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terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Maior VW do mundo: como é dirigir o Meteor, caminhão gigante de 520 cv capaz de carregar até 74 toneladas

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Modelo ultratecnológico tem câmbio inteligente, ajuste pneumático do banco do motorista, tela multimídia de sete polegadas, geladeira e até carregamento do celular por indução  
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Por Michelle Ferreira  
19/11/2020 08h30 Atualizado há uma semana
Postado em 01 de dezembro de 2020 às 13h00m


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Maior VW do mundo: como é dirigir o Meteor, caminhão gigante de 520 cv capaz de carregar até 74 toneladasDivulgação

A Volkswagen retornou ao segmento de caminhões extrapesados: lançou a linha Meteor, os maiores e mais potentes Volkswagen do mundo, que chegam às lojas do Brasil em dezembro. As novidades são os Meteor 29.520 6x4 e 28.460 6x2, além do Constellation 33.460 6x4, todos equipados com motor seis-cilindros MAN de 12,4 litros turbodiesel com 460 cv ou 520 cv de potência.

Depois de dois anos de desenvolvimento, 20 protótipos e quatro milhões de quilômetros em testes de durabilidade, Autoesporte foi até o complexo de produção e desenvolvimento da VW Caminhões e Ônibus em Resende (RJ) para dirigir os três lançamentos.

Linha Meteor vem equipada com motor seis-cilindros de 12,4 litros — Foto: Divulgação
Linha Meteor vem equipada com motor seis-cilindros de 12,4 litros — Foto: Divulgação

Primeiro encontro

É lógico que encontrar os novos gigantes é algo intimidador, ainda mais para quem só está acostumado a dirigir carros. Para você ter uma ideia, o Peso Bruto Total (PBT) pode chegar a até 74 toneladas, e o maior caminhão que dirigi é um biarticulado que tem nada menos do que 30 metros de comprimento.

O visual é outro fator que impressiona. Os caminhões usam a base do MAN TGX, mas com design da Volkswagen. Pena o logotipo ainda não ser o novo da fabricante alemã: a homologação dos fornecedores responsáveis pelo componente não foi feita a tempo do lançamento.

Os caminhões usam a base do MAN TGX, mas com design da Volkswagen — Foto: Divulgação
Os caminhões usam a base do MAN TGX, mas com design da Volkswagen — Foto: Divulgação

Para entrar, são quatro degraus e mais de três metros de altura do chão até o topo da cabine. Espaço e conforto são os principais pontos fortes: os ocupantes podem andar livre, sem necessidade de abaixar, e há diversos mimos, mas vale dizer que a maioria é vendido como opcional.

A cabine Meteor proporciona um ambiente ergonômico para as atividades diárias dos  clientes — Foto: Divulgação

A cabine Meteor proporciona um ambiente ergonômico para as atividades diárias dos clientes — Foto: Divulgação

Geladeira, tela multimídia de sete polegadas (com MirrorLink e Apple CarPlay), aquecimento do retrovisor, faróis com luzes diurnas de LEDs (DRLs) integrados e lanternas de LEDs, quadro de instrumentos com tela colorida para o computador de bordo, ar-condicionado automático, controle de estabilidade com assistente de partida em rampa, cortina blackout, maleiro, cama, entrada USB, luz de LED para leitura, tomadas 12V e 24V, relógio digital e até carregamento de celular por indução podem ser disponibilizados.

Volkswagen Meteor tem volante multifuncional e tela multimídia de sete polegadas — Foto: Divulgação
Volkswagen Meteor tem volante multifuncional e tela multimídia de sete polegadas — Foto: Divulgação

Os ajustes do banco e do volante te fazem querer viajar por horas. É praticamente impossível não encontrar uma boa posição para dirigir. O assento de courino tem suspensão com diversos ajustes pneumáticos: são oito níveis para a altura. Dá até para regular o amortecedor do banco, que pode ficar mais mole ou mais duro, você escolhe.

Tem apoio para o braço de série e cinto de segurança integrado ao próprio banco para ficar mais fácil colocá-lo. O volante tem ajustes de altura e profundidade pneumáticos e é multifuncional. Basta apertar um botão no painel para regular.

Na pista

Bastou ligar o Meteor para perceber que o nível de ruído e de vibração eram muito menores do que eu havia imaginado. Coloco o câmbio em Drive, solto o freio de estacionamento e noto algo interessante: um visor no painel indica que o caminhão sairá de segunda marcha.

A ZF Traxon automatizada de uma embreagem e 12 ou 16 marchas é chamada pela Volkswagen de transmissão inteligente e consegue perceber quando o caminhão está em uma rua plana, por exemplo. O câmbio é capaz de pular marchas para economizar combustível e aumentar a performance. Para liberar espaço na cabine, é possível ainda trocar as marchas pela coluna de direção, por botões no volante multifuncional.

A suspensão pneumática vem com um sistema inteligente de leitura da carga transportada por eixo e com a habilidade para redistribuição de forma a equilibrar o peso em cada eixo. O motorista também tem a opção de programar os bolsões de ar para ajustar a altura do implemento durante o carregamento ou o descarregamento do veículo. Tudo executado por controle remoto, a partir de dentro da cabine.

Logo na primeira curva uso o freio motor: o Meteor tem quatro níveis, um bom jeito de economizar com manutenção. Também percebi a leveza do volante e o silêncio, algo que também não esperava em um caminhão desse tamanho.

Bastou ligar o Meteor para perceber que o nível de ruído e de vibração eram muito menores do que eu havia imaginado — Foto: Divulgação
Bastou ligar o Meteor para perceber que o nível de ruído e de vibração eram muito menores do que eu havia imaginado — Foto: Divulgação

Alguns pontos de melhoria? O Meteor perde velocidade nas trocas de marcha, o que já era esperado, mas no geral é extremamente confortável. Para um caminhão com tanta tecnologia, sinto falta de alguns equipamentos: não há airbag (não são obrigatórios em caminhões e ônibus) e nem freios a disco, algo que a Volkswagen promete mudar em breve.

Quanto custa?

O Meteor tem duas versões: a 28.460 6×2 tem preço inicial de R$ 550 mil, enquanto a 29.520 6×4, de R$ 590 mil. O modelo de entrada tem 460 cv e 234,5 kgfm e o maior, 520 cv e 255 kgfm de torque. O câmbio padrão é um ZF Traxon automatizado de 12 marchas. Mas é possível optar por um de 16 marchas.

Ser bom não é suficiente

O Meteor é o caminhão mais moderno do mundo? Não, mas ele tem mimos importantes e algumas vantagens por levar o logotipo da Volkswagen. É inegável que o Meteor é um produto bom e tecnológico, mas resta saber como a marca irá trabalhar aspectos tão importantes para esse tipo de cliente, como baixo custo de manutenção, atendimento pós-venda e até oferta de peças.

Para conquistar o mesmo sucesso dos caminhões menores, a montadora desenvolveu mais de mil peças para garantir disponibilidade e reduzir preços, além de fazer diversos treinamentos com a rede. Se vai dar certo? Antes de chegar às lojas, o Meteor já teve 210 unidades vendidas. O futuro é promissor.

Ficha Técnica - Meteor 29.520

Motor: Dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em linha, 24V, 12.419 cm³, turbodiesel
Potência: 520 cv a 1.800 rpm
Torque: 255 kgfm entre 1.000 e 1.400 rpm
Câmbio: automatizado com uma embreagem, 12 marchas
Tração: 6x4
Direção: setor e rosca sem fim, hidráulica, 18 metros (diâmetro de giro)
Suspensão: Eixo rígido com molas parabólicas e barra estabilizadora (dianteira) e eixo rígido com molas parabólicas (traseira)
Dimensões
Comprimento: 7,33 m
Largura: 2,54 m
Altura: 3,21 m (teto baixo) / 3,49 m (teto alto)
Entre-eixos: 3,6 m (eixos extremos: 5 m)
Freios: Tambores nas rodas dianteiras e traseiras com ABS
Pneus: 295/80 R22.5
Peso: 10.325 kg

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