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Esportivo híbrido, de visual exuberante, é vendido no Brasil por R$ 800 mil.
Conjunto mecânico, formado por um motor elétrico e outro 1.5 turbo, agrada.
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Um dos exemplo da evolução dos automóveis é a potência dos motores. A celebrada Lamborghini Miura, de 1966, desenvolvia 350 cavalos em seu V12 de 4 litros. Potência parecida tem o novo esportivo da BMW, o i8, que acaba de chegar ao Brasil. Mas o cupê alemão utiliza outros aparatos para chegar aos 362 cv mais ecológico que o "veterano" italiano.Híbrido, o i8 tem dois motores. O elétrico é capaz de gerar 131 cv, enquanto o propulsor de três cilindros turbo, de 1.5 litro, se encarrega dos os outros 231 cv. Além dos 59 anos, são 8 cilindros e 2.5 litros de diferença entre o alemão e o italiano.
Se eles disputassem uma prova de aceleração de 0 a 100 km/h, o i8 alcançaria a marca em 4,4 segundos, 2,3 segundos antes do Miura, de acordo com dados das fábricas.
BMW i8 (Foto: Jasen Delgado/Divulgação BMW)
Lançado em junho de 2014, o i8 chegou ao Brasil em setembro, vendido sob encomenda em 10 concessionárias do país por R$ 799.950 -mais caro que a versão mais luxuosa do Jaguar F-Type, a Coupé R, por exemplo.
O modelo faz parte da submarca i da BMW, voltada para veículos ecologicamente corretos – que também conta com o compacto elétrico i3. De acordo com a empresa, já foram vendidas 5 unidades do i8 no Brasil.
Disponibilizar a linha BMW i em poucas concessionárias faz parte da estratégia da montadora. “Tivemos que preparar a rede para receber a marca i e também para atender aos carros”, diz Carlos Cortes, gerente sênior da BMW i.
Funcionários de revendas foram para a Alemanha receber treinamento para lidar com materiais como fibra de carbono e termoplástico. Sem divulgar valores, Cortes afirmou que o custo de reparo do i8 é “compatível com o preço do carro”.
Como funciona
Há quatro modos de condução. No mais “verde" deles, eDrive, o veículo utiliza apenas o motor elétrico, enviando a força apenas para as rodas dianteiras. É possível rodar a até 120 km/h apenas com eletricidade. Dessa forma, o esportivo não emite poluentes e não há ruído – ouve-se apenas o atrito dos pneus com o solo.
No modo Eco Pro, o motor a combustão é acionado quando o nível da bateria alcança um índice muito baixo. Além disso, ele diminui a intensidade do ar-condicionado, tudo em função da melhora no consumo de combustível. Nesse modo, a marca afirma que o i8 roda até 47 km com um litro de gasolina.
O Comfort acelera até os 60 km/h com o motor elétrico. Ele prioriza esse tipo de propulsão em saídas de semáforos e ultrapassagens. Quando necessário, alterna os dois motores.
O modo Sport é o mais esportivo dos quatro disponíveis.
Nele, os dois motores são acionados ao mesmo tempo. Para isso, basta empurrar a alavanca de câmbio para a esquerda. O quadro de instrumentos ganha coloração vermelha, enquanto o mostrador do nível de potência é substituído por um conta-giros.
Modos de condução do BMW i8 (Foto: Divulgação)
Ao volante
BMW i8 (Foto: André Paixão/G1)
Basta pressionar o acelerador com um pouco mais de vigor para ver o 1.5 turbo acordar. Trata-se da mesma base do motor que equipa o Mini Cooper, de código B38. Porém, além da potência maior (231 cv, contra 136 cv do Cooper), o propulsor do BMW tem ronco muito mais encorpado.
Se no Mini ele é tímido, no i8, mais lembra um V8. Sem exageros, o propulsor grita forte e alto, impondo respeito, e fazendo esquecer que trata-se de um motor compacto. O resultado não poderia ser outro, senão retomadas vigorosas, mesmo quando só o motor a combustão está funcionando. Nas ocasiões em que o elétrico é acionado, a entrega de força é imediata, isso porque os 25,5 kgfm de torque são entregues imediatamente.
Durante o teste, não foram percorridos trechos sinuosos, porém, em rápidas mudanças de faixa em rodovias, a direção do i8 se mostrou precisa. Por outro lado, em manobras urbanas, ela é bastante leve.
Ao contrário de outros esportivos, o i8 utiliza pneus estreitos pare um veículo desta categoria, de medida 195/50 na dianteira e 215/45 na traseira.
As rodas são de 20 polegadas. Tudo para melhorar o consumo, diz a marca, já que pneus mais estreitos possuem menor área de contato com o solo, reduzindo o atrito. Ao volante, a diferença é praticamente imperceptível.
Centro das atenções
BMW i8 (Foto: Jasen Delgado/Divulgação BMW)
Na dianteira, o capô baixo, com faróis afilados e grandes fendas para entrada de ar, com elementos de plástico preto e azul, conferem ao esportivo um ar "invocado", mas ainda assim, característico da BMW.
A sensação é replicada olhando lateral e traseira do veículo. Esta última merece atenção especial, mostrando a personalidade do veículo ao dividir o conjunto ótico com uma passagem de ar. As luzes de seta ficam na porção superior, enquanto as demais luzes ficam abaixo.
BMW i8 (Foto: Jasen Delgado/Divulgação BMW)
Com tanta "modernidade", o resultado não poderia ser outro. O i8 chama atenção por onde passa. É impossível passar despercebido rodando por Miami, cidade tomada por Ferraris e Lamborghinis. Durante o teste, houve até um homem que quase parou seu SUV no meio da rua para tirar uma foto.
Enquanto o i8 era fotografado, próximo a uma escola, um grupo de estudantes se aproximou e um deles perguntou qual era o motor do esportivo. Ao responder que se tratava de um híbrido com motor 1.5 turbo de três cilindros, a surpresa, quase decepção, foi evidente.
Mas bastou citar alguns números do desempenho do esportivo para acalmar o estudante, que logo pediu para fotografar o carro.
Assinatura azul
BMW i8 (Foto: Divulgação)
Estão lá a tela multimídia bem horizontal com seletor no console para controlar as funcionalidades, os comandos do ar-condicionado digital de duas zonas, as teclas de memória para estações de rádio (ou quando o GPS está ativo, as rotas salvas), seletores de modo de condução e a alavanca de câmbio que lembra um joystick. Tudo muito parecido com o interior do hatch compacto Série 1, que custa 7 vezes menos.
Mas isso não significa que os materiais e a montagem sejam ruins. A combinação couro, aço escovado e plástico de boa qualidade é complementada por fileiras de LEDs azuis espalhadas pela cabine. Azul também é a cor dos cintos de segurança, do mesmo tom dos detalhes nos para-choques. Tudo isso marca a identidade visual da marca BMW i.
Aperto
BMW i8 (Foto: Divulgação)
Os assentos são baixos, deixando o quadril abaixo da linha dos joelhos, enquanto o teto é baixo, deixando uma sensação desconfortável. A melhor recomendação é utilizar o espaço para abrigar as malas que não couberem no compartimento de bagagens.
Bolsas Louis Vuitton criadas para o BMW i8
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Conclusão
Numa época de busca por eficiência energética e fontes alternativas de combustíveis, os esportivos acabaram tachados de “vilões”, com grandes, beberrões e poluentes motores a gasolina. Tentando reverter este quadro, marcas como Porsche e Ferrari apostaram suas fichas em novos superesportivos híbridos. Porém, ainda ostentam enormes motores gastões como principal fonte de energia.
A BMW fez o contrário com o i8. Colocou um motor elétrico, com autonomia suficiente para o cotidiano da maior parte das pessoas e “complementou” o esportivo com um pequeno, mas feroz motor 1.5 de três cilindros.
O i8 não é o carro mais potente ou veloz já feito. Mas, ao mesclar um visual sem precedentes com um eficiente conjunto híbrido, o BMW entrará para o hall dos veículos que, no futuro, serão lembrados por serem vanguardistas.
BMW i8 (Foto: André Paixão/G1)
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