===+===.=.=.= =---____---------   ---------____------------____::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::____-------------______---------   ----------____---.=.=.=.= +====
Sparta, uma filhote de leão-das-cavernas, foi encontrada até com os bigodes preservados.===+===.=.=.= =---____---------   ---------____------------____::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::____-------------______---------   ----------____---.=.=.=.= +====
Por G1
  
Postado em 06 de agosto de 2021 às 12h05m
.|      .      Post.- N.\ 9.912       .      |.
|||.__-_____    _____ ____    ______    ____- _||
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/z/5/ZokpiSTiaA3EuDRkzbVg/leao.jpeg)
Imagem de Sparta, a filhote de leão-das-cavernas de 28 mil anos que foi
 encontrada na Sibéria — Foto: Reprodução/@Centre for Palaeogenetics
O corpo de uma filhote de leão-das-cavernas de cerca de 28 mil anos foi encontrado mumificado, mas em ótimo estado para ser estudado na Sibéria, uma região da Rússia.
O animal foi apelidado de Sparta e, segundo o autor de um estudo sobre o leão, Love Dalen, é provavelmente o animal da Idade do Gelo mais bem preservado já encontrado. Em uma entrevista à rede CNN, ele afirmou que Sparta está quase intacto, apesar de o pelo estar bagunçado. "Ela até preservou os bigodes", disse o cientista.
Veja abaixo uma reportagem sobre uma múmia de gato encontrada no Egito.
Cientistas 'desenrolam' digitalmente múmia de gato egípcia 
A surpreendente história por trás da 1ª múmia egípcia grávida descoberta
Múmias egípcias de animais são 'abertas' por cientistas em imagens 3D; veja VÍDEO
Foi encontrado um segundo filhote de leão na mesma caverna a cerca de 15 metros de distância —os dois, no entanto, têm idades muito diferentes, há cerca de 15 mil anos de diferença. Boris, o outro exemplar, tem cerca de 43,5 mil anos.
Os dois foram encontrados em 2017 e 2018 por pessoas que buscavam marfim de mamute no meio do gelo nas margens do rio Semyuelyakh.
Nesta semana foi publicado um estudo sobre os leões./i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/y/P/NdF8kZTpi8b1ZcmEQuAg/leaozinho.png)
Reprodução de imagem publicada na revista científica Q Quaternary com 
imagens de leão-das-cavernas que foi encontrado congelado — Foto: 
Reprodução/Q Quarternary
O grande número de filhotes indica que essa região da Sibéria era um local favorável à procriação para leões de caverna e que esse lugar específico tinha algumas características que faziam com que o congelamento fosse rápido, o que preservava os animais.
Apesar de ser favorável à procriação, o local também deveria ser suscetível a colapsos.
A cor do pelo das múmias indica que os animais estavam em processo de troca de pelo que geralmente acontece da infância para a idade adulta —isso acontece entre um mês e dois meses de idade.
Os leões da região provavelmente tinham pelo cinzento, que é mais adaptado à região da Sibéria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário