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domingo, 20 de dezembro de 2020

Dirigimos a RAM 1500 V8, a maior e mais cara picape do Brasil

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Utilitário médio-grande finalmente chega ao Brasil para elevar o padrão (e o preço) no segmento  
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Por Rodrigo Ribeiro  
10/12/2020 19h30 Atualizado há uma semana
Postado em 20 de dezembro de 2020 às 13h00m



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Dirigimos a RAM 1500 V8, a maior e mais cara picape do Brasil

A RAM 1500 chega na versão única Rebel V8 5.7 a gasolina de 400 cv por R$ 399.990. Na pré-venda, que começa neste mês, será oferecido um lote de cem unidades com os dois únicos pacotes opcionais por R$ 419.990. O valor fica mais de R$ 170 mil acima da maioria das versões topo de linha das principais picapes médias à venda no Brasil, e supera até o da enorme 2500, que custa R$ 361.990. Não à toa, estudos da FCA indicam que o potencial consumidor da novidade tem até dez carros — não necessariamente picapes — na garagem.

Os escapamentos duplos pioram o ângulo de saída da Rebel em relação às versões convencionais — Foto: Divulgação
Os escapamentos duplos pioram o ângulo de saída da Rebel em relação às versões convencionais — Foto: Divulgação

A diversidade dos modelos analisados como referência mostra a futura solidão no mercado da enorme 1500, com seus 5,93 metros de comprimento, já que ela foi comparada com BMW X3, Ford Mustang e até Porsche 718.

RAM 1500 Rebel  — Foto: Divulgação
RAM 1500 Rebel — Foto: Divulgação

Segundo Breno Kamei, diretor da RAM, Dodge e Chrysler no Brasil, a 1500 terá foco em um público urbano, em contraste com a pegada mais rural (leia-se: agronegócio) da ainda maior 2500. Por isso, aliás, será destacada uma característica muito aguardada pelos clientes: a possibilidade de dirigir com CNH de categoria B.

A picape tem peso bruto total (PBT) de 3,2 toneladas, próximo de outras médias. Só que ela carrega muito menos — somente 610 kg. Sim, menos do que uma Fiat Strada cabine simples, que leva 720 kg.

O controle do câmbio automático, da tração 4x4 e do assistente de descida ficam no painel — Foto: Divulgação

O controle do câmbio automático, da tração 4x4 e do assistente de descida ficam no painel — Foto: Divulgação

Esse é um tema sensível dentro da FCA, que, quando questionada por Autoesporte, logo tratou de explicar que o cliente da 1500 valoriza mais a capacidade de reboque. De fato, a RAM se dá muito melhor quando o assunto é puxar carga, podendo tracionar mais de cinco toneladas.

A ociosidade da caçamba fica clara pela escolha dos equipamentos da versão brasileira, que incluem as RAM Box. São dois compartimentos com mais de 100 litros de volume cada que podem ser fechados com chave (inclusive a presencial) e até preenchidos com gelo, virando uma caixa térmica para festas ao ar livre. É quase como se fossem pequenos porta-malas, com direito até a iluminação e uma tomada de 115V.

As caixas na caçamba funcionam como pequenos porta-malas e têm até uma tomada de 115V — Foto: Divulgação
As caixas na caçamba funcionam como pequenos porta-malas e têm até uma tomada de 115V — Foto: Divulgação

Para quem ainda duvida que a 1500 está mais para um carro de passeio do que para uma picape, dê uma olhada nos principais itens de série: faróis de LED com facho alto automático, controlador de velocidade adaptativo com frenagem de emergência, assistente de manutenção de faixa, sistema de estacionamento automático e teto solar panorâmico.

O DNA norte-americano, que valoriza o menor esforço, também é forte, com pedais ajustados eletricamente, vigia traseira elétrica, nove entradas USB (sendo quatro do tipo C) e mais uma tomada de 115V — mas que não virá no padrão brasileiro de três pinos. Há aquecimento para volante e quatro bancos (sendo que os dianteiros têm ajuste elétrico), mas faz falta a ventilação dos assentos.

Serão disponibilizados no Brasil somente dois opcionais. O primeiro é um pacote com escurecimento de emblemas e rodas, chamado Night Edition. O segundo adiciona retrovisor central eletrônico (que reproduz a imagem de uma câmera traseira no espelho), som Harman Kardon de 900W e 19 alto-falantes com cancelamento ativo de ruído, projeção de informações no para-brisas (HUD) e a exclusiva tampa de caçamba bipartida.

A tampa com trava elétrica e amortecimento pode ser aberta para baixo... — Foto: Divulgação
A tampa com trava elétrica e amortecimento pode ser aberta para baixo... — Foto: Divulgação

Ela pode ser aberta para baixo, como em qualquer outra picape, mas também para os lados, em duas peças assimétricas — como na Fiat Toro. Todo o processo é simples e pode ser comandado por dois botões elétricos. Um sistema de amortecimento também alivia o peso da peça, que aguenta até 900 kg com o carro parado.

RAM 1500: é picape ou virou um carro de luxo?

RAM 1500: é picape ou virou um carro de luxo?


...ou para os lados, se o cliente optar pelo equipamento opcional — Foto: Divulgação
...ou para os lados, se o cliente optar pelo equipamento opcional — Foto: Divulgação

Da parente distante feita em Goiana (PE), a picape importada de Michigan (Estados Unidos) repete o conforto a bordo. A suspensão traseira com molas helicoidais absorve e retém as oscilações da carroceria vazia de forma impecável, sem aquela sensação de que a caçamba vazia fica quicando. A direção elétrica responde rapidamente, apesar de a rolagem da carroceria ser elevada.

Mesmo assim, os pneus todo-terreno exclusivos da versão com pegada off-road entregam boa aderência e, especialmente, baixo ruído de rolagem. Os freios a disco nas quatro rodas podiam ter modularidade melhor, mas são eficientes. As medidas mastodônticas (são 3,67 m de entre-eixos) garantem espaço de Mercedes Classe S para cinco adultos. Os porta-trecos totalizam mais de 151 litros de volume, e o compartimento entre os bancos dianteiros comporta até um laptop de 15".

A 1500 tem 5,93 m de comprimento, 2,08 m de largura  e 3,67 m de entre-eixos — Foto: Divulgação
A 1500 tem 5,93 m de comprimento, 2,08 m de largura e 3,67 m de entre-eixos — Foto: Divulgação

O isolamento acústico é reforçado pelos vidros dianteiros laterais laminados e pela calibração do câmbio automático de oito marchas da ZF (feito sob licença pela FCA). Até quando a tração 4x4 e a reduzida são acionadas o silêncio a bordo se destaca. Só não chama mais a atenção que a enorme central multimídia de 12 polegadas herdada da 2500. A tela vertical pode mostrar o controle de dois sistemas distintos, porém Android Auto e CarPlay só funcionam com fio.

Não foi possível aferir os números de desempenho, mas a FCA promete zero a 100 km/h em 6,4 segundos. Os mais de 2 m de altura e a suspensão elevada em 2,5 cm não ajudam em altas velocidades, então a máxima é limitada a 174 km/h.

O consumo de combustível não é um problema para quem paga o equivalente ao preço de uma Hilux e meia, mas os 5,3 km/l no ciclo urbano e 6,6 km/l na estrada farão com que você coloque gasolina no tanque de 98 litros com mais frequência. E podia ser até pior, já que a 1500 tem grade ativa do radiador e sistema de desativação de quatro cilindros associado ao ciclo Atkinson no clássico V8 com câmaras hemisféricas, 16V e comando simples no bloco de ferro.

A expectativa é de que as primeiras unidades sejam vendidas antes mesmo que os modelos de test-drive cheguem às concessionárias. Executivos afirmam que o interesse é tão grande que, em breve, virão novas versões. Até a superesportiva TRX de 712 cv está no radar, ao contrário da V6 turbodiesel, que precisaria de ajustes para carregar a 1 tonelada obrigatória pela legislação. Os preços, claro, serão ainda maiores. Mas isso não será problema para uma picape que criou um segmento próprio.

RAM 1500 Rebel

Ficha Técnica
Motor: Dianteiro, longitudinal, 8 cilindros em V, 5.7, 16V, comando simples no bloco
Potência: 400 cv a 5.600 rpm
Torque: 56,7 kgfm a 3.950 rpm
Câmbio: Automático, 8 marchas, 4x4 com reduzida
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente, duplo A (dianteira), dependente, eixo rígido com molas helicoidais (traseira)
Freios: Discos ventilados
Pneus: 275/65 R18
Comprimento: 5,93 m
Largura: 2,08 m
Altura: 2,01 m
Entre-eixos: 3,67 m
Tanque: 98 litros
Caçamba: 1.200 litros
Peso: 2.610 kg
Central multimídia: 12 polegadas, sensível ao toque

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