ponto percentual na taxa de juros em julho, seu primeiro ajuste para cima em mais de uma década, seguido por movimento potencialmente maior em setembro, à medida que a instituição combate a inflação dolorosamente alta.

A inflação na Alemanha desacelerou em junho, mas ainda assim registrou uma alta anual de 8,2%, de uma taxa de 8,7% em maio, informou o Escritório Federal de Estatísticas.

Analistas associaram as medidas do governo ao arrefecimento inesperado da inflação em junho, mas alertaram que seus efeitos evaporarão em setembro, quando vencem.

Na Espanha, a inflação subiu em junho a 10,2% interanual, seu nível mais alto em 37 anos, segundo uma primeira estimativa divulgada nesta quarta-feira(29) pelo Instituto Nacional de Estadística (INE).

A Espanha enfrenta há meses, como muitos países no mundo, um aumento da inflação devido às restrições impostas pela pandemia e também pela guerra na Ucrânia.

Para tentar conter a alta dos preços, o governo central de Pedro Sánchez adotou em março um plano de auxílio direto de seis bilhões de euros para lares e empresas, focado principalmente na energia. O pacote foi prorrogado até o final do ano.

No último sábado, o governo anunciou um novo plano de auxílio direto, de nove bilhões de euros. Entre as medidas, destacam-se uma ajuda de 200 euros para os trabalhadores autônomos e desempregados e uma redução do IVA da eletricidade - a segunda do ano - de 10% a 5%.

Bancos centrais de mais de 40 países aumentaram juros este anoBancos centrais de mais de 40 países aumentaram juros este ano

------++-====-----------------------------------------------------------------------========...=========--------------------------------------------------------------------------------====-++-----

Nenhum comentário:

Postar um comentário